Recuperação de uma Baywindow de 1975

Post Reply
dleitao

Recuperação de uma Baywindow de 1975

Post by dleitao »

Ora bem, para começar vou falar da minha procura por um PDF. Inicialmente procurava uma carrinha tipo 1. Mas depois de procurar durante algum tempo cheguei à conclusão que seria difícil encontrar uma camper tipo 1 por um preço justo. Resolvi então alargar a minha procura a carrinhas tipo 2, mais recentes.
Após pouco tempo a procurar, fui encontrar o "Gimbras" na Charneca da Caparica. Parecia-me boa de chapa e estava com bom aspecto. Após feito o negócio deu-se uma viagem de pouco mais de 100km até Peniche. Infelizmente o motor do Gimbras foi perdendo compressão até que parou a 1 km de casa. :( Ali ficou, durante a noite. Pode-se dizer que "morreu" na praia. :?

No dia seguinte, o mecanico fez o diagnóstico. Foi de reboque até à oficina de bate chapa, onde seria posteriormente retirado o motor para ser reparado.

O Gimbras antes de começar o seu face lift.Image
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

estevo
✘✘✘

Carrinha avariada

Post by estevo »

Não sei qual a gravidade do problema e também não sei quanto destes pela carrinha, mas tendo em conta o que estavam a pedir por ela (esteve à venda aqui no fórum), eu no teu caso entregava a carrinha a quem ta vendeu e pedia o dinheiro de volta. :evil:
(o\ | /o)

dleitao

Post by dleitao »

Depois de começar a ver a chapa surgem os primeiros podres. este era o maior.

Image

Junto à porta lateral
Image

E junto à roda direita
Image

Um arranjo mal pintado...na porta lateral.
Image
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O melhor é não raspares muito se queres a carrinha para o próximo verão :wink:
O mais importante, é que estejas com muito entusiasmo para iniciar esse teu projecto.

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Se queres a carrinha como deve ser... vê o exemplo do projecto do jnar...
Se é para ficar perfeita, terás de rapá-la toda! :wink: Por baixo também... principalmente aí! Depois são os remendos, pintura e borrachas novas.
Muito dinheiro e tempo... :?
Mas se for uma coisa mas leve...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Vai a pouco e pouco. Se começas a restaurar "à séria" ficas à jnar: apeado...
Elas estragam-se sempre, restauradas ou não, por isso vai aproveitando a viver km's em andamento. Vais vale andar com ferrugem e ser feliz, que parada em restauro e a gastar euros sem fim.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nezz
★★

Post by nezz »

repara o principal e km (muitos) com ela por Portugal fora :wink: a pouco e pouco vai vendo o que tens para arranjar. eu caí na "asneira" de andar pouco com a Janota antes do restauro e fiquei ano e meio sem andar. as saudades foram imensas... se fosse agora, com a ajuda do fórum, podia ter ficado melhor, mas vou melhorando o que ainda tem a melhorar
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

dleitao

Post by dleitao »

No início a recuperação seria apenas dar uns toques na pintura. E pintar a parte superior de branco sujo. mas depois cheguei à conclusão que a chapa tava toda cheia de imperfeições e mais valia pintar a carirnha toda. Pois não gosto do verde. Então optei por por a chapa perfeita e pintar num verde original dos anos 70.

Image
O tecto já lixado e com um pouco de betume para tirar as imperfeições.

Image

A aba da roda já com o primário

Image

Mais uns toques na parte da frente.

Hoje vou lá tirar mais umas fotos. Já está mais avançado. Ontem foi posto o motor, mas não chegou a trabalhar, havia um problema electrico qualquer...espero que o mecanico já tenha resolvido.

PS: o restauro do Jnar é uma inspiração, no entanto o Gimbras não vai chegar a esse pormenor. Apesar de já levar umas borrachas novas.
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

dleitao wrote:

PS: o restauro do Jnar é uma inspiração, no entanto o Gimbras não vai chegar a esse pormenor. Apesar de já levar umas borrachas novas.
A ver vamos.... :lol:

João

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Ai! Ai! :D

O "já agora" é um gajo lixado... :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

malkovitch

Esclarecimento a comentário

Post by malkovitch »

Viva, vou simplesmente colocar esta mensagem pelo comentário do 'estevo'. 1º Vendemos com a indicação que a mesma não foi restaurada por nós! 2º Quando vendemos a carrinha esclarecemos o diogo, que o motor tinha que ser reparado, pois perdia compressão),e que tal obra se cifrava entre os 500 e 600 euros, pelo que negociamos este valor na carrinha. (Demos a opçao desta ser reparada por nós e não negociar o preço). Os toques na chapa estavam à vista. 3º Prontificámo-nos a repará-lo assim que o diogo nos disse que tinha parado. 4º O motor veio para o candido para ser reparado, demorou 1 semana, e responsávelmente foram colocados pistons novos, pois não estavam bons, como tal a conta cresceu para 1000 euros, dos quais nos propusemos a pagar 50%, o que sucedeu. Estou de consciencia absolutamente tranquila (Será que todos teriam a mesma atitude)????
Nota: Se estiver a dizer alguma inverdade agradeço ao DIOGO que o diga ao forum.

dleitao

Re: Esclarecimento a comentário

Post by dleitao »

malkovitch wrote:Viva, vou simplesmente colocar esta mensagem pelo comentário do 'estevo'. 1º Vendemos com a indicação que a mesma não foi restaurada por nós! 2º Quando vendemos a carrinha esclarecemos o diogo, que o motor tinha que ser reparado, pois perdia compressão),e que tal obra se cifrava entre os 500 e 600 euros, pelo que negociamos este valor na carrinha. (Demos a opçao desta ser reparada por nós e não negociar o preço). Os toques na chapa estavam à vista. 3º Prontificámo-nos a repará-lo assim que o diogo nos disse que tinha parado. 4º O motor veio para o candido para ser reparado, demorou 1 semana, e responsávelmente foram colocados pistons novos, pois não estavam bons, como tal a conta cresceu para 1000 euros, dos quais nos propusemos a pagar 50%, o que sucedeu. Estou de consciencia absolutamente tranquila (Será que todos teriam a mesma atitude)????
Nota: Se estiver a dizer alguma inverdade agradeço ao DIOGO que o diga ao forum.
Sim senhor é verdade o motor foi reparado na oficina do sr. candido. neste momento já está montado. Espera agora uma rodagem de 1000km. Em relação à chapa, eu já sabia que devia ter de levar uns toques. acabou-se por optar por pintar na totalidade pois "escondidos" se revelaram podres. Nada que não fosse de esperar. Podia ter sido desfarçado e pintado por cima. Mas como comprei a carrinha para estimar, optei por tirar tudo o que era betume e fibra e por as coisas como deve ser. Assim depois de concluído, fica com melhor aspecto e dura mais 20 anos.
Image

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Axo que vi esta carrinha em Vila Nova de Mil Fontes, este verão e esteve também no parque de campismo do SITAVA.

Força nesse restauro, há que evitar realmente tudo o que é betume e fibras, chapa nova pra cima e depois muitos klm's :wink:
have a nice trip with VW

malkovitch

Viu pois...

Post by malkovitch »

Esteve pois, até está neste forum no 'eu vi....' umas fotos que tiraram e ali colocaram :D

dleitao

Fotos fresquinhas

Post by dleitao »

Pois muito bem, continuando com as fotos do Gimbras. Hoje estive na oficina do sr. Horácio e no final do dia estava quase toda lixada. Amanhã vai para pintar o branco na parte de cima.
Entretanto ficam aqui umas fotos da fase de betume e primário.

Image

Depois de betumada, pronta para levar primário.

Image

Image

Image

Image

O sr. Horácio em trabalhos...

Image

primário no tecto

Image

...e mais primário

Image

os pára-choques também tiveram direito a tratamento, depois de tiradas 3 camadas de tinta e betume. foram novamente betumados para deixar tudo liso. Depois um primário.

Image
Image

Post Reply