"Dora" - T25 Westy '81 2000cc aircooled

Forum rules
São permitidas todos os modelos de T25/T3 com motores a ar, WBX e/ou diesel. Mas qq questão sobre o motor a diesel (mecânica, alteração, transformação) deverá ser feita na secção off-topic. Lembrem-se que isto é um fórum sobre VW refrigerado a Ar.
lg

"Dora" - T25 Westy '81 2000cc aircooled

Post by lg »

Boas.

ImageImageImage

Comecei o restauro da Dora. 95% do interior foi removido e já vi que tenho ali muito trabalho de mecânica e chapa p/ resolver. Abro este tópico p/ registar a evolução do dito restauro e venham daí essas dicas!;)

P/ já, o motor :

Image

Duplo weber ... e muita gasolina e óleo espalhados por todo o lado.

Image

Alguém adivinha q cag@lhoto é aquele agarrado ao carter?
:!: Tanto apertaram o bujão, inclusivé sem anilha, que a rosca foi-se e agora o dito já não desenrosca dali nem dá aperto. Daí ter voltado a remendar c/ silicone até um dia mais tarde.

E estes permutadores de calor prontinhos a ir p/ lixo?! Alguém sabe dizer se p/ converter p/ GPL os permutadores de calor têm que ser trocados por outros específicos?

Obrigado.
Cumps,
--
lG[/img]
Last edited by lg on 06 Jun 2009 20:37, edited 8 times in total.

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Pá, para aquela coisa, aconselho-te a veres a serie dos "ALIEN"
Para o GPL, faz uma busca aqui no forum! Há varios topicos sobre esse assunto :wink:
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

lg

Post by lg »

Isto tem estado parado mas espero começar a actualizar c/ alguma regularidade.

Arranjei um 2º motor p/ substituir o q veio c/ a carrinha. Este está completo tal como veio da fábrica. Tem alguma ferrugem nas chapas e nas tampas das válvulas (curiosamente no outro motor as tampas e as chapas que ainda existem estão livres de ferrugem) e as habituais fugas de óleo.

Estou portanto a recuperar o 2º motor e tenho fotos p/ colocar aqui em breve.
Last edited by lg on 10 Nov 2008 01:14, edited 1 time in total.

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

O mais importante é nunca desanimares ! No fim é reconfortante vermos e podermos disfrutar !
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

O que eu fiz com o meu 2000 que é muito parecido ou igual ao teu (um CU) foi desmanchar totalmente, verificar anomalias e depois montar á confiança.

Pelo que vejo, o motor nem tem chaparias nem refrigeração, podera ser essa a razão das perdas de oleo e de outros problemas.

Se naõ queres colocar as latas originais. deves de qq maneira colocar um sistema de refrigeração sob ameaça de ficares na estrada passado pouco tempo. è como guiar a suster a respiração...passado tempo ou rebentas ou...morres.

Quanto a esse "alien" agarrado ao carter, podera ter sido uma maneira algo rustica de tapar um sensor que existe aí.
Plastic cars sucks!

lg

Post by lg »

Boas.

O alien tapa um bujão que às boas nunca vai sair daquele carter (a rosca moeu ou coisa parecida, não dá aperto e não desenrosca).

Aqui vão as fotos do CU nr #2 !:) O plano é desmanchar e rectificar anomalias e depois voltar a montar. Depois de trocar os motores, o CU nr #1 passa pelo mesmo processo nem q seja p/ tirar fotos daquela miséria.

Cá vai disto ...

Image
O q é isto?

Image
É um Ibiza c/ motor refrigerado a ar!:)

Image
Pronto p/ começar a "cirurgia".

Image
lata a trocar pela do motor nr1 q está em bom estado.

Image
No aliens here!:)

Image
Tampa das válvulas direita.

Image
Tampa das válvulas esquerda. As tampas do motor nr1 estão em muito melhor estado e serão mais tarde reutilizadas neste motor.

Image
Antes do primeiro serão de cirurgia.

Image
Após o primeiro serão de cirurgia (cabos, distribuidor e algumas tubagens de vácuo).

Amanhã há mais!:)

lg

Post by lg »

Mais umas 2 horinhas de volta do bicho para desmontar, empacotar + catalogar o q vai saindo dali.

Nestas fotos dá p/ ver bem vidros de uma janela q foi desta p/ melhor!:( Mais trabalho p/ limpar, mas nada q um aspirador reciclado não consiga resolver!:)

Removidos os tubos que ligam a ventoinha do alternador às caixas de ar,

Image

descobri que falta um anel de borracha a tapar a folga entre o tubo que vai p/ caixa de ar esquerda e a chapa. Do lado direito, o dito anel ainda está no sítio, bem como a borracha que tapa a folga entre o tubo de enchimento do óleo e a chapa.

Image
Image

Removida a chaparia da parte traseira do motor, é este o aspecto:

Image

Ops, falta o parafuso do tirante do alternador que permite o ajuste da tensão da correia. Até agora tinha encontrado peças a mais (vários parafusos e porcas caídos pelos recantos mais apertados do motor), mas agora começam a "aparecer" as peças a menos...

Image

Qdo voltar a montar tudo, vai-se notar bem a diferença, pois toda esta ferrugem vai desaparecer. No próximo "ataque", espero conseguir desmanchar ventoinha, escape e barra suporte do motor. Ficam detalhes do estado em q isto está ... vamos a ver se o WD40 faz efeito, mas pelo aspecto tenho poucas esperanças de que algum daqueles parafusos saia dali inteiro.

Image

Image

--

lG
Last edited by lg on 10 Nov 2008 01:16, edited 1 time in total.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Aplica WD40 de véspera nos parafusos. Não forces de uma vez só: experimenta pressão nos dois sentidos até desenroscarem devagar. Com amor e carinho...

Se partirem terão que ser arrancados por meios mais difíceis. Por mim, acho que parafusos banais, sem identificação de época, merecem ser substituídos por novos.

- Preserva o autocolante de origem.
- Fotografa muito: ante de mais que de menos.
- Não deites nada fora antes de completar, mesmo que seja lixo e esteja partido, e antes do motor estar de novo no carro e a andar: para deitar fora estamos sempre a tempo, para comprar antigo como novo é que já não...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

lg

Post by lg »

Obrigado pelas dicas. Miguel. Depois tenho q postar uma foto de como estou a arrumar tudo o q vou tirando do motor p/ ver se aprovas!:) Eu não vou deitar nada fora, podes ter a certeza! Até o q encontro e acho q n pertence ao motor, fica no copo marcado c/ "?" ... nunca se sabe!:)

Partir parafusos não está nos planos não ... cada vez q me lembro do q suei p/ tirar um parafuso do termostato do meu Fiat Tipo ... até cheguei a partir 1 macho da Beta, 2 vezes!:( Tanto trabalho e pouco depois abriu-se um buraco num dos cilindros, pfff!:(

Amanhã leva mais uma dose de WD40 p/ amaciar!:)

--
lG

janovo

Post by janovo »

Boas... parabens bela maquina,
Estou precisamente a fazer o mesmo à minha embora ainda não tenha conseguido arranjar um motor 2000, tenho montado um 1600 e estava disposto a trocar por um 2000, sabes onde consigo arranjar um? e valores aproximados?

Obrigado
CumprimVWentos

lg

Post by lg »

Boas!

Tenho andado muito preguiçoso p/ actualizar isto, mas um dia destes vai ter q ser :oops:

Em Portugal não faço ideia dos preços. Eu fui buscar o meu motor #2 a Estugarda pq estou aqui perto. Foram cerca de 250EUR mas para desmontar todo e voltar a montar antes de usar... que é o q espero começar a fazer este fim de semana :evil: Disseram-me q o motor ainda tinha boa compressão mas estava como é costume num motor c/ quase 200.000km (ver fotos).

melod

Post by melod »

estou perto de ti entao. estou em karlsruhe. a tua carrinha esta na alemanha?

lg

Post by lg »

"Perto" ... relativamente a Portugal ... para ser mais preciso, a "Dora" está em Bruxelas!:)

lg

Post by lg »

Aqui ficam mais umas fotos do motor #2 ... quanto tempo é q estes apoios duram?

Image

Image

Lindo serviço, parti um dos parafusos do colector de escape, mesmo c/ muito WD40 ... estaria já meio fracturado? Sugestões p/ reparação?

Image

Para anular a bomba de combustível mecânica (e passar a usar a eléctrica que já está montada na carrinha), como se pode fazer para tapar o "buraco" e assim eliminar mais uma fonte de fugas de óleo?

Image

Mais umas ...

Image

Image

Image

Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Para o parafuso, não tens outro escolha que de tirar a cabeça para tirar o resto de modo mais confortável

Pela bomba, deve haver debaixo da mesma um varra, é a tirar e fazer uma placa para fechar usando os dois parafusos e uma junta.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Post Reply