1302 de 1970 (Ano VW '71) - O "Pestaninhas"

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

1302 de 1970 (Ano VW '71) - O "Pestaninhas"

Post by HUGO bOSS »

Só hoje ao verificar o tópico do índice dos projectos, é que constatei que nunca criei um para o meu "Pestaninhas", apesar de ter falado dele aquando a minha apresentação...

O carro foi adquirido por mim em 1996, e estava em mau estado... e conforme fui desmontando, constatei que estava ainda pior! :lol:

Tenho algures um albúm com algumas fotos aquando a aquisição... da altura pré-histórica, perdão, pré-digital...

O carro era pertença duma professora que havia emprestado (dado) a um casal de sobrinhos... Havia comprado o carro em 1970, a um familiar que trabalhava num stand da VW em Portugal Continental, em segunda mão.

A primeira dona (pois, o meu carro era de senhoras... :lol: ) andou com ele apenas 3 dias, pois como era uma estrangeira muito alta, devolve-o por não caber nele... :shock: :D

Parado na berma da estrada, agonizava lentamente com o vidro do lado do conductor aberto uns 10cm (de admirar nunca lhe terem roubado nada) á chuva e ao sol, dia após dia, perto do meu trabalho na altura...

Após investigações pela morada que estava no tablier, obtive um nº de telefone da suposta dona... mas que residia no outro lado da cidade e durante mais de 6 meses nunca atendeu o telefone... :?

Após julgar que poderia ter-se mudado e abandonado o carro, já não ser a dona ou até morrido, um dia alguém atendeu e soube da história do carro, tendo estado uma boa meia hora ao telefone, faltando até a uma aula por isso (estudava à noite na altura).

O negócio foi feito, e levei para casa, sem seguro, o carro com dois amigos. Numa altura que os telemóveis eram uns 100 contos, restava-me a mim ir á frente com o Corsa de meu pai, esperando não haver uma operação stop...

felizmente que tudo correu bem, e nesse primeiro fim de semana constatamos que as facturas existentes no carro, no valor de 100 contos (isto em 1996), correspondiam efectivamente a trabalhos mecânicos efctuados no carro... nomeadamente na caixa de velocidades e motor, bem como travões.

Um rapaz quis comprar o carro cerca de um ano antes, e ao levá-lo para experimentar, resolveu colocá-lo numa oficina, sem consentimento dos sobrinhos da dona... o que levou a estes a pagarem as facturas e desistirem da venda, até eu aparecer...

Resumindo uma já longa história, andei com o carro dois anos, até 1998, ano em que as IPOs passaram a ser obrigatórias na Madeira... Com seguro até Novembro desse ano, foi encostado no quintal...

O cancro que alastrava nas longarinas e fundos era por demais evidente... fruto de muita água que havia entrado pelo vidro aberto.

Ignorando os conselhos de muitos (familiares e amigos), este carro que havia sido o primeiro a registar no meu nome, resolvi arranjá-lo...

A partir daí, continuando a estudar à noite e trabalhando durante o dia, fui poupando algum e comprando as peças necessárias aos poucos...

Numa era em que a Internet ainda era algo recente em Portugal, sendo o seu acesso complicado a mim, restavam-me as revistas da especialidade para ter ideias e algumas casas nacionais na altura (Loja do Carocha e Moçauto) para arranjar as peças, bem como o agente VW na altura na região.

Em 1999 iniciou-se o trabalho, tendo desmachado todo o carro para este seguir para o bate chapas.

Os remendos já feitos (fundos de porta, cavernas da frente e de trás, pilares de portas, fundos dos paineis laterais) e as peças novas (longarinas, fundos, saia traseira) deram uma grande ajuda...

Muitos outros remendos foram feitos e resta-me dizer que foi o 13º bate chapas que aceitou esta tarefa (hoje em dia reconheço que o carro estava mesmo muito mau)... :oops:

Nesta fase, as fotos foram tiradas, mas infelizmente o rolo estragou-se, pois ao puxar a máquina cortou os "quadradinhos" laterais, sem eu me aperceber, e foi sobrepondo as fotos... :roll: :x :(

Com portas e capot acertados (o da frente muito mal - não me apercebi na altura :x ), foi altura de pagar a conta (e que conta :x :? :( :( :( ) e levar o carro para casa de uma tia minha, onde iria ficar até 2005 para ser concluído... no quintal...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O carro então foi levado à chapa, por mim e dois berbequins, com a ajuda de vinte e muitos discos de nylon... :shock:

Peça por peça, painel por painel, por baixo, por cima, dentro, fora, todo ele...

E depois fui-lhe aplicando primário... e betume... e com a preciosa ajuda do Miguel (BM8878 aqui na Garagem), fui aprendendo muitas técnicas e truques...
Image

E num dia pintamos a carroçaria por baixo, bagageira, compartimento do motor, cavernas, interior e guarda lamas por baixo.
Image

Foi começar às 9 da manhã e acabar à meia noite... :shock:
Image

Uma estirada daquelas... com 2 camadas de HS, 1 de anti-gravilha branco (sim, existe em branco), 2 de tinta branca base, 2 de branco pérola nacarado e finalmente 2 de verniz... sempre a abrir, sem deixar secar a camada anterior... e ao ar livre... :?
Image

Depois fui preparando o resto da carroçaria para o pintor profissional... que acabou por pintá-lo na estufa.

Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

O chassis ainda foi eu quem o pintou... com massa a vedar, anti-gravilha e primários, e tinta final... acho que foram dois dias de trabalho... :roll:

A ida para o pintor ainda demorou... sendo apenas em finais de 2001... regressando a casa da minha tia em Fevereiro de 2002...

Image

Comecei logo a tratar de montá-lo, e até tive uma ajuda da minha "cara metade" para colocar o forro do tecto...

Toca a esticá-lo, e como éramos 3, a tarefa até foi fácil...

Image

Nada como já comprar o "pré-fabricado", é só cortar depois a janela à medida...

E depois fui aplicando as placas de insonorização...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Phernandes

Post by Phernandes »

Ainda há carros com sorte e esse foi um deles por ter ido parar as tuas mãos . :wink:
Foram muitos anos até o "pestanhinhas" ficar pronto mas valeu a pena....
Agora podes é continuar com a história e de preferência com muuuitas fotos á mistura.... :lol: :lol: :lol:

Abraço...... :wink:

BM8878

Post by BM8878 »

Belos tempos... 8)
Aquele abraço ilheu,

Miguel

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

E que belos tempos... sábados e domingos até às tantas... :lol:

Continuando a história, a saga da montagem demorou mais de um ano, aproveitando os finais de tarde e algumas 6ªs e sábados já pela noite dentro...

De salientar que o carro estava no quintal, como as fotos documentam, e sendo uma zona residencial, os barulhos eram de evitar ao máximo... :roll:

Sendo um 1302, resolvi instalar alguns extras de época, como as mangas de disco dum 1302S... que levaram discos e calços novos e mais tarde (já no fim da restauração) pinças da ATE novas...
Os Pop-out vieram da Volks Heaven, na Inglaterra... Cromados para a carroçaria, borrachas protectoras para os pára choques, retrovisor para o lado direito, pálas do sol novas, consola central...

E eis que chega o Dia Mundial do Carocha e ele não estava pronto...
Image

E ele foi levado na mesma, graças a insistÊncia da malta! :lol: :D

Image

Estavamos em 2004, a pouco menos de um ano da data limite para o fim... o meu casamento a 7 de Junho de 2005... e ainda estava assim...
Image

Não havia tempo a perder, e mesmo na concentração era preciso trabalhar! :lol: :lol:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

nezz
★★

Post by nezz »

lá estão as famosas calças :lol:

finalmente o tópico do Pestaninhas! mais mais
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Com o passar dos meses (e sem máquina digital na altura), os avanços eram lentos, devido ao meu trabalho e estar a estudar à noite, todos os dias da semana das 19 às 23 e aos sábados de manhã... :?

No entanto, o casamento era inadiável... e por isso mesmo tive de dar o máximo, e com a ajuda do Miguel (o nosso BM8878), as coisas avançavam...

O meu desespero maior foi a duas semanas da data do "nó", constatar na rectificadora que as pinças de travão tinham os êmbolos estragados... e as jantes que tinha (as famosas usadas nos Brazílias), já devidamente decapadas, metalizadas e pintadas de primário, ao levarem tinta cromada (uma novidade em spray na altura :? :x ) e verniz, pelaram completamente... :shock:

Tive de encomendar à Hoffann-Speedster umas com urgência... que só recebi na 6ª à tarde... estava mesmo a mandar um mail a eles a estranhar a demora e o transitário a me bater à porta... :lol:

Toca a montá-las e para desespero meu, derramavam óleo...

2ª o carro seguio para a oficina da Auto Viveiros para afinar os travões, motor e suspensão traseira...
Ficou pronto na 3ª... 4ª foi à inspecção... 5ª levou umas jantes emprestadas pelo Miguel... 6ª foi testado e sábado seguio com a noiva todo orgulhoso para a Capela... :D :D :D

Muitos pensavam que não ficaria pronto a tempo... mas ficou... mesmo com alguns detalhes por terminar... que ficaram para depois da lua de mel! :lol:

Ainda fui alvo duma reportagem no 24 Horas na altura, pois foram 14 Carochas ao meu casamento, recorde ainda meu, aqui na Madeira! :lol:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grandes calças! Nem imaginas o sucesso que fizeram nesse dia! :lol: :lol:
Era cada salto que as pessoas davam! :lol:
Ainda pensaram que o "Mestre" estava dormindo! :lol: :lol:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Mais tarde, para devolver as jantes ao dono (pois não eram minhas :lol: ), decidi comprar estas GT ao Classic Parts Center da Volkswagen.

Image

Vieram dentro das caixas de origem, numa grande palete! Só o transporte! :?

Aqui ele estava na Santa do Porto Moniz, na sua primeira saída depois de concluído... eram quase 7 anos depois... :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Blueproject

Post by Blueproject »

Belo projecto e com muito esforço e dedicaçao :wink:
És dos meus, sempre com as maos na massa :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Obrigado Blue. :wink:
As mãos já não andam tanto na massa como gostaria, pois o tempo não dá para tudo, nem tenho um projecto a sério... excepto a Madalena para pintar daqui a uns tempos... vamos ver! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Este tópico não é com muitas fotos... e tem muito paleio, bem sei... :lol: Mas a "acção" desenrolou-se na época pré-digital, como já referi...

A minha namorada (actual esposa) ofereceu-me as "pestanas" nos meus anos, também em '96. OK, já sei que não são ao gosto de todos, mas não as tiro do carro por nada. Andava com ele com as mossas e ferrugem, mas com as palas, o pessoal olhava e dizia: "- O dono gosta do carro, olha para os faroís!"...
Dái o seu nome... :wink:

Em 2005, o subsídio das férias (e mais algum) foram para as Empi... :?

O antes...
Image

E o depois...
Image

Aqui num outro Pic-nic, desta feita com um grupo de amigos do clube... num sítio que infelizmente já não existe... pois agora é mais uma entrada de um túnel da nossa via rápida...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Image
O interior... que raramente mostro...

Os estofos são duma Brazília que foi desmontada... os bancos foram reaproveitados e modificados com os encostos e cabeçalhos dum Fiat Tipo...
Aqui ainda com as almofadinhas para maior conforto para o pescoço, na viagem a Wolfsburg...

No centro uma consola para objectos e latas ou copos...
Volante Momo da época, forrado a cabedal com o centro com o símbolo de Wolfsburg...
A manete foi uma oferta, ao verem que a original não se via devido ao fole preto da consola... :lol:
As forras das portas e os tapetes com os carochas foram novos, bem como a carpete preta, recortada e colada por mim.
Para dar um aspecto original, tapetes de borracha originais VW estão também colocados.
Tudo o que se vê na foto foi desmontado e desde que leve tinta, foi pintado em separado...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Em finais de Julho de 2007 foi o primeiro carro em que a minha filha andou... :)
Image

A mãe ia de "coração apertado" no carro da avozinha atrás! :lol:
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Post Reply