O carro foi adquirido por mim em 1996, e estava em mau estado... e conforme fui desmontando, constatei que estava ainda pior!
Tenho algures um albúm com algumas fotos aquando a aquisição... da altura pré-histórica, perdão, pré-digital...
O carro era pertença duma professora que havia emprestado (dado) a um casal de sobrinhos... Havia comprado o carro em 1970, a um familiar que trabalhava num stand da VW em Portugal Continental, em segunda mão.
A primeira dona (pois, o meu carro era de senhoras...
Parado na berma da estrada, agonizava lentamente com o vidro do lado do conductor aberto uns 10cm (de admirar nunca lhe terem roubado nada) á chuva e ao sol, dia após dia, perto do meu trabalho na altura...
Após investigações pela morada que estava no tablier, obtive um nº de telefone da suposta dona... mas que residia no outro lado da cidade e durante mais de 6 meses nunca atendeu o telefone...
Após julgar que poderia ter-se mudado e abandonado o carro, já não ser a dona ou até morrido, um dia alguém atendeu e soube da história do carro, tendo estado uma boa meia hora ao telefone, faltando até a uma aula por isso (estudava à noite na altura).
O negócio foi feito, e levei para casa, sem seguro, o carro com dois amigos. Numa altura que os telemóveis eram uns 100 contos, restava-me a mim ir á frente com o Corsa de meu pai, esperando não haver uma operação stop...
felizmente que tudo correu bem, e nesse primeiro fim de semana constatamos que as facturas existentes no carro, no valor de 100 contos (isto em 1996), correspondiam efectivamente a trabalhos mecânicos efctuados no carro... nomeadamente na caixa de velocidades e motor, bem como travões.
Um rapaz quis comprar o carro cerca de um ano antes, e ao levá-lo para experimentar, resolveu colocá-lo numa oficina, sem consentimento dos sobrinhos da dona... o que levou a estes a pagarem as facturas e desistirem da venda, até eu aparecer...
Resumindo uma já longa história, andei com o carro dois anos, até 1998, ano em que as IPOs passaram a ser obrigatórias na Madeira... Com seguro até Novembro desse ano, foi encostado no quintal...
O cancro que alastrava nas longarinas e fundos era por demais evidente... fruto de muita água que havia entrado pelo vidro aberto.
Ignorando os conselhos de muitos (familiares e amigos), este carro que havia sido o primeiro a registar no meu nome, resolvi arranjá-lo...
A partir daí, continuando a estudar à noite e trabalhando durante o dia, fui poupando algum e comprando as peças necessárias aos poucos...
Numa era em que a Internet ainda era algo recente em Portugal, sendo o seu acesso complicado a mim, restavam-me as revistas da especialidade para ter ideias e algumas casas nacionais na altura (Loja do Carocha e Moçauto) para arranjar as peças, bem como o agente VW na altura na região.
Em 1999 iniciou-se o trabalho, tendo desmachado todo o carro para este seguir para o bate chapas.
Os remendos já feitos (fundos de porta, cavernas da frente e de trás, pilares de portas, fundos dos paineis laterais) e as peças novas (longarinas, fundos, saia traseira) deram uma grande ajuda...
Muitos outros remendos foram feitos e resta-me dizer que foi o 13º bate chapas que aceitou esta tarefa (hoje em dia reconheço que o carro estava mesmo muito mau)...
Nesta fase, as fotos foram tiradas, mas infelizmente o rolo estragou-se, pois ao puxar a máquina cortou os "quadradinhos" laterais, sem eu me aperceber, e foi sobrepondo as fotos...
Com portas e capot acertados (o da frente muito mal - não me apercebi na altura

[/center]