VW 1300/1972 - White Project

Post Reply
User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

Boas pessoal,

Agora que tenho as ideias mais claras em relação ao que quero fazer com o meu eFeeFe decidi abrir um topico especifico para ir fazendo uma especie de diario dos trabalhos, evoluções e problemas :| .

Não se trata de um restauro como se costuma dizer, de A a Z, porque nem o carro precisa nem eu poss€€€ :roll: . Trata-se mais de atacar os habituais pontos fracos para evitar que se degradem, devolver ao carro o aspecto o mais original possivel, em especial os interiores que estão piores, rebaixar um pouco e melhorar a eficiencia da suspensão, aplicar travões de disco na frente e fazer umas maldades no motor, sem exageros, já ficava satisfeito com 80cv a 90cv, tipo um lobinho com pele de cordeiro. :mrgreen:

Desde já agradeço todos os comentários técnicos (e outros :mrgreen: ) pois como já deu para perceber eu não pesco nada da matéria, só tenho vontade :roll:

Este é o aspecto acabado de chegar a casa:
A rever: para-choques cromados, espelhos de origem, jantes e pneus.
Image
Image
Image
Image

Os interiores estão mauzinhos, o tablier tem mais interruptores que uma central telefonica mas não por muito tempo, :twisted: e brevemente tambem vou arrancar aquelas alcatifas todas para ver como está por baixo.
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Abraços,
Bigfred
Last edited by BigFred on 05 Apr 2011 17:21, edited 2 times in total.
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

Ora aqui está o resultado visivel da limpeza que o eFeFe a nivel da instalação electrica...se o cobre valesse bom dinheiro eu estava rico. :twisted:
Image
Conta Quilometros de origem, já ligado e dezenas de interruptores arrancados :roll: , da parte de trás do tablier não vos mostro nada porque não consigo abrir a mala...tenho de arranjar um pé de cabra :lol:
Image

E depois, nada melhor do que um road test debaixo de chuva para verificar se o carro mete água.
Á primeira vista...tudo seco. Mas por trás do banco do pendura :arrow: alcatifa molhada :!:
Mas está molhada só até cerca de 5cm de altura, por isso a agua não vem dos vidros :?
Vamos lá ver de onde vem o elemento liquido :?:

Será daqui?
Image

Ou daqui...
Image
Image
Image
Image

Afinal tá aqui o responsável pela inundação :!:
Image

Bem diga-se de passagem que a ideia já era arrancar tudo porque tinha de ver as desgraças que estavam por baixo das alcatifas e apesar de tudo, até que não está tão mal como pensei.
A ideia, agora que já tirei a maior, é remendar aquele buraco, e dar um bom tratamento a todo o chão interior e nos fundos exteriores, que apesar de terem apenas ferrugem superficial, estão com a chapa à vista, para evitar que entre água e se degrade mais. Aos poucos à noite, durante esta semana a coisa tem de levar um avanço. Desmontar, raspar e lixar é comigo. :mrgreen:

Pessoal, Ideias para dar um bom tratamento aos fundos, interiores e exteriores, PRECISAM-SE... :idea:

Abraço,
Bigfred
Last edited by BigFred on 05 Apr 2011 17:33, edited 1 time in total.
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

Manecas
Posts: 676
Joined: 18 Dec 2008 23:50
Location: carnaxide

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Manecas »

Bom restauro para o irmão do meu FiFi! :lol:
Uma pergunta...é esse o conta kms de origem? :roll:
VW 1300L 69 - simply the best!

Blueproject
Posts: 571
Joined: 13 Mar 2007 05:39
Location: São Marcos

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Blueproject »

E eu que tinha ido aí espreitar :wink:
Boa sorte com a rápida resoluçao da entrada de agua.

tirolifo
✘✘
Posts: 1464
Joined: 12 Sep 2007 14:36
Location: Coimbra

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by tirolifo »

Está em muito melhor estado que o meu...

Retirei as alcatifas do meu porque depois de levantar o assento do banco de trás, quando saí do carro, as botas faziam "chap-chap". Com as alcatifas na rua (completamente ensopadas!) ficou aquele lindo trabalho à vista... :(

User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

Obrigado Manecas.
Olha, o conta quilometros original do 1300 vai apenas até aos 140 (o que lá estava, para além de estar avariado, marcava até aos 160, era o do 1303s). Agora se este modelo de conta kms era exactamente o que vinha no 1300 de 72 não tenho a certeza amigo :?
Se bem que eu espero que, depois de arranjado ele chegue bem aos 160 mas a partir dos 140 vai ter de ser por aproximação porque quero manter o carro o mais original possivel em termos de aparência.

Abraço
Manecas wrote:Bom restauro para o irmão do meu FiFi! :lol:
Uma pergunta...é esse o conta kms de origem? :roll:
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

:mrgreen: Obrigado!

Já percebeste que o nome deste projecto foi inspirado no teu Blueproject, que eu gosto muito e espero que termines quanto antes :wink: .

Abraço
Blueproject wrote:E eu que tinha ido aí espreitar :wink:
Boa sorte com a rápida resoluçao da entrada de agua.
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

Manecas
Posts: 676
Joined: 18 Dec 2008 23:50
Location: carnaxide

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Manecas »

É uma boa pergunta...qual o conta quilómetros para um 1300 de 72? :roll:
VW 1300L 69 - simply the best!

User avatar
antoniocarlos
✘✘✘
Posts: 2304
Joined: 22 Jan 2008 17:14
Location: Albarraque/Sintra e Santarém

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by antoniocarlos »

O meu 1300 de 1972 tem um conta-quilómetros que marca até aos 160... :roll:

Manecas
Posts: 676
Joined: 18 Dec 2008 23:50
Location: carnaxide

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Manecas »

O meu também! :lol:
Com o aro preto à volta! :wink:
VW 1300L 69 - simply the best!

Blueproject
Posts: 571
Joined: 13 Mar 2007 05:39
Location: São Marcos

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Blueproject »

Obrigado pelo elogio e claro que quero vêr isso a andar e passar facilmente essa tal marca dos 140 :twisted:
Espero no ponto de encontro como vai sendo habitual
Gd abraço,
Pedro

User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

Manecas,

O aro Preto é o que resolves mais facilmente.
Com muito jeitinho consegues retirar aquela tinta preta toda e fica da cor do aluminio como o meu. Foi o que eu fiz e acho que fica bem com o cromado do aro do conta KM.

Abraço,
Bigfred
Manecas wrote:O meu também! :lol:
Com o aro preto à volta! :wink:
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

User avatar
BigFred
Posts: 430
Joined: 09 Mar 2010 00:09
Location: Oeiras - Lisboa - Obidos - Portugal

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by BigFred »

Boas,

Como ninguem se chega à frente com umas dicas :cry: andei para aqui a vasculhar os topicos antigos (e fiquei ainda mais baralhado) mas lá retirei algumas ideias. :idea:

Por favor não me crucifiquem :oops: , isto é mais bricolagem nocturna que outra coisa, mas como a ideia é dar uma geral para aguentar mais um ano ou dois até um restauro digno, deitei mãos à obra, que é como quem diz aos fundos interiores do carro e raspei, escovei e voltei a raspar (à unha porque a ferramenta electrica mais sofisticada que tenho na garagem é o berbequim :mrgreen: ), e de seguida vai de dar-lhe com uma valente demão daqueles conversores de ferrugem leitosos da Robialac, aquele que fica azul escuro onde apanha ferrugem.

Amanhã leva outra demão à lavrador e depois queria pintar com uma tinta preta para ficar com um acabamento baço. Não fica perfeito mas sempre fica mais limpo para levar as alcatifas novas em cima e pelo menos já identifiquei onde estão as partes piores, inclusive o buraco por onde entrava a água e aqui vai ter de levar com a rebarbadora para depois soldar um pequeno remendo. Por baixo vai levar anti-gravilha mas isso já tem de ser um pro porque não tenho condições para fazer esse trabalho.

DUVIDAS
- Qual o tipo de tinta que devo usar em cima deste inibidor de ferrugem?
- Será preciso aplicar antes algum tipo de primário?

PS - Não há fotos deste trabalho porque logo depois de dar o inibidor ele fica tipo resina transparente e só mais tarde e que começa a ganhar côr. Vamos ver amanhã qual é o aspecto. :?: :!:
Carochas Are Forever:
Carocho - VW 1303S/73 (Karmann Tuga)
eFeeFe - VW 1300/72

Blueproject
Posts: 571
Joined: 13 Mar 2007 05:39
Location: São Marcos

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Blueproject »

Luís confirma com o Sr.Joca pois ele tem um produto 5***** para isso e funciona nessa base, penso que é o ideal para esse trabalho. :wink:
se for necessario alguma pequena intervençao de chapa do tipo local, tb costuma lá estar o rapaz bate chapa muito bom nessas coisas e com a opiniao dele talvez se poupe trabalho e fique logo arranjado de vez.Os trabalhos que presenciei foram do outro mundo :wink:
Sábado lá estarei possivelmente ate fico de Sexta para Sábado :D
Um abraço,
Pedro

Blueproject
Posts: 571
Joined: 13 Mar 2007 05:39
Location: São Marcos

Re: VW 1300/1972 - White Project

Post by Blueproject »

Agora em relaçao ao Anti gravilha apliquei lá no Joca um muito bom á pistola o carro fica impecável. comprei na Robialac e tem uma pistola propria para aplicar, que nao precisas de comprar pois eu tenho caso optes por este produto :wink:

Post Reply