Bochechas Júnior 1300 1972

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

Boa noite a todos!

Bom, ainda não é a manutenção mas o material já está pronto! Pelos vistos ainda levou prenda de fim de ano :)

Assim que tiver ordem de soltura :lol: vou para a garagem umas boas horas tratar do rapaz.

Bom ano a todos!!
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
Automotive Technical Support and Training

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by trukas »

Grande aquisição.
Grande regresso.
Parabéns pela máquina
type one addicted ...

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

@trukas Obrigado pela re-recepção :)

Finalmente no último sábado consegui começar a fazer a manutenção básica e planeada.

Comecei pelo carburador, que estava francamente bom e bastante limpo até, o que me desanimou até um pouco pois o motor estava a engasgar-se com alguma facilidade e sempre pensei que fosse o carburador. Na prática e após a montagem do carburador efectivamente ficou completamente diferente, concluindo que de facto ajudou bastante o kit de reparação.

Image

Image

Image

Image

Foram trocados cabos de vela, velas, capa distribuidor e rotor - Ainda melhor comportamento! Ainda não troquei para já platinado e condensador, pois estão completamente novos. No entanto, vou acabar por trocá-los na mesma para ter o material todo novo ao mesmo tempo.

Claro está, troca de óleo motor e desmontagem da rede de filtragem, que não devia ser desmontado há bastantes anos pois tinha bastantes resíduos de óleo em pasta :shock: Vou contar 2000kms ou 6 meses no máximo e vou voltar a trocar o óleo.

Troquei a correia e aproveitei para pintar as polias de dínamo e cambota que outrora pintaram a pincel de prateado, tal como a bobine estava pintada a pincel e escovei e ficou à cor natural pois era uma coisa que esteticamente me estava a fazer bastante confusão.

Image

Levou um toque de preto na caixa filtro de ar (após o ter revisionado e trocado o óleo ao filtro) e uma limpeza para desengordurar o motor na maior parte por debaixo e em cima. Deu para perceber que está com uma fuga num dos tubos de vareta, nada critico para já.

Ficou a faltar trocar o óleo da caixa, e tirar tambores fora para perceber se o estado dos travões corresponde à eficiência. Estão em termos de eficiência muito bem, mas nada como olhar e perceber se preventivamente há alguma coisa que fazer.

Entretanto fiquei sem máximos :lol: dei conta quando saí da garagem à noite. Quando possível vou ver o relé, pois em termos de fusíveis está tudo OK e no mostrador não acende a luzinha azul, vou começar por ver da manete ao relé o que possa ter acontecido.

Queria também perceber o vosso feedback relativamente ao pegar a quente. Após a afinação que para já dei ao carburador, a quente pega acelerando mais que 50%. Segundo o manual de utilizador o que menciona é que efetivamente a quente acelerar a fundo e dar ao arranque. Pressuponho então que seja normal claro. Ajustei a ignição também para 7.5º estaticamente, mas assim que possível vou ver com pistola estroboscópica dinamicamente.

Continuação de uma boa semana a todos!

Jorge
Automotive Technical Support and Training

Fernando Palmela
★★★
Posts: 15056
Joined: 03 Apr 2007 15:11
Location: Cascais Portugal

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Fernando Palmela »

Ó Jorge, quando vi a primeira foto do motor fiquei todo arrepiado com o filtro de gasolina por cima do distribuidor tira-me isso desse local
SFAVOR................... 8) 8) 8) 8) 8) 8) SINCERAMENTE..................... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

@Fernando Palmela sou sincero que não considerei esse perigo :oops: , embora seja básico depois de o ter referenciado claro.

É no entanto um sentimento de preocupação constante que eu tenho, o perigo de incêndio. Em todo o caso eu queria passar o filtro para depois da bomba e claro antes do carburador, só porque sim mas agora faz todo o sentido fazê-lo quanto antes. Vou alterar isso antes de andar de novo com ele, com toda a certeza :lol: Obrigado!

Não mencionei, mas tive uma situação com o kit novo que reportei ao nosso amigo Hugo Peças caso alguém possa passar pelo mesmo e é importante termos sempre em atenção de vez em quando fazer esta verificação. O que falo é a membrana da reprise, fiquei com fuga quando abria a borboleta com um pouco mais de velocidade (simulando efectivamente a reprise em estrada) e quando estava agachado e a dar umas "gazadas" a ver se estava tudo OK reparei num ligeiro espirro. Insisti a acelerar e concluindo: saía gasolina pela reprise.

Desmontei de novo o carburador, desmontei a reprise, verifiquei as faces onde a membrana assenta no carburador. Montei tudo de novo e a fuga lá continuava. Desmontei de novo, montei a velha (que não estava aparentemente velha) e ficou impecável. O kit tem efectivamente qualidade, não se coloca isso em causa, mas o que importa aqui é termos em conta esta verificação periódica a meu ver, pois passa facilmente ao lado e pode levar a uma desgraça total.

O material de qualidade não coloca tudo o resto novo, talvez a tampa já tenha um ligeiro empeno (embora tivesse passado com um bloco e lixa para aplainar) e provoque a situação eventualmente. Sempre desconfiando :)

Abraço!
Automotive Technical Support and Training

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by nezz »

nice work :wink:

ficou a faltar pintar a tampa do respiro do óleo
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

@nezz essa tampa também me está a fazer fazer confusão, mas vou colocar uma nova pois tem o vedante estragado e está algumas mossas :D
Automotive Technical Support and Training

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by trukas »

Maravilha.. :P
type one addicted ...

Fernando Palmela
★★★
Posts: 15056
Joined: 03 Apr 2007 15:11
Location: Cascais Portugal

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Fernando Palmela »

Companheiro, esse filtro de gasolina é colocado na cava da roda esquerda traseira, ou à saída do depósito na parte da frente, por baixo do depósito.
Nunca no habitáculo do motor. :wink: :wink: :wink: :wink:
Bons trabalhos................ 8) 8) 8) 8) 8)
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

Vergonha de mim próprio Sr. Palmela :oops:

O que não considerei principalmente num filtro de plástico foi o aquecimento que ele leva, e claro, o resto da história que já sabemos. Talvez vá optar na cava da roda.

Obrigado mais uma vez!

PS: o que faz isto é mexer pouco em carros, e mexer muito em Tupperwares :lol: :lol:

Forte abraço !
Automotive Technical Support and Training

Fernando Palmela
★★★
Posts: 15056
Joined: 03 Apr 2007 15:11
Location: Cascais Portugal

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Fernando Palmela »

.aperta contigo que és novo.......calma, estamos sempre/todos os dias, a aprender, até eu com esta idade......... :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by rolando lima »

Image

Essa pecinha de plastico que segura a boia de gasolina, está montada ao contrário. é suficiente para que o carro incendeie e encharque facilmente.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

User avatar
malmeida14
Posts: 127
Joined: 28 Oct 2017 00:57
Location: Vila Real

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by malmeida14 »

Vi um manual da solex numa imagem, mas penso que esta imagem complementa.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
José Almeida

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by rolando lima »

Essa peça está montada ao contrário!!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Enz0
Posts: 514
Joined: 24 Jan 2007 22:01
Location: Pinhal Novo
Contact:

Re: Bochechas Júnior 1300 1972

Post by Enz0 »

Bom dia amigos!!

Fiquei com o coração nas mãos com essa observação (e com razão, pensarão vocês :lol: ). Quando desmontei estava dessa forma montado, todavia pelo meu método de trabalho nunca confio como estava e tento sempre seguir, em casos como este, o manual.

No manual, como na imagem abaixo, aparenta a montagem como fiz. Montá-la ao contrário como o caro @rolando lima mencionou é como efectivamente apanho em várias imagens e vídeos que pesquisei depois de ter mencionado isto, sem dúvida.

O que interpreto em termos de funcionamento para ser montada ao contrário, é precisamente para a bóia chegar acima o suficiente para trancar o combustível. Entendo. Mas como vi no manual assim, pressupus que trancasse o combustível na mesma com o curso que tem.

Image

Não querendo abusar, se me pudessem confrontar o porquê do manual indicar assim agradeço imenso. Assim que possa, quando fizer a alteração do filtro de combustível também, e vou fazer a alteração da posição da peça.

Obrigado mais uma vez pelas advertências super importantes!!

Forte abraço a todos!
Automotive Technical Support and Training

Post Reply