Projecto pai/filha carocha 1954

Joana A

Projecto pai/filha carocha 1954

Post by Joana A »

Boa noite,

a razão pela qual me registei neste fórum foi por, em conjunto com o meu pai, ter dado início ao projecto de recuperação do seu VW carocha 1200 12 volts 1954. A iniciativa foi minha e o maior interesse também é meu, mas o carro ainda é dele, até virem os novos documentos :)

Como total leiga no que toca a esta matéria, achei que seria importante procurar fóruns, oficinas e clubes especializados. Preciso também ter uma ideia (nem que seja muito vaga) de quanto vou gastar a recuperar o carro. Para isso, seguem algumas questões:

1) Qualquer mecânico sabe mexer neste carro ou é necessário ir a uma oficina especializada? O carro não é ligado há mais de 10 anos e neste momento não funciona.

2) Vamos imaginar que o carro teve um incêndio (que não teve, apenas está no mesmo armazém há muito tempo) e que precisa de todas as peças possíveis e imaginárias, terei de comprar fora de Portugal?

3) Vale a pena procurar peças no ebay?

4) Ainda se fabricam todas as peças? Mesmo que mandando vir do estrangeiro...

5) Assumindo que o carro precisa de TUDO, conseguem dar-me um valor (ainda que muito vago) abaixo do qual não será possível recuperar o carro? E para quem queira manter tudo original, há valor máximo?

Joana
Muito obrigada pelo vosso tempo ;)

Joana A

Re: Projecto pai/filha carocha 1954

Post by Joana A »

Queria acrescentar que neste momento não tenho fotografias do dito cujo mas vou ver se as consigo arranjar brevemente.

Obrigada, Joana

nezz
★★

Post by nezz »

bem-vinda :wink:

antes de responder às questões, é 6v ou 12v? original é a 6v e pode fazer diferença para o restauro

a ver o que consigo responder

1) é preferível procurar alguém que saiba mexer com estes motores. mas qualquer mecânico percebe se o motor está colado ou não
2) pode-se comprar quase todas as peças em Portugal, Hugo Peças ou split4ever, são duas das mais conhecidas lojas e se não tiverem sabem informar onde encontrar
3) vale, por vezes encontram-se peças originais difíceis de encontrar ou outras a bom preço
4) não se fabricam, mas existem NOS (New Old Stock) ou réplicas
5) isso depende de cada um e do valor pessoal que se atribui ao carro. por exemplo, eu daria mais do dobro do valor comercial pelo primeiro carro que tive para o ter outra vez. e não é nenhum clássico nem edição especial, é um citadino dos anos 90
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Joana A wrote:Boa noite,

a razão pela qual me registei neste fórum foi por, em conjunto com o meu pai, ter dado início ao projecto de recuperação do seu VW carocha 1200 12 volts 1954. A iniciativa foi minha e o maior interesse também é meu, mas o carro ainda é dele, até virem os novos documentos :)

......Joana nesta 1ª, não acredito.................se realmente for de 1954, tem de ser de 6V

Como total leiga no que toca a esta matéria, achei que seria importante procurar fóruns, oficinas e clubes especializados. Preciso também ter uma ideia (nem que seja muito vaga) de quanto vou gastar a recuperar o carro. Para isso, seguem algumas questões:

1) Qualquer mecânico sabe mexer neste carro ou é necessário ir a uma oficina especializada? O carro não é ligado há mais de 10 anos e neste momento não funciona.

....nesta 2ª, não é qualquer mecânico que mexe nesse modelo de carro.............
de onde és?????????????posso dar uma ajuda, também tenho um de 6/1955 a 6V sei o que custa ter um carros desse ano

2) Vamos imaginar que o carro teve um incêndio (que não teve, apenas está no mesmo armazém há muito tempo) e que precisa de todas as peças possíveis e imaginárias, terei de comprar fora de Portugal?

Nesta 3ª, por aqui por este cantinho tudo se consegue arranjar para esse carro, já te indicaram duas alternativas....

3) Vale a pena procurar peças no ebay?

Nesta 4ª, não, são muito mais caras do que em Portugal..................

4) Ainda se fabricam todas as peças? Mesmo que mandando vir do estrangeiro...

Nesta 5ª, já não se fabricam originais ó Joana a viatura como tu mencionas é de 1954, achas que ainda se fabricam peças desse ano, agora só fabricas viaturas de plástico, não vês as notícias qualquer dia nos Oceanos existem mais plásticos do que peixes, mas avancemos.......

5) Assumindo que o carro precisa de TUDO, conseguem dar-me um valor (ainda que muito vago) abaixo do qual não será possível recuperar o carro? E para quem queira manter tudo original, há valor máximo?

Nesta 6ª, nem te consigo responder, mas se queres uma resposta liga para mim ou o teu pai, que eu explico 966003999

Joana
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Joana A

Post by Joana A »

Obrigada pelas vossas respostas! Eu sabia que no meio destas perguntas em alguma havia de haver parvoíce, mas sempre fico esclarecida e é isso que interessa ;)

Fernando eu estou longe do carro, moro em Vila de Rei, mas vou tentar vê-lo brevemente ou pelo menos que o meu pai me diga exactamente o que precisa de ser recuperado, depois então entro em contacto consigo. Entretanto vou ver também se consigo fotos para vos dar uma ideia melhor.

Mais uma vez, muito obrigada pela vossa disponibilidade!

Boa noite,
Joana

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Bem vinda Joana mais essa bela máquina tem um bom caminho pela frente vai muito depender da tua carteira e do estado em que está o carro mas vais de certeza fazer muitos km com ele o tempo que esteve parado faz moça mas não é impeditivo para a recuperação o meu tintas esteve parado 20 anos e numa semana foi preparado para passar na IPO e foi de Almada a Viana do Alentejo e voltou só o tenho mantido mecanicamente e já fez muitos km.
Tens de mostrar mais do carro podes contar sempre com o nossa ajuda

nezz
★★

Post by nezz »

Joana A wrote:moro em Vila de Rei
eh lá, eu estou em Ferreira do Zêzere :)
[center]Image[/center]

Fernando Palmela
★★★

...........nezz mete pés ao caminho.....quer dizer rodas..... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Este projecto promete... :)

Vila de Rei Nezz... Vocês são vizinhos e provavelmente poderás dar-lhe umas boas dicas em termos de oficinas de chapa e pintura por esses lados.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Joana A

Post by Joana A »

Boa! Fico mesmo contente que haja alguém aqui perto que me possa ajudar! :D

Em termos de gastos, o meu pai (que sempre foi uma pessoa muito ligada à compra/venda de carros mas não à mecânica e afins deles) disse-me que eu gastaria entre 1500€/2000€, mas eu achei que ele devia estar fora dos valores actuais e pensei sempre que seria mais do dobro ou até mais.... Mas adorava ser eu aquela que não pesca nada do assunto e estar redondamente enganada!

Nezz, ainda passo aí um dia destes mas acho que primeiro vou esperar pelos documentos do carro.

Obrigada a todos pela vossa disponibilidade ;) ;) ;)

nezz
★★

Post by nezz »

é só avisar que em 10 min chego a Vila de Rei. mas não de VW :mrgreen:
[center]Image[/center]

Joana A

Post by Joana A »

Bom dia,

O meu pai anda à procura dum mecânico na zona de Almeirim/Santarém, que possa ir ver o carro e saiba mexer nele. Alguém sabe?
Ele não faz questão que seja uma pessoa com oficina, pode ser só alguém que saiba com o que está a trabalhar e que tenha algum tempo livre.

Alguém sabe ou tem contactos?

Fernando Palmela
★★★

Joana, vai com calma, e diz ao teu pai que não é qualquer mecânico que mexe nesses carros, leva o carro de reboque para casa e combina com o nezz primeiro é um conselho de amigo............não és de Vila de Rei tens garagem leva o carro para o pé de ti............mas quem sou eu para dar este tipo de conselhos se o pai da Joana, é que que sempre foi uma pessoa muito ligada à compra/venda de carros mas não à mecânica e afins deles.................mas prontos, bons trabalhos
Joana, o teu pai deve perceber é de plastimóveis............... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tenho uma ligeira impressão, que tu percebes MAIS que ele :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

nuty

Post by nuty »

Joana, a minha cachopa também é de Ferreira, e tal como o Nezz se for preciso alguma coisa diz.

De mecanicos para almeirim/santarem, ha alguns... e ha alguns que dizem saber mexer na poda e são uma grade carga de trabalhos e muito caros.

Em Tomar ha um senhor a rondar os 70anos, que tem mexido alguns vw que eu conheço e tem lá muita coisa de VW, no entanto, não tem espaço fisico para ter o carro tapado (sem estar chuva e sol) não sei se queres isso. De resto, ha poucos que eu dou como opinião e nenhum é perto de ti depois podemos te mostrar/indicar.
Mas para te conseguirmos ajudar em mais alguma coisa, terás sempre de tentar ter mais informações do carro ou se quiseres damos ai todos um salto (levo o nezz :) ) e assim poderá ser mais facil dar alguma opinião.

não disse ainda, mas bem vinda e parabens pela iniciativa. (não desistas esses carros são lindos e merecem todo o nosso esforço)
Image

Joana A

Post by Joana A »

Boa noite,

felizmente o meu pai ouviu-me à primeira e aceitou a minha sugestão. O carro vem de reboque até aqui e só depois começará a ser mexido.

Eu não tenho pressas, quero fazer tudo com muita calma e quanto mais original puder manter o pópó, melhor! O entusiasmo está a tomar conta de mim mas não quero meter a carroça à frente dos bois 8) :D

Nezz, é só virem os documentos (e vou pedir fotos) e entro em contacto consigo para se poder dar verdadeiramente início a este projecto :wink:

Post Reply