Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Estes dias não pude postar as fotos dos avanços, já que meu telefone ficou mudo e acabei ficando também sem o ADSL. A companhia telefônica parece não ir com a minha cara e está demorando para consertar.
Mesmo sem fotos, eis o andamento em resumo: Na quinta-feira passada (19/06) o chassis foi limpo e tratado com zarcão marítimo, em todo ele, sem deixar nenhuma parte para trás, de forma que esteja protegido contra oxidação proveniente de qualquer contato com sais ou areia salgada (moro em região de praia). Assim, está pronto para montagem da mecânica, que ocorrerá no próximo final de semana. Quando estiver pronta a montagem, o plano será a pintura de todo o chassi e sistema mecânico com tinta preto fosco. Em paralelo deverei dar algum tratamento nas partes não visíveis do fundo da carroceria também com zarcão marítimo e depois com tinta preto fosco, evitando qualquer risco de ferrugem no curto e médio prazo.
Tentarei postar fotos do tratamento que dei no chassis nesta quinta-feira...

trukas
✘✘
Posts: 1067
Joined: 24 Jan 2007 18:28
Location: Ribatejo

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by trukas »

Força nisso.. :wink:
type one addicted ...

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Como prometido, as fotos do progresso de quinta-feira passada (19/06)...

Image

Image

Image

Image

Só para relembrar: O chassi foi preparado com zarcão marítimo, com demão reforçada na parte de cima, onde a corrosão por umidade costuma se concentrar, haja vista a parte inferior estar exposta e ter maior facilidade para secar. :D

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Sábado passado (21/06) levantamos a carroceria, que esta sobre um outro chassis. Como este estava trincado, sua integridade estrutural estava condenada, não sendo possível licenciar o carro por motivos de segurança. Por isso comprei o carro com dois chassis (o outro é aquele que já foi preparado, conforme as fotos). Este chassis veio sem custo, pois o dono do ferro jamais conseguiria vender um carro que não pudesse ser licenciado, não importando o quão integra estivesse a carroceria e mecânica. Como este chassi que já foi preparado possui integridade total, ele entrará sob a carroceria assim que a mecânica passar de um chassis para o outro, e receber a pintura preto fosco. Ambos são do mesmo ano (1973). Portanto, está tudo "de boa". :mrgreen: Seguem as fotos...

Image

Image

Image

Image

Estou a marcar com uns amigos para neste sábado e domingo realizar uma limpeza e transportar a mecânica entre os chassis. Amanhã devo providenciar algumas garrafas de cerveja, sabem como é... 8)

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by HUGO bOSS »

:D Grande trabalho!
Só me assustei com as latas a suportar a carroçaria... :mrgreen: :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Eu também fiquei em dúvida antes de colocar as latas, mas até que deu certo... :mrgreen:

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 29 Dec 2010 20:55
Location: ALMADA
Contact:

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by PAULOSIMOES »

Estou a ver gente trabalhadora, e com vontade os fundos dos nossos estão sempre uma lastima, muito podre mesmo agora alta pressão nesse motor e caixa antes das cervejas.
Tens aí mais uns brinquedos na garagem

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Eis algumas fotos do progresso no carro até hoje a tarde.

Image

Image

Image

Image

Image

Amanhã comprarei um desengraxante para limpar o que ainda sobrou de sujeira, antes de pintar o chassis...

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

PAULOSIMOES wrote:Estou a ver gente trabalhadora, e com vontade os fundos dos nossos estão sempre uma lastima, muito podre mesmo agora alta pressão nesse motor e caixa antes das cervejas.
Tens aí mais uns brinquedos na garagem
Tem sim, são 4 deles um ao lado do outro. O meu, dois brancos e um azul. Tem ainda um Puma vermelho jogado num canto. É que a grana está curta, mas eu bem compraria o Puma também. :(

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by HUGO bOSS »

Está correndo bem... :wink:

Gosto da riqueza da língua portuguesa... :D "desengraxante"... por cá é "desengordurante"...
Força nisso! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

joao
✘✘✘✘
Posts: 3064
Joined: 03 May 2007 00:50
Location: Leiria

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by joao »

bons trabalhos :wink:
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Eis o progresso de hoje. Desengraxei as partes que vieram do outro chassis e apliquei uma demãozinha rápida de primer spray que sobrou da restauração do volante, só pra garantir antes da pintura em preto fosco, que farei amanhã. Levei ainda o motor de arranque para ser revisado e retificado se necessário. Foi um progresso pequeno, coisa de uma horinha e meia de serviço, mas é assim que se caminha, devagar e sempre... :mrgreen: Seguem as fotos:

Image

Image

Image

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Hoje terminei o trabalho do chassis, que está pronto para receber a carroceria. Apliquei uma fina camada de spray preto fosco, como em uma pichação, apenas para dar cor e renovar esteticamente. Como na segunda-feira eu volto a trabalhar, por hora não colocarei mais as mãos (pessoalmente, ao menos). O lanterneiro deve agora caçar todos os detalhes a serem feitos na carroceria, colocá-la no lugar com as borrachas e parafusos novos que comprei, e fazer a vedação.Depois removerei o carro para outro local com melhor estrutura, para realizar a pintura. Seguem as fotos do andamento de hoje:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by HUGO bOSS »

Menos isso para fazer...
Vedaram a união dos fundos com o chassis com silicone para prevenir humidades?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

User avatar
jgsarruda
Posts: 41
Joined: 08 Feb 2014 23:21
Location: Maricá - Rio de Janeiro

Re: Restauração do fusca 1973 - Litoral do Rio de Janeiro

Post by jgsarruda »

Apenas na parte inferior. A parte superior será vedada com a carroceria já no lugar, vedando também todas as junções entre chassis e carroceria... :D

Post Reply