O meu 1300 de 71

Post Reply
rmoreira
✘✘✘

O meu 1300 de 71

Post by rmoreira »

Então cá vai algo que já ando para fazer há que tempos...a história do meu carocha:)

Desde que me lembro que sempre adorei carochas e sempre quis ter um, só que os meus pais diziam que eram muito caros e eram sucata velha, que só ia dar problemas. Mas nunca desisti e sempre que ia na estrada, levava sempre o "radar" ligado em busca de algum abandonado, que o dono já não quisesse e que eu pudesse ir arranjando, com tempo, para poder finalmente ter o meu carocha.
Até descobrir o fórum garagem vw e posteriormente os amigos dos carochas de cascais, pouco ou nada sabia sobre carochas. Sabia que o modelo que eu mais gostava tinha de ter o tablier em metal, os faróis da frente na vertical e os traseiros não podiam ser dos redondos, mas dos logo antes desses e com marcha-atrás.O volantetiha de ter o aro cromado, e não daqueles mais recentes e a cor de eleição era o preto:p Bem mas tudo isto, porquê? A cor preta, porque tenho uma foto de há quase 40 anos, dum tio meu com a minha prima, sentada em cima dum carocha preto e sempre adorei a cor. E a pancada pelos carochas deve-se ao facto de, tinha eu cerca de 4 anos, os meus pais iam trabalhar e deixavam-me em casa de uma senhora que tomava conta de mim. Ora, em frente À casa dessa senhora havia um vizinho que tinha um carocha da década de 70, azul bebé e desde então que eu sempre disse que 1 dia havia de ter um carocha!!! e 20 anos depois desse 1º encontro, em 2007, realizei o meu sonho :)

Certo dia ia eu a sair do trabalho, em Beja e resolvi dar uma volta à cidade e quando ia na estrada, vejo, ao longe uma cabecinha creme, que só podia ser um carocha. Fui investigar e era um carocha de 71, que tinha sido rebocado para o estaleiro da câmara e ia ser enfardado. O carro parecia impecável, só tinha marcas de ter levado um pontapé num estribo e de resto, nem 1 risco, estofos em bom estado...fiquei em pulgas, tinha de,pelo menos tentar salvar aquele carro, afinal era o meu sonho que estava em causa e também a morte dum carocha...não podia deixar que isso acontecesse!!!!
Fui À câmara, falei com mil e uma pessoas, que me encaminhavam para pessoas diferentes,para falar com um fiscal que teimava em nunca estar no local de trabalho, até que uma senhora me disse que o tal fiscal tinha dito que só o dono poderia levantar o carro, pagando as multas, o reboque e o parque da câmara.
Fui À DGV, e consegui saber o no me do dono e a morada. Passaram-se dias e não conseguia encontrar ninguém em casa até que certo dia, em novembro de 2007 toco À campainha e uma senhora responde "quem é?"
Lá expliquei que era um rapaz e que queria falar sobre o carocha do marido da senhora e ela mandou-me entrar no prédio. Ao chegar ao apartamento, qual não foi o meu espanto...era a minha professora de educação visual e tecnológica do 5º ano, foi mesmo engraçado. E o mais engraçado é que o filho dela trabalhava com a minha mãe e já tinham falado montes de vezes que eu adorava carochas e que ele tinha tido um,nos tempos de universidade.
Mas continuando, a senhora e o marido explicaram-me que tinham vendido o carro há 10 anos para um professor de música, numa aldeia ali perto e tudo o que sabiam era que o senhor costumava ir a um café dessa terra. Mais umas semanas se passaram e eu em busca do café e do senhor. Após algumas tentativas, consegui falar com o senhor, expliquei que não tinha dinheiro para lhe comprar o carro, mas que se fosse para enfardar, eu tratava dele e devolvia-o à estrada. O senhor viu que eu era uma pessoa séria,acabadinho de sair da universidade, trabalhava em part-time na PT, onde ganhava 3 tostões que mal davam para o gasóleo e disse-me "então 100 euros, parece-lhe bem? Mas olhe que o motor está gripado" Quase que chorei e aceitei logo,mas nem esse dinheiro eu tinha e o senhor disse-me para 1º eu tratar da papelada e de salvar o carro, que ele já não o queria, e depois que lá fosse pagar os 100€. Assim fiz e depois de 500€ gastos em parque da câmara, reboque, multa por estacionamento abusivo na via pública e passar o carro para o meu nome, fui a casa do senhor, paguei os 100€ e prometi que quando, um dia o carro voltasse a andar, iria ter com o senhor para ele o ver e dar uma volta.
Ah, mas houve uma condição para ele me vender o carro. E ainda há gente que diz ter amor a estes carrinhos. Então não é que o carro, depois de 2 anos na rua, foi rebocado devido a um senhor polícia que queria o carro e o dono não o vendeu?! O polícia, ao que parece tinha um carocha todo podre, mas com o motor bom e o meu estava sem podres, mas com o motor gripado. O que o dono me disse foi que o polícia entrou a matar, muito arrogante e queria o carro dado. O dono do carro, não gostou da atitude e não vendeu. O resultado é que logo depois, o carro foi rebocado e se eu não o tenho descoberto, hoje eram latas de sardinha...quem gosta de carochas(ou seja do que for), não manda destruir!!!! E então tive de prometer que nunca venderia o carro ao tal polícia(que não sei quem é, mas não vendo, não senhor!!!).
Falei com o meu mecânico e o carro foi para a oficina dele(onde ficou até há cerca de 1 mês, durante 3 aninhos)

A 1ª vez que o vi, no estaleiro da câmara de Beja:
Image

rmoreira
✘✘✘

Re: O meu 1300 de 71

Post by rmoreira »

Image
Image
Image
Image

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Image
Image
Image
Image

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Image
Image
Image
E finalmente, a chegada à oficina, onde ficou 3 aninhos
Image
As rodas estavam coladas. PAra o tirarmos de cima do reboque foi preciso atrelá-lo a um Land Rover Defender, que o arrastou de cima do reboque, para o chão.

Mesmo gripado, foi dar à chave 3 vezes e pegou logo, grande máquina!!!!! Mas depois o mecânico começou a ouvir um barulho e estava mesmo gripado. Desmontámos tudo e tinha uma biela gripada.

A partir daqui foram 3 anos a desmontar, comprar peças, aos poucos, e montar o motor. Hoje já ronca e está na pintura/bate-chapas à espera de vez. Em Fevereiro,à partida estará pintado. Mas eu vou pondo mais fotos destes 3 anos.

Patxi

Post by Patxi »

Uma história mesmo bonita, é de se ficar comovido :wink:

Parabéns pelo menino, já falta pouco para andar de novo :)
Por vezes esqueço-me que a 5ª velocidade existe.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

rmoreira entao ja ronca bem, qaundo vamos a Beja matar o borrego??????????????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Obrigado!! Foi mesmo um sonho de muitos anos e que está quase a concretizar-se na totalidade. Mal posso esperar para ter o carro pronto. Ainda ontem o fui ver ao pintor e o senhor disse-me que a ver se logo em janeiro se jogam a ele :D Depois vem todo o processo de montagem das peças. e já comprei tudinho, desde o forro do tecto, aos tapetes, passando pelas forras das portas, puxadores, borrachas, frisos, eu sei lá. Sei é que já foram umas belas centenas de contos...mas vai ficar um espectáculo, tem de ficar!!!
Ah, e vai ser preto, L41 :wink:

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Amigo Fernando, temos de combinar isso e se não for um borrego,pelo menos 1 almocinho ou uma petiscada :mrgreen: o rato é que tem de vir também :wink:

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

rmoreira wrote: o rato é que tem de vir também :wink:
moreira... ainda arranjas maneira de irem vários e não só o rato... já os tou a ver todos em caravana rumo a Sul para o almocinho :mrgreen:

Também gostei da história!
Quanto ao carro realmente parece muito direitinho.

Vai pondo imagens dele na chapa e pintura porque a malta por cá é viciada em fotos.

Sendo preto por fora... como vai ser o interior?

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Isso é que era, seria uma verdadeira festa para celebrar a concretização de mais de um sonho que me acompanha desde sempre, quase desde que nasci (embora não seja assim tão velho, etnho 28 anos :wink: )
O carro está bastante porreirinho e não vai ter um restauro a sério, porque não há possibilidade para isso. Mas vai ficar bastante bom. Vai loevar um capot novo, a porta direita vai ser remendada(já comprei os remendos) e o chão, por baixo da bateria também vai ser novo(também já comprei), bem como as tirinhas de metal, onde se prende a borracha à volta dos capots, que Têm partes que estão podres.

O carro vai ser preto por fora, por dentro e por baixo. tudo onde está creme, será preto. já pintei o cofre do motor, a bagageira, o chão por dentro e o chão por fora. Aproveitei para"brincar" um pouco a lixar e a pintar, para ver como ficava e então ficou um aspecto de sucata abandonada(mas não está, nem nunca esteve).Eu vou por mais fotos e voces até se vão assustar,lol o carro foi mesmo todo desmontado por mim e . Neste momento só tem o volante e 1 banco, para poder andar e mais nada. Levei-o para o pintor mesmo sem nada e no fim, sou eu que vai montar tudo novamente.

Vou por mais fotos, assim que puder, mas não se assustem, porque ao contrário do que já me disseram várias vezes, não é um daqueles casos em que alguém desmonta tudo e depois já não monta. Está tudo fotografado e catalogado :D

JCASTRO22

Post by JCASTRO22 »

É sempre extasiante lermos uma história sincera pela salvação de um carocha. Obrigado! :wink:
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico a pensar, se a burrice não será uma ciência."

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Obrigado eu, pelas vossas palavras :wink:

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Bela história!

O carro tem bom aspecto.

Não sei se já disseram, mas... Bota fotos! :mrgreen:

nezz
★★

Post by nezz »

há coincidências fantásticas :D há sonhos dos quais nunca desistimos e este é um dos teus. no meu caso foi semelhante, os meus pais não deixavam, mas assim que fiquei financeiramente independente comprei a Janota

fico muito contente por ti, pois a parte mais difícil já passou (as burocracias) e fizeste o restauro da forma correcta. compra-se as peças aos poucos e no final, apesar de tudo somado ser uma pipa de massa, foi diluído ao longo do tempo
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grande história e grande ambição...
A tua história fez-me lembrar um pouco a do meu "Pestaninhas"... estive um ano à procura do dono e o carro abandonado na via pública... :roll:

Vai colocando fotos! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply