VW 1303 LS Karman Cabriolet 1977 (Madeira)

Post Reply
duarte rebolo

VW 1303 LS Karman Cabriolet 1977 (Madeira)

Post by duarte rebolo »

Em 2008 adquiri, quase sem querer, um 1303 LS Cabrio.
No meio de uma conversa surgiu a oportunidade de ficar com ele. Como já tinha um 1300 de 1965, onde tinha gasto uma "mini fortuna, no já agora :)" acabei ponderando essa realidade. No entanto, o impulso e o sentimento falaram mais alto que a razão e acabei indo ver o carro e 15 dias depois a máquina dava entrada na minha garagem.
Vou aqui deixar algumas fotos, basicamente sobre o trabalho que temos vindo a fazer desde há 3 anos a esta parte neste Cabriolet para tentar devolvê-lo à luz do dia com alguma dignidade :)
Antes disso deixo duas fotos da primeira cria, um 1300 de 1965, onde trabalhamos calmamente durante 5 anos até que fosse devolvido à estrada com o intusiasmo de outros tempos....

Image
Image

E feita apresentação do mais velho, agora o tal, do inesperado, que se soubesse o que sei hoje, talvez tivesse continuado onde estava...... claro que estou a brincar!!!

Image
Image

Até aqui tudo bem, até parecia novo.....
O problema? O que veio depois!!!
Vamos embora em sintese, pq se fosse para mostrar tudo ao pormenor, levaria uma eternidade pq são muitas fotos.
Antes quero agradecer a alguns dos amigos que me têm ajudado a concretizar este "projecto"
Edgar Andrade, Joao Teixeira, Diogo Camacho, Vitor Neves, Humberto Neves, Rui Gonçalves, Joao Andrade, Hugo Frazão, ao meu pai e à paciência da minha mulher e filhos que bem que me avisaram para não me meter noutra..... Que fazer, não é defeito, é feitio :)
Abraço a todos e a espetada está marcada! Qd não sei, mas a carne não se estraga..... vai ser fresca como sempre!!! :mrgreen:
Last edited by duarte rebolo on 16 Oct 2011 23:43, edited 2 times in total.
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Re: VW 1303 LS Karman Cabriolet 1977 (Madeira)

Post by duarte rebolo »

O trabalho começou pela desmontagem, aqui a motivação ainda era enorme.

Image

Mas tabém foi a apartir daqui que ficamos a saber que o trabalho que tinhamos pela frente seria arduo e de muita duração.

Image
Image

O mais dificil nestes primeiros dias, foi mesmo descolar o chassi da carroçaria! O ultimo bate-chapa que trabalhou no carro fez o magnifico trabalho de soldar tudo..... ora vejam.....

Image
Image

Depois de muita "luta" a separação que se desejava

Image
Image

Altura também para fazermos uns apoios para aguentar o chassi movel.

Image

Como não gosto de avançar neste tipo de trabalho sem uma boa lavagem

Image

De regresso a casa, iniciaram-se os trabalhos de restauro e pelos fundos, onde mais surpresas surgiram :(

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Muitas "horas" depois, esta parte do Cabrio estava pronta para seguir rumo a metalização e pintura :)
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

A alegria durava pouco, até porque, a partir daqui a vontade de deixar o resto da carcaça no lixo aumentou! Coisas incriveis. Já não bastava terem soldado a carroçaria ao chassi, ainda se deram ao trabalho de remendar sobre chapa deixando os buracos por trás.... mesmo muitos buracos :(

Image
Image
Image

Mas nestas coisas há sempre alguem que nos dá animo e nos mostra o caminho. Claro pq não vamos embora....
Para não nos cansarmos tanto, viramos a carroçaria para podermos trabalhar mais à vontade e sem dor nas costas 8)

Image

No estado em que as longarinas e reforços de chassi se encontravam, este carro ia partir-se ao meio

Image

Vai daí, meias solas.... com muito desanimo pelo meio qd muitas vezes ficava a olhar para um monte de lata podre

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Para que não aparecesse oxidação, enquanto decorria o trabalho de chapa, fomos usando um primario em spray

Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by duarte rebolo on 16 Oct 2011 23:49, edited 1 time in total.
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

Com as "meias solas deitadas" voltamos a carroçaria para podermos avançar com os trabalhos de chapa.

Image

Os processos continuaram a ser os mesmos, reparar a chapa podre, soldar e aplicar primário em spray, até pq ao entrar para a pintura todo este primário seria retirado novamente.

Image
Image

Uma das peças de chapa mais caras, tamanho vs preço, o bocal da gasolina = € 60 :roll: Quem me roubou :lol:

Image

Continuando, já que está deixa andar....
Nas fotos abaixo é também visivel uma estrutura que fizemos para manter a carroçaria nas medidas.

Image
Image
Image

3 meses e meio depois os trabalhos de chapa chegavam ao fim, quer dizer, eu pensava que sim...
Tempo de ir de férias 8)
Last edited by duarte rebolo on 16 Oct 2011 23:54, edited 3 times in total.
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

No regresso, avançei com a limpeza da tinta velha e não só..... já vão perceber

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Pensei que o trabalho de chapa tivesse terminado, mas, a porta do lado esquerdo tinha uma mossa tapada a betume com mais de 2 cm de profundidade. Que remédio, painel novo. Não havia na altura e demoraria a chegar, o tempo corria e queria acabar este processo. Solução, o grande mestre resolveu com um painel pré 1967 adaptado.... que trabalho :shock:

Image
Image
Image

Finalmente, saia do bate-chapas, nem sei quanto tempo depois :(

Image
Image

Aqui já a caminho do "Alpes do Curral"

Image
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

A carroçaria ia encontrar-se com o chassi, até porque este estava quase pronto e veio para a minha garagem

Image
Image
Image
Image

Lindo :) até arranjei uns "cobertores da banana" para não constipar...... :mrgreen:

Image
Image

Aproveitei e mandei metalizar mais uma peças que seguiram tb para a pintura

Image
Du@rte Rebolo

Image

trukas
✘✘

Post by trukas »

não brincam em serviço :shock:
type one addicted ...

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

Com o chassi já em casa, começamos o trabalho de preparação da carroçaria
Primeiro pelos interiores e fundos, com algumas invenções pelo meio ....

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Cada peça tratada é logo terminada com primário de dois componentes

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Com os fundos e interiores preparados para tinta final, era altura de começar a preparar a parte exterior da carroçaria

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Como disse, cada peça tratada, é logo "tapada" com primário de dois componentes
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

Assim, cá vai

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Aqui já com todo o trabalho feito e com primário aplicado
Du@rte Rebolo

Image

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

Voltamos a inventar para avançar com aplicação de mastique nos fundos e anti-gravilha. Sei que alguns dirão que o anti-gravilha não faz parte deste carros. Que se lixem, até porque é uma proteção contra pedra, areias e riscos numa zona muito delicada e exposta a águas. Só aplicação de primário e tinta para mim não chega nestas zonas. Apesar de todos sabermos que estes carros nunca mais levarão a vida que levaram até aqui.

Mastique, cordão feito a pincel e Anti-gravilha

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

protecção contra calor

Image

E fecho com primário apropriado

Image
Image
Du@rte Rebolo

Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Fantástico trabalho Duarte! :shock: :shock:
Quem via esse carro e o vê agora... :roll:

Grande dedicação e sempre a abrir...
Consegues terminá-lo :roll: a tempo para o almoço de Natal do Clube?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

A preparação do exterior da carroçaria está feita, por isso, seguindo os mesmos moldes avançamos já para pintura.
Por não gostar do branco que o carro tinha, tipo frigorifico, optei por manter o branco embora no tom da epoca (assim faço algum em casamentos para recuperar o empate... :mrgreen: )
Começamos novamente pelo interior e pelos fundos.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Fundos e interiores, prontos para a lacagem final em estufa, que irá ser feita quando o exterior da carroçaria estiver pronto.
Enquanto se vai nesta altura preparando a chapa exterior do carro, que está a ser lixada toda a taco por causa das curvas, esquinas e zonas planas que têm de ficar perfeitas. Vou mostrar a montagem do chassi e a preparação do motor que estou a fazer por estes dias. :)
Du@rte Rebolo

Image

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Bem Duarte, ainda bem que conseguiste arranjar a 49ª hora para meteres aqui as fotos do teu restauro. E parabéns pelo '65 está como novo.

realmente grande trabalho que tiveste :shock:, algumas fotos fazem-me voltar atrás no tempo à altura em que estava a arranjar algumas dessas zonas do chassis e também da carroçaria! Mas está um trabalho excelente, com muito cuidado e atenção ao pormenor.
Fáz-me também ver a quantidade de trabalho que ainda me falta :cry:

Só tenho uma pergunta, como conseguiram manter a carroçaria com os alinhamentos de origem, entre as portas, com a carroçaria voltada?

Mais uma vez muitos parabéns e boa continuação, ainda havemos de fazer um encontro de cábrios originais :mrgreen:

Grande abraço

João

PS: "Jágora" pedia-te se me conseguias arranjar as medidas que pedi no tópico do meu carro :wink: obrigado

weekie

Post by weekie »

Fiquei sem palavras, um excelente aperitivo para o resultado final.

duarte rebolo

Post by duarte rebolo »

HUGO bOSS wrote:Fantástico trabalho Duarte! :shock: :shock:
Quem via esse carro e o vê agora... :roll:

Grande dedicação e sempre a abrir...
Consegues terminá-lo :roll: a tempo para o almoço de Natal do Clube?
Abrir :shock: já lá vão 3 anos, Na pintura está há um ano, porque a secagem tem sido feita calmamente para verificarmos se os materias aplicados se estão a portar bem. Sorte que tivemos uns dias quentes e isso ajudou. Estou feliz pelo facto de a carroçaria ter sido trabalhada durante este verão, evitando as humidades caracteristicas da nossa terra.
Quanto ao estado do carro, o Andrade já me tinha avisado, mas nunca pensei que fosse tão mau.... :(
Infelizmente, não vai ao almoço de Natal, pelo mesno de 2011, até porque na montagem final eu levo sempre muito tempo porque faço pouco de cada vez e quando existe mesmo vontade. Caso contrário começamos a inventar e a querer despachar, resultando muitas vez num mau trabalho.
Quando quiseres podemos combinar para irmos ver.
Du@rte Rebolo

Image

Post Reply