VW 1500 de 1967

Tiago Bento

VW 1500 de 1967

Post by Tiago Bento »

Ora viva pessoal.
Cá está o meu bicho de 1967, atenção que eu não percebo NADA de carochas. Digo que é de 67 porque apesar de ainda não ter conseguido encontrar os documentos, com a ajuda do número de chassis e da internet, ela disse-me que o carro é efectivamente de 67. Espero não estar enganado.
O motor é um 1500 pelo menos é isso que diz na tampa do motor. :mrgreen:
O carro foi reparado à alguns anos e o estado geral não é mau. Aliás tenho a certeza que uma afinadela nos travões e um toque aqui e outro toque ali ele ia à inspecção e passava sem problemas. (Oh pra mim a ser presunçoso :D )
Adiante. O carro era do meu sogro e foi arranjando a pedido da minha mulher antes do meu sogro falecer. Infelizmente ele faleceu e o carro nunca mais andou visto ser ele o único na família que ainda o trazia à rua de vez em quando.
Esteve guardado durante 12 anos na garagem da minha sogra tapadinho com um lençol pois mais ninguém andou com ele nestes 12 anos.
Este fim de semana, comprei uma bateria, improvisei um depósito de gasolina dei umas bombadas no acelerador e o bicho acordou depois de uma longa hibernação.

Andei a fazer umas pesquisas na net e tendo em conta a montagem do carro, cheguei à conclusão que se realmente o carro for de 67 tem montadas peças de modelos mais recentes. É neste campo que tenho algumas dúvidas e espero que alguém me possa elucidar.
Passo a explicar:

Aqui está o jeitoso. A frente de 67 tinha aberturas e grelhas cromadas para a buzina em ambos os guarda lama. Este não tem. Os guarda lamas são de um modelo mais recente certo?
Image

A lateral está porreirinha tem só um pouquinho de tinta estalada. Os para choques de 67 já são estes com a borracha á volta????
Image

A tampa do motor de 67 não tem lamelas de refrigeração é toda fechada certo? Esta tem as lamelas abertas, não sei se foi o meu sogro que pediu para abrir, ou se colocou uma tampa nova por achar mais bonita.
Image

Mas uma lateral e bom aspecto continua. :D Curiosamente os vidros traseiros não abrem. Supostamente o modelo de 67 abria os vidros para fora certo?
Image

O interior não está mauzinho, alías os estofos estão perfeitos. Apesar de eu não gostar muito do tecido escolhido.
Image

Os bancos não têm cintos não sei porquê, e a patilha que reclina o encosto também não está presente. Não sei se o banco é assim ou partiu-se e o meu sogro decidiu mandar estufar os bancos mesmo assim.
Image

O motor está bomzinho, não pinga óleo não está babado, pega à primeira e o relantim está certinho.
Image

Para já são estas as minhas dúvidas. Vou ser se consigo encontrar os documentos para verificar se realmente o bicho é de 67.

Abraço

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: VW 1500 de 1967

Post by PAULOSIMOES »

Bem vou começar ja eu a fazer o fato ao 1300

Grande maquina e bate quase tudo certo com o modelo do carro tem ai umas pequenas alterações mas por certo um pequeno trato que o sogro fez para o personalizar, ja os vimos bem mais alterados e anunciados como imaculados

- A cor das jantes e parecem estar alargadas na altura eram pintadas a duas cores e de 4 1/2"
- A tampa do motor corresponde a um modelo mais recente
-Os farolins traseiros sem luz de marca a traz e em consequencia sem valvula na caixa para os fazer acender

As pegas de puxar a porta com o friso cromado e nas moletas de abertura dos vidros o indicador de combustivel ,a cor dos botoes das modanças e das moletas em branco, o espelho na dobradiça da porta, no volante o aro cromado da buzina e no motor são caracteristacas do modelo anterior a 67 o alternador é uma peça de carros bem mais recentes
Nos interiores reparei que o friso e os interiores dos pilares trazeiros estão em preto provavelmente quando foi estufado tambem levou tejadilho os bancos eram inicialmente de napa preta granitada com gomos.
falta o batente da tampa do motor nesse buraco central e duas borrachas batente nos buracos mais ao lado

f_gomes

Post by f_gomes »

Pois é, está aí um belo carro, mas com diversas alterações que o fazem parecer mais moderno, que podem ter sido efetuadas por desconhecimento de quem fez o restauro ou por sua vez da vontade do proprietário de o colocar com um aspeto mais moderno (o que acontecia muitas vezes).

A matrícula do carro indica o n.º de chassis, e assim sendo este carro terá sido construído entre Dezembro de 1966 e Janeiro de 1967, podendo ter sido matriculado uns meses após.

Assim sendo, os guarda-lamas da frente e as ópticas são do carocha mais moderno, modelo pós Agosto de 1967, daí não veres as duas entradas com as grelhas cromadas, também os para-choques são dos mais modernos.

Na parte de trás os farolins também foram colocados dos mais modernos e a mala não tem as entradas, é totalmente fechada.

No interior o volante tem um aro de buzina cromado em forma de meia lua, esse deve estar partido. Não tem botões de manivela dos elevadores dos vidros brancos, são pretos e idênticos aos botões das luzes e das escovas do limpa-vidros que tens no tablier.

Julgo que o espelho retrovisor interior também não é do carro, pois parece-me preto e deveria ser todo cromado, os bancos foram estofados, pois a napa original seria preta com um picotado (na maioria dos casos).

Os vidros traseiros laterais com abertura e conhecidos por pop-out, são extras, por isso não vinham na maioria dos carros, assim como o tecto de abrir (isto cá em Portugal). No entanto este tipo de pop-out era frequente nos carochas de África do Sul.

Tens aí um belo exemplar, que precisa de tempo e uns mimos para pôr original, mas parece muito direitinho e isso já é um excelente principio.

Parabéns pela máquina.
"Dos 0 aos 100 no tempo suficiente ..."

Tiago Bento

Post by Tiago Bento »

Obrigado rapaziada já localizei os documentos.
E a data de matricula é: 08-06-1967 tal como eu suspeitava. Tive ontem a pesquisar a tarde toda na net características dos carros de 67 e este tinha bastantes apesar das alterações.

Bem lá vou eu gastar uns cobres na Hugopeças para comprar os guarda lamas, a tampa do motor e os pára-choques. Acho que o bico traseiro da carroçaria também não é de 67 mas tenho de pesquisar ou receber uma dica de alguém.

Já agora, amanhã tiro umas fotos de 2 carochas que estão aqui no quintal de um vizinho meu pré 67, que estão no purgatória à espera do inevitável. :( até mete dó.

Abraços

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Mas vais propor o carro concurso ???
Mete isso ė na estrada a gastar pneu e gasosa e se tiveres de gastar dinheiro ė na compra do segundo.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Realmente é um pre 67.
Era comum levarem com peças mais modernas, para fazerem umas"plasticas" , para actualizar os carros.

Eu deixava estar assim, e andava com ele, mais tarde decidia....
Por outro lado, também gostava de lhe devolver a originalidade, mas sou suspeito, o meu é dessa série +|- é de fevereiro de 66 e gosto dele como é..... :mrgreen:

Tiago Bento

Post by Tiago Bento »

PAULOSIMOES wrote:Mas vais propor o carro concurso ???
Mete isso ė na estrada a gastar pneu e gasosa e se tiveres de gastar dinheiro ė na compra do segundo.
Boas Paulo.

Não quero colocar o carro em estado de concurso, mas sou amante do purismo e gostava de devolver o aspecto original. Tens noção do preço dos guarda lamas e da tampa do motor e dos bicos da carroçaria?
Comprar um segundo tá fora de questão não tenho espaço para guardar mais carros cá por casa.

Vamos andando e vendo se os preços do material forem muito caros. Opto só por mandar pintar novamente e pronto.

Depende do tempo e do tempo (€€€€€)

Abraço

Tiago Bento

Post by Tiago Bento »

Luís Santos wrote:Realmente é um pre 67.
Era comum levarem com peças mais modernas, para fazerem umas"plasticas" , para actualizar os carros.

Eu deixava estar assim, e andava com ele, mais tarde decidia....
Por outro lado, também gostava de lhe devolver a originalidade, mas sou suspeito, o meu é dessa série +|- é de fevereiro de 66 e gosto dele como é..... :mrgreen:

Luís bom dia.

Sim pelo numero de chassis deve ter saído da fábrica entre Dezembro de 66 e Janeiro de 67. Foi Matriculado em Junho de 67.
Como disse ao Paulo Simões sou amante do purismo e se os orçamentos não forem muito altos gostava de devolver o aspecto de 67 (guarda lamas, tampa do motor, corrigir alguns pormenores interiores).
Porque de resto o carrito tá impecável.
Os fundos estão sólidos e podres não parece haver, portanto serviço de bate chapa é mínimo.
Para eu poder andar com ele assim, tenho de mandar reparar o sistema de travagem todo e a direcção tem uma folga exagerada. Portanto o que eu pensei é se for para começar a mexer, é para mexer e fazer tudo como deve ser.
Logo se vê o que decido junto com a minha mulher.

Abraço

Tiago Bento

Post by Tiago Bento »

Bom dia rapaziada.

Hoje a caminho do trabalho passei pela casa de um vizinho meu e tirei estas fotos.
2 carochas cancerosos que morrem ali e assim como estão. Dá pena penso que são ambos pré 67.

Image

Image

Este é bicolor :D

Image

Image

Abraços

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Tens aí um belo exemplar e que para mim é (sem dúvida) um dos modelos mais bonitos: carocha 1500 de 66/67. (eu também tenho um!)
Image

Sou igualmente da opinião de ires queimando gasolina sempre que puderes, mas pelo carro que é eu iria ao mesmo tempo tentando coleccionar tudo para o colocar como realmente era.
Confirma-me SFF se os travões da frente são em disco?
Parabéns pela máquina

trukas
✘✘

Post by trukas »

Boas.
O carocha está jeitoso eu se fosse a ti lavava-o bem por dentro e por fora e não mexia em nada.. A sério.. Quanto mais se mexe mais dinheiro se estraga..
O carocha do quintal do vizinho era uma compra brutal por cinco tostões.. O primeiro das fotos.. Vai perguntar quanto é que o sr. quer por isso antes que seja enfardado.
type one addicted ...

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

O primeiro tem ar de ser um split, pelo ventilador (gela saco) , ou seja um caixa dura.

Valia bem a pena voltar a ser um split.... :wink:

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Luís Santos wrote:O primeiro tem ar de ser um split, pelo ventilador (gela saco) , ou seja um caixa dura.

Ora aqui esta um carro que vale umas fichas na mesa olha para ele que não te vais arrepender o outro não ė de 67 tem de ser anterior tens as jantes fechadas e a posição dos ventiladores.

Tiago Bento

Post by Tiago Bento »

PAULOSIMOES wrote:
Luís Santos wrote:O primeiro tem ar de ser um split, pelo ventilador (gela saco) , ou seja um caixa dura.

Ora aqui esta um carro que vale umas fichas na mesa olha para ele que não te vais arrepender o outro não ė de 67 tem de ser anterior tens as jantes fechadas e a posição dos ventiladores.
Bom dia Paulo e Luís.

Segundo a anecra o de matricula CL terá de ser ou de 63 ou 64. http://www.anecra.pt/gabtec/p002.aspx
O HI de 59 ou de 60. http://www.anecra.pt/gabtec/p002.aspx

Belas máquimas mas devem estar tão maduras que quando alguém lhes pegar é uma dor de cabeça. Além de eu não saber se existe documentos. Tenho de apanhar o meu vizinho e perguntar-lhe.

No site do IMTT a matricula do CL não foi cancelada. A matricula do HI como falta um número introduzi os números em falta do 0 ao 9 e todas deram não canceladas, com excepção de HI-48-69 portanto existe séria probabilidade de este não ter a matrícula cancelada.

Abraços

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

só agora vi esta máquina

está lindo. eu não mexia em rigorosamente nada excepto colocar cintos que a partir de 66 passaram a ser obrigatórios

quanto à tampa da mala é de longe muito mais bonita que a de origem além de ser bem melhor para ventilar o motor
alexandre vicente

Post Reply