1300L de 1969

Post Reply
malmeida14

Re: 1300L de 1969

Post by malmeida14 »

Já montei sistema e tive de mudar o parafuso de fixação do cabo, pois tinha uma cabeça "allen" e a chave não tinha espaço para funcionar. Coloquei um com uma cabeça com fenda, mas o ideal será ter uma cabeça hexagonal para uma chave de bocas que é para haver espaço de trabalho.
O estar tudo montando e só agora estar a colocar este parafuso deu-me uma trabalheira jeitosa. Atribuo isso ao facto de não ser o material de origem a que se soma o pouco espaço, à frente a caixa de refrigeração e atrás o tubo de admissão para os cilindros 1 e 2. Acabei por segurar o parafuso com um pouco de tubo de combustível, como podem ver na imagem, pois faltava-me uma mão para conseguir aperta sem encavalitar tudo.
Montei o cabo para a posição de frio com a placa a tapar completamente o ar frio (sobrou pouco, menos do que está na foto, só cerca de 2-3mm) e a quente fica automaticamente na posição certa. Mais uma vez a precisão deste modelo espanta-me e a ideia passada que é uma mecânica simples desvaloriza-o. É verdade que qualquer um consegue fazer reparações básicas, mas só alguns saberão deixar este modelo a 100% conforme previsto pelos seus criadores.
Teste de estrada:
A frio pareceu-me que o ralenti melhorou, logo depois de pegar havia um período em que o ralenti descia tanto que parecia que ia morrer, já não acontece.
A quente, como só aspira ar frio, ganhou no mínimo 20 cavalos e já vai aos 200km/h em 12 segundos :D Não... mas parece-me que há uma ligeira melhoria, pareceu-me que houve umas subidas feitas ligeiramente com mais desenvoltura.
Hoje como estava o piso molhado e os pneus já viram melhores dias, provoquei-o e... é divertido a baixa velocidade. Uma boa base de treino para carros mais potentes que fujam de traseira.
Image Image
https://www.youtube.com/watch?v=kb_EHGD_ph8
José Almeida

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Bom trabalho!
Prova de que não é só teoria........está feito, e a funcionar bem!

Quanto à rodagem do motor, efetivamente há muitas teorias, eu faria exatamente o que estás a fazer, lá para os 1.500 km, uma vez por outra, com o motor bem quentinho, e aí uns 20 km, antes de o desligar, sim dava-lhe uma apertadela calma e progressiva, para depois nos tais últimos 20 km deixar que o motor "arrefeça" em andamento, para ao desligar estar no normal, e não dar aqueles estalinhos de quando são demasiado puxados e imobilizados imediatamente (devia ser considerado crime! :mrgreen: ).
É só uma opinião.

Bons km com ele, por essa belíssima região, que, por acaso conheço, pois numa fase da minha vida, no mínimo passava três meses por ano por essas bandas, com deslocações diárias por todo o distrito, com umas incursões pelo de Bragança também! (bate uma forte saudade, pois fiz amigos verdadeiros, sem pedir nada em troca!)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Fantástico trabalho e mais uma vez uma excelente discrição.
;)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Enz0

Post by Enz0 »

Boa tarde!

Excelentes fotos e pormenores com descrição técnica detalhada, muito bom!! Continuação de bom trabalho!!

A situação de abertura de emergência da mala, com certeza uma valente ajuda!

Abraço!
Automotive Technical Support and Training

malmeida14

Post by malmeida14 »

Preciso de ajuda, vou ter de mudar o interruptor dos piscas/máximos e há a ligação de três fios que me está a faltar. Vai o esquema abaixo e depus podem descarregar a imagem em tamanho grande em https://farm8.staticflickr.com/7890/447 ... 21b5_k.jpg
O esquema é para mercado dos EUA e não indicam o fio cinzento/preto (grey/black), o cinzento (grey) e o cinzento/vermelho (gey/red). No caso do meu interruptor, como não tem as cores oficias da vw vai ser respectivamente o fio azul, o cinzento e o vermelho.
Image
José Almeida

Enz0

Post by Enz0 »

Boas!

Não sei se percebi bem, mas quer o esquema das ligações dos fios que menciona cinzento/preto, cinzento/vermelho e cinzento? E estes fios tem dúvidas onde ligar no seu, correto?

Segundo a legenda são para os sidemarkers, que são para ignorar no nosso caso. Mas tenho a sensação que não entendi bem...

Abraço!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Tipo luzes de presença, mas nos piscas, como os carros modernos... :)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Enz0

Post by Enz0 »

Adivinhando um pouco mas atendendo às cores, se calhar o Cinzento até será uma entrada de massa e os outros dois as saídas para lado esquerdo e direito quando a manete está em repouso. Assim acende permanentemente quando a manete em repouso, e quando a fazer pisca o circuito respectivo direito ou esquerdo somente passa pelo relé de piscas. Digo eu, embora fique a faltar entrar aqui o circuito de 4 piscas, os que têm...just guessing :lol:

Não falo com conhecimento de causa, apenas estou a interpretar o esquema e dando-lhe sentido. Aguardemos que mais alguém dê um feedback mais preciso.

Em suma, é passar à frente e isolar esses 3 fios se se confirmar.

malmeida14

Post by malmeida14 »

Muito obrigado pela ajuda. Graças às vossas explicações estou convencido que não se aplicará ao meu carro, só que o texto baralhou-me porque o esquema é dos EUA e dizia que seria para modelos europeus com as tais luzes. Talvez algum mercado europeu em específico, lembro-me de ver qualquer coisa de particularidades das luzes do VW Tipo 1 para o mercado italiano. Pode ser algo do género.
Entretanto, estive a "restaurar" (converti para uma dimensão melhor e marquei alguns dos fios paa que poss ser impresso em formato grande) este esquema eléctrico que penso que na maioria dos fios será o que se aplica.
A versão maior pode ser descarregada aqui:
https://www.dropbox.com/s/l2hsrfkow7d03 ... 9.jpg?dl=0
Aqui a versão pequena
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Já descobri o que se passa. Como já repararam eu não descanso enquanto não exploro o assunto a fundo.
Verifiquei que a peça também se aplica ao tipo 3 e ao Karmann Ghia. Seguindo essa pista descobri que tudo terá começado com o tipo 3 e o mercado alemão. Encontrei informação útil e que me parece credível em http://www.type34.com/library/34-authen ... ts/754-290 .
Para quem não saiba inglês aqui fica um resumo. O tipo 3, como modelo mais sofisticado que o tipo 1, foi lançado com uma série de características adicionais, uma delas as tas luzes de presença laterais que tinham como objectivo indicar a presença do carro à noite quando parqueado pois na Alemanha, durante certas horas da noite as luzes da via pública eram desligadas. Estas luzes laterais estavam localizadas na parte posterior do guarda lamas da frente e eram metade brancas metade vermelhas/laranja/âmbar conforme os mercados, havendo mercados onde não existiam. Nos modelos Karmann Ghia passa-se o mesmo.
Image
Estas luzes são ativadas depois de desligar o carro e movendo o manípulo dos piscas, ou para a direita, ou para a esquerda em função da luz que queremos que fique acesa. Só ficam acesas com a chave tirada da ignição. A lâmpada é de 4 watts para evitar descarregar a bateria durante a noite.
Houve carros que em vez de terem esta luz tinham uma luz repetidora de pisca. Mas tendo uma não tinham a outra. Na Austria, Dinamarca, Finlândia, e Italia os carros eram vendidos com pisca.

No diagrama que coloquei aparecem umas luzes laterais de presença no tipo 1 (M11) que ficam por trás das luzes do pisca. Mas o pisca tem uma um plástico que se estende até mais atrás do que aquilo que tenho visto nos nossos carros.

Num outro local encontrei como novidade para o 1600 de 1970 os tais piscas “alargados” com luzes de presença incorporados.
Aqui algumas imagens que encontrei, também vi um tipo 1 com as luzes do tipo 3, mas não percebi se as tinham colocado posteriormente.
Image Image Image

A história destes carros é muito complexa e restaurar um carro com as especificações adequadas para o mês de fabrico e mercado onde foi vendido pode ser complicado! :D Viu ver melhor como são os meus picas por dentro...
José Almeida

Enz0

Post by Enz0 »

Excelente pesquisa!! Desmistificada a função :D

Obrigado pela partilha, mais uma para registar.

Abraço!

malmeida14

Post by malmeida14 »

Mais um detalhe técnico ainda relativo a este subtópico.
Ainda não instalei a peça nova, só que o carro começou-me a fazer sinais de luzes (médios/máximos) por vontade própria. Lembrei-me que tinha visto no manual de fabrica que tinha de haver uma folga entre o volante e o comando das luzes.
Image

Desmontei o volante e acertei tudo para ter uma folga maior e problema aparentemente resolvido. A porca central ficou apertada com 37Lbft (ou 50Nm). Interpreto eu, que sem folga, qualquer salto na estrada ou movimento do volante, fechava o contacto e lá estava eu a fazer sinais de luzes com o pessoal a insultar-me :D Não, não fui insultado mas percebi algum incómodo noutros condutores sem perceberem o que eu queria.
Mais uma situação para destruir a frase de que "qualquer um arranja um VW arrefecido a ar" e para valorizar os poucos que muito sabem. Um dia quando for crescido também quero ser como eles :D
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Mais um micro-arranjo com uma grande surpresa no fim - luz interior
O suporte de luz interior presente não deve ser o original pois não corresponde ao que costuma ser vendido nem ao que está no manual de reparação.
Características
a) Por cima do pilar da porta, tendo sido deslocada ligeiramente mais para a frente a partir do chassis nº110 2 004 256.
b) Nos modelos de 1969 e seguintes passou a ter três contactos:
A – desde a caixa de fusíveis
B – desde do interruptor da porta.
C – terra
c) Dos modelos produzido em Agosto de 1969 em diante - chassis nº110 2 000 001 – a luz passou a ter uma lente (?)
ImageImage
Fonte: VW Workshop Manual E – Electrical Part System Part 2 - 1970

Limpeza usando uma escova de dentes e em sequência:
1) Detergente para limpar fornos durante algumas horas.
2) Massa de polir fina.
3) Massa de polir vidro/plástico.
4) Produto para limpar pintura de automóvel.
5) Cera.
Antes e depois.
Image

Colocação de um peça reflectora para aumentar a emissão de luz.
Foi feito um molde em madeira. Foi colocado dentro de uma garrafa de plástico PET, foi aplicado calor e após retração obtivemos uma peça plástica com a forma correcta.
ImageImage
Os terminais foram isolados com tubo termoretráctil e aplicado folha de alumínio no interior do plástico.
ImageImage
Nas imagens falta colocar o fio que é equivalente ao terminal C da luz original.

Teste para ver se o alumínio não estaria a conduzir electricidade entre os pólos. Colocação do cabo para a ligação directa à carroceria que permite ligar e desligar a luz com a porta fechada.
Image

Diferença de luz com e sem reflector. Foi feita uma primeira foto com reflector com a exposição correcta e em modo manual, a segunda foto foi feita sem reflector e com a máquina configurada da mesma forma que na foto com reflector, para que possa ser visível o efeito. A única luz presente para fazer as duas fotos era a luz interna do VW.
Image
Agora aqui um gif animado para verem a diferença no carro (não é muita mas vale a pena)
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Sempre a aprender, mais um esclarecedor momento.
Deixa me perguntar profissionalmente em que área trabalhas estou a imaginar ligado à investigação e ciência :D

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock:
Perfeito, sem "nódoas"................... :wink: :wink: :wink:
É pá isso no meu tempo para as namoradas era mais para o escurinho :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Post Reply