1200 de 1973

Post Reply
User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1200 de 1973

Post by superalex »

vê se as rótulas estão livres
alexandre vicente

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Boas noites comprei há dias um 1200 de 1960 mal tratado mas com o motor todo completo,para colocar o motor e mais algumas peças no meu 1200cc de 1973 STD, acontece que tirei o motor do 1960 e tirei o oleo vellho, limpei bomba de oleo, filtro etc e coloquei-o a trabalhar com ole novo, iniciou bem sem barulhos esquisitos aparentes, foi retirado do chassi e passou para a bancada, foi lavado e comecei a pintar algumas peças. :P
passou-me pela cabeça pensar em tirar as cabeças para ver como estariam as cabeças, camisas e por aí fora; conclusão:

1segmento partido, camisas todas riscadas e pistões batidos/comidos por cima, o que terá originado isto? :(

Passo a apresentar algumas fotos:

Terei que colocar pistões e camisas novas e em relação á cabeça tem solução ou será uma nova, qual o custo dos 4 pistões mais camisas e segmentos? :roll:

Obrigado

Image


Image


Image


Image

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Boas mais uma situação , este pistão estava montado com outros iguais num motor 1200CC de 1973 STD .

Image

E este estava montado num motor 1200CC de 1960 que o motor parece-me igual ao de cima com a exceção do pé do dinamo que o de cima é de alternador.

Image

Conclusão pretendia montar no motor de 1960 os três pistões e as três camisas que tirei do 1973, juntamente com um pistão e camisa do 1960 que é direito na superficie em relação aos outros que são ligeiramente levantados/chapéus.
Há compatibilidade?, parece-me que tudo é igual, cabeças, camisas, á exceção dos pistons.

digam algo

obrigado

Saudações

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1200 de 1973

Post by superalex »

se as camisas têm o mesmo diâmetro podes usar a que quiseres. tem apenas atenção se não houve maquinagem nas zonas onde assenta no bloco ou na cabeça.

quanto aos pistons, esses da concavidade não podem estar misturados com os planos. produzem taxas de compressão diferentes
alexandre vicente

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Boas superflex não percebi-MAQUINAGEM, obrigado pelos coments. :P

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Desculpa superalex, a confusão no nome. :mrgreen:

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1200 de 1973

Post by superalex »

eu queria dizer para verificares se passaram as camisas no torno para mudar as cotas de assentamento, tanto no lado do bloco como no lado da cabeça. por vezes faz-se isso para aumentar a taxa de compressão.
alexandre vicente

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Boas as cabeças do motor carocha 34cv não levam vedantes nas válvulas? Haverá algum problema se lhe colocar os vedantes.

Os afinadores das válvulas estão um pouco para o gasto náo estão uniformes no batimento na valvula, eles são direitos ou redondos no acentamento da válvula ?

Queria colocar fotos mas não estou a conseguir.


obrigado :wink:

ricardo6965
Posts: 157
Joined: 21 Sep 2008 20:53

Re: 1200 de 1973

Post by ricardo6965 »

É melhor meter umas guias de valvulas novas podem ter folga, sim leva uns vedantes nas valvulas e entre os pistões e bloco leva umas juntas.

rolando lima
✘✘✘✘
Posts: 3184
Joined: 05 Oct 2008 17:01
Location: viseu (city)

Re: 1200 de 1973

Post by rolando lima »

ricardo6965 wrote:É melhor meter umas guias de valvulas novas podem ter folga, sim leva uns vedantes nas valvulas e entre os pistões e bloco leva umas juntas.
Vedantes nas valvulas? servem para quê? isso não leva vedante nenhum nas valvulas, o oleo não passa para os pistons. como devem reparar as valvulas trabalham na horizontal e não na vertical, portanto não passa oleo. se meterem lá os tais vedantes, assim que a valvula abrir por completo fica logo longe da guia. efeito ZERO!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Boas Rolando eu também pensei que não era para levar nada disso, pelas mesmas razões, válvulas horizontais não há perigo de corrimento de oleo, só coloquei a duvida por que me disseram que talvez levasse, já agora as guias das valvulas há venda outem que ir para o torneiro?

obrigado :wink:

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Qual a posição dos segmentos no pistão/ranhuras, os pistoes que retirei tem inscrito nº 78,96 e uma seta a indicar a posiçao de montagem?
só que havia 2 pistoes a indicar para um lado em diagonal e outros 2 para outro, qual a montagem correta, obrigado

ricardo6965
Posts: 157
Joined: 21 Sep 2008 20:53

Re: 1200 de 1973

Post by ricardo6965 »

Eu comprei umas colaças que ja vinha com as valvulas e vinha com vedantes

bassmen
Posts: 70
Joined: 28 Oct 2012 22:49
Location: Castelo Branco

Re: 1200 de 1973

Post by bassmen »

Ricardo compraste novo ou usado?

User avatar
superalex
✘✘✘✘
Posts: 3393
Joined: 04 Apr 2008 00:53
Location: tavira - algarve

Re: 1200 de 1973

Post by superalex »

os afinadores são arredondados onde toca nas hastes das válvulas.
as setas marcadas nos pistons são a guia de montagem, as setas devem ficar a apontar para o volante
quanto às ranhuras dos segmentos, tens as instruções incluídas quando comprares novos.

aconselho a compra de um livro para te ajudar na reparação do motor. e rápido antes de começares a montar
alexandre vicente

Post Reply