Miguel Brito wrote:E lembro-me de um Alfa Sud Sprint cinzento, do pai de um colega meu do liceu, nos Salesianos do Estoril, em 1982.
Todos achavámos estranho ter "duas bolas" de lado: o depósito da gasolina e o trevo de 4 folhas. Dizíamos que era para dar sorte, para não avariar... Era usual chegar tarde: não pegava de manhã, mas compensava andando mais depressa e fazendo mais barulho do escape que os outros carros normais.
Ano após ano, a ferrugem alastrava na parte de baixo, surgindo furos e buracos manchados de ferrugite a toda a volta. O carro estava a ser comido a um palmo da base a toda a volta...
E o carocha da minha mãe, novo de 1972, em 1982 continuava normalmente....
Amigo Miguel;
Desculpa-me, mas esses são os chamados "mitos urbanos" sobre os Alfa Romeo. Sendo vítimas de uma má fama ganha pelos 33 ( e não eram todos, mesmo antes da aquisição pelo grupo Fiat...) e vinte anos depois ainda se lhe aponta o dedo, sem razão nenhuma...
Seria análogo dizer-se que os actuais VW são fiáveis como os Carochas ! Nada mais errado...( aliás, na minha opinião o grupo VW tem ainda uma imagem de qualidade e fiabilidade muito com base nos Carochas...)
( como existem outros mitos sobre outras marcas automóveis: Os FIAT a falta de qualidade, que não é bem assim; Os Mercedes pastelões; os Datsun com a sua má qualidade de chapa, mas com motores excelentes e fiáveis até à última; os carros ingleses são das maiores vítimas desses "mitos" - E geralmente estes terminam quando começamos a conduzir um deles!!

)
Mas...
Em relação aos Alfa Romeo, os clássicos são excelentes máquinas, não haja dúvida!
Em relação ao " não " pegar de manhã e afins, seria por má manutenção, ou outra razão qualquer...
Em relação a gostarem de altas rotações, não tenhas dúvidas disso! Não são carros para or às compras ou para as senhoras irem à manicure...São raçudos para andar como nasceram nas--pistas...
Um Alfa Romeo Giulia Sprit 1600 GT ( cerca 100cv ) nascido em 1962, com os 4 travões de disco, e até com termómetro de óleo ( além do manómetro ), revela bem o seu "berço"...
Abraço