Ajuda séria precisa-se...!!!

santixolas

Ajuda séria precisa-se...!!!

Post by santixolas »

Olá amigos VW Ar,

Como disse na minha apresentação vou precisar de ajuda, pois não percebo nada de mecânica...(mesmo nadinha, eventualmente sei mudar as velas, pneus pôr gasolina e conduzir... :D )
Como acho que o meu bogas precisa de muito restauro, queria pedir encarecidamente que me dessem opiniões sobre que caminho tomar para cada uma das diferentes partes do buggy. Chapa, mecânica, eléctrica e fibra.
A minha ideia era desmontar o corpo de fibra, para ver como está por dentro mas antes tirei bastantes fotos (pois todos nós gostamos de fotos...eheheh) para que possam avaliar o estado do bogas (e consequentemente do meu desespero, por não saber por onde começar).

Um grande abraço e qualquer novidade postarei aqui.
Obrigado pela ajuda em adiantado.

:wink:

santixolas

P.S.- Já sei pelo menos que é um oval fibrado com um motor 1200 de 36 cv (salvo erro)

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

HUGO PEÇAS

Post by HUGO PEÇAS »

Pois é amigo é uma pena que este seja menos um oval que anda a circular, mas antes isto que o ferro-velho, em primeiro se queres fazer um Buggy de meter inveja deves ter consciência que vais gastar dinheiro pois sem este nada se faz.
Começa por desmontar tudo carroçaria para um lado estrado para o outro, motor electricidade, etc., etc,etc…
- Começando pelo chassis, já limpo substituir os estrados, e mandar para a decapagem e metalização, aparelhar todo o chassis, encher as uniões com massa própria para o efeito nova de mão de aparelho e por fim duas de mão de preto chassis (tinta própria para o efeito) NADA de anti gravilha, isso só serve para tapar a Mer…
- A seguir montagem de todos os componentes mecânicos já limpos e ou tratados, eixo com cavilhões novos ver também as ponteiras de direcção limpar a caixa de direcção e enche-la com maça consistente, (não metas valvulina pois vai começara a pingar).
- Caixa de velocidades com os três apoios novos bem como os foles e valvulina.
- Todo o circuito de travões metálico e flexível, bombitos e calços convêm rectificar as polis, e ver também a bomba central.
- Suspensão
- Rodas para o sítio mesmo sem os pneus finais e chassis para o chão.
- Tratar do motor de preferência arranja um 1300/1500 ou 1600 pois esse que tens é um 30cv e vai-se arrastar, aqui poderás pintar todas as chapas do motor ou cromar conforme o orçamento$$$$$, depois é só mete-lo no sítio.
- A carroçaria, aqui deves retirar tudo incluindo aquele “ninho” de fios que tens por baixo do tablie (há umas cablagens universais para Buggy que são económicas).
- Reparação por profissionais da fibra e respectiva pintura (antes da pintura ensaiar tudo desde rádio que queres meter a todos os botões necessários faróis e farolim, espelho etc.…).
Podes alterar as fazes do projecto conforme te for dando mais jeito, e lembra-te que mais vale deixares o projecto parado dois meses do que fazeres a pressa e a remediar e depois gastas o dobro pois tem de fazer mais tarde porque não gostas ou não está bem.
Deixo aqui fotos de um Buggy de um amigo para te entusiasmares.

Image

Image

Image

Espero que seja util.
A inveja é a arma dos incompetentes…

http://www.hugopecas.pt

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

E mudar a caixa split case por uma mais "traditional", porque esta :/
Now I have a machine gun HO-HO-HO

santixolas

Post by santixolas »

Obrigado pela explicação,Hugo!!...Vou tentar fazer tudo com calma. Até porque ainda vai ser uma nota até deixar tudo em condições.
Posso usar qualquer motor aqui?? Alguma especificação a cumprir??
Onde encontrar um motor porreiro e barato??? Aqui no forum em 2ª mão??
Mas primeiro já estou a desmontá-lo todo. Estou com uns stresses mas nada que não se resolva. O gajo que fez esta tranformação era um mercieiro, Eu posso não perceber nada disto mas há tanta coisa que eu já encontrei mal feita que nem conto (parece crime)...
Só mais uma pergunta...Os estrados incluem aquela moldura de chapa?Pergunto isto porque os parafusos que fixão a fibra ao chassi são parafusos sem cabeça e estão todos lixados com f... e não os consigo tirar. só deu um porque o serrei. Os outros estou a pensar usar um berbequim para os desfazer mas tenho medo de danificar a moldura do chassi. Mas se essas molduras fizerem parte dos estrados não há problema, certo?? São soldados ao veio central, á parte da frente e de trás, não é?

Mais uma vez um muito obrigado e logo que possivel ponho mais fotos do avanço da coisa.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Antes de tudi: o teu buggy esta legalizado?

santixolas

Post by santixolas »

Sim!! Desde 1989.

santixolas

Post by santixolas »

Esqueci de dizer...Belo BUGGY!! :)
Eu só não tinha usado aqueles espelhos retrovisores, parece um pouco o Dumbo...lol :lol: De resto está brutal! E não precisa de para choques frontal?? É legal não ter?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Para este tipo de resposta o Jean sera o ideal, mas para choques são obrigatorios.
Agora, quanto a carroçaria, não seria simples e barato arrajar outra mas nova? Assim podias arrancar com algo de novo sem remendes, retoques, etc.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

HKS, reduz a vontade de "trocar", pois se ele mudar a carroçaria, mudar a caixa de velocidades, mudar o motor... Então não restaurou aquele buggy, comprou outro...
Basta trocar o motor e caixa, mantendo o resto especifico daquele buggy.

Concordo com as sugestões do Hugo, mas ainda acrescento outra sugestão: como o motor e a caixa são muito antigos, poderá interessar vender para quem queira um motor para meter num carocha oval, e aproveitar esses euros para a compra de um eventual motor em 2ª mão.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Eu faço rapidemente as contas: reparar as varias quebras da fibra, do gel goat, mais lixar, preparar para pintura, reconstruir um são cristovão, etc... De certeza que são mais de 40 horas a 15€/hora... a equationnar com o custo de uma carroçaria nova que ronda este valor (o El Yorn tem/ tinha uma nova a venda de um Tara da Marques Pereira & Teles por exemplo)

fan
Site Admin

Post by fan »

Viva

Para mim, pelas fotografias, esta base esta razoavel em termos de fibra, nada que depois de inventares umas coisas com fibra, não va ao sitio. Isto se pretenderes fazer tu as coisas, o que não se sabe aprende-se e com um bocado de curiosidade e carolice vais fazendo as coisas.

Existe aqui no forum pessoal que ja trabalhou com fibra de vidro, eu o jean o jnar etc, se precisares de alguma coisa e so avisares ( sobre a teoria fala com o jean).

O teu objectivo e ter o buggy acabado quando??

por experiencia propria, se quiseres o bugggy para o proximo verão, deixa estar as coisas como estao e arranja em termos de mecanica e componentes vitais. Se nao tiveres pressa, faz como o hugo disse, mas o t€mpo voa :)

abraço

santixolas

Post by santixolas »

Pois é amigos,

Havendo dinheiro trocava tudo... :oops: ... Mas perdia duas coisas: a oportunidade de aprender algo relacionado com a mecânica dos VW e seus derivados e o gozo de recuperar aquilo que já temos.
Por outro lado sou bastante impaciente por natureza (neste caso só a falta de €€€ ajuda a não ser tão impaciente :lol: ) dai também considerar as hipoteses dadas pelo HKS...No fundo é um pau de dois bicos porque, por um lado gostava de ser eu a recuperar o bogas(pela falta de € para o entregar a alguem) por outro lado, a falta de tempo que tenho na minha vida presente e a falta de conhecimento e experiência neste campo leva-me a pensar que seria mais simples pagar a alguem para reparar o bogas (o que nos leva de novo aos €) :lol:
Mas como não sou pessoa para sair derrotado à partida vou pelo menos tentar. 8) Tenho a ajuda de um grande amigo (que tambem não sabe muito de mecanica mas é um grande engenhocas) e também muito importante tenho agora do meu lado a vossa experiência e também paixão pelos VW . Vou tentar ir actualizando o mais possivel com fotos para que possam opinar e ajudar naquilo que não sei.

Um grande obrigado por tudo o que têm dito e ajudado. :wink:
Gostos dos meus VW como dos meus cabelos...Ao vento!

santixolas

Post by santixolas »

Preciso de uma ajuda mecânica....o motor de arranque não dá sinal...a unica coisa que ouço ao rodar a chave é "click" e "clank". A bateria é nova as luzes acendem etc. Como encontrar o motor de arranque para o desmontar e saber se está bom? E como o desmontar??

:roll:
Gostos dos meus VW como dos meus cabelos...Ao vento!

Enz0

Post by Enz0 »

Boas!

Está aí uma base porreira, para um gajo se entreter a restaurar :D inda por cima um buggy, carroçaria em fibra...em termos de carroçaria, nao ha dores de cabeça com podre aqui e ali, ferrugem aqui e ali...

chapa do chassis, dois fundos, chassis tratado, fica novo...borrchas novas da suspensao e tal, rotulas, sistema todo de travoes revisto...e fica a bulir que é mel :P

quanto ao motor de arranque, tenta numa primeira fase, dar com o cabo de madeira de um martelo em cima do gajo...ver-se dá qualquer coisa, se nao, tira o gajo (dois parafusos) e tira a tampa do motor (a parte maior; o mais pequeno e o chamado comummente de "bendix", ou solenoide) e dar um jeito àquilo, por escovas novas se necessário e tá a bulir!

ps: comprou o buggy sem ter posto ainda o motor a trabalhar?

abraço, e continuação!! :wink:

Jorge
Automotive Technical Support and Training

RDF

Post by RDF »

Boas.
Pelo q vi pelas fotos de carroçaria nao precisas de fazer grande restauro nela, nao da para ver se esta estalada por isso basta uma pintura e ficas com ela impecavel,( falo por experiencia propria)
Qd comprei o meu buggy, estava acidentado e com a fibra partida com falta de bocados, ainda fui falar com quem fazia carroçarias e q me disse q nao fazia reparaçoes, pus as maos a obra e consegui recuperar a carroçaria.
De resto depende um pouco do tipo de utilizaçao q vais dar ao buggy, ´
é so para ir ate a praia, dar umas voltas, ou para utilizaçao variavel, o meu esta limitado a alcatrao :oops: , mas como ja vinha assim nao quis alterar.
Na minha opiniao devias tentar por o carro a trabalhar ver os pontos fracos e defenires as prioridades, um buggy nao tem o mesmo tipo de restauro de um carcha ou acarrinha, para ja cuidavas da parte mecanica e davas umas voltas com ele para ires conhecendo e ganhando motivaçao :P

Post Reply