Há cerca de 4 anos criei o meu primeiro post neste forum, mostrando ao mundo o início do meu projeto, que entretanto ficou em standby, pois o tempo e o espaço na altura eram um pouco apertados. Hoje volto a criar um novo post, para mostrar o que andei a fazer desde Setembro do presente ano (há cerca de um mês e meio).
O veículo em questão é um VW Carocha 1300 de 1971, pertencente ao meu avô, que desde pequenino me fascinou e que eu sempre sonhei ser meu. Desde 2002 que esteve parado na garagem dos meus avós (foi a minha sorte hoje, não ter ficado à chuva e ao sol, o que me vai facilitar o restauro), e só passados 8 anos voltou a respirar (estávamos no ano de 2010).
Após tirar a carta de condução nesse mesmo ano de 2010, o meu avô ofereceu-me o tão desejado Carocha. Não esperei mais um dia, com a ajuda do meu avô e do meu primo começámos logo a tratar de o retirar da garagem para ver o que seria necessário para fazer voltar a andar. Foi então que reparámos nalguns pontos-chave que estavam em falta ou que necessitavam de reparo. Velas novas, distribuidor novo, canhão da ignição novo, foram algumas das peças que o fizeram voltar à vida.
Feitas as reparações mas ainda sem afinação, lá voltou a rugir, como se fosse novo. Mais descansados pudemos virar-nos para outros lados, foi aí que verificámos os calços de travão, mudança de óleo do motor e dos travões entre outras pequenas afinações.
Como estávamos nas férias do verão e tinha bastante tempo livre, decidi voltar-me para o interior. Tudo o que era forro saiu fora, bancos, carpetes... tudo. Comecei a limpar o interior para um dia mais tarde poder levar tudo novo.
Entretanto as férias do verão acabaram e após uma viagem de férias à Alemanha, eu e os meus pais decidimos comprar um carro para as minhas deslocações. Com o início da universidade e "carro novo" nas mãos, o Carocha acabou por ser uma "segunda prioridade". A partir daí ficou todo o trabalho em standby, na esperança de voltar ao trabalho o mais depressa possível.
Passou-se um ano, dois, três... até que no quarto parado, decidi que o sonho de o voltar a ver nas estradas era mais importante. Passou a ser uma prioridade que não podia esperar mais.
Até que chegamos a 2014. Comecei a ver de locais para alugar onde pudesse ter o meu espaço de trabalho, onde pudesse dar uma nova vida ao "Branquinho". Passaram-se 3 meses de procura sem sucesso, até que me chegou a notícia que a empresa onde trabalho ia mudar de instalações. Tal não é o meu espanto que, nas novas instalações, havia uma garagem com um enorme espaço, perfeito para o que eu queria. Falei então com o meu chefe, que prontamente disponibilizou o espaço para eu transformar esta relíquia numa jóia.
Sem mais demoras, deixo aqui algumas fotos que fui tirando neste mês e meio de trabalho (cerca de 1h diária e mais algumas ao fim‑de‑semana).
Podem consultar o álbum completo das fotos que tenho até agora neste link https://flic.kr/s/aHsk51srNc e acompanhar o projeto que se adivinha que vai ser um pouco extenso, dado o pouco tempo que tenho para me dedicar a ele. Espero que 2015 seja o ano em que este menino vai voltar a pisar as estradas portuguesas.
Desde já quero ainda agradecer ao meu avô pela grande máquina e por todo o carinho e disponibilidade;
Aos meus chefes Ruben, Artur, Miguel e José pela disposição do espaço, pois sem vocês este trabalho não seria possível;
Ao Marcelo Tonella e à Bianca que têm um canal no YouTube com muitos videos que aconselho a todos visitarem, para que possam aprender mais sobre os vossos Carochas (e não só) que podem ver aqui https://www.youtube.com/channel/UCJZ75y ... YJ0R53sjyw
Todo o material de ajuda será bem-vindo da vossa parte. Tenho muito ainda a aprender!
Desde já o meu obrigado a todos