Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro
- jgsarruda
Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro
Estes dias não pude postar as fotos dos avanços, já que meu telefone ficou mudo e acabei ficando também sem o ADSL. A companhia telefônica parece não ir com a minha cara e está demorando para consertar.
Mesmo sem fotos, eis o andamento em resumo: Na quinta-feira passada (19/06) o chassis foi limpo e tratado com zarcão marítimo, em todo ele, sem deixar nenhuma parte para trás, de forma que esteja protegido contra oxidação proveniente de qualquer contato com sais ou areia salgada (moro em região de praia). Assim, está pronto para montagem da mecânica, que ocorrerá no próximo final de semana. Quando estiver pronta a montagem, o plano será a pintura de todo o chassi e sistema mecânico com tinta preto fosco. Em paralelo deverei dar algum tratamento nas partes não visíveis do fundo da carroceria também com zarcão marítimo e depois com tinta preto fosco, evitando qualquer risco de ferrugem no curto e médio prazo.
Tentarei postar fotos do tratamento que dei no chassis nesta quinta-feira...
Mesmo sem fotos, eis o andamento em resumo: Na quinta-feira passada (19/06) o chassis foi limpo e tratado com zarcão marítimo, em todo ele, sem deixar nenhuma parte para trás, de forma que esteja protegido contra oxidação proveniente de qualquer contato com sais ou areia salgada (moro em região de praia). Assim, está pronto para montagem da mecânica, que ocorrerá no próximo final de semana. Quando estiver pronta a montagem, o plano será a pintura de todo o chassi e sistema mecânico com tinta preto fosco. Em paralelo deverei dar algum tratamento nas partes não visíveis do fundo da carroceria também com zarcão marítimo e depois com tinta preto fosco, evitando qualquer risco de ferrugem no curto e médio prazo.
Tentarei postar fotos do tratamento que dei no chassis nesta quinta-feira...
-
trukas
- ✘✘
- jgsarruda
Como prometido, as fotos do progresso de quinta-feira passada (19/06)...

Só para relembrar: O chassi foi preparado com zarcão marítimo, com demão reforçada na parte de cima, onde a corrosão por umidade costuma se concentrar, haja vista a parte inferior estar exposta e ter maior facilidade para secar.

Só para relembrar: O chassi foi preparado com zarcão marítimo, com demão reforçada na parte de cima, onde a corrosão por umidade costuma se concentrar, haja vista a parte inferior estar exposta e ter maior facilidade para secar.
- jgsarruda
Sábado passado (21/06) levantamos a carroceria, que esta sobre um outro chassis. Como este estava trincado, sua integridade estrutural estava condenada, não sendo possível licenciar o carro por motivos de segurança. Por isso comprei o carro com dois chassis (o outro é aquele que já foi preparado, conforme as fotos). Este chassis veio sem custo, pois o dono do ferro jamais conseguiria vender um carro que não pudesse ser licenciado, não importando o quão integra estivesse a carroceria e mecânica. Como este chassi que já foi preparado possui integridade total, ele entrará sob a carroceria assim que a mecânica passar de um chassis para o outro, e receber a pintura preto fosco. Ambos são do mesmo ano (1973). Portanto, está tudo "de boa".
Seguem as fotos...

Estou a marcar com uns amigos para neste sábado e domingo realizar uma limpeza e transportar a mecânica entre os chassis. Amanhã devo providenciar algumas garrafas de cerveja, sabem como é...

Estou a marcar com uns amigos para neste sábado e domingo realizar uma limpeza e transportar a mecânica entre os chassis. Amanhã devo providenciar algumas garrafas de cerveja, sabem como é...
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Só me assustei com as latas a suportar a carroçaria...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
- jgsarruda
Eu também fiquei em dúvida antes de colocar as latas, mas até que deu certo... 
-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
Estou a ver gente trabalhadora, e com vontade os fundos dos nossos estão sempre uma lastima, muito podre mesmo agora alta pressão nesse motor e caixa antes das cervejas.
Tens aí mais uns brinquedos na garagem
- jgsarruda
- jgsarruda
Tem sim, são 4 deles um ao lado do outro. O meu, dois brancos e um azul. Tem ainda um Puma vermelho jogado num canto. É que a grana está curta, mas eu bem compraria o Puma também.PAULOSIMOES wrote:Estou a ver gente trabalhadora, e com vontade os fundos dos nossos estão sempre uma lastima, muito podre mesmo agora alta pressão nesse motor e caixa antes das cervejas.
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Está correndo bem...
Gosto da riqueza da língua portuguesa...
"desengraxante"... por cá é "desengordurante"...
Força nisso!
Gosto da riqueza da língua portuguesa...
Força nisso!
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
-
joao
- ✘✘✘✘
bons trabalhos 
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]
- jgsarruda
Eis o progresso de hoje. Desengraxei as partes que vieram do outro chassis e apliquei uma demãozinha rápida de primer spray que sobrou da restauração do volante, só pra garantir antes da pintura em preto fosco, que farei amanhã. Levei ainda o motor de arranque para ser revisado e retificado se necessário. Foi um progresso pequeno, coisa de uma horinha e meia de serviço, mas é assim que se caminha, devagar e sempre...
Seguem as fotos:

- jgsarruda
Hoje terminei o trabalho do chassis, que está pronto para receber a carroceria. Apliquei uma fina camada de spray preto fosco, como em uma pichação, apenas para dar cor e renovar esteticamente. Como na segunda-feira eu volto a trabalhar, por hora não colocarei mais as mãos (pessoalmente, ao menos). O lanterneiro deve agora caçar todos os detalhes a serem feitos na carroceria, colocá-la no lugar com as borrachas e parafusos novos que comprei, e fazer a vedação.Depois removerei o carro para outro local com melhor estrutura, para realizar a pintura. Seguem as fotos do andamento de hoje:

-
HUGO bOSS
- Site Admin
Menos isso para fazer...
Vedaram a união dos fundos com o chassis com silicone para prevenir humidades?
Vedaram a união dos fundos com o chassis com silicone para prevenir humidades?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
- jgsarruda
Apenas na parte inferior. A parte superior será vedada com a carroceria já no lugar, vedando também todas as junções entre chassis e carroceria...