"O SOzinho" Split de 1951 do Joaquim Banha
-
Joaquim Banha
- ✘
-
Joaquim Banha
- ✘
O SO zinho la continua no dia a dia a fazer a viagem a Lisboa e volta com as respectivas voltitas em Lisboa
Agora que ja andou desde 2º feira chegou a hora de fazer a analise ao consumo
Amanha vou encher o deposito e fazer as respectivas contas de consumo em cidade
Acho que esta um pouco duro á frente o que pode ser amortecedores ?
Como nao sei que idade tem e acho que precisa de serem substituidos
Vamos ver que surpresa nos tras o consumo
Alem disso tenho um problema de escovas
Nao funcionam bem
por isso ate á perfeiçao ainda falta muito
Banha
Agora que ja andou desde 2º feira chegou a hora de fazer a analise ao consumo
Amanha vou encher o deposito e fazer as respectivas contas de consumo em cidade
Acho que esta um pouco duro á frente o que pode ser amortecedores ?
Como nao sei que idade tem e acho que precisa de serem substituidos
Vamos ver que surpresa nos tras o consumo
Alem disso tenho um problema de escovas
Nao funcionam bem
por isso ate á perfeiçao ainda falta muito
Banha
O cérebro é uma coisa maravilhosa, todos deveriam ter um!!!
-
Joaquim Banha
- ✘
-
Joaquim Banha
- ✘
Ola a Todos
como vos disse ontem fui de split ate coimbra
Gostei da viagem
gostei cdo comportamento do carro no que se refere a força e a rendimento
Na autoestrada circulava entre os 90 e 100 Km horas 110 nas descidas e reduzindo nas subidas
Afinal sao 25 Hp...
em termos de força e e embora nao o faça por sistema arranca normalmente em 2ª
Portanto o carro esta proximo do que pretendo dele existindo no entanto ainda alguns pormenores que oportunamente serão corrigido
Banha
como vos disse ontem fui de split ate coimbra
Gostei da viagem
gostei cdo comportamento do carro no que se refere a força e a rendimento
Na autoestrada circulava entre os 90 e 100 Km horas 110 nas descidas e reduzindo nas subidas
Afinal sao 25 Hp...
em termos de força e e embora nao o faça por sistema arranca normalmente em 2ª
Portanto o carro esta proximo do que pretendo dele existindo no entanto ainda alguns pormenores que oportunamente serão corrigido
Banha
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Olá! Parabéns pela acção! O passeio até Coimbra é sedutor. Mas parece-me que esse split está a andar muito depressa. Convém não exagerar, para não cansar a mecânica.
Mas parece-me que a pressa tinha a ver com a vontade de chegar ainda de dia, evitando transitar muito de luzes acesas.
Mas parece-me que a pressa tinha a ver com a vontade de chegar ainda de dia, evitando transitar muito de luzes acesas.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Joaquim Banha
- ✘
Efectivamente a questao dos 6 Volts que quero manter tem o seu preço
evitar a todo o custo viajar de noite
Por outro lado nesta epoca do ano mas o sol começa a cair começa um frio terrivel e aquecimento é coisa que lhe tiraram ha algum tempo e que gostaria de repor
A verdade porém e que em relação ao esforço da mecanica sinto o carro leve nessas velocidades
Não sinto o motor em esforço e ainda tenho acelerador para dar ( quase metade )
por outro lado nas subidas aguenta-se bem
Na minha prespectiva esta muito alem do que esperava para um motor de 25 HP
No proximo sabado com outro carro e intercomunicadores vou checar o velocimetro para saber se nao ha desvios nao va dar-se o caso dos meus 100 Km serem 80 dos outros e andar enganado e a enganar vos
Mas terça ja vos digo
Sabado de manha partirei com destino a Gouveia onde passarei o fim de semana com ele claro
Esta semana ja fez perto de 1000 Km
BAnha
evitar a todo o custo viajar de noite
Por outro lado nesta epoca do ano mas o sol começa a cair começa um frio terrivel e aquecimento é coisa que lhe tiraram ha algum tempo e que gostaria de repor
A verdade porém e que em relação ao esforço da mecanica sinto o carro leve nessas velocidades
Não sinto o motor em esforço e ainda tenho acelerador para dar ( quase metade )
por outro lado nas subidas aguenta-se bem
Na minha prespectiva esta muito alem do que esperava para um motor de 25 HP
No proximo sabado com outro carro e intercomunicadores vou checar o velocimetro para saber se nao ha desvios nao va dar-se o caso dos meus 100 Km serem 80 dos outros e andar enganado e a enganar vos
Mas terça ja vos digo
Sabado de manha partirei com destino a Gouveia onde passarei o fim de semana com ele claro
Esta semana ja fez perto de 1000 Km
BAnha
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Isso dos intercomunicadores não resulta bem.
Alô? Planeta terra? Aqui Banha no SO. Indique coordenadas por favor... Está a andar depressa? Como? Cento e cem? Mas isto não devia andar tanto? O quê? Já vai a voar?
É preciso fazer um "quilómetro de aferição", ou de preferência um conjunto de 10 km's, para ser mais fiável e confirmar.
Fazer um troço de auto-estrada fácil, que tenha os rótulos calibrados, as tabuletas com os quilómetros e os "mecos" das centenas, em cima dos rails.
Modo mais simples de fazer: olhar para o totalizador e fixar o último algarismo, continuar sempre a andar.
A mudança de algarismo no mostrador deve acompanhar a mudança de tabuletas dos km's sobre os rails.
Ao fim de 10 km's, se ambos se mantiverem a par, o carro tem o totalizador de km's certo (e pronto para rallyes de clássicos...)
Quanto ao ponteiro da velocidade: ainda na auto-estrada, em troço plano ou a descer, e com pouco trânsito, meter o carro com o ponteiro a 90 km/h e manter! Ao passar na tabuleta azul disparar o cronómetro no zero. Manter o ponteiro nos 90! Ao passar a tabuleta de 1km percorrido seguinte, parar o cronómetro. Fez 40 segundos? Está certo nos 90 km/h.
Querem fazer mais devagar? Basta notar o seguinte 1 km = 60 segundos = logo 60 km/h. O resto são contas...
Dominar a arte das contas do tempo e do comprimento percorrido é a base para um rallye de sucesso.
Ao contrário do que a maioria julga, um rallye é essencialmente um jogo de contas, fiabilidade, atenção permanente, esforço pessoal e estratégia. O resto, o resto é o carro, um motor com mais ou menos potência, mais ou menos problemas. O rallye ganha-se com a cabeça, não com os cavalos.
Façam um exercício simples de rallye: seja em carro novo ou antigo, clássico ou plástico, experimentem "acertar" os km's percorridos com os minutos do relógio. Fazer 1 km por minuto é fazer média global de 60 km/h. Vão ter a surpresa de descobrir que afinal andam bem mais devagar do que julgavam...
Ah, e não se esqueçam. Os rallyes são de bandeira a bandeira, por isso contem desde o ligar de chave até ao desligar... Estacionar, ou sair do bairro também faz parte do percurso...
Bons km's, à frente dos plásticos, em VW!
Alô? Planeta terra? Aqui Banha no SO. Indique coordenadas por favor... Está a andar depressa? Como? Cento e cem? Mas isto não devia andar tanto? O quê? Já vai a voar?
É preciso fazer um "quilómetro de aferição", ou de preferência um conjunto de 10 km's, para ser mais fiável e confirmar.
Fazer um troço de auto-estrada fácil, que tenha os rótulos calibrados, as tabuletas com os quilómetros e os "mecos" das centenas, em cima dos rails.
Modo mais simples de fazer: olhar para o totalizador e fixar o último algarismo, continuar sempre a andar.
A mudança de algarismo no mostrador deve acompanhar a mudança de tabuletas dos km's sobre os rails.
Ao fim de 10 km's, se ambos se mantiverem a par, o carro tem o totalizador de km's certo (e pronto para rallyes de clássicos...)
Quanto ao ponteiro da velocidade: ainda na auto-estrada, em troço plano ou a descer, e com pouco trânsito, meter o carro com o ponteiro a 90 km/h e manter! Ao passar na tabuleta azul disparar o cronómetro no zero. Manter o ponteiro nos 90! Ao passar a tabuleta de 1km percorrido seguinte, parar o cronómetro. Fez 40 segundos? Está certo nos 90 km/h.
Querem fazer mais devagar? Basta notar o seguinte 1 km = 60 segundos = logo 60 km/h. O resto são contas...
Dominar a arte das contas do tempo e do comprimento percorrido é a base para um rallye de sucesso.
Ao contrário do que a maioria julga, um rallye é essencialmente um jogo de contas, fiabilidade, atenção permanente, esforço pessoal e estratégia. O resto, o resto é o carro, um motor com mais ou menos potência, mais ou menos problemas. O rallye ganha-se com a cabeça, não com os cavalos.
Façam um exercício simples de rallye: seja em carro novo ou antigo, clássico ou plástico, experimentem "acertar" os km's percorridos com os minutos do relógio. Fazer 1 km por minuto é fazer média global de 60 km/h. Vão ter a surpresa de descobrir que afinal andam bem mais devagar do que julgavam...
Ah, e não se esqueçam. Os rallyes são de bandeira a bandeira, por isso contem desde o ligar de chave até ao desligar... Estacionar, ou sair do bairro também faz parte do percurso...
Bons km's, à frente dos plásticos, em VW!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Joaquim Banha
- ✘
Ola Boa noite
Realmente e mais um a formula ( e se calhar melhor ) do que comparar com outro carro que pode ter o mesmo problema
Quanto ao Rally nao e coisa que queira fazer com este
Mas so quero verificar se quando digo 90 km / h é mesmo 90 Km/h
não está no meu feitio dizer que anda o que nao anda
por outro lado voces tambem nao merecem isso
2ª feira ja vos digo a que conclusões cheguei
Intercomunicadores
Efectivamente tem muitos problemas sobretudo quando estiverem os carros afastados uns dos outros mas e muito util em caravanas
neste caso para a serra da estrela são so dois ( pena que o outro não seja carocha) por isso espero que funcionem
Banha
Realmente e mais um a formula ( e se calhar melhor ) do que comparar com outro carro que pode ter o mesmo problema
Mas so quero verificar se quando digo 90 km / h é mesmo 90 Km/h
não está no meu feitio dizer que anda o que nao anda
por outro lado voces tambem nao merecem isso
2ª feira ja vos digo a que conclusões cheguei
Intercomunicadores
Efectivamente tem muitos problemas sobretudo quando estiverem os carros afastados uns dos outros mas e muito util em caravanas
neste caso para a serra da estrela são so dois ( pena que o outro não seja carocha) por isso espero que funcionem
Banha
-
Joaquim Banha
- ✘
Ola Bom dia
o outro companheiro da viagem por razoes pessoais acabou por desistir
Assim e porque o tempo tambem esta mau e a previsãop pior acabo tambem por nao ir a serra da estrela
fico com pena mas...outras oportunidades virão
Aproveito e como tinha um conflito de datas, queria ir a Aveiro mas ja me tinha comprometido com Gouveia nao podia
Assim domingo la irei ate aveiro
Banha
o outro companheiro da viagem por razoes pessoais acabou por desistir
Assim e porque o tempo tambem esta mau e a previsãop pior acabo tambem por nao ir a serra da estrela
fico com pena mas...outras oportunidades virão
Aproveito e como tinha um conflito de datas, queria ir a Aveiro mas ja me tinha comprometido com Gouveia nao podia
Assim domingo la irei ate aveiro
Banha
-
Joaquim Banha
- ✘
-
Joaquim Banha
- ✘
Ola a todos
Apos muita indecisão decidi mandar o SO zinho a banhos
apos uma insatisfação crescente com o estado da pintura decidi pinta-lo
Uma banhoca ou pintura completa era a questao
Decidi despi-lo todo e dar um tratamento completo
Nesse sentido anexo algumas imagens do inicio de tratamento e depois das surpresas encontradas apos a decapagem
vou colocando mais conforme a evolução
´
Banha
Apos muita indecisão decidi mandar o SO zinho a banhos
apos uma insatisfação crescente com o estado da pintura decidi pinta-lo
Uma banhoca ou pintura completa era a questao
Decidi despi-lo todo e dar um tratamento completo
Nesse sentido anexo algumas imagens do inicio de tratamento e depois das surpresas encontradas apos a decapagem
vou colocando mais conforme a evolução
´
Banha
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Umas rugas da idade...
Já vi carros muito mais recentes com coisas muito piores... nada que umas longarinas novas e uns novos remendos nas cavernas não resolva!
Grande coragem a sua, Joaquim, em desmanchar um Split para voltar a pô-lo como novo!
Qualquer dúvida ou ajuda que precise, não se esqueça dos tópicos dos dois "Gêmeos" que são uma fonte de inspiração (ou de loucura, como já ouvi dizer)
destes míticos modelos, que como o Joaquim disse-me uma vez, "São peças da história ambulantes!"...
Força nisso e vá colocando mais fotos da evolução!
Já vi carros muito mais recentes com coisas muito piores... nada que umas longarinas novas e uns novos remendos nas cavernas não resolva!
Grande coragem a sua, Joaquim, em desmanchar um Split para voltar a pô-lo como novo!
Qualquer dúvida ou ajuda que precise, não se esqueça dos tópicos dos dois "Gêmeos" que são uma fonte de inspiração (ou de loucura, como já ouvi dizer)
Força nisso e vá colocando mais fotos da evolução!
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

[/center]