1300L de 70- Low budget tudo feito no quintal :)

macsoft
Posts: 297
Joined: 06 Oct 2007 14:31
Location: Lx

1300L de 70- Low budget tudo feito no quintal :)

Post by macsoft »

Antes de olharem para ele tenham em conta q o orçamento é muito reduzido, logo tive q ser eu a fazer tudo. A maioria das coisas fui aprendendo, logo não está profissional nem era essa a intenção.

O carro é de 1970, mas tens algumas peças mais antigas porque gosto mais do aspecto dos carochas de 50, os farois por exemplo. Para contrastar tem uns elementos modernos.
Fiz tudo sozinho e descobri q o lixar e o pintar não sao tarefa facil... por isso a pintura ficou longe do ideal. Talvez mais tarde junte uns trocos para o mandar pintar.

As alteraçoes q mais se notam são os guarda-lamas de '50 para levar os farois de '50, com piscas "shaved", ou seja, tira-se os piscas do topo dos guarda-lamas e fecham-se os buracos. Os piscas passaram para baixo dos farois.

Era branco, agora ficou azul por fora e todo branco por dentro. interiores todos forrados a napa branca.
Os estribos em alumínio antiderrapante, e os embelezadores de guuarda-lamas (unem os estribos aos guarda-lamas) feitos a partir de um caixote do lixo em inox.

Atrás, tem um Pope's nose" (nariz de Papa- casa para luz de matricula) antigo, e alterado para encaixar na tampa de motor de 1970.

O simbolo de trás tirei e tapei os buracos. Meti apenas ao centro o simbolo de Wolfsburg (a cidade onde nasceram os carochas).

As luzes de trás são completamente diferentes, são luzes para serem usadas em reboques que alterei para funcionar com LEDs ultra-brilhantes e usei a borracha de rebordo branco usada na junçao dos guardalamas ao corpo.

Os para-choques sairam e ficam só as barras cromadas que se vêm( T bars).
Jantes pintadas da cor da carroçaria e tampões tipo Moon, aros brancos nos pneus.

Espelho lateral na carrocaria removido e tapado o buraco e meti dois espelhos redondos nas dobradiças da porta.

Tampa de combustivel tapada. Agora abre-se a mala para meter gasolina.

Mais alteraçoes para o exterior e MUITAS engenhocas para o interior. Gosto muito de "invenções" electrónicas, por isso este pópó vai ficar como tenho a casa: todo automático.

- Vidros electricos feitos a partir de duas aparafusadoras/berbequins sem fios de 10 euros.

- trancas electricas com comando e aproveitei o botao amais q o comando tinha para abrir a mala para inventar um remote-start: carrego num botao do comando e liga-se o pópó. O motor do carocha gosta de estar 2 ou 3 min ao ralenti antes de começar uma viagem. Se ligar o motor antes de sair de casa, quando chegar ao carro é só arrancar :) (auto-shut off ao fim de 5, 6 min se nao se meter a chave na igniçao, só para o caso de alguem tentar levar o carro por tar ligado sem ninguem la dentro)

- gosto mto de manómetros, então alem dos habituais (temp de oleo, conta-rotaçoes, pressao oleo, volts, amperes, etc), inventei mais alguns. Tenho um manometro q me diz em que mudança o carro está(fiz a partir de uma maquina de calcular e detectores por iman tipo alarme de janela), e por baixo desse transformei um velocimetro de bicicleta para funcionar no automovel: o sensor no tambor da roda. assim tenho um velocimetro muito preciso (comprovado comparando com velocidade de GPS) sempre bom para os radares, uma vez q o velocimetro original alem de pouco preciso, o ponteiro é um bocado saltitao. Alem disso tenho as restantes funçoes de um velocimetro de bike: velocidade media, distancia percorrida (bom para fazer médias de gasto), tempo, etc.

Estou a fazer um site com o acompanhamento fotográfico da construção de toda esta maluquice, depois deixo o link. Desculpem-me os puristas!

Para já, umas fotozinhas:

fotos ANTES:
Image
Image

Agora fotos do DEPOIS: (ainda nao tinha os interiores nestas fotos)
Image
Image
Image
Image
Image

Mais engenhocas em construção!

(corrigidos links de fotos)
Last edited by macsoft on 27 Jan 2008 21:08, edited 1 time in total.

Jean Melim
✘✘
Posts: 1178
Joined: 24 Jan 2007 14:32
Location: Queluz

Post by Jean Melim »

Parabéns pelas engenhocas...

Quanto a fazer tudo por ti mesmo, eu sei bem o que isso é... também fiz tudo no primeiro carocha que tive, mas antes de o acabar, comprei um a andar e vendi a carroçaria do meu...

E agora tenho um carocha branco de 70 igual ao da tua foto...

e o "resto" que sobrou do meu carocha agora é quase um buggy...

Continuação de boas invenções

Cumps
Jean Melim


Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

dleitao
Posts: 340
Joined: 04 Aug 2007 16:13
Location: Peniche
Contact:

Post by dleitao »

gosei das ponteiras....bom aspecto...ficou bem para um orçamento baixo.
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Alguem avisa o Kastenwa para não passar por ca?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Muito bom para restauro de quintal! Eu proprio ja sou especialista nisso!

Gosto bastante da opção shaved, só acho bastante incoeirente com os piscas de traz. Porque não optaste por uns tipo oval ou '59? Ou porque não umas replicas "teardrop" de ford '30? Tinha mais a ver e não são caras!

A azuliçe do motor é um pouco '80s, demodé mas tudo bem. É preciso é que ande e bastante! Esta bem melhor que um banal 1300.
Plastic cars sucks!

User avatar
Nirvana
✘✘✘✘✘
Posts: 4144
Joined: 24 Jan 2007 13:47

Re: '70 VW 1300L low budget tudo feito no quintal :)

Post by Nirvana »

macsoft aqui vai um comentário de quem tem gostos puristas: concordo com o Pinela quando diz que outro sistema de luzes atrás se enquadrava melhor, e acho que as embaladeiras com material anti-derrapante se sobressaem em demasia no conjunto.. talvez pintadas na cor da carroçaria ou em preto ficassem melhor.
macsoft wrote:- Vidros electricos feitos a partir de duas aparafusadoras/berbequins sem fios de 10 euros.
Estou curioso em relação a isto :shock:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Re: '70 VW 1300L low budget tudo feito no quintal :)

Post by Eduardo Pinela »

@ Nirvana:

Côr da carrosseria!
Plastic cars sucks!

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Post by nezz »

as luzes traseiras é que não batem certo com o resto do carro. assim como os estribos (mas aqui será mais o gosto). para um restauro home-made está óptimo. parabéns :wink:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

surfistaprateado
✘✘✘
Posts: 1976
Joined: 27 Jan 2007 05:21
Location: São Pedro do Estoril

Post by surfistaprateado »

Good work!!
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Para um trabalho "de quintal" podia estar bem pior...

O resultado é escolha do dono, mas acho que os estribos dão demasiado nas vistas.

Será que dá para o Toiga ou Jnar fazerem uma simulação em photoshop com o estribo em azul (carroçaria), em branco (condizer com pneus) e em preto (standard)?
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Hei! Tens sempre o "busselecta.com"
Plastic cars sucks!

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Post by HUGO bOSS »

Deu para aprender muito, certo?
Agora se gostas de juntar o antigo ao novo e vice-versa, acho que realmente uns estribos da cor do carro e uns farois mais antigos, ficariam a matar...
Piscas da frente, porque não dentro do farol? :roll:

Ou atrás das grelhas?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

macsoft
Posts: 297
Joined: 06 Oct 2007 14:31
Location: Lx

Post by macsoft »

Boas!
Em relação aos estribos, tiveram q ser feitos de raiz, pq os paralamas frontais q encontrei num ferro velho vinham cortados embaixo, logo não podiam levar uns estribos classicos. Pinta-los era complicado, o alumínio agarra mal a tinta. De qq maneira para um orçamento reduzido comprar estribos nao era grande ideia...
as luzes traseiras foi uma paixao de mtos anos... Desde a primeira revista de carochas transformados q vi qnd era puto, estava lá uma com luzes destas (tinha 4 em vez de 3) e chamem-lhe panca ou mau gosto, mas eu gosto, dá um ar retro, q gostei de ver. Alem disso foram 20 euros os 6 farois :)

As ponteiras são daquelas do hipermercado :)

Piscas da frente gosto da ideia de mete-los dentro do farol, achjo q foi a ansia de ter o carro pronto para a andar q me apressou esse pormenor, como mtos outros, e acabei por meter iguais aos de trás. Alem disso o restauro fi-lo na casa da terrinha q fica a 150 km de lisboa e das lojas de carochas. Assim, qnd me esquecia de levar alguma peça, só no fim da semana (vinha a casa aos fins-de-semana) é q tinha acesso à loja, logo varias coisas tive q usar o q encontrava em lojas locais genericas.


Quanto aos vidros electricos, foi uma engenhoca mais complicada. Implicada dobrar em 90º o apoio onde se insere a manivela, e em vez da manivela, fixa-se o bocal de uma aparafusadora electrica. Tenho fotos de todo o projecto nos seus vários estagios de avanços ( e recuos), tou a organizar tudo para fazer um site com isso, e com os pormenores das engenhocas.

Lembrem-se: a ideia era ter o carro pronto para andar o mais cedo possivel, e mais importante: fazer tudo com o mínimo gasto possivel :)

Ouvi aqui várias ideias engraçadas, mas como em tudo, cada qual tem os seus gostos, e acho q cada um de nós tem a sua propria ideia do q ficaria melhor.

O meu maior desgosto nao se percebe mto nas fotos, mas é a pintura. Mas não tá descartado um dia juntar uns trocos para mandar fazer como deve de ser.
Embora tenha uma vantagem: como está em mau estado, estou mto mais à vontade para andar com o carro todos os dias, e qq "quinca" na pintura, resolve-se com uma lata de spray da mesma cor e uma polidela.

Como queria um carro para andar todos os dias e nao tenho garagem, era importante q tudo o q pudesse ser robado/estragado fosse facil/barato de substituir. Logo, estragos na pintura resolvem-se facilmente c o spray. Os espelhos são 15 euros, os tampoes nas rodas creio q 10 euros, etc.
Curiosamente (tirando um risco ou outro), a predilecção tem sido para me roubarem as tampas dos pipos...Já o fizeram 3 vezes... antes isso q outra coisa qq. Vasse lá entender o mercado para tampas de pipos roubados :)

O que foi mais caro foram os estofos de napa branca, mas isso está um pouco mais protegido dos "hooligans" transeuntes, e limpa-se mto bem com sonazol.

Obviamente q o ter este carro nao invalida um dia mais abastado ter um todo original. Como todos sabemos quando se apanha o bixinho do carocha, fica-se viciado para a vida!
VW 1300L, 1970

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Post by HUGO bOSS »

Ainda bem que estás "agarrado"!
Assim, um original e um outro transformado! :lol: :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Kastenwa
Posts: 472
Joined: 24 Jan 2007 13:52
Location: Porto

Post by Kastenwa »

1*
O proprietário explicou de forma clara, o objectivo a atingir.

2*
O resultado final não descaracteriza totalmente o VW.

3*
Mesmo os farolins traseiros e os estribos, apesar de horríveis, estão justificados: gastar o mínimo de dinheiro possível.

4*
Eis algo muito raro:

o proprietário não se queixa das " longas horas de trabalho, tempo e dinheiro investidos, etc. "

5*
Não vislumbro uma ponta de vaidade, falsa humildade.

Apesar de não gostar do resultado final, reconheço algum génio na forma como foram efectuados alguns trabalhos e compreensível a preocupação com os mais baixos custos possíveis.

Post Reply