VW 1300/69 - Daily driver

Post Reply
Almiscarado

Re: VW 1300/69 - Daily driver

Post by Almiscarado »

Hmmm obrigado por portar essa informação, mas fui ver no livrete e o chassis já está nos 119.000.000 ... existe algum site que dê para confirmar o ano de fabrico?

Cumprimentos
VW 1200 1965

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Bom, é de 1969... :wink:
VW 1200 1965

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Então está bem como está... e já emendas-te a assinatura e tudo!

Almiscarado

Post by Almiscarado »

O primeiro problema...

Final de tarde, a confusão do costume e eu já com saudades de andar no Carocha, toca a pegar nele e ir buscar a minha namorada à estação de comboios...
Chegado à garagem, o carro pega sempre mal toco na chave de ignição (depois de carregar uma vez ao fundo no acelerador para libertar o 'ar')... maravilha :)
O sol de final de tarde acompanhou-me na confusão do transito de final de tarde, máquina fotográfica no banco para aproveitar a luz nos momentos parados...e mesmo assim cheguei mesmo a tempo à estação. Causa sempre boa impressão chegar a qualquer lado num carro a sério! :)
Foi então que, e porque existe ali em Campanhã uma rua com transito condicionado onde só passa um carro de cada vez, mas hoje um camião ficou lá preso a meio, decidi desligar o motor porque a demora parecia demorada... assim ficamos uns 5/10 minutos até que vou dar à chave de ignição e.. errrr.... NADA! :?

Ok... 1º vamos lá pensar, isto tem de ter carga na bateria, ainda no outro dia confirmei... a chave liga as luzes do oleo e dinamo... hmm qdo rodo mais um ponto a luz parece que reduz de intensidade, mas nem se ouve o motor de arranque a tentar rodar o motor.
Lá abri o tampa do motor, mas estou demasiado verde nestes motores para sequer identificar o motor de arranque :(

2ª alternativa: vamos lá pedir ajuda aqui a um companheiro de transito para pegar de empurrão.. e assim foi, esperamos por uma aberta no transito que desse uns bons 200/300 metros, carro em 3ª e lá voltou ele à vida.

Tenho sorte na namorada que tenho... nem um único comentário teceu sobre "carros velhos" e "avarias constantes" :) Mesmo assim, gostava de resolver isto o mais rapidamente possível e se possível em casa...

Assim sendo, e embora vá entretanto investigar na net, será que ocorre aos experimentados utilizadores do forum uma dica sobre qual e onde será o problema? Existe algum relé que controle a ignição? Se conseguisse identificar o problema hoje, amanha ainda poderia encontrar lojas com material abertas...

Cumprimentos!

Sérgio Moura
VW 1200 1965

nezz
★★

Post by nezz »

pela descrição no 1º ponto, parece-me bateria
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Almiscarado

Post by Almiscarado »

nezz wrote:pela descrição no 1º ponto, parece-me bateria
Só estava a descartar a hipotese bateria pq normalmente e quando estão a fraquejar costumam ainda tentar rodar o motor, mas esta de momento para o outro simplesmente não faz barulho algum... é mesmo assim?

Ainda agora nas férias na minha mota tive um problema de bateria, mas ela ainda começava a tentar rodar o motor, mas não chegava para ignição...
VW 1200 1965

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Tinha aqui duas baterias de gel de 8 ah cada, liguei em paralelo e fui á garagem só fazer um teste... não tive grande sucesso mas os cabos com que as liguei eram algo finos... não sei se tem influência.
Ao rodar a chave ouço um "click".. será do tal relé?

Sérgio
VW 1200 1965

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Boas noticias!

Depois de ler este tópico ( viewtopic.php?f=7&t=7198&hilit=bateria ) decidi voltar 'à carga' e rastejar debaixo do carro... pois não é que com umas pancadinhas secas com o cabo do martelo o motor de arranque não deu logo um ar da sua graça? :D
Eu bem me parecia que a bateria estava boa demais para ser esse o motivo... e pronto, primeira avaria e sua resolução... a próxima vez que acontecer acho que já não preciso de ajuda para pegar o carro de empurrão!

Um carro simples, tem problemas simples que por sua vez podem ter resoluções simples! : :wink:

Agora está um bom dia para ir passear e tirar o ' mau karma ' da pequena avaria eheheh :mrgreen:
VW 1200 1965

rotea

Post by rotea »

O motor de arranque costuma dar esses defeitos. Ele tem um sistema que desloca a engrenagem que movimenta o motor, e quando esse sistema apresenta problemas a egrenagem gira em falso. Faz barulho mas não vira o motor. Por isso as pancadinhas resolveram. Liberam o eixo e o motor volta a funcionar. Se apresentar o mesmo defeito outra vez terá que desmontar e verificar fora do carro.
William (O\ | /O) (0 \=^=/0)
Carmelita - 1300 L 1975/76; Madruga - 1500 1970; Fê - Puma 1972

motortipo4
✘✘

Post by motortipo4 »

bem se aconteceu a primeira :roll: :roll: de certeza que vai voltar a acontecer, se assim for tens que desmonta-lo e verificar os carvoes, se estao gastos, se nao for podera este estar a fazer fricçao o interior e roçar nas paredes do mesmo, por vezes uma boa limpeza resulta ( ja aconteceu comigo) :wink:
Foge quero passar

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Hmmm quer dizer que se isto aconteceu uma vez, o mais certo é repetir... o que eu notei, vendo pro fora, é que está assim tudo com corrosão.. inclusive os contactos. Qdo puder vou esfregar com um bocado de wd-40, e se o episódio se repetir com frequência vou tratar de tirar o motor de arranque e rever..

Obrigado pelas dicas! :)

Sérgio
VW 1200 1965

Almiscarado

Post by Almiscarado »

Image

Passageiros 'especiais'... :)
VW 1200 1965

nezz
★★

Post by nezz »

eh eh eh ele/a também salta para dentro do carro assim que o vê aberto?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

JCASTRO22

Post by JCASTRO22 »

Já resolves-te o problema do motor de arranque? :?:
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico a pensar, se a burrice não será uma ciência."

Post Reply