Sistema de ventilação do óleo do motor – válvula de borracha
Na extremidade inferior do tubo de descarga da água de condensação do sistema de ventilação do óleo do motor deve existir uma válvula de borracha, mas parece que é comum não estar presente. Esta válvula evita a aspiração de ar durante a desaceleração e quando a água se acumula permite a sua descarga através de um “rasgo” na extremidade. A válvula deve ser avaliada a cada 5000 km. Nota: o meu tubo faz uma curva, mas há uns que são rectos.

O orifício lateral no tubo de descarga serve para melhor fixar a válvula de borracha que deverá ter um ressalto equivalente. A minha não tinha mas ficou bem presa.
Das minhas pesquisas a evolução histórica foi a seguinte (confirmem, se estiver mal avisem para corrigir):
Até Abril de 1961 os vapores de óleo subiam até ao bocal para adicionar óleo e depois desciam por um tubo de descarga para o exterior na parte inferior do carro.

A partir daí (chassis 3 806 249 e motor 5 703 138) e até Outubro de 1963 deixa de haver tubo de descarga de óleo para o exterior e surge em alternativa um tubo que vai para o filtro de óleo sendo os vapores de óleo queimados no motor.

A partir de Outubro de 1963 (chassis 5 815 778 e motor 8 046 097) é adicionado ao sistema anterior um tubo de descarga da água de condensação na extremidade da qual é colocada uma válvula de borracha.
Conto um dia destes ter mais borrachas e borrachinhas para colocar no fórum, umas que também costumam faltar, mas estão nos manuais da VW.