Westfalia T4

Post Reply
Fernando Palmela
★★★

Re: Westfalia T4

Post by Fernando Palmela »

Desculpem a intrusão, tenho cá em casa um JTD 1,9diesel da Fiat com 210000kms e está para durar foi dos 1º 3/2000 sempre a rolar......................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

nezz wrote:está aí um grande motor, não conheço os Tdi, mas se forem melhores que os Td 8) (que devem ser, claro!)
o Ibiza cá de casa ('94) conta 360.000km e é um dos melhores carros que já conduzi
Que motor é que tem o teu Ibiza? É um motor AAZ? O sprimeiros TD deram bastantes problemas na cambota como o meu, mas nem todos deram. Os primeiros TDI também deram alguns problemas mas dependia muito do mecânico que tratava deles.Tenho um amigo que fez 340 000km com um AAZ sem problemas. Onde trabalho temos um Ibiza com 350 000km com um motor igual ao que eu comprei, que fez Leiria Lisboa durante anos sempre a fundo e o motor está para durar.

Fernando Palmela wrote:Desculpem a intrusão, tenho cá em casa um JTD 1,9diesel da Fiat com 210000kms e está para durar foi dos 1º 3/2000 sempre a rolar......................
O meu motor se não lhe tiraram km fez 230 000km. Estive ao pé de um Skoda com um 1.9TDI que tem 700 000km sem abrir o motor.

A durabilidade de um carro depende muito de quem o conduz e de quem lhe faz a manutenção.

João
VW 1302 Jubilee

nezz
★★

Post by nezz »

pois João, como vejo se é um AAZ? são as iniciais do motor? sei que tem VW escrito por todo o lado, o carro foi importado da Holanda em 2000, por isso é provável que lhe tenham descontado Km. connocsco já fez 260.000 e fora o normal, levou uma caixa
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

nezz no livrete do carro tem o tipo de motor. Além disso tem o número no bloco debaixo dos injectores. Também deve existir um autocolante com o tipo de carroçaria e cor da tinta assim como o tipo de motor. Se é turbo 1.9 TD GTD quase de certeza que é um AAZ a não ser que tenham trocado o motor.

Aqui está uma foto do apoio do motor acabado e pintado. Vamos a ver se para a semana, o motor já vai ser montado no sítio.

Este sábado foi feito:
1- Acabar o apoio do motor.
2 - Colocar o volante do motor.
3 - Colocar a embraigem.
4 - Colocar o rolamento de encosto.
5 - Susbstituir o carretos da 5 velocidade. Com esta alteração baixo as rotações na 5ª velocidade em 13%. Melhor consumo, menor ruido e mais velocidade de ponta.
6 - Motamos a caixa no motor.

João

Image
VW 1302 Jubilee

nezz
★★

Post by nezz »

é um TD-GTD AAZ sim e no livrete tem xxxAAZ-2. quantos cavalos tem este motor?
quanto ao carro em si, penso que deve ser raro em Portugal, pois é de 3 portas e 5 lugares e só ainda vi comerciais
[center]Image[/center]

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tem 75CV mas chega fácilmente ao 90HP. Havia bastantes, mas a maior parte deve estar na sucata. Só tens que colocar um intercooler e um pequeno upgrade à bomba injectora. Se precisares de uma bomba injectora diz que tenho a do motor velho transformada pela ABT. As velas têm 800km.

João
VW 1302 Jubilee

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O motor já está montado e o vácuo dos travões ligado e o combustivel à bomba injectora. Com a bomba da direcção assistida está num sítio diferente tenho que fazer ou comprar um adaptador. Os tubos do aquecimento também já estão ligados.
O apoio contruido ficou à medida e o motor pode ser montado à primeira.
Aproveitei para trocar os 4 foles das transmissões (dos trabalhos mais sujos que se pode fazer) :mrgreen:

Já começo a ver a luz ao fundo do túnel :D

João

Imagens tiradas com telemóvel :roll:

Image

Image
VW 1302 Jubilee

nezz
★★

Post by nezz »

o motor parece bem diferente do sem injecção. esses pneus...
[center]Image[/center]

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O motor é muito diferente assim como a localização do turbo. O turbo como está mais em baixo ficou apenas a 2 cm da carroçaria mas como é do lado da admissão não há problema :D

Os pneus enganam :wink: ainda está longe das marcas mínimas de desgaste mas como não têm muitas ranhuras parecem que já estão carecas :mrgreen:

Nezz se precisares de alguma peça para o teu AAZ fala comigo, porque entretanto vou por o motor à venda.

João
VW 1302 Jubilee

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Ontem o motor trabalhou :mrgreen: mas ainda há muito trabalho pela frrente.
Tenho que fazer o escape os tubos de admissão, colocar os fios no sítio e fazer o acelerador. O escape é o que em está a preocupar mais. Mara lecar a carrinha até a oficina dos escapes tenho que montar muita coisa para depois voltar a desmontar. Se a pessoa que faz os escapes conseguisse fazer o escape onde a carrinha está era o ideal :roll:

João
VW 1302 Jubilee

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Os trabalhos estão a correr a bom ritmo, mas por mim podia ser mais depressa. Tenho estado a fazer tudo práticamente sozinho. Já estou a ficar demasiado ansioso para terminar esta conversão.

Fotos:

Image

Image

Image

Ontem acabamos de montar os tubos que faltavam do intercooler e do turbo e fomos fazer um teste de estrada. A carrinha marcou 140km/h :mrgreen: deve ser a VW Westfalia mais rápida de Portugal :wink:
Aqui está a prova que é possível por um TDI a trabalhar noutro carro.O motor está de origem ainda não tem uma box :mrgreen:

João
VW 1302 Jubilee

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tudo 5 estrelas. Já fez 8 000km sem incidentes. Já fui com ela a Espanha, França, Itália, Austria, Suiça e Alemanha depois de montar o motor. :mrgreen:
Só falta ligar o conta rotações e fazer uma revisão para ver se está tudo bem.
Já tenho uma centralina digital da NTDD que me foi oferecida (sorte!!!). Só falta instalar :twisted:
Estou à espera do sensor de velocidade para andar um pouco mais e já posso liagr o Cruise control. Depois só falta o ar condicionado :mrgreen:
O andamento da carrinha é completamente diferente. Metade do barulho e já consigo circular sem problemas a 120km/h. O ponteiro já chegou aos 150km/h. Os TDI 1.9VE são grandes motores. :mrgreen:

João
VW 1302 Jubilee

nezz
★★

Post by nezz »

grande viagem 8) a menina estava com vontade de andar...

passaste nos Alpes? se puderes coloca umas fotos
[center]Image[/center]

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

'tás com preguiça?? coloca lá umas fotos da viagem... senão eu não acredito em ti :mrgreen:
Isso empanou e não chegaste a sair de Leiria :mrgreen:
:wink:

abraço!
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

nuty

Post by nuty »

:) fotos :mrgreen:
Image

Post Reply