Rusty - O Pão de Forma Verde

Paodeformaverde

Rusty - O Pão de Forma Verde

Post by Paodeformaverde »

Finalmente, apos 4 longos meses na oficina para uma reparação no motor, a Rusty (novo e definitivo nome da nossa carrinha) ficou pronta a rolar. A rolar tão bem que já nos levou a Peniche de fim de semana.

Este novo nome, Rusty, não parece muito feliz, mas prende-se com o facto de em termos de restauro não querermos, nem termos possibilidades para executar, ou mandar executar um trabalho de grande promenor. Pessoalmente prefiro tambem manter um pouco da sua "alma", que é o mesmo que dizer que queremos mante-la a rolar sem grandes preocupações nem obsessões que limitem a sua saida da garagem, para qualquer trajecto mais acidentado. Queremos usufruir totalmente da carrinha sabendo lidar com o facto de haver sempre por ali algures alguma ferrugem, até porque infelizmente ela vai dormir muitas vezes na rua apenas com um casaquinho just kampers.
O objectivo é mante-la sempre activa, que para nos é o mais importante nestes carros.

No entanto, esta viagem a Peniche serviu de teste ao seu comportamento e compussemos uma bela lista de coisas que gostariamos de ver resolvidas e aqui pedia a vossa ajuda para saber onde ou como resolve-las.

A lista é longa sobretudo em intervenções na chapa, mas as mais prioritárias são:
-Eliminar um ruido (chiar) que surge apos alguns km's na direcção ou no amortecedor dianteiro do lado do condutor.
-Eliminar uma fuga subtil no oleo dos travões que surgiu a meio da viagem, apesar de terem sido revistos e substituidos os tubos da frente. a fuga, ou o "pingo" surge na zona perto do pedal.
-Eliminar um forte cheiro a escape que se sente em andamento nalguma subidas e que quando parada incomoda ao dormir lá dentro. é aquele cheiro com que se fica ao andar à pendura em motas com motor a 2 tempos.

Mas a lista é longa e vamos a algumas fotos:

Image

Image

Image

Image

Image

A menina a arrefecer..

seixasbay

Re: Rusty - O Pão de Forma Verde

Post by seixasbay »

Epá mto fixe a tua bay!!
Eu ainda tenho a minha Bay no estaleiro (a BenFas), mas tb faço surf e provavelmente a grande viagem inaugural será a Peniche para ver o Rip Curl Pro em Outubro! Vais lá estar?
Adorei o pormenor para prender a prancha lá dentro (também sou surfista! 8) ) e também já tinha pensado em fazer algo semelhante mas que fosse "amovível"... No teu caso usaste umas barras de tejadilho, mas invertidas certo?

Bons km's e curte muito! :wink:
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

1959

Post by 1959 »

parabens pla biatura da surfada.

1959

Post by 1959 »

bem embora nao tenha nada a ver com a rusty, e como nao sei onde fazer esta pergunta ,vou aproveitar este new topic para a colocar.
existe alguma bay com tecto de abrir de origem de ponta a ponta?
é que nao me lembro de ver nehuma assim,e gostava de tirar esta duvida.
ja agora quanto pode valer uma bay com podres mas com o motor a trabalhar,sem ipo e parada á bastante tempo?
apenas umas dicas ja ajudam.
bem sei que presisam de fotos, mas assim por alto quando valerá, 1000 euros ,menos ou mais

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

1959 wrote:bem embora nao tenha nada a ver com a rusty, e como nao sei onde fazer esta pergunta ,vou aproveitar este new topic para a colocar.
existe alguma bay com tecto de abrir de origem de ponta a ponta?
é que nao me lembro de ver nehuma assim,e gostava de tirar esta duvida.

Existe, mas só tem 1 x 1,10 mts

Image
(o\ | /o)

Paodeformaverde

Obrigado pelos comentários!

A Rusty está em bom estado para se poder usufrui-la, não está tão boa com nas fotoas e há sempre coisas escondidas, mas está suficiente para curti-la e como disse não vai levar tão cedo uma intervenção de promenor, talvez daqui a algum tempo uma "lavagem de cara" como levou a Gimbras aqui do forum. Esse é o meu estilo de intervenção, motor reparado, pintura, borrachas e muita estrada. Isto porque sou da opinião que a ferrugem e os chapeiros são uma luta inglória. Se não for o proprio dono ninguem faz com o mesmo cuidado, para despachar aldraba-se sempre alguma coisa, e como não sou bate-chapas nem mecanico...nem conheço nenhum de grande confiança e já tive uma má experiencia com a primeira bay que tive.
Para já a Rusty não está muito mal e vai sobreviver com lavagens frequentes, capota, parafinação anual intervenções localizadas e umas pinceladas. Só tenho pena de não ter uma garagem, pois então no estado em que está penso que duraria muito mais.
Mas ha-que ser pragmático e isto do Vw a ar não deve ser uma angustia, mas sim um prazer e vou ter que esperar até ter uma casita com garagem.
O que interessa é que o sonho cumpriu-se, uma oportunidade unica e há-que manti-lo vivo.

Pois Seixas é verdade, as barras foi uma ideia brilhante do pai da minha namorada, que muito nos tem apoiado nesta aventura, que se lembrou de aproveitar uma barras antigas de um Renault 9 que tinha lá por casa. (pelos menos as de um Renault 9 encaixo na perfeição) Basta vira-las ao contrario, virar os encaixes, protege-los para nao riscas a carrinha e fica-se com uma solução excelente, para guardar as pranchas quando se pára para dormir.

Em relação a estar por Peniche em Outubro não sei...prefiro ambientes mais calmos e não vai estar, nem fora nem dentro dos picos à volta e se estiver com muito trabalho, os fins de semana são preciosos para surfar onde der, pelo que não ficarei a ver os outros faze-lo, nem mesmo os melhores do mundo...portanto vai depender do ritmo das coisas,...desculpa a sinceridade.

Mais uma fotos:
Image
Image
Image

seventropical

Post by seventropical »

Parabéns pela Rusty........ :wink:
Agora muda essa matricula branca atrás........ :evil:

seventropical.... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Paodeformaverde

Obrigado !!!
Vai ser para breve, também não gosto nada pois mal cabe ali...é enorme!

zeferreira

Post by zeferreira »

Olá

Parabens pela carrinha.

Tava a tentar pensar numa maneira de prender as pranchas por dentro da carrinha e tava a ver que era preciso soldar uns suportes de um lado ao outro, tiveste uma boa ideia em utilizar suportes de tejadilhos ao contrario.
1 pergunta: o pessoal viaja bem com as pranchas por cima? outra pergunta, ate quantas pranchas consegues por nos suportes?

Outra vez parabens pela carrinha
"são 40 € de 95 e uma bilha de óleo"

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Parabens companheiro!

Gosto da carrinha, da cor, do modelo (72), da imaginação e da forma de estares na vida em relação à carrinha.

É assim mesmo: Gozá-la ao máximo e mantendo-a, andando com ela o mais possível
Ela parada estraga-se.

Em relação aos sintomas que apresentas eu penso o seguinte:

Se a chiadeira à frente é: txic txic txic txic, conforme o carro vai andando, penso que será fricção do disco nos calços de travão, o que denota um ligeiro empeno do mesmo.

A pingadeira do óleo de travões, em princípio e uma vez que os tubos foram todos substituídos e os apertos estão correctos, poderá ser problema na bomba central (borrachas deterioradas).

Vale a pena meter uma bomba nova. Isso é barato e de fácil montagem (sabes fazer isso?)

Quanto ao cheiro a gases do escape, cuidado com essa brincadeira, porque isso faz dores de cabeça, é tóxico e pode matar.

Terás que meter uma borracha nova na porta trazeira, porque por efeito de sucção, a carrinha em movimento aspira esses gases para dentro do habitáculo. Tambem é possível que tenhas uma fuga no escape e os gases se infiltrem através do sistema de aquecimento.

Mas podes fazer uma experiência:Cola uma fita adesiva, das largas, em toda a volta da folga da porta traseira, calafetando essa mesma folga por completo de modo que a fita apanhe a porta e a chapa em toda a volta, ou seja meio por meio.

Depois vais dar uma volta e vês se o cheiro persiste. Se continuar a cheirar, pode ser do sistema de aquecimento e aí separas os tubos que unem o escape aos tubos do aquecimento do carro e tapas os buracos (na carroçaria)com as tampas de sprays. Há umas que são mesmo à medida.

Penso que são as tampas daquele spray de limpar móveis da marca "pronto".

Eu iliminei o sistema de aquecimento nas carrinhas porque isto é uma encavadela do caraças. À mais pequena fuga no escape, já está! Lá vem o tal cheirinho que até faz um pico na garganta. E numa viagem longa é perigoso.
Vale mais trazeres uma pequena mantinha para colocares em cima das pernas, caso esteja frio. É mais saudável.

Vi no Mordelo, umas mantinhas térmicas mesmo fôfas que fazem um chouriço e são bastante práticas e ocupam pouco espaço.

Comprei logo duas. Uma para mim e outra para a madame. Assim, se estiver frio bota-se as mantinhas e já ninguem vê o que se passa lá debaixo.

Alem de que assim se torna mais encolhedor.

Manda sempre

Aquele abraço

Tio Baptista
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

E complementando o que o Tio Baptista disse, poderãos er igualmente as borrchas do contorno do motor em mau estado...
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

olim

Post by olim »

Parabéns pela bela carrinha. Aproveita ao máximo o prazer que dá ter uma bay. Força aí :wink:

Paodeformaverde

Muito obrigado pelos vossos comentários, é realmente um forte incentivo!

Respondendo ao Ze Ferreira: Apesar das barras ficarem bem fixas, aquilo não deixa de ser uma adaptação e por isso não viajo com as pranchas ali em cima. Assim, só quando paro para dormir ou para usufruir do seu espaço interior durante algum tempo, é que as arrumo la por cima. Elas ficam chegadas mais para a frente e assim incomodam menos quem lá anda.
Não sei ao certo para quantas pranchas dá, mas contando com as quilhas penso que dá para umas 2 ou 3 tabuas.

Carlos muito obrigado pela força. Já desconfiava dessas origens para o problema dos travões e do cheiro a escape.
A chiadeira não sei se será travoes aquilo é um barulho um bocado difuso e irregular, ainda nem percebi bem se será da direcção ou do amortecedor.
O cheiro realmente preocupa-me, e acho que será um pouco de tudo pois tanto as borrachas das portas de tras e do motor e o escape está tudo uma miseria, assim como todo aquele sistema que se liga a um tubo revestido central no fundo da carrinha e aos tubos de papel que se vêm com a tampa do motor aberto.
Para alem disto há uma imensidão de buracos e buraquinhos feitos pelos antigos donos.
As borrachas vendem-se à parte ou compra-se um kit para toda a carrinha??
A minha namorada queixou-se realmente desse pico na garganta e inclusive da lingua e labios a rebentar, por isso a cena é grave!! tivemos que dormir de janelas abertas!
Por acaso ao ler o seu post, ate achamos graça à hiptese da mantinha pois o aquecimento não funciona e realmente faz frio a andar, já nos tinhamos lembrado disso.

Um Abraço para todos!

seventropical

Post by seventropical »

(mantinha) brinde na BP com 300 pontos................... :wink:

seventropical........ :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

dleitao

Post by dleitao »

Tá muito fixe essa van.

A cor é parecida à antiga cor da minha bay de 75. A minha era mais escura.

Boa sorte...
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

Post Reply