reparação de motor 1200 por quem percebe pouco

Post Reply
superalex
✘✘✘✘

reparação de motor 1200 por quem percebe pouco

Post by superalex »

como ja esperava há algum tempo, o motor da minha carrinha de 61 deu o bafo. e digo que já esperava porque não fiz qualquer intervenção a nível de motor (excepto trocar o óleo) para por a carrinha ao serviço após 15 anos parada.

o certo é que ainda se aguentou quase 1 ano, mas devido às muitas fugas de óleo descuidei-me um pouco com o seu nível e também alguma daquela nafta existente no fundo do cárter terá subido e provocou a gripagem de uma biela. de tal forma que as duas capas subiram para cima uma da outra e tudo.

resolvi então aproveitar o facto para fazer eu mesmo a reparação, aproveitando para aprender alguma coisa a nível de motor porque é a minha lacuna (não quer dizer que seja grande mestre nas outras partes).

assim sendo espero também motivar um ou outro aventureiro para meter também mão à obra e resolver o problema que muitos temos que é o de não haver muitos mecânicos dispostos a pegar nestes bichos.

aproveito também para dizer que embora tenha uma experiência quase nula com os motores de vw a ar, possuo formação e conhecimentos que me permitem não estar no ponto zero, bem como algum espólio de ferramentas que me permitirão fazer grande parte do trabalho.

assim sendo dou seguimento ao tópico, tentando relatar todos os passos com o máximo pormenor possível, aproveitando para colocar aqui dúvidas que serão certamente esclarecidas pelos mestres cá do fórum, como é habitual.
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Re: reparação de motor 1200 por quem percebe pouco

Post by superalex »

o ponto actual é motor desarmado, os dois carteres cada um para o seu lado, um balde cheio de peças, cambota com as bielas e volante (e tudo o que não se consegue tirar sem desmontar estas peças) e árvore de cames com o respectivo carreto lá agarrado.

a desmontagem foi feita com atenção aos desapertos dos pernos das cabeças pela sequência correcta, numeração das tuches e todos aqueles conselhos dados nos manuais que estou a seguir (a revista técnica vw para o ano de 61 e o manual haynes para restauro, não o de motores).

neste momento estou aínda em proecesso de limpeza dos cárteres e adianto já que apesar de ter uma bela javardeira na garagem o resultado ainda não me satisfaz. amanhã vai levar com jacto de diluente e raspagem das colas antigas e "cascabulho" no fundo dos cárteres.

conselhos são sempre bem vindos
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

outra coisa:
tenho outro motor 1200 que me foi oferecido há uns tempos. aproveito para o desmontar ao mesmo tempo, pode ser que se aproveitem peças deste para o da carrinha.
alexandre vicente

mr_fonzie
✘✘

Post by mr_fonzie »

Bom vou deixar o meu bitaite.. :lol:

Limpeza dos carteres limpar com algum produto desengordurante, depois com jacto de agua limpar tudo. Secar (deixar um dia ao sol) e depois disto limpar mais uma vez com petroleo pode ser com aquelas pistolas tipo pintura. Com os carteres ao sol é uma boa altura para ver se tem fissuras.

Deve de guardar todos os pinos que fixam os bronzes bem como os do volante de motor, pois são peças pequenas e que facilmente desaparecem, para alem destes também as anilhas que tiram a folga da cambota.

Uma vez que isso gripou deves de levar as peças a um bom torneio para que ele veja o estado das peças e ver se tem recuperação possível. Os bronzes ainda são medida standart?

Cabeças pistons e camisas-> neste capitulo a minha modesta opinião é de comprar um jogo novo de camisas e pistons, são relativamente baratos logo não há necessidade de usar os pistons velhos e ovalizados e com segmentos gastos.
As cabeças desde que não estejam rachadas basta rectificar e temos cabeças novas. As válvulas também convém ver o seu desgaste bem como as guias das válvulas.

Para alem disto é conveniente a compra de um jogo de juntas para o motor bem como aquela cola de juntas..

No meu motor o que levou foi:
Bronzes da cambota, árvore de cames, bronzes de bielas.
A cambota foi rectificada bem como o bloco as cabeças também e levaram válvulas novas.
Os pistons e camisas foram novos bem como os tubos das varetas.
Image

Image

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

Neste momento uso um produto com base de petroleo emulsionante. Não é mau. Mas o mistolim é aquela máquina. W99 também é bom. Tem base ácida.
Powered by AMSOIL

Albarda-se o burro à vontade do dono.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

obrigado a todos pelas respostas. acabei por limpar o motor com diluente celuloso do mais barato, aplicado com pistola de jato. uma coisa que reparei foi que no fundo dos cárteres há uma substância incrustada que só sai raspando, tem uma côr de areia e não é gordurosa. serão restos de algum daqueles produtos "milagrosos" que se colocam no óleo para reduzir fugas ou maleitas que tal?

vou começar a montar o motor, tenho uma cambota já armada com as bielas, carretos retentor, anilhas e bronzes. esta cambota é a que estava no bloco que vou utilizar (o que não gripou). noto que as duas bielas das pontas não têm qualquer folga axial, pelo menos perceptível ao toque, enquanto que as duas do meio tem uma folgazita mínima. os cárteres não estão muito batidos e os bronzes de cambota têm muito bom aspecto (até são ainda na medida standard) e não têm folgas axiais.

se calhar arrisco a montar esta cambota sem desmontar as bielas nem rectificar nada, assim poupo dinheiro até o 1600 estar pronto.

o que acham vocemecês?
alexandre vicente

mr_fonzie
✘✘

Post by mr_fonzie »

Bom, vamos la por partes..
Atenção que eu não percebo muito disto ok??

Quando refiz o meu motor o carter também tinha essa substância, parece acne.. he he. Mas andei pro lá esfregar a tentar tirar o maior.. Isso poderá ser de humidades que o carter apanhou e começam a corroer o magnésio. Digo eu...

Bom as bielas é normal terem um pouco de folga, agora valores não sei precisar..
Se isso está como tu dizes é motor isso, estes motores são demoníacos, aconselho-te a faciar touches e cabeças, as cabeças sim é importante e ver o estado das válvulas, não vai querer que uma válvula se parta.. :( :( :(

De resto é ter atenção aos freios dos bronzes e ter atenção a montar a cambota, é preciso que os bronzes estejam alinhados com os pinos, senão o bronzes vão se estragar. Não esquecer de bloquear os parafusos das bielas e claro está dar o aperto correto.

O motor tem anilhas em alguns sítios, nomeadamente na cambota e no veio do distribuidor.
As da cambota é ver se chega para tirar a folga da mesma com os novos bronzes. É conveniente fazer este passo com a cambota ainda fora do motor. Monte o bronze que esta sob a frente do motor e o volante do motor, depois é ver se as anilhas que tem chega para tirar a folga, pode medir com um apalpa folgas.

As outras aninhas são a que estão na base eixo do distribuidor, junte-as com massa consistente e com uma chave de fendas grande ou um ferro qualquer limpo guias para dentro do motor.

Depois vem o veio do distribuidor, isto sim eu tenho mais cuidado a montar. No motor que refiz vi-me um pouco negro com isto... :lol: :lol: :lol: ponho o motor no TDC e vá de mandar lá para dentro o veio, vou para montar o distribuidor, distribuidor não entrava todo dentro do bloco. Cá para mim "já estou f+***do". :oops: :oops: :oops:
"Como vou tirar agora aquilo??? Ai Ai..." sei que ha uma ferramenta para sacar aquilo fora, mas não a ia comprar so para aquilo.
Lembrei-me então do seguinte arranjar um bocado de madeira, voltar o motor de pernas para o ar e vá de o largar para cima da tábua de modo que a zona que batesse fosse os pernos da bomba de gasolina. Felizmente saiu e consegui com que as 2 anilhas la ficassem. A segunda vez já consegui...

Nisto tudo esta situação foi a mais complicada que tive..
De resto o motor é fácil de montar.

Quero ver esse motor a roncar..
abraço
Image

Image

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

O primeiro motor que eu abri, era um 1200.
Já foi para aí há 30 kg atrás.
Já aqui contei a história. Depois de estar todo fechadinho e de fazer 359.427 tentativas para o pôr a trabalhar, desisti.
Sonhei com a resolução do problema: Tinha deixado o motor descomandado.
Ou seja: O "0" do carreto da árvore de cames, não tinha ficado no meio dos .. do carreto da cambota.
Ainda hoje lá estava.
Mas, pelo menos esta, serviu-me de lição! :D
Image

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

mr_fonzie wrote:Bom, vamos la por partes..
Atenção que eu não percebo muito disto ok?

O motor tem anilhas em alguns sítios, nomeadamente na cambota e no veio do distribuidor.
As da cambota é ver se chega para tirar a folga da mesma com os novos bronzes. É conveniente fazer este passo com a cambota ainda fora do motor. Monte o bronze que esta sob a frente do motor e o volante do motor, depois é ver se as anilhas que tem chega para tirar a folga, pode medir com um apalpa folgas.
abraço
a afinação da folga da cambota é feita no fim do bloco do motor estar fechado. (mais fácil) ou então depois do motor todo pronto.
isso tem uma folga de 0,07 a 0,13, e tem que levar sempre 3 anilhas, (não uma nem duas, sempre três)
a folga tem que ser medida antes de montar o vedante da cambota.
se for um volante do motor que leve anilha de papel, tem que ser medido com essa anilha, se for um volante com borracha no interior não leva anilha.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

muito obrigado pelas preciosas dicas.

mais uma pergunta:
como se desmontam os carretos da cambota? é aquecendo também?
alexandre vicente

mr_fonzie
✘✘

Post by mr_fonzie »

superalex wrote:muito obrigado pelas preciosas dicas.

mais uma pergunta:
como se desmontam os carretos da cambota? é aquecendo também?
Bom para isso existe pelo menos 2 maneira

ou cortando o bronze que esta entalado entre os carretos a zona onde as bielas apertam e depois com um saca
ou com um saca especifico
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Crank-Ge ... _970wt_803
Image

Image

mr_fonzie
✘✘

Post by mr_fonzie »

Boas

Então que é feito deste motor??
Image

Image

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

o tempo não é muito. ainda está em processo de limpezas

mas já deu para ver que os cárteres estão um pouco batidos.
neste momento equaciono mandar rectificar, e nesse caso colocar tudo novo (bronzes) ou montar mesmo assim e poupar os euros ao máximo, pois mais para frente aí sim, terá de se fazer uma recosntrução a fundo.
isto referente ao motor extra

e relação ao motor da carrinha, como é daqueles que não possuem bronzes de árvore de cames, das duas uma:
ou fica já de lado ou leva rectificação total e vai-se reconstruindo aos poucos.

vêm aí umas férias, espero poder avançar bem e postar algumas coisas interessantes
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

já estou em férias mas tive de me ausentar para marrocos mais de uma semana e só agora peguei no motor

já está tudo bem limpinho, arranjei um ácido numa oficina aqui perto e apliquei-o como aconselhadp pelo mecânico:
"com uma trincha, deixar actuar mais ou menos 5min e depois lavar abundantemente com água"

aproveitei também para sacar o veio de comando do distribuidor

inspeccionei os seguintes items:
cárteres (apoios de cambota e árvore de cames)
cambota (moentes de apoio da cambota e moentes das bielas)
árvore de cames (moentes de apoio)
bronzes de apoio da cambota
capas de biela
capas de árvore de cames
alexandre vicente

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

estas medidas dos diâmetros foram retiradas da revista técnica

CAMBOTA
- moentes de apoio 1, 2 e 3 (do lado do volante): 55,0mm
- moente 4 (do lado dos carretos): 40,0mm
- moentes das bielas: 55,0mm

medidas std, as rectificações a fazer serão de 0,25mm

BLOCO
- chumaceiras 1, 2 e 3 de apoio de cambota (do lado do volante): 65,0 a 65,019mm
- chumaceira 4 de apoio de cambota (do lado dos carretos): 50,0 a 50,025mm
- chumaceira da árvore de cames: 25,020 a 25,041mm (limite de desgaste 25,070mm)
Last edited by superalex on 17 Jun 2010 15:53, edited 1 time in total.
alexandre vicente

Post Reply