Luís Santos

Luís Santos
✘✘✘

Re: Luís Santos

Post by Luís Santos »

joaninha wrote:É irmão do meu 66 tb de fevereiro mas do dia 16 e a cor já não é igual, podes ver, mudei está no tópico restauro do meu joaninha, a matricula do meu tb é HB... um abraço. :mrgreen:

Já vi :mrgreen: !

Aqui que ninguém nos ouve, os de Fevereiro de 66, são os mais bonitos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !

Agora mais a sério, está bonito sim senhor.

O meu mantém a cor pois nunca foi restaurado, mas isso contarei mais à frente, quando tiver inspiração para contar a história...

Abraço.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

PAULOSIMOES wrote:Bem vindo, 65 é um ano de grandes malucos.
Estas no sitio certo

Paulo, 65 foi o ano em que nasceu uma pessoa por quem eu faço questão de tratar o melhor possível :mrgreen: :mrgreen:

E um ano vintage, sem dúvida de colheitas excepcionais 8)

Abraço .

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

E eu não sei, é o meu ano falo na primeira pessoa, é uma grade cepa.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Paulo, desculpa, mas... É O NOSSO ano :!:

(Temos o ego em alta, o que também sabe bem)

Abraço .

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Ve la se tambem es de Maio comigo é sempre pra frente com os pes e maos.

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Janeiro o mês que inicia o ano. Fresquinho.

Quer dizer, que sou mais velho :evil:

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Luís Santos wrote:Janeiro o mês que inicia o ano. Fresquinho.

Quer dizer, que sou mais velho :evil:
Vais a frente, tem la paciencia...

Luís Santos
✘✘✘

A Split GE-99-23

Post by Luís Santos »

A GE-99-23, foi registada na DGV em 15/08/1965 num feriado, e deve ter vindo por esses dias para casa, eu tinha 7 meses, mas confesso que já não me recordo :mrgreen: . Dormi umas valentes sonecas, dentro dela, mais tarde cheguei a fazer lanches, dentro dela, enfim quando ía com o meu pai, já maior, claro. Era (custa dizer "era"), uma panelvan, verde escuro, que foi uma trabalhadora, exemplar. Andava sempre carregada, para aí 500kg, sempre, depois era atestada com mais coisas, para distribuir. Vazia, só em nova, ou quando foi tirar uns depósitos que tinha fixos, mais ou menos no sítio do terceiro banco, se o tivesse. Nunca teve avarias, de motor, no seu historial, fica uma falha de travões, facilmente controlada, com o travão de mão, devido ao acontecer, no início de uma descida, mas a pouco mais de arrancar, de tal forma, que o meu pai, com quase 82 anos, ainda hoje para ele dos carros que teve, a referência é precisamente, este veículo, como estando perto da perfeição. Para mim, foi o carro da minha iniciação á condução, apesar da pouca idade que tinha. O meu pai, nos principios da década de 70, tinha crises agudas de àcido úrico, provocando tumefacções nos pés, joelhos, cotovelos, ou seja nas articulações (não era tudo ao mesmo tempo :P ), pelo que eu, ao colo dele tinha por vezes como função, carregar na embraiagem, ou engrenar mudanças, enfim, dentro do pouco jeito, que lhe daria, imaginem quem é que adorava :lol: . Foi o carro que eu conduzi, pela primeira vez, sózinho, dentro de uma quinta, e a ansiedade foi tanta que lhe meti uma terceira, e atingi os 30Km/h... Depois foi-me explicado, que apesar de ter ordem, era só para a chegar aí uns 10 metros para a frente :oops: . Ficaram as normas, para que não acontecesse de novo, e que 10 metros eram 10 metros...Percebeste???
Uma coisa que ainda hoje me traz saudades é o cheiro a gasolina, da bolcsbagen :mrgreen: (Bibo em Gaia). Nunca mais senti sequer parecido, mesmo na bay, e agora com esta gasolina moderna, ainda se torna mais complicado...
Na altura também havia lá em casa uma Ford Anglia, nessa eu não tocava, o meu pai preferia ir para o Porto com VW carregada tratar de qualquer, do que com ela (engasgava-se :| ), daí que apesar do tamanho, a Split era a menina, e o ganha pão. Ao fim de semana, ficava sempre em cima de umas preguiças (home-made), para folgar as molas :D .

Tivemo-la até 1974. Foi vendida, juntamente com o negócio :cry: :cry: :cry: .
Teve azar com o novo proprietário, ao fim de 2 meses já gastava óleo, cheia de amassadelas, enfim... Um dia percebemos, um pouco, como tal era possível, o assassino ao arrancar, gostava de a sentir levantar a frente ( acho que as rodas...), e não era ocasionalmente, mas sempre... Partiu aquilo tudo... Paz ao seu metal.

Como prometi, cá está um pouco da história do meu carro de referência, que adorei na minha infancia.

Obrigado, pela paciência.

Abraço.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Excelente história... :wink:
Haverá alguma foto nos álbuns familiares? :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Obrigado Hugo.

E um relato do quotidiano, do tempo em que se viajava sem cintos, cadeiras xoto, deitados no banco, ou atrás em cima de uns cobertores, e ........... Nem sei como sobrevivemos :mrgreen:

Fotos, não garanto, porque se há, garanto que se escondem quando as procuro...

(Noutro dia vai sair a experiência da Bay )

Abraço

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Sou uns anos mais novo (sou de 1977)... mas lembro-me bem desses tempos... alcofas em vez de maxi-cosi e afins... cintos só quando íamos "a Lisboa"... pois por cá só passaram a ser obrigatórios há uns 22 anos... :roll:

Vê lá as fotos... :mrgreen:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Luís Santos
✘✘✘

A Bay HL-61-05

Post by Luís Santos »

Entrou para a família em 1970 (+/-), e chegou a conviver com a split GE, e com a Anglia, que foi vendida entretanto, pois o meu pai achou (e bem :lol: ), que a Bay superava a Anglia para todo o tipo de serviço, lazer incluído, pois era de 5 ou 6 lugares (não me recordo do que tinha no livrete). Era verde também, e era conhecida como "a moderna", tinhamos que as distinguir :P .
A propósito de lugares, tinha um lugar a mais, que era o meu :mrgreen: , entre os 2 bancos da frente, no walk-through, estava uma cadeira daquelas de praia, ou dos piqueniques, daquelas que dobravam as costas e fechavam, com uma espécie de plástico a fazer de assento, e igual nas costas, daí que tinha uma almofada à medida grande, para o menino se alapar e ser mais macio, e também para não ser causador de problemas futuros de descendência... :mrgreen: .
Era a meia mista, por só ter vidros ao meio, e logicamente todos os da panel van, tinha o banco ao meio, dobrável, pois também tinha de trabalhar, embora muito mais fidalga que a Split, aliás nunca trabalhou na actividade da Split. Fazia cargas esporádicas, pois apanhou o pós 25 Abril, onde havia contingentação de mercadorias, e chegava-se à porta da fábrica, sem se saber quanto se iria carregar. Recordo-me, que por exemplo, na refinaria do açucar, o meu pai pedia 1.000 kg de açucar, e ás vezes vinham 100, 250, ou mesmo os mil, e também se calhava de haver muito, perguntavam (tipo senha) se na eventualidade de haver mais se o queria até aos 3.000 kg, o que quase nunca saía a pequenos clientes, até que um dia saíu, pensei que o meu pai ía ter uma síncope cardíaca, porque não se podia trocar de carro, ou mandar entrar outro, tinha de ser tudo carregado no carro que era registado, à entrada, coitadinha teve de o trazer até fora do portão (aqui já estava um tio meu com outro carro), para se poder aliviar. Força? - Tinha, mas aquelas malditas lombas dentro da fábrica, até lhe abanavam a beleza... Sempre em 1ª, mas lá cumpria a sua missão, foi essa vez, sem exemplo.
Era preciso estimar, porque era o carro de passeio também, e que passeatas que ela fez, das melhores médias 9,8 aos 100, com pessoas dentro e respectivas guarnições :P
E eu no meu lugar 8) . A policia até achava um desperdicio aquele espaço, e como eu ía bem instalado (palavra mágica na altura), não levantavam problemas.
Em termos de motor, queimou algumas juntas de colassa, qualquer "defeito", que tinha, que entretanto foi corrigido, na Guérin de Santos Pousada no Porto, que era o SPA dela, e da outra também.
Não sei o que terá sido, mas o "Álvaro" da Guérin mexeu-lhe para aí numas coisas, segundo o meu pai. Ela realmente andava que se fartava, e bebia nessas ocasiões :twisted: .

Crise do petróleo, gasolina a 17$50, gasóleo a 7$50 o litro, foi uma questão de fazer contas (como dizia o outro...), aí por 1977/78 despedimo-nos dela, apesar de ainda ter convivido com a primeira Transit uns tempos.

Aqui há uns anos por altura da Páscoa, estava eu no Algarve na Oura, e vejo uns farolins de marcha atrás, muito parecidos com os da Bay do meu pai, e ....... claro que era ela, branca com um tecto no tejadilho (tipo os das camionetas da carreira), bom devo ter-me babado, para cima dela, eis que chega um individuo, e me pergunta se eu conheço o carro, e eu respondo "Claro que conheço". Era o dono dela, que era de Valongo, aqui perto, mas nem antes nem depois a tornei a ver, não sei se ainda existirá...

(Só agora escrevi sobre a HL, pois tenho andado a procurar as fotos, e também descobri que não encontro 2 álbuns, que devem cá estar em casa, mas onde? Aqui há tempos necessitamos de umas fotos, e está-se mesmo a ver, que eles não regressaram ao sítio. Quando encontrar, faço uma edição do post, e coloco. Sorry)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grandes histórias... Já teria ido à procura dela... :mrgreen:

Quanto às fotos, quando as encontrares, acrescentas simplesmente num novo post... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Hugo, para ir â procura dela teria de ter t€mpo, para evitar arrependimentos, e a minha actual situação profissional, é uma "não situação", já sou daqueles, que não fazem parte das estatísticas. No entanto, pelo que já pesquisei, duvido da sua existência...

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:| Lamento...
Quanto à existência dela, nunca se sabe se não estará fechada para lá numa garagem... :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Post Reply