Há já vários anos que venho acompanhando este fórum com muito interesse principalmente nos tópicos técnicos, por várias vezes solicitei a vossa ajuda, a qual foi sempre pronta e correcta, os meus agradecimentos a todos os colaboraram.
Há cerca de 10 anos fiquei com o vw 1300 de 1966 que desde novo tinha sido da minha avó, e que apesar dos seus 90 anos e de lhe terem renovado a carta, o meu pai achou por bem ela deixar de guiar no transito caótico de Lisboa. Durante 3 anos fui andando com ele sempre que podia, até que chumbou na inspecção. Foi o descalabro, acabou rebocado para o parque de sucata da câmara de Santarém. Rapidamente o fui buscar pagando as devidas multas, coimas, reboque, taxas e sei lá mais o quê, e decidi restaura-lo por completo mantendo toda a originalidade que sempre manteve. na altura com os filhos a irem estudar para Lisboa o dinheiro não abundava e como tal era de todo impossível mandar reparar fosse o que fosse. Obtei por sempre que tinha algum tempo começar a desmonta-lo em casa e tentar restaura-lo eu mesmo. Tem sido uma aventura muito divertida mas muito trabalhosa. Infelizmente não tenho fotos do inicio (toda a parte de chapa e pintura), apenas comecei a tirar fotos na parte dos travões e motor, vou tentar colocar aqui algumas, pois já percebi que todos preferem os fotos aos textos. Acabei por fazer todo o restauro sozinho apenas recorrendo a trabalhos externos e especializados como a rectificação dos blocos, cilindros e cabeçotes, ou jacto de areia. Foram cerca de 6 anos interessantíssimos de aprendizagem, descobertas, e o que mais me fascina é a lógica obvia de todo o carro, não é preciso saber mas sim ter interesse observar e discorrer e depois executar.
Só hoje estou a fazer a nossa apresentação formal ao fórum, pois estou a aproveitar o dia em que o vw deixou a garagem. É um dia de alegria mas ao mesmo tempo de angustia, acho que aprendi a gostar mais de o reparar do que propriamente guia-lo, que vou fazer a partir de hoje? Onde vou despejar todo o stress? Que desculpa tenho para me fechar na garagem durante horas e horas? Vou ter de ver as telenovelas em vez de procurar peças, dicas ou conselhos técnicos na internet? Bom não bem assim pois ainda que o carro já ande pelas suas rodas, ainda me faltam certos pormenores (tampões, manivelas dos vidros do ano, tapetes, forra da mala e acima de tudo a malfadada inspecção). Aproveito a ocasião para perguntar se alguém tem tampões e manivelas dos vidro a preço aceitável.
Mais uma vez um bem-hajam a todos os que me ajudaram quer no fórum quer pessoalmente
Temos Volkswagen!

Uploaded with ImageShack.us