Vw 1303 - 1974

User avatar
Joãozito
Posts: 208
Joined: 03 May 2008 19:06
Location: Margem sul

Vw 1303 - 1974

Post by Joãozito »

Finalmente as fotos da minha mais recente sarna para me coçar! :mrgreen:

Image

Image

Image

Image

Este exemplar foi vendido em Outubro de 1974, sendo eu o 2º proprietário. Durante toda a sua vida, teve um unico dono, que faleceu em 2002, altura em que o carro teve a ultima inspecção e nunca mais andou. Esteve fechado num palheiro coberto de lixo e pó até ao dia 25 de Janeiro deste ano, dia em que veio para minha casa ás cavalitas de um reboque! :mrgreen: Tive conhecimento da sua existencia por intermédio de um colega de trabalho, que falou com os irmãos do dono, seus herdeiros, já que o mesmo não tinha descendentes. Como não tinham qualquer interesse no carro, decidi ficar com ele. Marcava 83496km, que penso de serem da 1ª volta, já que o senhor utilizava o carro para se deslocar só nos arredores de Setúbal, onde residia. Tem a caixa de água toda podre como é da praxe, a pintura é outra, sendo que ainda há vestigios da original, um verde claro horrível! :mrgreen: Os fundos estão ferrugentos com uma mistura negra que deverá ser flicot(não sei se é o nome correcto). Na zona da bateria há os buracos da praxe também! :oops: Tirei bastantes ninhos de ratos do seu interior, bem como todo o tipo de escrementos e urina dos mesmos. Tem alguns fios partidos, trabalha bem, mas um pouco desafinado e só pega de empurrão! :mrgreen: Os travões estão uma lástima, as rodas esão um pouco presas e só trava da roda esquerda! :shock: Como tenho o descapotável quase pronto e como não nasci rico, o restauro deste carro só será possível a muito longo prazo, sendo a minha ideia dar-lhe uma revisão de motor, travões e parte electrica e estrada com ele! Um pormenor engraçado: tem um escape "home-made" com uma só saida lateral que lhe dá um roncar delicioso! :D
Agora venham daí os comentários a esta máquina infernal! :mrgreen:
Last edited by Joãozito on 27 May 2010 19:13, edited 1 time in total.
Flat4 power rules!

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Re: Vw 1303 - 1974

Post by SplitBusFan »

parabéns pelo achado. parece ter melhor aspecto do que descreves. só uma observação: depois desse tempo todo e nessas condições, o motor apenas trabalha, trabalhar bem pode ser demasiado optimista ;)

boa sorte para a recuperação

User avatar
Joãozito
Posts: 208
Joined: 03 May 2008 19:06
Location: Margem sul

Re: Vw 1303 - 1974

Post by Joãozito »

E trabalhou com gasolina de 2002! :mrgreen: Só ontem lhe pus gasolina nova. Está um pouco acelerado e faz poço quando se acelera. Mas puxa bem e tá belissimo de caixa e embraiagem. A pintura tem partes retocadas a pincel! :lol:
Flat4 power rules!

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Re: Vw 1303 - 1974

Post by nezz »

e mudaste o óleo? eu fazia o mesmo, arranjar o essencial e andar com ele
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Vw 1303 - 1974

Post by jcse »

Uma coisa de posso garantir. Esse motor ainda não foi aberto. :wink: Está tudo certinho e no lugar. Espero que continue assim. Esse ainda deve ter o termóstato. Verifica do lado direito do motor por baixo do cilindro 1 e 2 se existe uma peça metálica em forma de harmónio.
Compraste um carro original com todas as peças o que é raro. A chapa com dinheiro e paciência arranja-se.
Em relação ao fazer poço deve ser o tubo de aquecimento do colector entupido. É uma avaria normal e muitas vezes requer a compra de um colector de admissão novo, porque é muito difícil de desentupir.

João
VW 1302 Jubilee

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Vw 1303 - 1974

Post by HUGO bOSS »

Boa aquisição... :wink:
Que contes muitas aventuras ao seu volante!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

motortipo4
✘✘
Posts: 1387
Joined: 11 Jul 2008 21:29
Location: Gaia

Re: Vw 1303 - 1974

Post by motortipo4 »

:D :D :D excelente é so por km nele :wink:
Foge quero passar

User avatar
Joãozito
Posts: 208
Joined: 03 May 2008 19:06
Location: Margem sul

Re: Vw 1303 - 1974

Post by Joãozito »

Obrigado pelos vossos comentários. O óleo está novinho, tinha cerca de 30kms andados desde que foi mudado a ultima vez em 2002, apresentando-se claro. Não o consigo colocar a trabalhar pela chave, desconfio que seja por causa de 3 fios soltos junto ao regulador do alternador. No compartimento do motor há alguns fios ratados, mas nada de grave. Óbvio que ando sempre atento a cheiros e fumos estranhos, desligando sempre a bateria depois do o guardar na garagem. É possivel este carro ter uma tomada de diagnóstico? Existe uma pequena ficha com bastantes fios no lado esquerdo superior do motor, fixa na carroçaria. :roll:
Flat4 power rules!

User avatar
SplitBusFan
✘✘✘✘
Posts: 3477
Joined: 08 Feb 2008 00:17
Location: Santarém

Re: Vw 1303 - 1974

Post by SplitBusFan »

jcse wrote:Uma coisa de posso garantir. Esse motor ainda não foi aberto. João
Porque dizes isso?

Fernando Marques
Posts: 111
Joined: 01 Jan 2008 22:06
Location: Azeitão

Re: Vw 1303 - 1974

Post by Fernando Marques »

Boa noite.

Belo carro,esse modelo já tem a caixa de direcção por cremalheira e é a ultima evolução dos nossos carochas.
A tomada de diagnostico já faz parte deste modelo.
A cor original a meu ver é bastante bonita e está de acordo com as cores que nessa altura estavam na moda como o laranja e amarelo, existe inclusive uma serie especial com essa cor e os capôs em negro sem brilho e uma faixa negra com um letering alusivo a um evento desportivo que se realizou em 1974 na Alemanha,tenho uma miniatura na escala 1:43 da marca minichamps.
Esse carro fica lindo com um restauro mantendo a originalidade,e se olharmos bem esses modelos acabaram por ser mais raros que ovais por exemplo,pois não são normalmente tão apreciados por serem "recentes".

Parabens pela aquisição

Fernando Marques

estevo
✘✘✘
Posts: 2015
Joined: 24 Jan 2007 15:00
Location: Ourem

Re: Vw 1303 - 1974

Post by estevo »

Fernando Marques wrote:"...esse modelo já tem a caixa de direcção por cremalheira e é a ultima evolução dos nossos carochas..."
Errado. :mrgreen:

Este modelo é de 74 e o que referes são nos modelos de 75. 8)
(o\ | /o)

User avatar
Joãozito
Posts: 208
Joined: 03 May 2008 19:06
Location: Margem sul

Re: Vw 1303 - 1974

Post by Joãozito »

Mais umas fotos da máquina. Alguém me sabe dizer o nome e código da cor?

A caixa das desgraças... :oops:

Image

A bagageira

Image

A zona da bateria... :?

Image

Vestigios da pintura original... 8)

Image

Fundo do lado esquerdo... :?

Image

Detalhe do punho da alavanca de mudanças, com bússola incluida mas avariada! :lol:

Image
Last edited by Joãozito on 27 May 2010 22:19, edited 1 time in total.
Flat4 power rules!

User avatar
nezz
★★
Posts: 11456
Joined: 24 Jan 2007 17:11
Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...

Re: Vw 1303 - 1974

Post by nezz »

sage green - L63H ?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Fernando Marques
Posts: 111
Joined: 01 Jan 2008 22:06
Location: Azeitão

Re: Vw 1303 - 1974

Post by Fernando Marques »

Este modelo ao ser de Outubro de 1974 não é um modelo milesimo de 1975?

estevo
✘✘✘
Posts: 2015
Joined: 24 Jan 2007 15:00
Location: Ourem

Re: Vw 1303 - 1974

Post by estevo »

Fernando Marques wrote:Este modelo ao ser de Outubro de 1974 não é um modelo milesimo de 1975?
Não confundas data de fabricação com data de matrícula.
(o\ | /o)

Post Reply