Chamo-me Pedro Morais e à coisa de 2 meses comprei uma VW Pão de Forma (bay Window de 73), a Carripana.

Sou novo nestas coisas de automóveis antigos, mas era algo que já a alguns anos perseguia, comprar um VW clássico, e uma pão de forma foi amor à primeira vista para mim e para o resto da família - principalmente os míudos que têm uma atracção particular por este modelo de VW.
Lá acertámos negócio e num Sábado fomos buscar a carrinha a Santa Iria. A viagem de Santa Iria até minha casa, na Amadora eram cerca de 20 kms, correu bem apesar do stress com as mudanças (2ª e a marcha atrás), os míudos iam numa boa lá atrás enquanto a minha mulher ia no carro mais atrás - sozinha, mais nervosa do que eu, estava à espera que a carrinha empanasse.
Mas não empanou, tirando as mudanças, conduzia-se bem, estável, na casa do 60-80 km/h.
Lá a estacionei na garagem. Desde então, todo o tempo livre que tenho dedico-o à Carripana.
Uma carrinha destas com 43 anos (10 registos) tem sempre as suas mazelas, pintura estalada nalguns sítios, bolhas, alguma ferrugem escondida, coisa que não funcionam ou funcionam mal, alterações adicionadas ao longo dos anos, etc.
Comecei por tirar a porta deslizante que tinha problemas, embora funcionasse minimamente, mas tinha folga, por vezes batia na carroçaria, não trancava, empeno no fundo da porta, etc. Estou na parte final, consegui minimizar o empeno da parte inferior da porta, tenho novos suportes e em princípio já tranca e destranca. Mais uns dias para acabar umas reparações do aro na carrinha (alguma ferrugem na calha onde se monta a borracha), pôr a borracha para finalmente voltar a montar a porta.

Espero assim vir melhorar o funcionamento da porta.
Quanto às mudanças, foi logo das coisas que comecei a tratar. Comprei os casquilhos de nylon(?) e lá os instalei - debaixo da carrinha passei algumas horas para trocar os casquilhos do veio traseiro, fiz dois furos adicionais no veio com o berbequim para montar um casquilho extra - a cerca de 1100 mm da ponta que liga ao cardan da caixa. As coisas melhoraram, a alavanca das mudanças tem muito menos folga e agora está mais precisa a meter as mudanças.
Para já é tudo, mas ainda tenho muito trabalho pela frente.