1300L de 1969

Post Reply
malmeida14

Re: 1300L de 1969

Post by malmeida14 »

PAULOSIMOES wrote:Deixa me perguntar profissionalmente em que área trabalhas estou a imaginar ligado à investigação e ciência :D
Em cheio no alvo (+ensino), com a agravante, que dentro dessa espécie sou picuinhas e chato como o caraças :lol: :lol: :lol: Notam-se alguns tiques, o documentar tudo, testar as coisas não usando os nossos sentidos, mas sim equipamento e partilhar informação esperando que outros confirmem ou apontem erros. Ainda estive para calcular quantos lux's a mais tinha com o reflector :D
Pessoal mais novo, não usem este método, leiam o que escreveu sabiamente o Fernando Palmela :wink:
Pessoal, se me começar a esticar e a ser muito chato avisem-me :D

:oops: Só mais uma nota técnica - o detergente para limpar fornos é para remover a tinta sem dar cabo do plástico (os solventes das tintas não lhe dão muita saúde). Vi isto no fórum do Fusca Brasil e já tinha a experiência de com este detergente ter tirado tinta numa coisa quando só queria limpar, não nos podemos distrair.

Jose Almeida
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

So podia, mas fico feliz por seres uma mais valia para os que te estao perto

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Companheiro estou inscrito no ForumFuscaBrasil, tenho aprendido muito com eles............ :wink: :wink:
Chato....................O CARAÇAS.. pessoas como Tu, são sempre muito bem vindas por aqui.............obrigado pela partilha..continua.......... :wink:
O ano passado estive em Vila Real na praça central num restaurante com a patroa e com a furgoneta, é um restaurante de uma Senhora que tem muitos quadros feitos em ponto cruz, comecei a tirar umas fotos levei uma piçada alto lá com ela........ :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelo apoio :)
Antes de entrar em mais um detalhe técnico um comentário genérico. O carro desde o início de Janeiro passou a ser o veículo de uso diário da dona, a minha mulher, que lhe está a por quilómetros em grande. Tenho-me apercebido que ao circular regularmente está a fazer muito pela divulgação do modelo aqui na cidade, pois não há quem fique indiferente. O bichinho do VW está a re-entralhe nas veias, "re" porque foi nascida (nos anos 60) e criada em VW tipo 2. Entetanto começou a chover e avisei-a para andar com mais calma, mas o entusiasmo é tanto que hoje fez uma rotunda tipo drifter profissional :D :D :D A vantagem destes carros é que é tudo a uma velocidade que nos permite corrigir tudo com calma.
Nem de propósito, há três dias, no canal do Chris Vallone no youtube, tece uma série de considerações sobre o uso de VW carochas, principalmente os pós 68 como carros de uso diário. Revejo-me em muitas coisas quanto ao não haver paciência para a complicação dos carros modernos. O meu carro mais novo tem dez anos e não estou com grande vontade de fazer "atualizações".
https://www.youtube.com/watch?v=zNoBetpEbjM
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Sistema de ventilação do óleo do motor – válvula de borracha

Na extremidade inferior do tubo de descarga da água de condensação do sistema de ventilação do óleo do motor deve existir uma válvula de borracha, mas parece que é comum não estar presente. Esta válvula evita a aspiração de ar durante a desaceleração e quando a água se acumula permite a sua descarga através de um “rasgo” na extremidade. A válvula deve ser avaliada a cada 5000 km. Nota: o meu tubo faz uma curva, mas há uns que são rectos.
Image
O orifício lateral no tubo de descarga serve para melhor fixar a válvula de borracha que deverá ter um ressalto equivalente. A minha não tinha mas ficou bem presa.
Image

Das minhas pesquisas a evolução histórica foi a seguinte (confirmem, se estiver mal avisem para corrigir):
Até Abril de 1961 os vapores de óleo subiam até ao bocal para adicionar óleo e depois desciam por um tubo de descarga para o exterior na parte inferior do carro.
Image
A partir daí (chassis 3 806 249 e motor 5 703 138) e até Outubro de 1963 deixa de haver tubo de descarga de óleo para o exterior e surge em alternativa um tubo que vai para o filtro de óleo sendo os vapores de óleo queimados no motor.
Image
A partir de Outubro de 1963 (chassis 5 815 778 e motor 8 046 097) é adicionado ao sistema anterior um tubo de descarga da água de condensação na extremidade da qual é colocada uma válvula de borracha.
Image

Conto um dia destes ter mais borrachas e borrachinhas para colocar no fórum, umas que também costumam faltar, mas estão nos manuais da VW.
Last edited by malmeida14 on 24 Jan 2019 21:03, edited 1 time in total.
José Almeida

Enz0

Post by Enz0 »

Mais uma vez, extraordinária investigação :D

Adorei o pormenor com a situação do plafoinier, é esse brio que adoro ver!! Muitos parabéns!!

Continuação bom trabalho!
Automotive Technical Support and Training

alcalinas

Post by alcalinas »

Boas!

É realmente um privilégio ler todas as suas investigações/renovações/actualizações .... enfim continue.

Abraço

malmeida14

Post by malmeida14 »

Agora é que vão ser elas, sacrilégio!

Última intervenção, cintos com enrolador! (com bloqueio de inércia, devidamente certificados e pensados para o carro). Pois é, mas quem conduz este carro todos os dias é a minha esposa e tem de haver concessões a alguns luxos modernos, não quero ir dormir na banheira. Mas ainda consegui que a cor combinasse e não fossem pretos (ligeiramente mais baratos). Um dia arranjo um outro carocha só para mim e aí...

Image
José Almeida

Fernando Palmela
★★★

..e fizeste muito bem ELAS merecem MUITO O NOSSO CARINHO....também ajudou nas despesas.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

malmeida14

Post by malmeida14 »

Mais uns micro arranjos. Para não encher muito está com espelho exterior e interior novos, uns tapetes novos à medida, palas de sol limpas e restauradas, botões e cinzeiro da frente recuperados e pintados. Deixo só imagens do cinzeiro e painel de instrumentos. A maior dificuldade foi o botão das luzes que com tanto uso já não tinha parte das marcas da imagem. Onde havia marcas trabalhei à lupa com um palito. Basicamente testei a diluição da uma tinta de esmalte de forma a que ficasse suficientemente fluida, se espalhasse e aderisse à depressão das marcas por capilaridade (https://pt.wikipedia.org/wiki/Capilaridade). Onde não havia depressão teve mesmo de ser à unha. Foi trabalho para umas duas horas. A visão e a mão já não são o que eram há 40 anos atrás em que era capaz de a olho e pincel pintar divisas em bonecos à escala 1/72... :D

Image
Image

Próxima intervenção, vou eu mudar óleo, conferir a folga das válvulas (no 1 ou no 2 há para lá alguma folga a mais) e depois conferir a parte de ignição e carburação.
O rádio, que nem é moderno nem é da época, por lá vai ficar durante mais um tempo que há outras prioridades financeiras.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Agora é um pedido de ajuda. Comecei a olhar para a parte eléctrica... onde sou muito limitado.
Fusíveis - segundo o manual são dez fusíveis de 10 amperes (dos brancos). O meu carro a única coisa que tem a mais é o rádio e deparo-me com a seguinte combinação:
Image

Primeira pergunta, se calhar tola, desde que a amperagem esteja certa tanto faz ser um 8amp branco ou preto, ou um 16amp vermelho ou verde (1)?

1- as questões clubísticas não contam :D

Segunda questão, intuitivamente o que me poderão acrescentar olhando para o que está na imagem?

Obrigado :)
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Ve amperagem do fusível para a protecção do circuito pouco importa a cor tem é de ter a amperagem indicada para o circuito.
Ha um código de cores correspondente para cada amperagem mas não é seguido pela maioria dos fabricantes por isso aparecer um arco-íris nas cx.

diogonike

Post by diogonike »

malmeida14 wrote: Segunda questão, intuitivamente o que me poderão acrescentar olhando para o que está na imagem?
Obrigado :)
Acrescentava a tampa de protecção à caixa de fusíveis :D

Cumprimentos

Fernando Palmela
★★★

.....e jágora mais limpinha :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: e a tampa claro...bons quilómetros....... :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Bicho

Post by Bicho »

Não tenho a certeza mas acho que são dez fusíveis de 8 amp em vez de "dez fusíveis de 10 amperes. Se assim for com fusíveis de 25 Amp não protege coisa nenhuma..
O rádio costuma estar protegido com um fusível de 2 amp dentro da mala

Post Reply