Apresentação - T3 1.6d 1981 westfalia joker

woka

Apresentação - T3 1.6d 1981 westfalia joker

Post by woka »

Caros membros,

Gostaria de me apresentar como novo membro do vosso fórum.

O meu nome é Ricardo Fonseca e o que me levou até vós foi o google :-)

Agora mais a sério, a razão para me ter inscrito há já uns tempos atrás foi o facto de ter uma Volkswagen Transporter de 1981 em vista para compra; pesquisei quase tudo o que havia sobre o tema, acabando por me tornar membro.

Entretanto, acabei por ficar com a carrinha e tenho vindo a restaurá-la, consertá-la, repará-la e estragá-la aos poucos...
Ainda estou longe do meu objectivo conforme poderão constatar:

Image

De momento, tenho uma boa base mecânica, já com muitas peças substituídas: bomba de água, bomba injectora, motor de arranque (ainda está para chegar), etc.

Compreendo que por aqui não se ouça falar muito de motores que andam a água, mas se me permitem, colocarei alguns artigos sobre o progresso da empreitada, tentando contribuir para mitigar a escassa informação existente sobre este modelo... em português.

Continuando com a apresentação - da carrinha, de quem mais? - esta é de 1981 e foi importada da Alemanha em 1996, é o modelo Camping da Westfalia e está homologada para 4 ocupantes como autocaravana (autovivenda :-)). O motor é um 1.6 D de 50 CV, mais parecem póneis para arrastar as perto de 2 toneladas em ordem de marcha com ocupantes e respectiva bagagem...

Possui todas as comodidades para se viver nela, fogão, frigorífico, depósito de GPL e de água, carregador de baterias, aquecedor diesel Eberspächer, duas camas, bancos rotativos, tecto elevável, etc., só lhe faltando um WC e duche interior.

E não, não a vendo, por dinheiro nenhum!

Se houver outros entusiastas deste modelo, não se coíbam e contactem-me! Tenho algumas peças extra que pretendo vender a bons preços.

Saudações a todos,

Ricardo Fonseca

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

AAAAARRRGHHHHH!!!!! AGUA!?!??!? DIESEL!?!?!?!? :shock: :shock: :shock:

hehehehe

welcome!!!! :twisted: :twisted:
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

ricardo bem vindo mas...

o gasoleo (não e "diesel" como agora se tenta dourar a pilula, é mesmo "g-a-s-o-l-e-o" ou mazout como lhe chamam os petrol heads franceses) provoca-me uma reacção epidermica aguda para alem do fumo que deita me irritar profundamente sobretudo quando vou numa subida na minha bike

tenta arranjar um aircoleed a gasolina...

nuno g

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Esta apresentação esta completamente "off the topic" mas também porra....

Não sejam mauzinhos, afinal esta carrinha ainda tem o motor lá atrás.

E afinal de contas esta bem dentro do espirito das carrinhas.

Força com o teu projecto bom trabalho e boa sorte.

Como já percebeste esta malta aqui não gostaa muito de água e gasoleo.

Mas deixa lá, é só da boca para fora pois muitos deles tem "dalys drivers" a diesel com todas as mordomias....

Uma sugestão de quem não entende nada desses modelos.

Não dará para adaptar um 4 cilindros 1.9 aspirado de 65cv ou 1.6 td de 75cv sempre ficavas com um pastel "menos mole".

E há tantos motores desses baratos na sucata.

saudações vw

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

caro ricardo serpa,

eu não tenho intenção de ser mauzinho com ninguem...o gasóleo é que me tira do serio no mau sentido

embora haja muito aircooled fan que praticamente so anda a gasóleo...quanto a mim nunca tive nada que não andasse a gasolina e o unico carro que tive com menos de 2o anos foi um 1303LS de 73 que comprei em 86

para mim purista não é que tem os parafusos e anilhas de origem mas sim quem conduz os carros todos os dias... mas como em tudo é uma questão de opções

julgo tambem que hoje em dia um "TDCKDI" da ultima geração é visto como objecto de status e isso não sera de negligenciar na altura das opções

nunog

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Nuno

Tens toda a razão já tive um CDI (contrariado mas tive) e devo-te dizer que não foi uma experiencia nada agradavel principalmente para a carteira junto da oficina....

Prefiro as velhas maquinas mecanicas robustas e fiaveis que eu posso mexer sem precisar de computadores, e estou-me a c_g_r e de bem alto para sujar muito para o status, isso não dá de comer.

No entanto sejam gasolina ou diesel tenham 10, 15, 20 ou 50 anos teem que estar bem afinadas para eu andar com elas.

Um motor Diesel em bom estado e bem afinado (quaise) não chateia ninguem.

Agora cansado sem compressão e desafinado e uma maquina de fazer poluição imbativel.

É concerteza a isso que te referes, e é isso que te faz mal a ti a mim e a toda a gente.

Da-me vontade de os mandar parar, e chamar a brigada para os levar direitinhos para o centro de inspecções e apreender-lhes os documentos até aparecerem devidamente reparados.

Pois não há o direito de andar a chatear toda a gente.

Principalmente os asmaticos como eu.

Saudações VW

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas e benvindo!

Tá ai uma bela máquina. Estima-a bem ou seja continua o que estás a fazer!

Realmente a Garagem é especifica para motores VW boxer a ar no entanto a T3 a gasóleo é daqueles modelos que dá para falar na boa excepto no motor que é a unica parte off-topic.

Continuando em Off-topic, o vwtt tem uma dessas com o motor 1.9d que anda que se desunha e o pai dele fez uma com um 1.9 tdi (dos primeiros). Fala com eles - www.oldschoolgarage.com.pt

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Tanbem é só a apresentação da pessoas, mas rules are rules, assim Woka, se quiseres nos falar mais alem da tua carrinha "a nafta" :twisted: teras que de ir até os off-topic :wink: Existe tanbem o forum dos nosso colega G4o dedicado a todo os VW seja ele a ar, agua, gasolina ou turbo nafta. Seja bem vindo
Now I have a machine gun HO-HO-HO

toiga
Site Admin

Post by toiga »

vamos lá a ver bem, quais as diferenças de uma T25 a gasolina (boxer) e a gasóleo? Do que tenho visto é só o motor e o encaixe para a caixa de velocidades que de resto é igual.

Já na V.1 da GVW tinham aparecido vários utilizadores com carrinhas a gasóleo. E já ai se tinham indicado que podiam falar de tudo menos no motor (por ser contra as regras). Esta é das poucas excepções que se fazem na Garagem desde que não se fale na parte mecânica (motor) porque travões, caixa de direcção , interiores e diabo a sete é benvinda qualquer participação e questão te surja.

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

SÊ benvindo, e ve se colocas ai um air cooled :lol:

nezz
★★

Post by nezz »

bem-vindo Ricardo!
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Luis m Gonçalves

Post by Luis m Gonçalves »

Olá Ricardo sejas bem vindo.
Compr.
Mais um maluco por carochas

woka

Post by woka »

Obrigado a todos pelos votos de boas vindas!

Quanto à questão do motor, percebo-vos perfeitamente, afinal isto é um fórum de velhas glórias - passo a expressão pois sei que muitas delas estão bem vivas e em bastante melhor estado do que muitos "carros novos" - mas já que puxaram por mim, e agora perdoem-me o off the topic, pensando no futuro, há que arranjar motores alternativos. Já tinha pensado que, hipoteticamente, daqui a 10 ou 20 anos, teria que adaptar um motor eléctrico à minha carrinha, no entanto descobri que posso utilizar óleo alimentar usado para a movimentar, um combustível que se regenera no ambiente muito rapidamente; quanto aos motores boxer existe possibilidade de os por a queimar GPL?

Saudações!
VW T3 Westfalia - grande por dentro

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

Bem vindo! :wink:

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

o meu "benvindo" é do fundo do coração..

apenas detesto gasóleo

nuno g

Post Reply