Intervenção Homemade Early Bay (modelo '70)- Estaca 0

Alf

Intervenção Homemade Early Bay (modelo '70)- Estaca 0

Post by Alf »

Boas pessoal :)

Estou a criar este tópico para divulgar e esclarecer umas dúvidas, e também reunir conselhos sobre o projecto em que tenho vindo a reflectir para a minha (do meu pai :lol: ) early bay, já que a minha experiência é 0.

A intervenção (não quero dizer restauro) ainda não começou, pois só se pode iniciar quando as obras em casa acabarem, mas em princípio dentro de um mês e pouco posso começar a trabalhar nela (também depende da sorte, que por estes lados é pouca).

Entretanto comecei a delinear a ordem das intervenções na carrinha, e aqui é que peço opiniões mais experientes:

1º- Limpeza muito forte, já que está parada ao ar livre há anos.
2º- E aqui tenho dúvidas, mecânica, desmontar, reparar e voltar a montar, até estar a andar;
3º-Jantes e pneus;
4º-Tudo fora, reparação de chapa, pintura, voltar a montar tudo limpinho e usar :D

Mas também tenho uma dúvida, queria reparar de chapa nos sítios mais urgentes para a ferrugem não alastrar e dar primário e anti ferrugem nessas zonas, enquanto não se intervém mais a fundo na chapa.

O meu pai sabe umas coisas de mecânica, eu aprendo o que for preciso, e com muito amor e carinho as coisas vão lá. A pintura é fora, a chapa não sei, as jantes obviamente restauradas numa boa casa de jantes. Mesmo assim tenho as minhas dúvidas do que poderei ou não fazer.

Quanto ao estado da carrinha, é mau, mas vê-se pior. Os apoios do macaco estão sólidos mas cobertos por ferrugem(não deu para analisar a fundo, mas não estão a cair), os fundos das portas têm uns buracos pequenos, tem um buraco na porta de correr, um maior no chão, logo à entrada da porta de correr, e nos fundos à entrada das portas (estribos? não o para-choques), a porta da mala e a tampa do motor estão em bom estado, as fechaduras trabalham na perfeição (menos uma que sempre esteve avariada), os cromados estão bons, o interior assim parece, as borrachas já há muito entregaram a alma ao criador.

Mais, só mexendo. Agora, as fotos :o

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Não liguem ao lixo :lol:
Last edited by Alf on 24 Jun 2008 14:17, edited 1 time in total.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Começa por lavar bem a carrinha. Eu tirava o motor fora para verificar se tudo está em condições Os flaps do motor também podem estar encravados ou os ratos terem feito um ninho dentro da turbina. Além disso tens que trocar TODOS os tubos de gasolina e limpar o depósito.

De resto já deves saber, óleo, platidados, condensador e velas. Limpar filtro de ar e verificar folga das válvulas. Desmontar carburador e limpar. Rodar o motor antes de pôr a trabalhar.

Os travões devem estar uma desgraça. O mais provável é ter que levar tudo novo. Calços tubos e bombitos.

Boa sorte com o projecto e vai colocando as tuas dúvidas.

João

Alf

Post by Alf »

Obrigado pela resposta jcse :D

Já contava com isso tudo ou pior, mas deste-me uma boa ajuda no que fazer ao motor :D A parte eléctrica e mecânica geral não é problema para o meu pai, o pior é alguma mecânica específica destes modelos, mas aí, estuda-se. O motor fora e pôr a trabalhar quando estiver tudo bom será o primeiro passo (fora a lavagem a fundo).

Agora resta esperar para começar a desmontar e começar a ver desilusões :?

Já agora, o que acham da ferrugem nas fotos que pus?

E uma outra dúvida, a nível de suspensões existirá algum problema? Ou o mais grave são amortecedores avariados? (creio que estejam bons)

Obrigado :D

joao
✘✘✘✘

Post by joao »

quando comecarem a desmontar, nao desanimes :lol:
foi o que me aconteceu :lol: ...
eu tb tou a restaurar uma early bay de 69 em casa e sei como é 8) :lol:

mas força nisso e boa sorte :wink:
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

trukas
✘✘

Post by trukas »

essa bay tem uma coisa de bom.. não a tiveste que pagar..

eu lavava isso com um compressor e tratava de arranjar um local sem terra e erva e com um telhado para fazer o que quer que fosse..

boa sorte
type one addicted ...

Alf

Post by Alf »

Em principio vou cimentar uma zona aí com uns 20m2 e arranjar uma estrutura para fazer uma cobertura em rede ou em zinco ou assim. O que se arranjar barato :lol:

Já foi paga, mas há 18 anos. 3º dono :?

Já agora, o livrete é daqueles muito antigos (de 69) e tem uns buracos, o titulo de registo de propriedade é dos azuis, tenho que mudar para documento único? Só se for para actualizar, a carrinha está no mesmo nome desde que foi emitido esse TRP.

Alf

Post by Alf »

A primeira coisa que tem que ser substituída é o escape, que apesar de estar lá... Desapareceu por completo. Todo o escape é ferrugem, e tem mais área vazia (buracos) que área de ferrugem :shock:

Gosto muito desse esquema de reparação de carroceria do teu avatar, joao, espero poder fazer o mesmo.

Trukas, lavar com um compressor, mas máquina de pressão de água certo?

dleitao

Post by dleitao »

assim vale apena. ver esta malta a trabalhar em bay's que estão prontas para o abate. fico feliz de haver gente que gasta milhares de euros para por estas carrinhas como novas.

para além de tudo o que foi dito, não te esqueças da parte de chapa, isso parece-me que devia ir ao jacto de areia. Depois é reparar os podres e uma pintura catita. Borrachas novas, motor dentro, electrecidade nova e toca a andar.
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

Alf

Post by Alf »

Bem, não planeio gastar assim tanto, tenta-se sempre gastar o mínimo possível, mas como sou um chato do caraças não paro até ter as coisas bem feitas. Já conto com um belo rombo na carteira, mas como é um bocadinho de cada vez pode ser que não se note muito :lol:

Por uma questão orçamental podia reparar a chapa e pintar agora, e reparar a fundo (jacto, chassis e carroceria) e pintar outra vez daqui a uns (3 ou 4) anos, mas não sei se será boa solução.

Borrachas serão todas substituídas por novas, e de boa qualidade, aí vai ser um graaande rombo :?

joaopt9

Post by joaopt9 »

és uma pessoa com sorte não pagas-te só eu é que não tenho essa sorte

lol bom trabalho e não desanimes

abraço :D :) :(

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Alf wrote:
Por uma questão orçamental podia reparar a chapa e pintar agora, e reparar a fundo (jacto, chassis e carroceria) e pintar outra vez daqui a uns (3 ou 4) anos, mas não sei se será boa solução.
Olha que não é boa ideia .Uma pintura fica cara , logo o dinheiro que vais gastar para uma 2ª pintura pode ser gasto noutros melhoramentos . O chassis é no meu ponto de vista das primeiras coisas a ser restauradas e depois mecanica , parte eléctrica e depois carroceria .No fim de tudo feito ,aí sim uma pintura ! Boa sorte no restauro !
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Alf wrote:
E uma outra dúvida, a nível de suspensões existirá algum problema? Ou o mais grave são amortecedores avariados? (creio que estejam bons)

A suspensão tem borrachas e essas borrachas devem estar defeitas. Com as borrachas desfeitas é difícil andar a direito e com vento lateral é impossível. Quando desmontares a suspensão de trás para substituir as borrachas tem atenção para não riscares as barras de torção. Se as riscares elas vão partir e são caras. Eu já escrevi algures aqui no forum, como essas borrachas devem ser substituidas.
O melhore é comprares um manual da Haynes. Na Ascari eles têm de certeza, senão mandam vir.

As rótulas da direcção, também devem estar nas lonas.

João

Alf

Post by Alf »

Obrigado!

Para a semana já devo ir à ascari ver se arranjo uns manuéis, para ir estudando isso. :D

Quanto ao chassis, o que eu queria mesmo fazer era tirar a mecânica toda, reparar o que for preciso, e entretanto reparar a chapa toda (incluindo chassis, utilizando uma maneira qualquer de "deitar" a carrinha), dando anti-ferrugem, primário e tinta (??) nesses sítios, enquanto não vai à pintura, e só depois montar a mecânica toda. Mas como aumenta muito os custos prefiro pô-la a andar (com segurança) e depois atacar a chapa mais a fundo. Claro que os podres maiores têm que ser reparados já ao início, para não alastrar ainda mais. Dá trabalho a desmontar duas vezes, mas a única coisa que gasta é as mãos :)

Mas isto é tudo muito teórico, já estou a falar demais sem ter a carrinha à minha frente para trabalhar :?

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

A minha opinião é no sentido contrário. Por mim, é tratar do que está bom e "deixar" para último o mau. O mau pouco pior fica. O bom pode ficar mau.