Carocha 1200 '63 - Project Judson

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Não li o livro!

Embora com pena.

O pouco que tive oportunidade de aprender, ainda era um puto, foi com o meu patrão, o saudoso Filipe Nogueira!

Mas, em situações de derrapagem, o melhor é não fazer nada.

Procurar apenas a contra brecagem e nada mais.

Esqueçamos que existe o pedal do travão. Porque aí é que é a morte do artista :D
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O mais importante é treinar...treinar.

Eu ía para um sítio descampado quando chuvia e travava a fundo sem bloquer as rodas. Curvava e contra curvava para perceber os limites do carro e dos pneus. É muito importante tu conheceres os limtes do carro e dos pneus.

depois deste tipo de treino começas a perceber e a responder de uma forma instintiva, que é fundamental nesta situações.

Eu nunca bati com o carocha mas já fiquei virado em sentido contrário várias vezes e um 1302 tem muito mais tolerância.

Quando o pião é inevitável o melhor é virar no sentido do pião (contrário da contra-brecagem) para que o carro rode sobre ele próprio na estrada sem ir bater em nada, e perder a energia cinética mais depresa, mas claro que é necessário sangue frio e treinar antes.

João
Last edited by jcse on 07 Nov 2008 23:56, edited 1 time in total.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Não era para acabar o meu "poster", mas, cabeça no ar, cliquei em submeter em vez de carregar no enter.

Dizia eu que, travar nunca. O carro vai animado de um movimento anormal em relação ao sentido do rolamento das rodas e não há nada a fazer.

No entanto, se me é permitido aconselhar alguem, eu diria para irem para um descampado, em terra batida e puxem pela máquina.

Apertem com ela, façam curvas em slide, façam peões, andem de lado, façam o que vos der na cabeça, porque assim, perante uma situação real e óbviamente, inesperada, já estão mais familiarizados com a situação e, por certo, o susto não será tão grande.

No dia do encontro de Setubal, ao saír da A8 para o túnel do grilo, estava a chover e apanhei gasóleo.

A carroça começou a dançar, a oscilar, a ir para onde ela queria, a atravessar-se, mas no travão é que eu sabia que não podia tocar. Tentei segurar só com o volante e, felizmente tudo correu bem e segui a marcha normal.

Façam como eu digo: Não tenham pena do que façam aos carros nessas sessões de treino. É por uma boa causa.

O ideal é termos consciência do carro que temos nas mãos: Sem air bags, sem abs, sem esp. Condução pura e dura!

Boa sorte e não se esqueçam: Nunca travem numa situação de derrapagem.
Image

prosa

Post by prosa »

Obrigado pelas dicas...

O meu irmão disse-me exactamente a mesma coisa... nada melhor do que treinar num descampado para começar a conhecer o carro e como ele responde quando sujeito a diferentes situações

Um abraço,
Pedro.

PaGonza

Post by PaGonza »

Boas.

Resultado de pé no travão (também tracção traseira):
Image

Lindo não?!
Pois é, foi instinto e não raciocinio. Já me tinha acontecido por duas vezes antes deste acidente e tive o sangue frio de não meter pé no travão e controlei a traseira com o acelerador........ aqui saiu-me caro!

Toma e embrulha!

Cumps.
Cumps.
Paulo Gonzalez

Nasci nú, careca e sem dentes... tudo o que vier é lucro.
Apresentação: VW 1300 '72 (ô\_!_/ô)
Ver tópico: Ford Focus SW Titanium X __1.6 TDCI__ 109cv '08
BMW 316i E36 Coupé '95

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Eh lah... temos arranhão! Como é que isso aconteceu?

PaGonza

Post by PaGonza »

Boas.

Já foi há uns anitos.
Dia quente, curva apertada, 2ª um bocadinho para o puchada (para colocar a 3ª à saida) e o resto é história.
Faltaram-me dois KIT's:
o de socorro ao carro e o de unhas.

Já me tinha acontecido duas vezes antes disto.
Uma andei "aos papéis", a ver onde é que o carro parava. Consegui "controlar" o slide (por controlar entende-se não bater) mas acabei literalmente atravessado na estrada;
a outra a traseira fugiu mas fiz um controlei-o (à séria) fazendo um belo de um slide e sai dele na direcção certa.

Só me dou por contente de ninguém ter ficado magoado.
Chapa remenda-se, é preciso é estômago (€€€€€).

Cumps.
Cumps.
Paulo Gonzalez

Nasci nú, careca e sem dentes... tudo o que vier é lucro.
Apresentação: VW 1300 '72 (ô\_!_/ô)
Ver tópico: Ford Focus SW Titanium X __1.6 TDCI__ 109cv '08
BMW 316i E36 Coupé '95

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Acho que estamos é no tópico errado... Lol

Eu também já tive disso, apanhei agua numa curva também e não vinha muito devagar e como estava junto ao separador central de betão já não tive espaço conseguir trazer a carrinha para dentro...

Foi com o canto traseiro do lado esquerdo contra o separador! São sempre sensações esquisitas... Mas já se sabe como é!

prosa

Post by prosa »

Boas,

Já passou um bom bocado desde a últma vez que dei noticias deste projecto (sou um pouco preguiçoso para escrever :P)... Aqui fica um update da situação:

Mazelas do acidente
Afinal não foi só uma jante empenada, depois de trocada a jante e quando fui dar uma volta para ver se tudo estava em condições o problema que tinha verificado quando travava ainda existia...
Desmanchei a caixa para poder verificar o empeno do eixo e fui ao torneiro verificar se estava tudo ok - resultado tudo ok, em desespero de causa (pois eu e o meu pai pensava-mos que não seria possível) fui ao torneiro verificar a poli - resultado POLI MUITO EMPENADA! - torneiro disse que nuca tinha visto uma poli empenar :shock:
No final tive de comprar um conjunto de polis e calços para os travões de trás, que depois de muitos contra-tempos conseguimos acabar de montar o eixo traseiro no inicio deste mês (remontar caixa de velocidades, eixos e montar o conjunto de volta no carro). Na semana passada acabei de montar o motor com umas alterações que falarei mais tarde... :D

Agora o problema que estou a ter... no inicio da semana fui dar uma volta de teste para ver como tinha ficado tudo e deparei-me com o seguinte problema - A 1a salta sempre da posição quando vou a arrancar! Este problema já existia, mas só quando a 1a estava em muito esforço. A única diferença foi ter montado o casquilho no nariz da caixa, que não estava lá anteriormente, retirando a folga do selector.

Hoje devo ir tentar afinar de novo o 'H' da manete das mudanças para ver se consigo minimizar este problema!

Alguém tem mais alguma ideia?
-Não pode ser das forquilhas pois citando o livro da haynes para o 1200cc no capítulo da afinação das forquilhas (Cap7, pag 110)
... Se só a 1a salta, então é melhor deixar a afinação como está pois o problema não estará aqui ...
-Quando desmanchei a caixa o carreto da 1a tinha uma falha num dos dentes, por isso presumo que o problema seja daqui.

Entretanto já comecei a procurar por uma caixa em condições.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Um abraço,
Pedro.

prosa

Post by prosa »

Boas... finalmente vou postar boas noticias aqui! :P

Consegui resolver o problema da caixa, afinal era o casquilho do nariz da caixa. Quando tinha montado a caixa depois do acidente tinha posto este casquilho (que estava em falta) no nariz da caixa para corrigir a folga do selector (acho que é assim que se chama). No fim de semana resolvi experimentar desmonta-lo com o meu pai... E era mesmo o culpado!

Entretanto andava à procura de uma caixa em condições e descobri que a caixa que tenho montada no carro não é apropriada para o ano do carro (1963). Eu tenho uma caixa pre-61, que se desmancha em duas metades, em vez da de '1 só peça'. Por isso continuo à procura da caixa de velocidades apropriada a um carocha de 63 e em condições.

Hoje fui à inspecção e consegui passar sem anotações :twisted: o que significa que o carro está finalmente de volta à estrada!!!

Um abraço,
Pedro.

nezz
★★

Post by nezz »

boas curvas :wink:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Post Reply