Reconstrução motor 1600

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Re: Reconstrução motor 1600

Post by SplitBusFan »

podes explicar no que consiste a marcação dos bronzes e porque tem de se fazer?

C21
Posts: 20
Joined: 12 Dec 2011 18:30

Re: Reconstrução motor 1600

Post by C21 »

Boa dica.
As tabelas são bastante úteis.

Ab

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: Reconstrução motor 1600

Post by superalex »

a marcação nos bronzes não tem de ser feita mas ajuda bastante quando fechares o bloco. evita andares com os bronzes às voltas até encaixarem nos pernos, ou pior, encaixarem mal e apertarem fora dos pernos
alexandre vicente

C21
Posts: 20
Joined: 12 Dec 2011 18:30

Re: Reconstrução motor 1600

Post by C21 »

Boas,

Concordo com o Superalex. A marcação é muito importante. Eu faço sempre em todas as peças, mesmo nos casos em que não tem grande importância. Boa parte das peças usadas, têm a chamada " cama " e por vezes peças iguais têm alguma dificuldade em encaixar.

Abracos
C21

Pedro 1300
Posts: 294
Joined: 02 Feb 2009 22:55

Re: Reconstrução motor 1600

Post by Pedro 1300 »

Boa noite

Obrigado pela informação pessoal :D :D

SplitBusFan: eu marco os bronzes para tal como o superalex disse e bem evitar chatices quando fechar o bloco. Faço por outra coisa, que é o facto de os canais de lubrificação não estarem tapados, ou seja, para que haja passagem de óleo de forma correcta pois caso fiquem mal montados pode haver falta de lubrificação e degradação do material. Ora como estes bronzes não têm marcação como há em outros motores fiz a marcação para quando montar a cambota saber que fica tudo no sitio certo e os furos de lubrificação alinhados.
É a minha forma de pensar, que vem do contacto com outros motores, vw é o primeiro que estou a montar.
Caso esteja algo mal agradecia a chamada de atenção, pois ainda sou aprendiz :D :D

Abraço

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Reconstrução motor 1600

Post by rolando lima »

se os bronzes não ficarem no sitio, não consegues fechar o motor com deve ser. tem que ficar nos pinos senão prende ao apertar.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Re: Reconstrução motor 1600

Post by SplitBusFan »

obrigado a todos pelo esclarecimento. mas eu nem aprendiz sou.

mas essa marcação é feita como? pelo que estou a perceber é uma forma de segurar provisoriamente os bronzes no sitio para não se deslocarem ao fechar o bloco. certo?

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Reconstrução motor 1600

Post by rolando lima »

Quanto a mim, essa marcação não serve de nada, isto porque os bronzes tem apenas e só uma posição de montagem. se não ficarem no sitio, o carter não fecha bem, aliás, fecha mas prende o motor. quando se põe a cambota no primeiro carter tem que se levantar ligeiramente e rodar o bronze até se sentir que caíu no buraco do pino, e aí fazer a mesma coisa nos outros todos. ao apertar o carter, ir rodando com a cambota e ver se vai prendendo alguma coisa, se sentir uma prisão é sinal que os bronzes não estão no sitio.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

User avatar
51reutter
✘✘✘
Posts: 2417
Joined: 13 Feb 2007 02:21
Location: Cascais

Re: Reconstrução motor 1600

Post by 51reutter »

Rolando, nas fotos vê-se que o Pedro retirou os pins para retificar e deve-se ter esquecido de os voltar a por...
um conselho Pedro arranja um livro tipo Haynes, ou qualquer coisa do género, que vem lá todos os apertos e procedimentos corretos.

Abraços

Pedro 1300
Posts: 294
Joined: 02 Feb 2009 22:55

Re: Reconstrução motor 1600

Post by Pedro 1300 »

Boa Noite

Obrigado pelos comentários e opiniões.

Na verdade, o motor já veio desmontado para as minhas mãos e como nunca tinha mexido neste motores andei um bocado às voltas. Encontrei esta semana os pinos que " travam" os bronzes.

João: Tenho um manual da haynes mas é para motores 1300, e queria certificar-me que os binários de aperto estão certos.

Graças ao fórum e aos seus constituintes tenho aprendido e conseguido evoluir.

Neste momento, já enviei os parafusos e o restante material para a zincagem.

Este motor pode ser montado com uma caixa 1300 certo? Sei que não terá o rendimento de um 1302S mas é só para desenrascar, visto que terei de reparar o motor do meu carocha.

Estou a pensar aplicar neste motor um sistema de ignição sem platinados, aplicando um módulo no lugar dos platinados. Estes sistema têm dwell variável conseguindo também anular todas as limitações de um sistema com platinados.

Gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a este tipo de sistema. :D

Obrigado

Abraço

pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Reconstrução motor 1600

Post by rolando lima »

Pedro 1300 wrote:Boa Noite

Gostaria de saber qual a vossa opinião em relação a este tipo de sistema. :D

Obrigado

Abraço

pedro Cabral
os apertos são todos iguais do motor 1600 ou 1300.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Pedro 1300
Posts: 294
Joined: 02 Feb 2009 22:55

Re: Reconstrução motor 1600

Post by Pedro 1300 »

Boa Tarde

Obrigadissimo amigo Rolando.

Já agora conhece este tipo de sistema de ignição que relatei neste tópico? Qual a sua opinião.

Abraço

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Reconstrução motor 1600

Post by rolando lima »

Olá Pedro.
conheço esse sistema sim. tive um montado no meu carro durante quinze anos sem problemas, simplesmente deu o berro porque esqueci-me da chave ligada durante horas e pifou por isso. tenho vendido alguns e montado em vários carros e o resultado tem sido positivo. é um sistema que não nos chateamos mais com os platinados e com o ponto do motor.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Pedro 1300
Posts: 294
Joined: 02 Feb 2009 22:55

Re: Reconstrução motor 1600

Post by Pedro 1300 »

Boa noite

Amigo Rolando

Estou bastante inclinado para experimentar isso.

Consegue-se um dwell diferente em função da rotação do motor, eliminando a limitação dos platinados do dwell ser constante ( dependendo da folga), não se desgasta não há contacto físico.
Para além de manter um estilo OEM ( Original) em vez da massa ligada ao condensador, vão ligar um (+) e outro (-) à bobine de resto ninguem sabe o que lá está.

Tenho visto no ebay os preços, e estava a pensar comprar lá. Por quanto costuma vender este material???


Obrigado

Abraço

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

Pedro 1300
Posts: 294
Joined: 02 Feb 2009 22:55

Re: Reconstrução motor 1600

Post by Pedro 1300 »

Boa Tarde

Venho aqui postar fotos do desenvolvimento, da reconstrução do motor 1600 cc.
Tem sido feito aos bocados e à noite aos sábados.
Penso que está a ficar porreiro.!!

Abraço

Pedro Cabral



Image
Image
Image
Image
Image
[URL=http://s659.photobucket.com/user/vw68/media/DSC04393.jpg.html]Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

Post Reply