1300L de 1969

Post Reply
malmeida14

Re: 1300L de 1969

Post by malmeida14 »

O carro levou uma volta profunda a nível mecânico, pelo que está neste momento em rodagem, tenho dado umas voltas por estradas nacionais que é onde o carro se sente como peixe na água e permite estar constantemente a variar de velocidade. Logo no primeiro dia em que dei uma volta, ia a sair de Vila Real direito a Sabrosa, numa rotunda na zona industrial entrou à minha frente um outro 1300 igual ao meu, provavelmente da mesma idade, quais são as probabilidades sem ser combinado! :D Lá fui atrás dele grande parte do caminho, mas perto de Sabrosa perrdi-o de vista que eu ia num ritmo mais lento, principalmente nas subidas, para não forçar muito o motor. Parece-me que o carro era castanho ou cor de areia e tinha rodas com banda branca fina, não fixei a matrícula. Será de alguém daqui do fórum?

Algumas fotos do motor:
Image Image

Aqui para verem o sistema de termostato e "flaps". Só se vêem as hastes, a barra de ligarão do lado direito ao esquerdo e a mola. A mola matém o sistema aberto caso o termostato falhe, mas já é um backup, porque o próprio termostato tem uma mola que caso falhe o coloca na posição aberta. Portanto provavelmente as histórias de muitos motores cozidos por falha do termostato podão ser um pouco exagerados. Tenho estado atento e funciona muito bem.
Image
imagem original para quem quiser ver os detalhes: https://farm5.staticflickr.com/4803/451 ... 7079_o.jpg
Image
José Almeida

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Coisa mais limpinha!
Bonito!
Se o interior estiver com o cuidado, que foi posto no exterior, bem, está aí uma obra de relojoaria!!! :wink:

Parabéns!

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

....lindo.........................lindo............... 8) 8) 8)
mas é para sujar........ou não......... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelo apoio!
Pelo tempo que demorou e pelo gosto que vi no mecânico, deve ter sido bem tratado por dentro. As fotos foram tiradas por quem fez o trabalho e percebi que nem eram para mim, foi para registo por gosto pessoal, quando soube delas, pedi-as. Para além do kit de pistões que se vê na foto, levou peças de maior desgaste como os bronzes das bielas e cambotas, as válvulas foram todas retificadas, enfim duas páginas de fatura, tudo praticamente motor. Travões, suspensão e direção levaram um jeito só no que estava mal mas não foi ainda a fundo, mas lá hão-de chegar. Tinha lido que a caixa de velocidades podia ficar melhor com valvolina nova e confirmo, agora as mudanças entram bem melhor, claro que de acordo com que penso que fosse normal na época, ± 1 segundo entre sair de uma mudança para outra. Nas reduções não se queixa muito porque sempre vou fazendo uso da técnica biqueira tacão para acertar as rotações.

Quanto a sujar, claro que sim! Este é um carro que não é de interesse histórico, é de divulgação histórica. Eu explico, como não está totalmente original nem perfeito, acho pretensioso colocá-lo no mesmo patamar dos muitos bons exemplos que passam aqui no fórum, mas como é para andar muito, faz divulgação do modelo, porque nos mais de 300km que já fiz nestes últimos 18 dias já reparei em muita gente a acompanhar o carro com o olhar, particularmente os mais miúdos. Qualquer dia Vila Real e arredores é uma cidade de VW tipo 1... :) (já cá há uns quantos, não sou o primeiro)

Duas "queixas", talvez possam ajudar porque isto é um carro para fazer muitos quilómetros:

Direcção pesada (pressão dos pneus está correcta) mas antes que digam que é normal, tenho um Uno de 92 que até já andou em tempos com pneus 195 e a direcção não é tão pesada e o motor está à frente, portanto não estou a comparar com direcções assistidas modernas.

Travões são mais para abrandar e acho que estão a travar pouco. Sim, os pneus estão a precisar de ser mudados, mas consigo distinguir uma coisa da outra.

Outro pesadelo que este carro tem é a confusão de fios, estão com bom aspecto, mas é cada um para seu lado...desconfio que se tirar o rádio, que não está lá a fazer nada, mais de metade desaparece, mais tarde tenho de tratar disso.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Esta melhor que novo.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Excelente aspecto... Excelente trabalho...
A caixa de direcção foi trocada?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

malmeida14

Post by malmeida14 »

A caixa de direção e respectiva folga é a mesma e ainda a original.
Também dos quatro tirantes (as pontas) só foi substituído um, o que estava pior, também estará a ajudar na firmeza da direção?
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Mais micro-reparações:
Pegas - limpeza
Nas figuras, o A é a situação original; B depois de lavadas com detergente geral; C depois de umas horas num detergente tira-nódoas com H2O2 (peróxido de hidrogénio ou água oxigenada). Não ficaram brancas em estado original, mas penso que estão aceitáveis, ou segundo alguns, “com a patine própria da idade”.
Image Image

Quem conserva e recupera, todos nós que andamos por este fórum, somos os verdadeiros ecologistas, reciclamos e damos vida nova a peças que outros mandavam para a sucata. :wink:
Last edited by malmeida14 on 06 Dec 2018 18:05, edited 1 time in total.
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D

Numas usei daquelas lixívias gentis... :D

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Lá dizia o Povo

OMO LAVA MAIS BRANCO.................... :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

São boas sugestões, embora a do OMO nunca tenha visto :D
Nota prévia: no primeiro ano fiz 850km e depois de montar o motor já lá vão 360km. Estava a pensar mudar óleo e rever tudo novamente aos 500km e depois aos 1500km e depois disso o normal, estarei a pensar bem? Para já tenho deixado oscilar o motor entre as 2000rpm e as 2800-3000rpm, sem esforçar. As rotações são calculadas pelo velocímetro e relação de caixa. Quando me recomendam começar a apertar mais com o motor em períodos curtos? [vejo tantas teorias :D ] Gostava de deixar este motor no ponto.
O meu filtro não tem a placa para fazer a introdução de ar quente ou frio em função da temperatura do motor. Ainda pesquisei a ver se vendiam separada mas nada. Assim, comprei outro filtro com melhor aspecto e com a dita. Ainda tive que limpar, recuperar umas falhas de pintura e dar uma volta geral.
As peças:
Image Image Image Image Image

Estou ainda com duas falhas antes de o montar.
A primeira é uma peça que ajuda a segurar o cabo na haste da placa do filtro. Nunca vi à venda, nem nova, nem em segunda mão, mas como já arranjei fotos vou fazer uma de raiz. Fica a promessa de depois deixar aqui as dimensões e plano para quem queira replicar.
Image

A segunda é o parafuso de ligação do cabo à haste de de comando do termostato. Já o tive, mas ou o perdi, ou me o perderam a montar o motor, como não encontro substituo, já inventei uma solução. Fica a imagem do original para quem futuramente queira saber como é e caso seja habilidoso possa construir igual. Fica também a imagem da minha solução atamancada mas que deve funcionar. Acrescentei a anilha de borracha para melhor segurar o cabo. Estou a tentar deixar imagens de tudo para que possam ser úteis a outros.
Image Image Image Image
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Eu fico babado, isto é que anima o meu dia

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Fantástico! Pesquisa, trabalho... explicação... :)
Muitos parabéns.

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Muito bem!

Obrigado pela partilha de conhecimento. Quem sabe, o que um dia pode fazer falta?
:wink:

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelos elogios e estímulo.
Em relação à placa para prender o cabo no filtro de ar já tenho uma cópia coleia feita. Parece-me que esta peça é importante pois se o cabo sair da haste que comanda a placa, esta fica sempre na posição para o ar frio (menos mau dirão alguns).
Fiz um esquema, que não é uma cópia exacta, mas que permitirá fazer uma boa aproximação e principalmente já indica a forma geral a partir de uma única placa plana. os tracejados são nonas de dobragem. A ideia é imprimir o desenho, colar numa placa metálica e depois seguir em frente. Na altura da impressão não fiquem a pensar que está demasiado pequena, a peça é mesmo micro!
A minha peça podia ter sido trabalhada um pouco mais para ficar com melhor aspecto, mas as dimensões são mínimas, a visão já não é o que era (mesmo com óculos) e a paciência está em baixo. Só para terem uma noção das dimensões, a haste que liga à placa tem 3mm de diâmetro.
Image
Link para a versão original para impressão: https://farm5.staticflickr.com/4809/445 ... 1dbf_o.jpg
Image

Amanhã instalo o novo filtro que sempre é uma boa desculpa para fazer mais uns quilómetros, mesmo com chuva, o vício é grande.

Entretanto, viram que coloquei algumas dúvidas relativas à direção e rodagem do motor, se alguém conseguir ajudar? :D
José Almeida

Post Reply