1300L de 1969

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Re: 1300L de 1969

Post by HUGO bOSS »

Julgo que a capa tem de estar a tocar no trinco, como na foto. :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Correto................. :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado! Estou a pensar mandar vir a manga e talvez na altura de a montar aproveitar e tirar o trinco, limpar lubrificar e voltar a rebitar. Espero estar à altura. :D
Entetando, vou tentar dar só para já uma volta ligeira ao motor e investir em força na direcção e revisão dos travões. Como o uso é ligeiamente mais intenso que as saídas esporádicas ao fim de semana e não sou o único a guiar o carro, a folga na direcção está-me a fazer confusão. Já andei de volta do parafuso de acerto, mas tem sempre uma folga um bocado superior ao indicado pela VW. A caixa de direcção parece-me ser ainda de origem. Poderá haver desgaste de peças que já lá não vão com afinações?
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Mais uns pequenos arranjos.

Acrescentei uma placa que faltava para condução do ar. Vinha pintada, mas com uma camada muito fina (± 10 micra). Optei por lhe dar primário e depois pintar com preto brilhante e acrescentei uma camada de proteção na parte de baixo mais exposta. Se o carro estivesse de origem não tinha feito este último passo, mas como não está optei por nunca mais pensar em ferrugem nesta peça.
Image Image

Substitui a tampa do depósito de combustível e acrscentei-lhe a etiqueta das pressões dos pneus. A tampa funciona bem, mas depois de ver fotos de outros carros fico na dúvida se é o modelo certo para 1970.
Image
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D
Faltam-te os tampões pequeninos... como os do porta luvas. :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado Hugo! Já fui ver e no porta luvas também não tenho, vou ter de os comprar. Também me faltam duas borrachas na abertura do motor.
Image

A ver se está tudo em ordem:
4 X porta luvas (2) + tampa gasolina (2)
Image
1 X borracha central - ainda está lá.
Image
2 X borrchas laterais
Image

Não estou a perceber é como monto as do motor, coladas?
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

As do motor ainda estão lá... foram pintadas...
Entretanto, para colocá-las convém serem lubrificadas com vaselina, de modo a não rasgarem... e com uma chaves de fenda fininha...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Pois! Agora olhando para lá já vejo as borrachas. Lá está, quando um analfabeto olha para um livro não consegue ler o que lá está.
Entretanto encontrei este vídeo sobre como colocar as borrachas no porta luvas e tampa da gasolina.
https://www.youtube.com/watch?v=YZI_4zJtMlE

No caso do meu carro, olhei para lá e pensei que tinha de abrir os buracos a berbequim na moldura da tampa da gasolina. Dei-lhe um toque na zona com uma chave de fendas e... o que restava da borracha caíu e apareceu o buraco. Problema resolvido. :)
Buraco em cima:
Image

As da tampa do motor estarão ao contrário ou é mesmo assim com a base do cone para cima?
Image
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Os do motor estão na posição correcta... :D Só servem para tapar esses orifícios que eventualmente servem para lubrificar o interior...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

A tampa de um dos cinzeiros traseiros saltou, o lixo e ferrugem no interior era muita e resolvi fazer uma mini limpeza.
Para a ferrugem rescolvi recorrer à elctrolise, mas parei antes de ser tarde de mais. Ao olhar para a peça, percebi que a ferrugem é o que de mais há parecido com um buraco negro, a matéria vai desaparecendo à sua volta de forma progressiva e no seu lugar o buraco negro vai crescento, ora vejam:
Image Image

Tenho pena de não ter tirado a foto do antes, tinha toneladas de patina cor de ferrugem e preta... o reverso da medalha é que o carro está mais leve e já deve fazer os 0-100km/h em menos três segundos :D . A vantagem dos carros antigos é que eram leves e com a idade ficam cada vez mais leves, os modernos são pesados e serão sempre pesados...

Mais a sério, alguém aconselha um conversor de ferrugem que funcuione e consiga encomendar à distãncia (custos da interioridade, os da insularidade são mais elevados, eu sei :wink: ).
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois... chegaste tarde demais... mas poderias tentar arranjar um cinzeiro em melhor estado em segunda mão... Por ser um "L", tens um ainda em cada lado, certo?

p.s.- gostei dessa dos custos... :mrgreen:
p.p.s.- bela terra a tua... já tenho saudades de lá ir... :wink: 2002... :shock:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Tenho os dois cinzeiros. O do lado esquerdo está bem melhor do que este. Par já fica assim, não está muito mau e também não é para usar.

Tubos de ventilação de gasolina:

Finalmente terminei esta tarefa com a fixação com uns "clips" de plastico comprados no eBay por uns 5 euros. Os que arranjei são para entrar em buracos e dessa forma ficarem fixos. Cortei-lhes a parte de trás e colei-os com cola epóxi. A cola epóxi tem elasticidade (alguma resistência a alguma pancada involuntária) e uma força de fixação muito grande, para cima de duas centenas de quilos por cm2, pelo que me pareceu uma boa solução. O trajecto do tubop vi-o no fórum TheSamba e parece-me lógico dar logo aquela volta para cima para que não entre gasolina no tubo de respiração.
Modéstia à parte acho que está a ficar com uma ar "arrumadinho":
Image Image

Estou a renovar o sistema de ignição, hoje foram os fios das velas e distribuidor que foram trocados por uns da Bosch, ganhou logo para aí uns 10 cavalos... :D estou à espera de mais material e depois é afinar o motor.
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D Está ficando bem... Realmente serão necessários mais cavalos para esse peso todo extra... :mrgreen:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Depósito de água para o parabrisas

Quando tentei por o sistema a funcionar percebi que o motor estava morto para o mundo. A instalação que estava era esta:
Image

Para além do problema do motor o aspecto não era grande coisa…
Limpei o depósito e numa primeira fase pensei instalá-lo no mesmo local. O motor que tinha, vim a descobrir que, era modelo de Ford Transit, procurei motores e acabei por comprar algo que o vendedor afirmava ser um motor para Porsche 911 dos anos 80, acho que condiz melhor.
Image

O tubo de ligação ao motor teve de ir sendo encurtado à medida que a ideia evoluiu e como o ponto de fixação no depósito era pequeno, optei por usar cola epóxi e uma braçadeira. :D
Image

As ligações eléctricas estavam feitas de forma rudimentar… para não escrever outra coisa. Alguns exemplos. Na primeira imagem o que está por baixo da manga são duas fichas achatadas, macho e fêmea. O interruptor ainda não ficou bem, será alvo de intervenção em breve. Não sei o que têm contra o uso de manga termoretráctil :shock:
Image
Image

Finalmente lá instalei o depósito na posição original de fábrica, tudo testado e a funcionar bem. Resolvi fazer um acrescento e colocar um tubo a simular a ligação do depósito à válvula do pneu. Irei ver como era o original para fazer um tubo simulado mais credível. Vantagens: fica com um aspecto mais original mantendo-se a comodidade do motor eléctrico e ganhei mais espaço no portabagens, não é muito... Só tenho de descobrir como são os pinos originais que seguram o depósito e como os fazer ou comprar.
Como modelo usei esta imagem de um manual de instruções:
Image

e o resultado foi este (feito em a correr):
Image
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Ainda te falta os espetos para fixar o deposito a roda, ainda bem que não foste tu a vandalizar o deposito eu ia ter um peso na consciência anda malta a procura deles e ha sacos de plastico com motor para adaptar, mas esta tudo perfeito os tubos de gasolina se tivesse-mos o cuidado de os trocar de cinco em cinco anos, ninguem se queixava de cheiros de gasolina, força nisso.

Post Reply