Hot VW 1200 '70

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Post by nezz »

as luzes todas vermelhas tornam o carro (ainda) mais bonito!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Hoje foi dia de serviço externo para mim e depois de cerca de 200 km de pecurso urbano e auto-estrada apercebi-me que un certo som de tilintar das valvulas, tipico de sobreaquecimento se notava nas subidas especialmente e qd cheguei á loja havia um interessante rasto de oleo no chão!

O nivel de oleo estava uma miseria, provavelmente menos de um litro e a poça por baixo da cabeça do costume (cilindros 3 e 4). Abri a tampa de valvulas e o meu espanto foi o de constatar que a jiunta estava literalmente torrada, tendo-se desfeito em pedaços!

O mais estranho é que era relativamente nova. O que aconteceu foi sobreaquecimento que ela não aguentou. Era uma junta das pretas e não de cortiça.

Sem oleo no motor, coloquei uma junta nova de cortiça que trago sempre no carro e lá fui devagarinho ate á bomba mais proxima onde coloquei um litro de oleo e o nivel nem chegou ao nivel minimo!!

Bom o motor nada sofreu aparentemente. Acho que vou colocar uma sonda de temperatura na cabeça esquerda, just in case.
Plastic cars sucks!

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Por isso é quejá por diversas vezes, ao afinar válvulas, voltei a meter as juntas velhas... Se não vertia, continua lá...

Ninguém aconselha a fazer isto, mas resulta... :roll:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Pois! Cortiça é cortiça compadre! Não me venham com aquelas rolhas de plastico tambêm que a pinga nã é a mema coisa!
Plastic cars sucks!

PAVIK
Posts: 533
Joined: 24 Aug 2008 22:20
Location: França/Paris-português nascido em Angola

Post by PAVIK »

Amigo Eduardo o teu carocha està um expectaculo...

Quanto aos manometros é melhor começares por montar um de pressão de oleo e outro de temperatura de oleo.
Pois se o teu motor està de origem as tuas cabeças não vão dar problemas de aquecimento.

Se tivesses esses manometros tinhas te aprecebido da falta de oleo :wink:
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

rato
Posts: 454
Joined: 10 Apr 2008 17:01
Location: Londres / Torres Vedras / Santa Cruz
Contact:

Post by rato »

O carro está simplesmente lindo de morrer de inveja! Curtia dar esse look ah minha bay mas não dá para isso. Preto para dormir nela no verão não dá resultado! eheh!
Mas um próximo sonho que tenho é adquirir um 1200 preto e este está mesmo fantástico! Parabens pelo carro espectacular!
imagination is the only weapon in the war against reality.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

@ Pavik

Sabes que não gostaria de acrescentar muita coisa ao carro, gosto do ar mais ou menos espartano, por isso o modelo standart. Só pensei no sensor de temperatura para precaver estes casos.
Já estou bastante habituado á fiel luz vermelha, então quando tinha o motor original fartou-se de acender e o motor nunca agarrou embora gastasse 1 litro de oleo cada 200 km!

Quanto ao problema, acho que o Miguel confirmou as minhas suspeitas acerca desse tipo de juntas que não parecem ser de aglomerado de cortiça puro, são menos resistentes. Nesse dia da perda de oleo andei a puxar muito, tendo feito a AE5 quase toda a 140kmh.

Os ICT teem uma performance bastante superior aos Solex e, embora o aquecimento não tenha pelos vistos danificado as cabeças, estoirou a junta.

Grato pelos vossos elogios, de vez em quando tenho de pôr um babete!
Plastic cars sucks!

PAVIK
Posts: 533
Joined: 24 Aug 2008 22:20
Location: França/Paris-português nascido em Angola

Post by PAVIK »

Eduardo podes utilizar um aditivo a base de teflon que reduz todas as fricções nas peças em movimento e poupa bastante os bronzes...

Normalmente quando tens uma falta de oleo no motor são os bronzes que sofrem mais; originando um desgaste permaturo na cambota.
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Conheço o Slick 50 que ja me foi recomendado per muitagente como o Rodrigo e o pai (vwtt), sera a mesma coisa?
Plastic cars sucks!

Jean Melim
✘✘
Posts: 1178
Joined: 24 Jan 2007 14:32
Location: Queluz

Post by Jean Melim »

Slick 50 é o que costumo colocar nos carros aqui de casa e gosto bastante do resultado...

Fizemos uns testes na universidade e o STP tambem se mostrou um bom produto, mas o slick 50 é superior mesmo assim.

;)
Jean Melim


Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Ok, apos o Slik 50 que ja canta no motor, acabei por perceber o que se passava com aquela questão do arranque ao retardador.

O que se passa deve de afectar 80% dos VW ar com o circuito electrico não restaurado e tem a ver com perdas de corrente ao nivel da chave de ignição.

Conversa com o meu electricista optou-se por colocar um relé ao motor de arranque e la se foi o sintoma.

Quanto aos platinados, o ultimo que coloquei esta a dar problemas com as baixas e suponho que tenha a ver com o facto de estar empenado, defeito de fabrico.

Realmente gasta-se tanta pasta em coisas que não fazem andar melhor o carro que a proxima opção vai ser a ignição electronica.
Plastic cars sucks!

vw_freak
Posts: 129
Joined: 25 Jun 2008 22:15

Post by vw_freak »

Boas!
O teu carro participou no filme do Vieira (Ena pá/ irmãos catita)???

Rafael Marques
Posts: 32
Joined: 11 Nov 2008 00:58

Post by Rafael Marques »

Só agr(e com bastante atraso)vi o post e as fotos com mais atenção e sim Sr., invejo todo esse trabalho. Fabuloso! Mais uma vez muitos parabéns!!
Abraço

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

vw_freak wrote:Boas!
O teu carro participou no filme do Vieira (Ena pá/ irmãos catita)???
Certinho! O Manuel João mal cabia la dentro! O carro dele é um Capri!
Plastic cars sucks!

vw_freak
Posts: 129
Joined: 25 Jun 2008 22:15

Post by vw_freak »

Estava a ver na 2 o making-off do tal filme e de repente aparece o teu carro!
Parabéns, tens uma star movie! lol
Já agora, sabes qdo é q vai estrear?

Post Reply