Originalmente comprado pelo meu avô materno, este 1303 tem feito parte da minha família desde então. Nas mão dele sofreu um bocado pois, com poucos meses de vida, ficou virado com as rodas para cima, e posteriormente nas mãos de um tio meu sofreu mais uns quanto problemas a nível de chapa. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer esse meu avô, pois faleceu antes de eu nascer, por isso foi já nas mão dos meu avô paterno que eu conheci o carro e lá criei as memórias que tenho dele. Foi sempre um carro que eu adorei e foi com muita pena minha que, quando o meu avô deixou de poder conduzir, o vi ser encostado na garagem e por lá ficou. Ocasionalmente o meu pai ia metendo o carro a trabalhar para o motor rodar um pouco mas tirando isso, foram mais de 15 anos de clausura.
Recentemente o carro veio para mim e achei que era altura de finalmente pôr mãos à obra e deixá-lo em condições de criar novas memórias agora para a nova geração.

Como podem ver pelas fotos, a chapa não está nada famosa. Vai ter de levar pelo menos guarda lamas, painéis das portas, capot novos. Felizmente o tejadilho não está empenado como receei de início por isso não será preciso intervir nesse ponto. Não tem muitos podres a nível de chapa pois teve sempre em garagem mas sempre tem alguns pormenores. Tirando isso não tem quaisquer podres a nível de chassis.
A minha ideia é manter praticamente tudo de origem, menos dois pormenores: as jantes e os travões dianteiros. Nos travões, apesar de isto não ser um carro para andar a acelerar muito achei melhor instalar um kit de travões de disco à frente, apenas por uma questão de melhorar a segurança. No aspecto de segurança vou também instalar cintos de segurança atrás pois tenho uma pequenina lá em casa que faço conta de andar com ela no carro e a cadeirinha exige que tenha este pormenor. Já as jantes é uma decisão puramente estética. Vou optar por umas SSP de 8 raios polidas.

A nível de motor vai levar só novas válvulas, juntas e pouco mais. Felizmente neste departamento está de modo geral bom.
No interior há 3 pormenores a intervir, nomeadamente o forro do tejadilho (já bastante amarelecido), o tablier que está estalado e o um dos bancos tem uma mola partida.
Já com o motor fora e o sistema de travões montado, foi agora para o bate chapas.
Vou mantendo o pessoal actualizado assim que houver novidades.