Há já algum tempo que quero fazer a apresentação da minha Matilde, mas por razões de tempo fui adiando...
Então cá vai...
Há já algum tempo que andava a procura de uma pão de forma, pesquisando na net, falando com pessoas no Brasil e correndo feiras de clássicos.
Até que em finais de Abril de 2011, fui a feira de classicos de Braga, e (re)encontrei o Sr. Paulo Russo da VolksCar, ...já lá tinha estado na Maia na sua oficina, mas nenhuma das carrinhas que ele lá tinha me agradou, por razões ou de preço ou de estado de conservação..., estivemos um pouco na conversa até que ele me disse que naquela semana tinha comprado mais uma carrinha, e que se tratava de um inicio de restauro em que o antigo proprietário ou se tinha fartado da carrinha ou então lhe tinha acabado o dinheiro, falamos em valores, ele mostrou-me umas fotos, e disse-me, "Se tiveres interessado tens que ser rápido porque tenho um cliente que a quer oferecer ao filho!", verdade ou não, na segunda feira seguinte lá fui eu a Maia.
A carrinha estava no elevador, fiz uma pequena inspecção aos fundos, e eles estavam muito bons, assim como o chassi, desceu a carrinha e o interior estava em muito bom estado, notava-se que estava completamente nova por dentro, a corroçaria é que tinha alguns podres, nada de excepcional, uma vez que o seu antigo proprietário quando desistiu do projeto a deixou a chuva durante cerca de 2/3 anos.
Como a relação qualidade/preço me agradou (podia ter sido mais barata... mas podem ser sempre!
Agora começa a aventura...
O Sr Paulo deslocou-se a Barcelos, tendo-me entregado a carrinha no centro de inspeções, lá fui eu fazer a inspeção, e com uns pequenos contatos lá passou, isto apesar de ao ligar os farois aquilo ter feito curto circuito... mas como o sr da inspeção sabia que eu não ia andar com a carrinha naquele estado e que precisava da inspeção para a levar para o mecanico, eletricista e estofador lá facilitou um pouco e passou... já era tarde e não consegui fazer seguro, a Matilde ficou a dormir no centro de inspeção e no dia seguinte e já com seguro lá me desloquei para junto dela, mas quando a vou ligar ela não pega... e chovia de tal forma!!!, lá liguei a um colega meu para me vir traser uns cabos, ligamos a carrinha, deixei aquecer um pouco, ele foi-se embora... fiz-me a estrada e cerca de 50 metros depois a carrinha foi abaixo, e voltou a não ligar... que nervos! E agora?!... Bem liguei para a assistência em viagem e lá foi ela para o electricista...
Depois do eletricista foi para o chapeiro/pintor, alterei a cor da carrinha, e pu-la ao mue gosto...
Depois do pintor foi para o estofador, um senhor com cerca de 80 anos, que me disse, uma semana e fica pronta (2 bancos, 1 banco traseiro, alcatifa, volante, fazer forras e estofar as forras e tejadilho...) deixei a carrinha, passando uma semana fui busca-la e ele nem lhe tinha pegado! Bem, pensei eu, vou ter que passar cá de vez em quando durante a semana... e assim fiz... fui passando, "ja desmontei um banco", hum... só??... e assim continuaou cerca de 3 meses!!!! Fartei-me de esperar, tirei 2 semanas de ferias, uma semana fui com a minha namorada passar uns dias e a segunda semana passei-a toda lá np estofador, só assim me pegou na carrinha... começou pelos bancos, uma semana para cada banco, uma semana para refazer o tejadilho, e ao fim de 2 meses lá estava ela impecável!!
Voltou para o chapeiro, para dar uns retoques na pintura, porque as pessoas não tem cuidado e ao irem ao estofador riscaram-me a carrinha e apareceu uma mossa...
Iniciou-se a parte de mecanica, comprei os quites de juntas, carburador, braços de direção, rótulas... emfim, tudo o que estava estragado foi substituido.
Mas segundo o vendedor da carrinha o motor estava em bom estado, mas não estava nada, está a ser um problema reparar as fugas todas de oleo que ela tem, mas com persistência está-se a dar conta do recado... repara-se uma, aparece outra :S
E cá está ela pronta para curtir, é sem dúvida um excelente carro, em que a simplicidade nos mostra que não há razão para ter tantos botões num carro, para quê ter aqueles sistemas electricos todos?! Se um carro não pode atingir grandes velocidades, dificilmente terá um acidente grave
Gostaria de colocar umas fotos, mas nao sei como fazer...