Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer os seus próprias sacos para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigos do ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exactamente o nosso problema hoje, minha senhora. A sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - a nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja.
A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada nova utilização, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, várias vezes.
Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até ao comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência de cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.
Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas dos bebés eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido dos seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha um écran do tamanho de um lenço, não um écran do tamanho de um estádio; que depois será enviado para o lixo?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas eléctricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a relva, era utilizado um cortador de relva que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a um Ginásio e usar passadeiras que também funcionam a electricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos directamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos e garrafas de plástico que agora enchem os oceanos.
Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas apanhavam o autocarro ou o eléctrico e os meninos iam nas suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos.. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, não é razoável que a actual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?
Agora que você já leu o desabafo, envie para os seus amigos que têm mais de 50 anos de idade , e para os merdas que têm tudo nas mãos e só sabem criticar os mais velhos.
PENSAMENTO DO DIA
-
Fernando Palmela
- ★★★
PENSAMENTO DO DIA
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
- 145jose
Re: PENSAMENTO DO DIA
GRANDE PALMELA é isso mesmo. 
««Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar»» Abraço José Santos
VW T2 Bay Window 1976 Camper 2000cc
VW 1/11 - Limousine 1959 1200cc 6v
VW T2 Bay Window 1976 Camper 2000cc
VW 1/11 - Limousine 1959 1200cc 6v
-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
So mesmo uma pequena parte é que vai atingir o que acabamos de ler durante alguns anos achei que havia uns quantos que ainda conseguiam recuperar depois de acordarem, hoje tenho alturas que me sinto sozinho ou a fazer parte de um grupo de teimosos.
-
Luís Santos
- ✘✘✘
A diferença da ecologia espontânea, ou com recursos naturais, para a ecologia forçada, que vai acabar por ser imposta, para se chegar a um equilíbrio semelhante, com um esforço enorme, pois o pessoal habituou-se talvez demasiado ao fácil.
A evolução tecnológica tem preço. O complicado é ter de abdicar dos chamados bens de conforto, seja até por desconhecimento de alternativas que já existem há séculos. Alternativas,não! Forma normal como se fizeram as coisas até ao aparecimento das ditas alternativas.
Enfim, o mundo vai girando, e de quando em vez volta ao ponto de partida, ou por lá perto.....
A evolução tecnológica tem preço. O complicado é ter de abdicar dos chamados bens de conforto, seja até por desconhecimento de alternativas que já existem há séculos. Alternativas,não! Forma normal como se fizeram as coisas até ao aparecimento das ditas alternativas.
Enfim, o mundo vai girando, e de quando em vez volta ao ponto de partida, ou por lá perto.....
- superalex
- ✘✘✘✘
um dos princípios da ecologia é o dos 3 R's:
Reduzir
Reaproveitar
Reciclar
destes 3 só o terceiro é que é enfatizado, quando os 2 primeiros são bem mais importantes. a reciclagem, embora poupe matéria prima, muitas vezes gasta mais energia
só que o poder económico tem muito a ganhar com a reciclagem, pois vive de subsídios, taxas e outros esquemas, tornando qualquer actividade relacionada, não só rentável, como garantidamente isenta de prejuízo
a ecologia é uma treta imposta aos mais fracos, como nós, os consumidores, vejam o exemplo dos transportes pessoais, a imposição dos carros eléctricos e a segregação que já se começa a ver em relação aos de combustão interna
e os aviões? e os navios?
até parece que foi descoberto que a salvação do planeta reside nos carros eléctricos. produzir uma bateria que tem a durabilidade de 5 anos não polui? e a electricidade que é utilizada nos eléctricos é produzida como?
Reduzir
Reaproveitar
Reciclar
destes 3 só o terceiro é que é enfatizado, quando os 2 primeiros são bem mais importantes. a reciclagem, embora poupe matéria prima, muitas vezes gasta mais energia
só que o poder económico tem muito a ganhar com a reciclagem, pois vive de subsídios, taxas e outros esquemas, tornando qualquer actividade relacionada, não só rentável, como garantidamente isenta de prejuízo
a ecologia é uma treta imposta aos mais fracos, como nós, os consumidores, vejam o exemplo dos transportes pessoais, a imposição dos carros eléctricos e a segregação que já se começa a ver em relação aos de combustão interna
até parece que foi descoberto que a salvação do planeta reside nos carros eléctricos. produzir uma bateria que tem a durabilidade de 5 anos não polui? e a electricidade que é utilizada nos eléctricos é produzida como?
alexandre vicente
-
nuty
- ★
tens aqui um bom pensamento, a moda agora dos outros paises, não é reciclagem... é mesmo a palavra não reclicar... o que é estranho ao ler assim, mas a ideia é não ter para reciclar, ou seja minimalista; consumo baixar, ou seja deixar estes extremos... um bom exemplo é a Noruega ter colocado um imposto no calçado novo, e ter tirado o iva nas reparações dos calceteiros, neste mesmo Pais, não se vende sapatos de 5euros, não porque não podem, mas porque lá pensam na durabilidade em virtude do consumismo, lá usam umas botas de 100euros até estas de desfazerem, cá "usamos" 20 pares de sapatos no mesmo tempo que na Noruega só usam 1par, porque os que por cá se vendem na maioria são mal feitos - o que faz aumentar o desperdício.superalex wrote: ↑26 Jun 2019 10:00um dos princípios da ecologia é o dos 3 R's:
Reduzir
Reaproveitar
Reciclar
(para alem de prejudicarem, ou não melhorarem o nosso bem estar fisico)
Tenho, cada vez mais, ouvido as pessoas a começarem a falar em qualidade em virtude de quantidade, mas estamos muito longe dessa possibilidade... e falo em tudo, comida a roupa etc... mas claro que temos de mudar a politica de Portugal bem como o estado financeiro em geral...
etc etc etc... um tema muito interessante mesmo

-
Fernando Palmela
- ★★★
Mas vou-te responder:
Quando fomos à Noruega, para ai em Junho de 2015, quando lá cheguei eram por volta das 6 da tarde, estava-mos cheio de cede, fui a uma loja de conveniência entrei agarrei numa garrafa de 0,30l e dirigi-me à caixa para para pagar................4,80€, fiquei assim
perguntei, porque razão era tão caro, a Noruega com tanta água? Resposta " o senhor não está pagar a água, a água custa 0,40€, o senhor está a pagar a garrafa, porque não trouxe garrafa para entregar, conclusão estava a pagar a garrafa de plástico, enquanto lá estivemos não vi uma embalagem no chão.......................

Quando fomos à Noruega, para ai em Junho de 2015, quando lá cheguei eram por volta das 6 da tarde, estava-mos cheio de cede, fui a uma loja de conveniência entrei agarrei numa garrafa de 0,30l e dirigi-me à caixa para para pagar................4,80€, fiquei assim
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
Fernando Palmela
- ★★★
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
-
Fernando Palmela
- ★★★
Para meditar, Companheiros........
A Alemanha disse adeus a Merkel com seis minutos de calorosos
aplausos. Os alemães a escolheram para liderá-los, e ela liderou 80
milhões de alemães ao longo de 18 anos com competência, habilidade,
dedicação e sinceridade. Durante esses dezoito anos de liderança da
autoridade em seu país, não houve transgressões contra ele. Ele não
designou uma secretária para nenhum de seus parentes. Ela não afirmou
ser a criadora da glória. Ela não lutou contra aqueles que a
precederam. Ele não falava bobagem. Ela não apareceu nos becos de
Berlim para ser fotografada. Ela é a mulher que foi apelidada de "A
Senhora do Mundo" e foi descrita como o equivalente a seis milhões de
homens. Ontem, Merkel deixou a posição de liderança do partido e a
entregou aos que a seguiram, e a Alemanha e seu povo alemão estão na
melhor forma. A reação dos alemães foi sem precedentes em sua
história. Toda a cidade saiu para as sacadas das casas e aplaudiu
calorosa e espontaneamente por 6 minutos contínuos. Ao contrário da
nossa realidade populista, não houve elogio, hipocrisia, representação
ou exagero. A Alemanha permaneceu como um só corpo despedindo-se da
líder da Alemanha, uma física química que não se deixou seduzir pela
moda ou pelas luzes e não comprou imóveis, carros, iates ou aviões
particulares, sabendo que era da ex-Alemanha Oriental. Ele deixou seu
posto depois de deixar a Alemanha na liderança. Dezoito anos e não
trocou de roupa. Em entrevista coletiva, um jornalista perguntou a
Merkel: - Percebemos que seu vestido está repetido, você não tem
outro? Ela respondeu: - Sou funcionária do governo e não modelo. Em
outra entrevista coletiva perguntaram-lhe: - Você tem empregadas
domésticas que fazem a limpeza da casa, preparam as refeições, etc.?
Sua resposta foi: - Não, não tenho trabalhadores e não preciso deles.
Meu marido e eu fazemos esse trabalho em casa todos os dias.
A Sra. Merkel mora em um apartamento normal como qualquer outro
cidadão. Este apartamento é aquele em que ela vive desde antes de ser
eleita Primeira-Ministra da Alemanha e não o deixou, e ela não possui
uma villa com empregados, piscinas e jardins. Esta é Merkel, a
primeira-ministra da Alemanha, a maior economia da Europa!
A Alemanha disse adeus a Merkel com seis minutos de calorosos
aplausos. Os alemães a escolheram para liderá-los, e ela liderou 80
milhões de alemães ao longo de 18 anos com competência, habilidade,
dedicação e sinceridade. Durante esses dezoito anos de liderança da
autoridade em seu país, não houve transgressões contra ele. Ele não
designou uma secretária para nenhum de seus parentes. Ela não afirmou
ser a criadora da glória. Ela não lutou contra aqueles que a
precederam. Ele não falava bobagem. Ela não apareceu nos becos de
Berlim para ser fotografada. Ela é a mulher que foi apelidada de "A
Senhora do Mundo" e foi descrita como o equivalente a seis milhões de
homens. Ontem, Merkel deixou a posição de liderança do partido e a
entregou aos que a seguiram, e a Alemanha e seu povo alemão estão na
melhor forma. A reação dos alemães foi sem precedentes em sua
história. Toda a cidade saiu para as sacadas das casas e aplaudiu
calorosa e espontaneamente por 6 minutos contínuos. Ao contrário da
nossa realidade populista, não houve elogio, hipocrisia, representação
ou exagero. A Alemanha permaneceu como um só corpo despedindo-se da
líder da Alemanha, uma física química que não se deixou seduzir pela
moda ou pelas luzes e não comprou imóveis, carros, iates ou aviões
particulares, sabendo que era da ex-Alemanha Oriental. Ele deixou seu
posto depois de deixar a Alemanha na liderança. Dezoito anos e não
trocou de roupa. Em entrevista coletiva, um jornalista perguntou a
Merkel: - Percebemos que seu vestido está repetido, você não tem
outro? Ela respondeu: - Sou funcionária do governo e não modelo. Em
outra entrevista coletiva perguntaram-lhe: - Você tem empregadas
domésticas que fazem a limpeza da casa, preparam as refeições, etc.?
Sua resposta foi: - Não, não tenho trabalhadores e não preciso deles.
Meu marido e eu fazemos esse trabalho em casa todos os dias.
A Sra. Merkel mora em um apartamento normal como qualquer outro
cidadão. Este apartamento é aquele em que ela vive desde antes de ser
eleita Primeira-Ministra da Alemanha e não o deixou, e ela não possui
uma villa com empregados, piscinas e jardins. Esta é Merkel, a
primeira-ministra da Alemanha, a maior economia da Europa!
(ô\_!_/ô)
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
30HP
Junho 55