como ja esperava há algum tempo, o motor da minha carrinha de 61 deu o bafo. e digo que já esperava porque não fiz qualquer intervenção a nível de motor (excepto trocar o óleo) para por a carrinha ao serviço após 15 anos parada.
o certo é que ainda se aguentou quase 1 ano, mas devido às muitas fugas de óleo descuidei-me um pouco com o seu nível e também alguma daquela nafta existente no fundo do cárter terá subido e provocou a gripagem de uma biela. de tal forma que as duas capas subiram para cima uma da outra e tudo.
resolvi então aproveitar o facto para fazer eu mesmo a reparação, aproveitando para aprender alguma coisa a nível de motor porque é a minha lacuna (não quer dizer que seja grande mestre nas outras partes).
assim sendo espero também motivar um ou outro aventureiro para meter também mão à obra e resolver o problema que muitos temos que é o de não haver muitos mecânicos dispostos a pegar nestes bichos.
aproveito também para dizer que embora tenha uma experiência quase nula com os motores de vw a ar, possuo formação e conhecimentos que me permitem não estar no ponto zero, bem como algum espólio de ferramentas que me permitirão fazer grande parte do trabalho.
assim sendo dou seguimento ao tópico, tentando relatar todos os passos com o máximo pormenor possível, aproveitando para colocar aqui dúvidas que serão certamente esclarecidas pelos mestres cá do fórum, como é habitual.