Passeio a Auto Fibra... e fotos "finais" pág.6

Post Reply
Jean Melim
✘✘

Passeio a Auto Fibra... e fotos "finais" pág.6

Post by Jean Melim »

Pois...

Hoje dia 7, resolvi ir passear até a Auto Fibra Lda...

fui lá ver uma das empresas com um dos ofícios mais bonitos de se ver:

A execução de peças e moldes em fibra de vidro, tanques de água, banheiras de hidromassagens, para choques, capots e todos os artigos Tuning...
e claro material para VW... Carroçarias de Buggys, baquets, arcos de protecção, Réplicas....

Para quem não conhece vale a pena um passeio até a Varzea de Sintra ;)

Então aqui ficam algumas fotos...

Entrada da Auto Fibra.... já se cheira VWS por todo o lado...

Image

Pavilhões onde são feitas e guardadas as beldades...

Image

Image

Detalhe dos VWS:

Image

Image

Image

Já no interior dos Pavilhões... algumas peças acabadas

Image

Uma carroçaria a ser restaurada...

Image

Image

E ainda o Gabarito para se fazer cortes e soldar nas posições certas todos os chassis que sejam encurtados ou transformados...

Image

Uma maravilha... prende-se o nariz do chassis na suspensão... regula-se quanto se quer cortar... corta-se... chega-se para a frente o gabarito... prende-se nas posições certas e solda-se :) Engenhoso
Last edited by Jean Melim on 07 Nov 2010 22:18, edited 4 times in total.
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pois, mas já agora deixa-me dizer que por duas caixas de fibra, sem tampa, sem separadores centrais, sem nada....200€ cada.
Como é óbvio, mandei-os dar uma volta....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

O oval mete pena, tem uma cor bem fixe :wink:

jnar :lol: :lol:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

E agora o namoro do novo projecto:

Sub Chassis:

Image

Image

Muito bem feito e termolacado... pronto a ir para o molde....

E aqui está o molde

Image

Aqui uma carroçaria acabada de sair do molde...

Image

A grande vantagem deste kit é ter o subchassis... isto porque o subchassis está estudado para dar maior rigidez ao conjunto chassis/carroçaria, sustentar as portas para que elas não saiam do seu perfeito alinhamento e proteger a carroçaria de torsões desncessárias...

E aqui o produto final, já montado, acabado, legalizado e inspeccionado...

Image

Para mim o 356 é lindo!!!

E pronto este passeio/namoro acabou... apenas agora contando em abrir uma conta poupança 356 ;)

Image

E estas fotos num passeio ao Cabo da Roca

Image

Image
Jean Melim

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

jnar wrote:pois, mas já agora deixa-me dizer que por duas caixas de fibra, sem tampa, sem separadores centrais, sem nada....200€ cada.
Como é óbvio, mandei-os dar uma volta....
João, quanto a isso já tinha te dito... uma coisa somos nós ou pequenas empresas fazermos uma peça e um molde, ou uma caixa e termos tempo para perder a volta disso...

Outra é uma empresa grande, que é vocacionada quase toda para a exportação e de muitas peças de cada vez fazer uma caixa... esse tempo tem de ser pago né?

Repara... 200 euros cada caixa... uma carroçaria de um buggy igual a do meu custa 800 euros... tem muito mais fibra que as tuas caixas... mas já tem um molde feito!

just my 2cents
Jean Melim

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pois sim, pois sim....

se são profissionais da área, se só fazem isso na vida, devem fazer umas caixas da treta (caixas rectangulares) com uma perna às costas e em 5 minutos...para além disso, como eram CAIXAS, o mesmo molde servia para as duas....400€ por dois depósitos??
Não admira que este nosso país esteja cheio de produtos vindos da China....
Deve ter pensado que eu era mais um "surfista" para ser chulado....
Assim, perdeu a hipótese de ganhar uns cobres para ajudar a pagar o ordenado de um dos seus funcionários.... na volta não precisa (imagino o preço dessa réplica :twisted: )
É pena que o "tuga" queira sempre ganhar tudo de uma só vez....

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Sabendo que o original se negoceia por 9 mil contos em Portugal, a opção "plástica" parece ser uma boa alternativa. Desde que bem acabado, que tenha os resguardos suficientes e necessários em torno do motor, senão fica com o ar demasiado improvisado.

Estas réplicas seriam mais clássicas ainda se fosse um Chesil speedster inglês, http://www.chesil.co.uk/, um PGO francês, http://www.pgo.fr/, ou um dos iniciais feitos no Campo Pequeno pelo ex-corredor Américo Nunes, ou no Arco do Carvalhão, pela SportClasse, http://www.sportclasse.pt/replicas.php?1

Mas pronto, agora temos os porsche-Várzea, mais um fabricante.

Note-se também, que há quem odeie réplicas... É sintomático o tópico "Cuidado com as Imitações!", que passo a transcrever:

Há um velho princípio da Vida que diz que " um mau original é sempre melhor do que uma boa imitação " e isso deve aplicar-se também aos automóveis . Apesar disso , há quem insista em comprar cópias mais ou menos fiáveis do que bons produtos originais .
Como automóvel mítico que é , o Porsche 356 é um dos modelos mais cobiçados por coleccionadores e entusiastas , mas como o mercado tem poucos produtos originais disponíveis para venda , isso faz disparar o mercado das réplicas . Estas são realizadas maioritáriamente sobre base Volkswagen e preferencialmente copiam os modelos mais caros , ou seja , os Speedster e Cabrios . Óbviamente , tais produtos não devem usar o emblema da Porsche , muito embora frequentemente o façam , nomeadamente em Portugal. (...)

in http://porsche356.blogspot.com
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

O porsche 356 faz sonhar meio mundo... e dificilmente está ao alcance do comum mortal.

Respeito quem opte pelas réplicas, mas é algo que por mais próximo que esteja do original não consegue despertar em mim o mesmo interesse/valor.
Neste campo, não concordo com os provérbios "quem não tem cão caça com gato" ; "o que os olhos não vêem o coração não sente"

Antes que o Jean Melim pense "maldito purista" :lol:, devo dizer que caso esse projecto preencha os teus sonhos tanto como um original, vai em frente pois tem bom aspecto! :wink:

O facto de utilizar maioritariamente bases vw, e de descredibilizar a imagem dos 356 originais são outros assuntos que davam panos para mangas.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Ha ai algo de muito interessante neste 356: foi feito de raiz e legalizado de rais uma replica! Isto abra perspectivas interessantes :)
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Eu gostava era de ver uma replica de um carocha feita a partir de um Porsche.

@ JNAR

O que dá trabalho é fazer o molde amigo.

Tirar peças é facil.

Pediram-te 400€ por 2 depositos pois tinham que fazer um molde metalico com propositadamente com o formato do deposito que querias.

Como só querias 2 depositos tem que dividir o preço do molde nos mesmos por isso é que ficaram tão caros.

É que não vão lá todos os dias pedir depositos como tu os imaginas-te portanto estes tem que ser pagos como é obvio.

Se fores lá e pedires 100 depositos vai ver a diferença de preço.

Um abraço amigo

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Em todos os negóçios , a quantidade é que faz o preço.
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

macsoft

Post by macsoft »

Fazer um molde desses é mto mto caro!
Tás quase apenas a pagar o molde.
VW 1300L, 1970

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

ridardo....sei bem isso.
Mas, as caixas eram mesmo isso: caixas...como caixas de fósforos em tamanho gigante...
Já agora, estive a ver o mail que enviei (e o que recebi) e o sistema a usar era o de fazer duas caixas em contraplacado finíssimo e forrar em ambos os lados com fibra+resina....Portanto, sem molde...
200€?....eu agora tb sei quanto custa o kg de fibra e um pote de resina+endurecedor....e comprando "aos molhos" como estes senhores compram, fica muito mais barato.
É um roubo e um preço para "vai chatear outro que eu tenho mais que fazer"....Olha, é pena, porque a esta altura já tinham feito mais uns quantos (a contar com as pessoas que já me pediram para fazer mais uns a partir dos meus)....

mas cada um é que sabe como gere o seu negócio....

Já agora, para veres como é que estas coisas são, deixa-me dizer-te que em 2004, pedi um orçamento para 50.000 peças, todas iguais em formato mas com 5 decorações diferentes (portanto 5x10.000).
Pedi orçamentos a uma catrefada de empresas portuguesas e todas pediam cerca de 250% a mais do que o preço de fabrico....e claro, cometeram o erro de dizer que as peças demoravam 3 meses a chegar à minha mão, após aprovação....
Resultado?....fui à procura de um produtor no extremo oriente, fiz as peças sem precisar de ladrões, perdão...intermediários e ainda fiz uma viagem inesquecível, para ir controlar a qualidade antes de pagar....e as peças demoraram realmente os 3 meses.
Como é óbvio, não cobrei os 250% a mais (nem nada que se pareça) e ainda ganhei um bastante dinheiro. Se tivesse enviado a proposta com o valor das empresas portuguesas e mais o meu preço para o desenvolvimento de todo o projecto (ideia, peças, campanha para promoção, etc), o cliente tinha-me mandado dar uma volta ao bilhar grande...e nunca mais trabalhava com ele, pois ficava rotulado como "ladrão"!

Em relação à auto-fibras?....dispenso. obrigado....
Tenho dois tanques com uma forma muito mais optimizada, com uma tampa para limpeza e com vários compartimentos interiores para evitar o chocalhar da água. Paguei 80€, mas são inteiramente em fibra, sem correr o risco de apodrecer a madeira por dentro, por causa da porosidade (que sempre existe, por melhor que a fibra seja).
Para além disso, deu para aprender a fazer um molde e a aplicar a resina a partir dele...

Portanto, só me resta agradecer:

Auto-fibras, muito obrigado por me terem aberto os olhos. Sem vocês, era mais um "totó" a continuar na ignorância e ainda mais pobre!
Last edited by jnar on 08 Feb 2008 20:04, edited 1 time in total.

macsoft

Post by macsoft »

jnar,
Nao conheço a empresa de lado algum, mas nao acho justo estar a deita-los abaixo qnd pelos vistos nao tens a noçao nenhuma do envolve fazer um molde industrial.
nenhuma empresa faz um molde industrial para 2 caixas! se pedires um orçamento para tal, certamente vais pagar um balurdio. para fazer o molde, ser em forma de caixa ou circulo, ou em zig-zag nao varia mto na fabricação do mesmo. pagas mto, pq é mto caro fabricar moldes industriais.
Para fazer duas caixas de fibra, fazes tu o molde em casa e nao metas empresas industriais ao barulho.
eu nao vou a uma tipografia industrial para me imprimirem dois panfletos!
VW 1300L, 1970

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

tens razão, mac...

eu também vou ali à impressora, fazer dois tanques....
Bela comparação, bravo!

Post Reply