VW 1300/69 - Daily driver

Post Reply
Almiscarado

Re: VW 1300/69 - Daily driver

Post by Almiscarado »

Ora viva!

Image

Estou de volta de uma férias em duas rodas (a explorar as estradas de montanha do norte de espanha... deliciosas!), e de volta ao meu recém-adquirido 1300.
Hoje tive a primeira experiencia em AE.. bom, lá acompanhei o ritmo domingueiro da faixa da direita (80/90) sem dificuldades a nível de motor, mas com constantes acertos de direcção. Seria do vento? Os carochas são muito sensíveis a ventos laterais, ou é mesmo do seu temperamento?
Já li que os pneus diagonais são bastante 'travessos' em altas velocidades... poderá contribuir para a tendencia para ocasionalmente oscilar na direção. Existe também uma ligeira folga da direção, mas julgo ser normal num carro desta época e com esta idade.
Quando cheguei a casa reparei que a pressão do ar dos pneus não estava igual no mesmo eixo, e no da frente tinham mais pressão que atrás... (ao contrário do que é suposto...) Já corrigi isso tudo.
Amanha testo novamente e vou ver se o comportamento em estrada fica melhor.
De resto, estive a limpar os interiores, não encontrei nenhum podre mas umas ferrugens superficiais na zona por baixo do banco traseiro. Devo lixar e aplicar conversor de ferrugem/primário?
Image
A pintura exterior do lado esquerdo tem umas imperfeições que não me lembrava de as ver, ok... não é um carro restaurado. :roll:
Já retirei aquela sucatice dos parafusos a segurar a coluna de som, que agora ficou presa como é suposto, mas infelimente e como se esperaria, ficou a marca do parafuso na chapa do "tablier" : :(
Image

Mais coisas... hidratei quase todas as borrachas, sendo que a interior do vidro do condutor já não tem esperança... será que se compram numa loja das borrachas ou tenho de encomendar de uma loja especializada em VW?

Aos poucos lá vou aprendendo e melhorando a minha nova máquina... e com a vossa ajuda tudo será mais fácil :)

Sérgio Moura
VW 1200 1965

JCASTRO22

Post by JCASTRO22 »

O Sr. Paulo de certeza que tem o que precisas. Foi lá que comprei quase tudo para o meu vw.

http://pauloeferreira.tripod.com/index.htm

Com que produto é que hidatras-te as borrachas?
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico a pensar, se a burrice não será uma ciência."

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Viva, e obg pelo contacto!

Hidratei com gordura de cavalo, supostamente funciona bem nas borrachas (e usa-se em botas). Já li por cá que também se usa nivea.. hei-de experimentar..
VW 1200 1965

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Image

Update do dia:

Hoje não notei tanta instabilidade, talvez o problema estivesse apenas na pressão dos pneus :)

Fiz também a primeira reparação 'on the road'... nada de especial, o pisca da frente tinha os contactos sujos, foi tirar abrir, limpar e colocar no sitio:
Image

Tinha era as fotos do telemovel seleccionadas com o mínimo de qualidade :(

Também fiz umas comprinhas, escovas do limpa para-brisas e um extintor. Já agora, que kit de ferramentas é aconselhável ter num carocha?

Cumps!

Sérgio
VW 1200 1965

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Já houve um topico desse tema mas:

Chaves boca/ luneta 6/8/10/13/17 e 19, Chave inglesa ou francesa, chave de velas, chave de fendas e estrela e busca-polos. Ter sempre correia de substituição e um kit de lampadas mais o classico arame que tudo resolve!

Comprei uma bolsa preta no L Merlin, semelhante á de origem mas maior que dá para pôr algo que te lembres mais.
Plastic cars sucks!

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Eduardo Pinela wrote:Já houve um topico desse tema mas:

Chaves boca/ luneta 6/8/10/13/17 e 19, Chave inglesa ou francesa, chave de velas, chave de fendas e estrela e busca-polos. Ter sempre correia de substituição e um kit de lampadas mais o classico arame que tudo resolve!

Comprei uma bolsa preta no L Merlin, semelhante á de origem mas maior que dá para pôr algo que te lembres mais.
Muito obrigado... faltam-me ainda várias coisas, algumas chaves de boca, a chave de velas, correia de substituição (e convém talvez treinar como se substitui) e um kit de lampadas.
Hoje tive a minha estreia a conduzir o VW com chuva. Tive de ir a Santa Maria da Feira, e lá tive de fazer mais uma pequena reparação na berma da estrada... a escova esquerda estava mal posicionada e limpava o vidro + a borracha + o carro do lado :mrgreen:
Assunto resolvido, até fiquei bem surpreendido com a eficácia dos limpa para-brisas...

Comportamento em estrada: bom, estou a habituar-me gradualmente a conduzir o VW, em estrada e até aos 80/90 km/h é muito estável e razoavelmente previsível (para um carro com 40 anos, claro que a anos luz de um plástico recente).
Hoje percebi que com este carro, chuva intensa e os Camac 5.60 temos de conduzir como com uma mota. Travar antes da curva, porque depois já é tarde demais eheheh :wink:
Na primeira saída que fiz pareceu-me que senti o carro a curvar meio de lado, e apartir daí reduzi a velocidade de curva um bocado mais. Gosto de ter uma boa reserva de segurança na condução que faço e ainda estou às apalpadelas no que diz respeito a este veículo...
E assim foi mais uma manhã no meu daily driver... abasteci na zona industrial da Feira e estava lá um Carocha amarelinho... é sempre bom ver um companheiro de estrada!

Sérgio Moura
VW 1200 1965

nezz
★★

Post by nezz »

com este carro, chuva intensa e os Camac 5.60 temos de conduzir como com uma mota
com precaução e a antecipar todos os movimentos :wink: para aprenderes os limites da escorregadela traseira em molhado, vai a um estacionamento grande e sem obstáculos de qualquer tipo que possam bater no carro e experimentas fazer curvas
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Almiscarado

Post by Almiscarado »

nezz wrote: para aprenderes os limites da escorregadela traseira em molhado, vai a um estacionamento grande e sem obstáculos de qualquer tipo que possam bater no carro e experimentas fazer curvas
Já pensei nisso... tanto as curvas como também o travar a direito.. não sei bem quando é que aquilo começa a derrapar.

Mudando de assunto, apesar do ar geral catita, começo a pensar que este carro levou um banho de tinta com o intuíto de render mais um pouco na venda. Existem uns pontos de ferrugem aqui e ali a despontar por detrás da tinta :( Não o comprei como sendo restaurado, mas paguei o seu ar bastante respeitável... será que esse ar só dura um mês? Que se deve fazer em pontos de ferrugem superficial? Tentar raspar com algo pontiagudo e dar-lhe uma pinga de conversor de ferrugem? hmmm :?
VW 1200 1965

nezz
★★

Post by nezz »

em que zonas estão os pontos? bota aí umas fotos
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Agora não tenho luz para fotos, mas tem uns borbotos ali na grelha da porta da mala (frente), e uns que parecem celulite no painel lateral esquerdo (onde seria a porta do passageiro se tivesse 4 portas). Nada de escandaloso, especialmente para quem estava disposto a comprar um carro com 'rat look', mas mesmo assim vou andar atento a ver se isto evoluí...

Muito sinceramente, o carro parece-me muito decente mecânicamente (motor tem força, caixa funciona lindamente, se largar o volante a 80 km/h mantem a rota e não treme) e estruturalmente (nada de podres nos sitios do costume, quadro parece são, fundos em bom estado, etc), o único ponto que acho pertinente referir são estas pequenas ferrugens aparentemente superfíciais. Espero que sejam só episódios pontuais e não comece tudo a 'descascar' :wink: É que o bichinho já pegou e não me sinto com força anímica para o entregar de volta :mrgreen:
VW 1200 1965

pardo

Post by pardo »

Parabéns pelo belo Carocha e é normal ele oscilar quando bate s ventos laterais nele, é uma característica do Carocha mesmo.

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Pois, penso que será mesmo isso... quando sou ultrapassado por algo volumoso também sinto o carocha a oscilar lateralmente... deslocação de vento!
Mas pronto, hoje lá fiz mais 34km e começo definitivamente a habituar-me às suas características.. Em AE vai feliz e calmo ali pelos 80/90, em estrada e cidade vai sempre feliz e contente :) Ele e eu :mrgreen:

Penso que existe algum consumo de óleo do motor, será normal, não? O carro marca 57.000. Na minha mota com motor boxer o consumo de oleo costuma ser alto quando a nivel da vareta está alto, e passa a estabilizar do meio para baixo. Também acontece assim nos carochas?

Não sou gajo de dar nomes ás coisas, mas vindo eu de uma carrinha volvo 740 (aka monstro), quase tenho tendência a chamar ao meu VW "O Jeitosinho"... é mesmo pequeno e 'maneirinho' :)
VW 1200 1965

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Finalmente! Muitos e bons Km's :D

O consumo de óleo depende muito do estado do motor e da tua condução, eu nestes chassos não facilito e verifico o nível de 100 em 100 Km.
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Mais um update...

Mais uns kms em cima, parece que o nível do oleo do motor está a estabilizar perto do meio da vareta. Vou continuar de olho nisso.
Vim a casa dos meus pais, e aqui tenho espaço e condições para lhe tratar da saúde... pontos revistos hoje:

1º Encher de massa consistente à base de Litio aqueles braços da suspensão/direcção dianteira (conforme manda no manual)
2º Iria confirmar o nível do óleo da caixa, mas não tenho chave para aquilo... alguém sabe de memória o nº da chave necessária para abrir o parafuso do nível do óleo da caixa (aka valvulina)?

De resto, andei a limpar debaixo do banco traseiro, carreguei a bateria, apliquei conversor de ferrugem nuns pontos com alguma ferrugem superficial. Já que andei debaixo do carro aproveitei para ir vendo que tal, a tampa do filtro do oleo tem alguns parafusos de 'raça' diferente, que me leva a pensar que alguns já não devem ser da medida original (apertam demasiado depois ficam com eles na mão).. Aparentemente o oleo que pinga é mesmo daí, pelo que tenho de comprar um jogo de juntas novo para quando trocar o óleo... Existe algum sitio no Porto que me venda isto?
Um dos foles da transmissão também tem uma pinguita de óleo, esse óleo é proveniente da caixa ou do motor? (se for da caixa torna-se ainda mais importante verificar o nível da mesma...

E assim foi mais um dia no longo processo de conhecimento do meu novo Volkswagen... Se me puderem ir dando dicas e/ou respondendo às minhas dúvidas, ficarei muito mas muito grato :)

Sérgio
VW 1200 1965

nuty

Post by nuty »

isso é mesmo vontade e fazes mesmo bem :) olha como estao a ficar os consumos assim a andar diariamente?!?!
Image

Post Reply