1300L de 1969

Post Reply
malmeida14

1300L de 1969

Post by malmeida14 »

Sou novo na área dos VW, que lá por minha casa, nos anos 60 e parte dos 70 o meu pai "era mais minis". A minha maior experiência foi uma viagem Lisboa - Castro Marim e volta num 1303S de uns amigos, laranja muito bonito e com um escape jeitoso, em 1976, pleno Verão.

Neste momento tenho um 1300L de 1969, que espero usar um pouco mais para além das simples voltas de fim-de-semana.
Segundo o que me disseram há dois donos atrás o carro foi revisto e pintado, com uma despesa supostamente elevada. Desde aí não andou muito e tem estado “arquivado” em garagem.
A ideia geral é corrigir/compor algumas pequenas coisas e usar o carro sem problemas como está (manutenção adequada claro!), não será colocar o carro com as especificações com que saiu de fábrica (pintura por exemplo, não eram bicolores pois não?), mas também não o quero modificar.
O meu problema com os clássicos perfeitos é que acabo por entrar numa agitação mental em que os começo a poupar com medo de estragar e depois desfruto pouco.
Penso que com isto ficaram com a ideia do que pretendo deste carro, usar para prazer pessoal e ao mesmo tempo divulgar o modelo junto dos mais novos.
Penso que há detalhes que gostaria de corrigir e compor. Por exemplo, o porta luvas não tem o sistema com chave e tanto quanto percebi no 1300L vinha com chave.

No meio disto tudo também gostava de saber um pouco mais do histórico deste carro, casa alguém tenha informações.

Peço que tenham paciência comigo porque só há uns poucos anos é que lentamente começou a germinar o meu interesse por estes carros, pelo que sou muito ignorante.

Ficam aqui algumas fotos ainda de quem me vendeu o carro e depois, há medida que for tendo dúvidas ou for mexendo no carro publico mais.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Re: 1300L de 1969

Post by HUGO bOSS »

Bem vindo. Parabéns pela máquina. :)

Quanto ás questões... efectivamente só os cabrios, e não eram todos, saíram com duas cores. Os teus estofos também foram refeitos, bem como as forras laterais. Deveriam ser de origem de uma só cor... eventualmente em preto. Na mesma estão com bom aspecto e até fizeram-lhe a bolsa da porta do lado direito, uma característica dos "L".
O que noto no porta luvas, é que acabaram por colocar-lhe um dos dois manípulos da soulfagem, que estão em falta nos dois buracos no centro do tablier...
Quanto ao uso do rapaz, estou plenamente de acordo! ;) Vai colocando mais fotos!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelos comentários.
A questão dos dois buracos dos comandos do aquecimento/ventilação é uma das coisas que gostava de corrigir, mas penso que faltam no sistema algumas peças. É um dos pontos onde vou precisar de ajuda. Depois coloco imagens.
Uma coisa que me mata neste carro é o rádio... à parte isso, para um ignorante do tema, o carro está engraçado apesar de não original.
Por originalidade, uma dúvida que já me colocaram foi se as jantes que tem vinham de origem. Li que os 1303S tinham, mas suspeito que este modelo não, será?
José Almeida

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Olha mexe e pouco e anda muito tu e a tua família gostam portanto desfruta o resto é treta................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Esse carro nasceu com o tablier forrado ainda tens os botoes originais e o cinzeiro uma capa muito bonita que da um ar composto ao tablier as jantes sairam em modelos bem mais tarde ja a meio da decada de 70

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

De facto esse carro tinha o tablier almofadado. Conseguem-se ver pelos furos nos cantos superiores e pela folga à volta do porta luvas, além do cinzeiro mencionado pelo Paulo.

João
VW 1302 Jubilee

malmeida14

Post by malmeida14 »

Atualizações (poucas)
Meti 100km no carro. Estou surpreendido relativamente a forma como curva comparado com carros contemporâneos que guiei já lá vão uns 30 a 35 anos (italianos e franceses).
Acho que parte do que vou encontrando resulta do carro ter estado parado, por exemplo, os bancos não corriam nas calhas. Está tudo "colado" ou "solto". Tenho-me dedicado a ressuscitar sem esforço estas pequenas coisas. Em breve tem de levar uma revisão mecânica.
Recebi duas alavancas para reclinar as costas dos bancos da frente para entrar pessoal para trás. Quando as fui montar descobrir que no passado alguém tinha colado as anteriores que entretanto tinha os resto mortais ainda dentro dos bancos... Depois de alguma luta lá consegui retirar os restos e recuperar as molas. Depois foi só montar as novas. Não percebo porque colaram, porque me pasce que os sistema funciona bem como está. Bom, os passageiros de trás já entram e saem bem.
Image Image Image

Estou agora à espera da tubagem da gasolina para zona do porta-bagagens que tem uma fuga e resolvi substituir tudo. Depois de consultar o site TheSamba percebi que os tubos para saída de vapores seriam como coloquei na imagem (há uma parte do trajeto por trás da entrada de ar - será para ter uma zona elevada em relação ao depósito para não fazerem de sifão?) e a sair o tubo comum à esquerda do carro (será?). No meu neste momento sai à direita, não tem o buraco à esquerda e não têm uma parte acima do nível do depósito. Desconfio que a confusão de fios eléctricos também tenha de ser arrumada.
Image Image

Quanto a recuperar o carro para o estado original... perdoem-me os puristas, não me vou meter nisso, até porque tinha de o pintar todo, descobri que em novo era branco. Mas nas minhas intervenções espero não afastar ainda mais o carro do seu aspeto original.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Atualização: substitui toda a tubagem pré depósito de combustível e coloquei umas borrachas novas nos pedais (faltava a da embraigem). No caso dos tubos para encher o depósito, depois de desmontar só uma das juntas tinha o vedante de borracha que li que será recomendável colocar em todas as juntas. Não sei se os coloquei no sítio certo, mas não encontrei informação. Abaixo coloco o antes e depois.
Image
Image
Image

Coloco aqui o trajecto dos tubos de respiração do depósito. A amarelo o que sai do lado direito do depósito, a vermelho o que sai do lado esquerdo e a azul o tubo comum. Gastei 4m de tubo.
Image
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

malmeida14

Post by malmeida14 »

O título deste tópico é 1300L de 1969, porque me tinham dito que o carro seria de 1969. Sucede que pelo número de chassi é de Abril de 1970 e a matrícula também é de 1970.
Entretanto tenho feito pesquisas e estou em fase de "meditação" quanto ao motor. Na parte de controlo de fluxo de ar na zona do motor faltam-me:
- O termostato e respectivo mecanismo com os "flaps".
- O cabo e respectiva plava para controlo do ar que entra no carburador (quente ou frio).
- As duas pequenas placas que ficam entre os cilindros na parte de baixo.
Image
O resto parece-me que está lá tudo.
Do que li sobre estas últimas placas é que serão muito importantes estarem presentes para a correcta refrigeração e para serem montadas implicam tirar o motor e desmotá-lo parcialmente. Se assim for, aproveitando o motor estar fora do carro se calhar vale a pena ir um pouco mais a fundo na revisão e será de meter tudo o que falta? Estarei a pensar bem? Isto tendo em conta que o carro não é só para fazer só um passeio curto uma vez por mês.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Ė verdade essas chapas sao muito importantes devem lá ir parar não tens que abrir o motor para as metere da trabalho mas podes desmontar os veios dos martelos tiras os tubos colocas as chapas e trocas os tubos por uns de mola.

malmeida14

Post by malmeida14 »

Não tem havido grande evolução por falta de tempo.
Ainda tenho de fazer uma lista do que fazer proximamente. O Paulo Simões já me deu umas dicas e, já agora, obrigado pelos conselhos.
Diário de bordo.
Limitei-me a limpar o platinado e a confirmar a folga, limpei as velas, tinham uma folga abaixo dos 0,6mm, passei para 0,7mm e o carro parece que ficou a trabalhar melhor. Eventualmente a melhoria também pode ser de alguma limpeza grosseira no carburador com as voltas de teste.

Ontem estava a tentar ajustar a folga da direção, tinha tirado o pneu, fechei a tampa do porta-bagens e... bloqueou. Vi que tirando o rádio se conseguia aceder ao cabo. Quando percebi que tinha de tirar o volante para tirar o rádio e que mesmo assim não era garantido, porque ficava uma caixa externa do rádio encostada ao porta luvas, tentei a abordagem pela abertura de inspeção na zona do pneu:
Image
A descrição mais detalhada que encontrei foi com lanterna e um espelho. Como tenho um endoscópio chinês de 10 euros, usei-o para direcionar um gancho de metal para puxar o cabo. Não abriu, penso porque a folga era muita. Depois com uma chave fendas e com a ajuda do endoscópio lá dei umas pancadas no trinco e abriu.
Image
Já afinei o sistema, mas entretando deixei outro cabo em paralelo a sair por baixo do carro, como solução de curto prazo. Gostava de ter um sistema de "backup", caso este volte a falhar e tenha o pneu dentro do porta-bagagens. Alguém tem um sistema destes?
José Almeida

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Vê se consegues colocar um bocado de óleo dentro da protecção desse cabo de abertura do capot, e com o capot aberto puxa várias vezes o cabo até ficar leve, digo eu aqui de longe, tive um 1300 4/1969, que tinha esse problema, foi assim que resolvi um problema idêntico na altura.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Quando recebi o carro, porque esteve parado numa garagem uns anos, andei a lubrificar várias coisas inclusive este cabo, em concreto com WD-40. Eu desconfio que aqui o que falhou foi o parafuso de fixação do cabo (na zona do fecho) que devia estar meio frouxo, porque para afinar tive de puxar "muito" cabo e não me pareceu que o cabo tivesse saído do trajeto normal. Mas obrigado pela dica :D, pois sendo eu novo no mundo VW a ar, fiquei na dúvida se esta situação seria frequente, assim, se a lubrificação evita problemas, fico mais descansado.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Testei a abertura do capo e na sequência de mais uns bloqueios, resolvidos com o cabo de recurso, detectei alguns padrões que associei ao problema, mas posso estar errado dada a minha inexperiência. Para além do cabo com folga:
- A manga onde corre o cabo acaba uns 40 cm antes do fecho e o cabo estava a encostar na chapa (é assim?). (A) Acrescentei manga e parece que melhorou.
- Puxando a alavanca no porta-luvas relatiamente depressa e largando tem tendência a não abrir, mais devagar ou deixando a alavanca me baixo 2 a 3s não bloqueia - não dá tempo do capo abrir? Será só da falta de uso?

Editei
A - encontrei uma imagem no fórum thesamba onde vejo a manga ir até ao fecho.
Image
José Almeida

Post Reply