Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
hfigueira_1

Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Boas, caríssimos amigos. Venho por este meio para vos dar a conhecer o meu projeto.

Há cerca de 4 anos criei o meu primeiro post neste forum, mostrando ao mundo o início do meu projeto, que entretanto ficou em standby, pois o tempo e o espaço na altura eram um pouco apertados. Hoje volto a criar um novo post, para mostrar o que andei a fazer desde Setembro do presente ano (há cerca de um mês e meio).

O veículo em questão é um VW Carocha 1300 de 1971, pertencente ao meu avô, que desde pequenino me fascinou e que eu sempre sonhei ser meu. Desde 2002 que esteve parado na garagem dos meus avós (foi a minha sorte hoje, não ter ficado à chuva e ao sol, o que me vai facilitar o restauro), e só passados 8 anos voltou a respirar (estávamos no ano de 2010).

Após tirar a carta de condução nesse mesmo ano de 2010, o meu avô ofereceu-me o tão desejado Carocha. Não esperei mais um dia, com a ajuda do meu avô e do meu primo começámos logo a tratar de o retirar da garagem para ver o que seria necessário para fazer voltar a andar. Foi então que reparámos nalguns pontos-chave que estavam em falta ou que necessitavam de reparo. Velas novas, distribuidor novo, canhão da ignição novo, foram algumas das peças que o fizeram voltar à vida.

Feitas as reparações mas ainda sem afinação, lá voltou a rugir, como se fosse novo. Mais descansados pudemos virar-nos para outros lados, foi aí que verificámos os calços de travão, mudança de óleo do motor e dos travões entre outras pequenas afinações.
Como estávamos nas férias do verão e tinha bastante tempo livre, decidi voltar-me para o interior. Tudo o que era forro saiu fora, bancos, carpetes... tudo. Comecei a limpar o interior para um dia mais tarde poder levar tudo novo.

Entretanto as férias do verão acabaram e após uma viagem de férias à Alemanha, eu e os meus pais decidimos comprar um carro para as minhas deslocações. Com o início da universidade e "carro novo" nas mãos, o Carocha acabou por ser uma "segunda prioridade". A partir daí ficou todo o trabalho em standby, na esperança de voltar ao trabalho o mais depressa possível.
Passou-se um ano, dois, três... até que no quarto parado, decidi que o sonho de o voltar a ver nas estradas era mais importante. Passou a ser uma prioridade que não podia esperar mais.

Até que chegamos a 2014. Comecei a ver de locais para alugar onde pudesse ter o meu espaço de trabalho, onde pudesse dar uma nova vida ao "Branquinho". Passaram-se 3 meses de procura sem sucesso, até que me chegou a notícia que a empresa onde trabalho ia mudar de instalações. Tal não é o meu espanto que, nas novas instalações, havia uma garagem com um enorme espaço, perfeito para o que eu queria. Falei então com o meu chefe, que prontamente disponibilizou o espaço para eu transformar esta relíquia numa jóia.

Sem mais demoras, deixo aqui algumas fotos que fui tirando neste mês e meio de trabalho (cerca de 1h diária e mais algumas ao fim‑de‑semana).

Podem consultar o álbum completo das fotos que tenho até agora neste link https://flic.kr/s/aHsk51srNc e acompanhar o projeto que se adivinha que vai ser um pouco extenso, dado o pouco tempo que tenho para me dedicar a ele. Espero que 2015 seja o ano em que este menino vai voltar a pisar as estradas portuguesas.

Desde já quero ainda agradecer ao meu avô pela grande máquina e por todo o carinho e disponibilidade;
Aos meus chefes Ruben, Artur, Miguel e José pela disposição do espaço, pois sem vocês este trabalho não seria possível;
Ao Marcelo Tonella e à Bianca que têm um canal no YouTube com muitos videos que aconselho a todos visitarem, para que possam aprender mais sobre os vossos Carochas (e não só) que podem ver aqui https://www.youtube.com/channel/UCJZ75y ... YJ0R53sjyw

Todo o material de ajuda será bem-vindo da vossa parte. Tenho muito ainda a aprender!

Desde já o meu obrigado a todos ;)
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by PAULOSIMOES »

Estas de parabens e todos os que te tem ajudado, a passagem de testemunho do teu avô não podia estar melhor agora é sempre a direito
E o Amazon ha fotos da maquina muita malta não sabe o que é

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

PAULOSIMOES wrote:Estas de parabens e todos os que te tem ajudado, a passagem de testemunho do teu avô não podia estar melhor agora é sempre a direito
E o Amazon ha fotos da maquina muita malta não sabe o que é
Boas, Paulo! Obrigado desde já ;)

Quanto ao Amazon, poderá haver fotos. Na família não era modelo único, o meu pai e o meu avô materno tinham um cada um, mas entretanto o meu pai vendeu o dele, ficando apenas o do meu avô na família. O estado é que não é o melhor, pois está num terreno aqui perto de casa ao relento. Não está nas melhores condições, mas poderia ser uma excelente base para um projeto futuro. Se houver tempo um dia destes vou lá e tiro umas fotos ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Esses gajos apodreciam muito e sempre foram uns mal amados, mas tenho visto coisas muito giras no brasil com as pick up Paratis
o que ainda fez mexer com o modelo foram os motores diesel maquinas dos diabos andaram uns quantos em taxi por Lisboa a arrastarem-se por causa da falta de peças (farois farolins e os cantos dos parachoques)

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

PAULOSIMOES wrote:mas tenho visto coisas muito giras no brasil com as pick up Paratis
Eu tive uma Parati, diesel e adorei! Comprada nova em 1986

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem vindo de volta.

O carro aparente estar bom de fundos e em boas condições de chapa, o que realmente irá facilitar em muito o restauro.

Quanto às fotos, acho que deverias ir colocando-as aqui, pois sempre irá enriquecer o tópico dele... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

ANTES
Image
Image

DURANTE
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

O "DEPOIS" está ainda para vir...

Entretanto este fim‑de‑semana abri o motor, estive a limpar tudo por dentro e provavelmente irá levar cambota e embolos novos. Não é que estejam muito gastos ou a necessitar de trocar, mas já que estou a fazer o serviço, então vou aproveitar para colocar algumas coisas novas... Em breve coloco mais fotos ou vejam tudo o que tenho até agora neste link https://flic.kr/ps/27Mrqu
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Obrigado a todos! ;)

Prometo ir atualizando consoante o tempo que tiver, mas diariamente tiro fotos ao que faço, para manter uma boa reportagem fotográfica que cubra todas as fases do restauro.

Em termos gerais o Carocha apenas apresenta ferrugem na base da coluna da porta, onde passa o ar. Creio ser o mesmo problema que todos ou quase todos os Carochas com esta idade, pois acumulava alguma humidade. Mas espero encontrar um bate-chapa que me ajude a remendar isso, até porque na loja do Brasil de onde mandei vir umas peças para o motor vi que vendem remendos da chapa, e essas partes são algumas das que estão disponíveis. Mas só vou começar a tratar da chapa quando todo o chassis estiver terminado a 100%. Vou fasear o projeto e neste momento ainda estou na primeira fase. Depois a segunda será a chapa e a terceira será o interior.

Quanto ao Amazon, sim, este é a diesel, mas creio te um problema na cabeça do motor (rachada, talvez) daí estar parado há mais de 10 anos. Há algum tempo que não o vejo, mas muito provavelmente teria de precisar de mais atenção que o Carocha, acho que deve ser mais complicado de voltar a andar...

;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Trabalho de ontem à noite... Eixo traseiro e caixa de velocidades fora.
A ver se até ao fim‑de‑semana consigo retirar tudo o que está preso ao chassis para poder passar ao tratamento e pintura do mesmo, para depois poder começar a montar as coisas como deve ser. Aqui deixo umas fotos do serviço.

Todos os conselhos e dicas são bem-vindos ;)

Deixo aqui mais uma vez o link do album onde tenho todas as fotos até ao momento: https://flic.kr/s/aHsk51srNc

Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Já agora, que estou prestes a começar a tratar do chassis, que tinta/material aconselham pintar a parte de baixo do chassis, a que fica mais próxima da estrada e que está passível de levar com água, lama e tudo o que estiver sujeito, de modo a evitar ao máximo a corrosão e o desgaste?

Tinta anti-ferrugem? Tinta impermeável? Quem sabe?... ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Também tenho um 1300 de 71 e a minha matrícula é IE-77-75, portanto é um irmão do teu 8)

trukas
✘✘

Post by trukas »

hfigueira_1 wrote:Já agora, que estou prestes a começar a tratar do chassis, que tinta/material aconselham pintar a parte de baixo do chassis, a que fica mais próxima da estrada e que está passível de levar com água, lama e tudo o que estiver sujeito, de modo a evitar ao máximo a corrosão e o desgaste?

Tinta anti-ferrugem? Tinta impermeável? Quem sabe?... ;)
Vou te dizer o mesmo que me disseram a mim.. Um bom primário e tinta abundante.
O carro está mesmo bom para arranjar.. Força nisso
type one addicted ...

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

hfigueira, não me leves a mal mas acho que não havia necessidade de fazeres o que fizeste

um carro nessas condições é uma pena levar restauro. nada se compara à condição original. no máximo uns interiores novos, algumas borrachas e reparação ao motor

quando chegares ao fim vais perceber o que quero dizer com isto
alexandre vicente

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

X 2..............................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Mas agora que estás a fazê-lo, não pares... Ficarás com um carro por muitos e bons anos sem nenhum problema... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply