Bay de Agosto de 1970

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

restauro do jorge silva

Post by Carlos Baptista »

Jorge Silva. Já vi que és mais teimoso do que eu. Se achas que és mesmo capaz, então vai em frente. Mas há momentos na vida em temos que ser realistas e colocar as coisas na balança. Muitas vezes não concretizamos um projecto, não porque não tenhamos vontade, mas porque não temos meios. Prefiro um carro com a mecânica toda destruída, do que mau de chapa. Tratar um carro de chapa a sério tem porras. Comprei uma semi-automática (agora é moda) e já lhe roguei 500 pragas. Para começar já foi um rolo de arame para o lixo e só fiz meia dúzia de soldaduras. Parei uns tempos e quando dei por ela o arame estava cheio de ferrugem; logo, já não passa no bico. Deveria tê-lo retirado da máquina e colocado numa caixa de esferovite, voltando a colocar quando necessitasse. Ah! se eu soubesse soldar com o velho arame de fardo! As costuras até ficam mais perfeitas. Bem, com tudo isto, estou ao dispôr, se precisares de alguma peça, diz que eu não sou negociante e não moro longe.

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Post by HUGO bOSS »

Arrepiei-me ao ver as fotos... :?
Fez-me lembrar a minha panel da África do Sul de 1974... estava toda assim por baixo...

Acho que salvares a carrinha irá ser um grande gesto. Aconselho-te a ir fazendo uma looooooooooonnnnnnnnnnngggggggggggggggaaaaaaaaaaaa lista das peças que precisas e pedir ajuda a um psicólogo, perdão, bate chapas :twisted: ... vais mesmo precisar, perdão, ela precisa. As soldaduras e remendos num caso destes são muitas.

Arranja o máximo de remendos já feitos, tampa do motor em 2ª mão, portas se precisares, etc... Para os remendos tenta as casas nacionais (mas aqui para nós, que ninguém nos está a ler... :twisted: ) compra uma Volksworld e vê as casas especializadas em carrinhas (Alan Scotfield tem muita chapa) e vai comprando aos poucos.

Se tens a carrinha à chuva, guarda-a na garagem (mas não a do teu amigo) e vai limpando a ferrugem com um disco de nylon num berbequim... depois Hammerite... não ficou bonito... paciência, irás pintá-la um dia...
:wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Quaresma
✘✘✘✘✘
Posts: 4019
Joined: 02 Feb 2007 23:30
Location: Algarve

Post by Quaresma »

Na minha modesta opinião acho que deves começar pelo seguinte:

Arranjar um taco de Bayseboll, ir ter com os dois "amigos" que te guardaram a carrinha e partir-lhes todas as articulaçoes principais ( joelhos, cotovelos, pulsos e tornozelos, podes deixar as cervicais intactas para eles conseguirem beber as papas por um palhinha!).

Depois compras lixa e tinta e um fato de macaco e mãos á obra!

Boa sorte :wink:
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

User avatar
Jorge Silva
Posts: 758
Joined: 02 Oct 2007 08:37
Location: Arneiro - Carcavelos

Post by Jorge Silva »

lol, adorei os comentários e obrigado pela força e pelas dicas.
Carlos, sou mais de ideias fixas do que teimoso, lol. Tb comprei uma semi-automática há algum tempo e tb está a acontecer o mesmo ao arame, está a ficar oxidado. Quanto às soldaduras, um gajo vai-lhe tomendo o jeito, até que há-de acertar. Já agora a minha está a soldar com o gás com que se tiram as imperiais, para quem não sabe fica a dica (penso ser boa, não sei)
Aquele abraço

Ricardo Serpa
Posts: 863
Joined: 25 Jan 2007 18:40
Location: Algés - Oeiras - Lisboa

Post by Ricardo Serpa »

Força ai mas faz o que te digo.
Começa por tratar o material já desarmado.
Compra todas as peças de carroceria que precisares de prefencia novas cá ou estranjeiro conforme te sair mais barato.

Um abraço e vai dando noticias.

Ricardo Serpa

PS: se tiveres tempo para isso enm vez do taco de baisbol põe mas é os teus amigos a raspar a carrinha em troco de pão e água e fica atras deles com um chicote quando pararem já sabes.....
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Bay do jorge silva

Post by Carlos Baptista »

Só soube essa da garrafa das imperiais, depois de dar 350 euros pela minha (garrafa). Estamos sempre a aprender.

joao
✘✘✘✘
Posts: 3064
Joined: 03 May 2007 00:50
Location: Leiria

Post by joao »

boas!
se fores uma pessoa muito paciente, acho que deves de comecar o restauro e fazer isso com muita calma....
eu tambem tenho uma bay como a tua, que tou a restaurar, e tambem a minha carrinha, nao tanto como a tua, estava um pouco podre e com muita modificaçao feita pelo antigo dono e que eu quero por como era de origem...
mas eu entretanto ponho fotos do restauro..


pra mim, nada é impossivel, quer dizer, algumas coisas.. mas se tens disponibilidade e condiçoes monetarias pa realizar esse trabalho, entao eu dou-te todo o meu apoio..

mas quando comecares, nao pares....

boa sorte com o restauro...
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Post by jnar »

quando estiveres em carcavelos, diz...que eu faço-te uma visita...
:wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Pois, realmente o homem precisa é de ajuda, não de ser desancado, onde esta o espirito do Forum?.

Deves de te munir de um manual de restauro e tentar arranjar esquemas da carroceria e chassi onde podes ver as partes e paineis de reparação que vais necessitar. È importante para identificação e para a comunicação com terceiros. Podes mesmo pedir ou adequirir em fornecedores estrangeiros, muitos enviam de borla e possuem soluções economicas para algumas situações.

Aconselho os paineis pois poupam dores de cabeça e tempo, atençao só a qualidade dos mesmos, deves de ter a certeza que estas a comprar um painel e não um harmónio! Há paineis de qualidade duvidosa no mercado.

Se vais soldar tu proprio, a compra de um manual de soldadura ou mesmo a ajuda de um profissional são necesarios, ninguém nasce ensinado e quantos menos erros fizeres mais poupas em tempo e $$$$.

Podes sempre contar com a nossa ajuda. No meu caso ja realizei todos os processos de restauro e supervisionei outros, cometi erros e aprendi com eles, posso te ajudar a evitar muitos.

Boa sorte e avante!
Plastic cars sucks!

zandvoort
✘✘✘
Posts: 1803
Joined: 20 Apr 2007 09:54

Post by zandvoort »

pinela...

Percebo que o homem precise de ajuda mas cada um ajuda como considerar ser melhor para o sujeito a necessitar de ajuda

Ainda estou para ver o projecto que seja mais fácil de realizar do que parecia à partida, e este à partida parece muito complicado mesmo para um profissional, logo quando puserem mãos à obra as surpresas serão mais do que muitas e ai mais vale estar avisado do que animado com perspectivas tipo "se quiseres mesmo, vais conseguir" tipo letra da banda sonora de um qualquer "Rei Leão" ou "Poca Hontas" da autoria de um Elton John ou similares.

Como pessoalmente não me acredito que uma carrinha naquele estado seja reparada de chapa por alguem fora do métier, na minha perspectiva a melhor ajuda será chamar a pessoa à realidade. Senão vejamos... todos nós teremos as nossas profissões e na nossa área de actuação profissional rapidamente nos apercebemos um serviço é feito por quem de direito ou por alguem que não tem a minima ideia do que está a fazer... na área profissional dos chapeiros não será muito diferente.

No meu primeiro post "desanquei" o homem pelo abandono porque me parece que ajudar não é dar palmadinahs das costas e dizer "o mau é que tem culpa", porque é sempre facil por culpas nos outros mas na grande maioria das vezes a situação que temos é resultado das nossas acções...ou da falta delas.

Tendo já resssucitado T1's, T2's, T3's e T4's, mesmo entregando os serviços a profssionais tenho umas noções básicas do investimento pessoal e financeiro necessário para levar a cabo um projecto deste tipo e se o "homem" não teve disponibilidade para cuidar da guarda terá algumas dificuldades em aumentar a disponibilidade no minimo a 1000% para conseguir restaurar. Ainda no sábado passado um amigo que está na fase final do restauro de uma Samba, com grande parte dos serviços entregue a profissionais, comentou comigo que nos ultimos meses grande parte dos fins de semana tinham sido absorvidos pelo projecto.

Outra coisa que me faz acender as luzes vermelhas quando vejo inconsciencia travestida de animo e entusiasmo alimentados a palmadas nas costas, são os inumeros projectos "muita loucos" que vi ao longo dos ultimos 20 anos, devidamente apoiados por todos de modo a não desanimar o "homem", mas que uma vez confrontados com as realidades ficam abandonados, perdendo-se mais um carro.

Lamento não contribuir para o apoio incondicional, mas é o que penso e julgo que a melhor maneira de ajudar é prepara as pessoas para a realidade, apontar o que foi mal feito no passado e alertar para o facto de não houver mudanças radicais os resultados serão os mesmos.

Para quem tiver duvidas ver posts sobre os projectos do JNAR, HUGO e TYPE83E (julgo que é este o nick)

Posso estar errado mas com o tempo veremos o desenvolvimento deste e de outros projectos aqui anunciados que me parecem ser pouco consistentes.


nuno g

User avatar
toiga
Site Admin
Posts: 3352
Joined: 23 Jan 2007 23:30
Location: Lisboa
Contact:

Post by toiga »

Boas,

força com isso! Está em melhor estado que o Meu Rhino estava quando se começou o restauro dele. Se tens vontade, é meter mãos à obra imediatamente mas com muita calma.

Boa sorte com isso

User avatar
Jorge Silva
Posts: 758
Joined: 02 Oct 2007 08:37
Location: Arneiro - Carcavelos

Post by Jorge Silva »

Boas Nuno G,
gostei do teu comentário, pois é uma maneira bem realista de ver a coisa e agradeço desde já a tua preocupação em relação à minha "pituxa", mas ela irá voltar a rolar na faixa preta, não te garanto é quando. Graças ao teu comentáro, fiquei com mais força ainda para iniciar este projecto, pois parece-me que o desafio está a aumentar e eu gosto de grandes desafios. Obrigado pelo teu contributo e pela força que me deste.
Aquele abraço.

zandvoort
✘✘✘
Posts: 1803
Joined: 20 Apr 2007 09:54

Post by zandvoort »

a troca de pontos de vista nem sempre coincidentes é uma das atracções deste forum

boa sorte


nuno g

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Todos juntos e unidos contra a Ferrugem: o maior Mal dos nossos tempos!

8) VW Sempre!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

O homem parece embalado, Zandvoort, portanto ha que ajudar.

Tu podes ter a sensatez de que ja se meteu em muitas mas ja se viu carros piores restaurados! Tudo é possivel, e de Velhos do Restelo ja chega! E com a sabedoria de cada um junta, muito se pode!
Plastic cars sucks!

Post Reply