Obrigado pelo apoio!
Pelo tempo que demorou e pelo gosto que vi no mecânico, deve ter sido bem tratado por dentro. As fotos foram tiradas por quem fez o trabalho e percebi que nem eram para mim, foi para registo por gosto pessoal, quando soube delas, pedi-as. Para além do kit de pistões que se vê na foto, levou peças de maior desgaste como os bronzes das bielas e cambotas, as válvulas foram todas retificadas, enfim duas páginas de fatura, tudo praticamente motor. Travões, suspensão e direção levaram um jeito só no que estava mal mas não foi ainda a fundo, mas lá hão-de chegar. Tinha lido que a caixa de velocidades podia ficar melhor com valvolina nova e confirmo, agora as mudanças entram bem melhor, claro que de acordo com que penso que fosse normal na época, ± 1 segundo entre sair de uma mudança para outra. Nas reduções não se queixa muito porque sempre vou fazendo uso da técnica biqueira tacão para acertar as rotações.
Quanto a sujar, claro que sim! Este é um carro que não é de interesse histórico, é de divulgação histórica. Eu explico, como não está totalmente original nem perfeito, acho pretensioso colocá-lo no mesmo patamar dos muitos bons exemplos que passam aqui no fórum, mas como é para andar muito, faz divulgação do modelo, porque nos mais de 300km que já fiz nestes últimos 18 dias já reparei em muita gente a acompanhar o carro com o olhar, particularmente os mais miúdos. Qualquer dia Vila Real e arredores é uma cidade de VW tipo 1...

(já cá há uns quantos, não sou o primeiro)
Duas "queixas", talvez possam ajudar porque isto é um carro para fazer muitos quilómetros:
Direcção pesada (pressão dos pneus está correcta) mas antes que digam que é normal, tenho um Uno de 92 que até já andou em tempos com pneus 195 e a direcção não é tão pesada e o motor está à frente, portanto não estou a comparar com direcções assistidas modernas.
Travões são mais para abrandar e acho que estão a travar pouco. Sim, os pneus estão a precisar de ser mudados, mas consigo distinguir uma coisa da outra.
Outro pesadelo que este carro tem é a confusão de fios, estão com bom aspecto, mas é cada um para seu lado...desconfio que se tirar o rádio, que não está lá a fazer nada, mais de metade desaparece, mais tarde tenho de tratar disso.