Fotos da Squadra Alfa Romeo Madeira

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Amigo Carlos;

Obrigado por essa pérola com o Cortina GT promovido na "carreira de oficiais" a Cortina-Lotus!


:lol: :lol: :lol: :lol:

Imagino isso filmado! Nem o Fellini! :lol: :lol: :lol:

Tem que abrir mais esse "baú de memórias " como essa!

Um espectáculo!

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

o MIni SpeedWell

( Este foi recuperado na Madeira - fotografei-o na Rampa dos Barreiros de 2006 - vendido para Lisboa - esteve à venda na Exponor recentemente )

Image

Um cortina com look Cortina-lotus ( No passeio da Amizade 2008 - O modelo da FORD que eu gostava de ter...)

Image

E um verdadeiro CORTINA-LOTUS em Moçambique do Pai do amigo Paulo Manso, que é membro da Squadra Alfa Romeo Madeira.( Foto do seu arquivo pessoal )

Image

Mas este também "é tabaco"! Giulia Sprint GT 1600cc ( 1962-1968 )

:lol: :lol:

Image

Image

Amigo CArlos Baptista;

Venham mais histórias dessas...

Abraço :wink:
Last edited by MarcoVW61 on 24 Jan 2009 18:51, edited 3 times in total.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Post by Carlos Baptista »

Se bem me lembro e se não estiver errado, o 1º modelo de mini que veio para Portugal, era o modelo 850 da marca Austin, cujo representante era o J. J. Gonçalves Sucs.

Posteriormente, veio o Morris 850 cujo representante era o A. M. de Almeida.

Ambos eram práticamente iguais, quase só diferiam nos emblemas, até porque o Morris casou com a filha do Austin.

Depois vieram os Austin e Morris Cooper, cuja cilindrada era de mil e pouco.

E depois os Morris e Austin Cooper S, já quase na casa dos 1300 cm3

O modelo 1000 tinha 998 cm3. Eu tive um que dizia assim no livrete:

Marca - Morris
Modelo Mini 1000 special de luxe
Ano de 1970
pneus - 5.20x10
Tara - 610 Kg
Cor - Verde e outra
Image

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

@Carlos Baptista;

Já fiquei com a "pulga atrás da orelha" ! :lol: :lol:

Fui ver à lista do II Clássicos do Sol - 2008



Ricardo Veloza - Rolls-Royce 20/25 1928 ( UK )
Duarte Reis - Ford Phaeton A 1928 ( USA )
Ramiro Jorge - Graham Paige 1928 ( USA )
José Varela - Ford A Roadster 1928 ( USA )
Francisco Galhanas (II ) - Berliet Vil 1931 ( F )
Miguel Nunes - Austin Seven 1934 ( UK )
Tito Noronha - Bentley Derby Special 1934 ( UK )
João Perneta - Austin 10 Tourer " Open Road " 1935 ( UK )
João Noronha - MG TA 1936 ( UK )
Danilo Perneta - Austin Ten Saloon 1946 ( UK )
Fábio Miguel Silva - Sunbeam-Talbot 1947 ( UK )
Nelson Pires - Morris Minor Cabrio 1953 ( UK )
Marcelino Dantas - Morris Minor 1954 ( UK )
João Bonal Silva - Jaguar XK 150 - 1954 ( UK )
Ivo Paulino - Triumph TR2 1955 ( UK )
Francisco Galhanas - FIAT 1100 coupe TV - 1955 ( I )
José Camacho - Fiat 500 Nuova 1957 ( I )
Marta Henriques - Mercedes 180 1958 ( A )
Gil Abreu - VW Type 1 /11 Limousine Luxe Sunroof 1958 ( A )
Marco Leça - Austin Healey Sprite " Frog-Eyes" 1958 ( UK )
Martim Noronha - Land Rover I Serie 1958 ( UK )
Victor Menezes - Austin Healey Sprite "Frog-Eyes" 1958 (UK)

Aires Andrade - Austin Cambridge 1960 ( UK )
Alberto Rosário - Morris Mini 850 Pick-up 1961 ( UK )
Isaúl Sousa - Morris Mini Cooper S 1000 1961( UK )
Luís Bela - Fiat 500 Giardineira 1962 ( I )
José Andrade - VW Type 1/11 Standart ( talvez único no país ) 1965 ( A )
Marco Pestana - Alfa Romeo Giulia GT 1300 Junior 1967 ( I )
Diogo Camacho - Sovam Sport Coupé 1967 ( F )
Michael Teixeira - Ford Mustang 1967( USA )
Elias Nunes - Siata Spring 850 - 1968( I )
João Berjano - Alfa Romeo Giulia 1750 GTV 1ª serie 1968 ( I )
João Canha - Giannini 590 GTS 1969 ( I )
Sérgio Pereira - Alfa Romeo 1300 GT junior 1969 ( I )
Rui Nelson - Alfa Romeo GT 1300 Junior 1970 ( I )
José Carlos Magalhães - Mini 1000 1970 ( UK )
Angelino Pinto - Alfa Romeo 1300 GT Junior 1971 ( I )
Claúdia Silva - BMW 1602 1972 ( A )
João Gonçalves/Numásio Silva - Opel Kadett B 1972 ( A )
Carlos Carinchas - BMW E3 2800 1972 ( A )
João Paulo Freitas - Fiat 124 Spider 1600 1972 ( I )
Fátima Freitas - Alfa Romeo Berlina 2000 1973 ( I )
Moreira Neto - Porsche 911 SC 1979 ( A )


Como o Carlos pode verificar é um Cooper S 1000cc, dos primeiros Cooper, como o dono tinha referido.

Mas não sei todos os pormenores sobre os Cooper S, esses magníficos pequenos automóveis, onde um deles até ganhou o Rally de Monte-Carlo, dando uma sova em muitos outros e de maior cilindrada e pedigree... :wink:

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Post by Carlos Baptista »

Cá p`ra mim, ou há um "S" a mais ou cilindrada a menos! :wink:

O dono que te mostre o livrete.
Image

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Carlos Baptista wrote:Cá p`ra mim, ou há um "S" a mais ou cilindrada a menos! :wink:

O dono que te mostre o livrete.
Carlos;

Só falando com ele acabo com o mistério... :wink:

User avatar
Loyo
Posts: 638
Joined: 25 Mar 2007 21:41

Post by Loyo »

MarcoVW61 wrote:
Aconselho-te a efectuares o registo ( como fiz...) no ALFA vintage Register :

http://spreadsheets.google.com/pub?key= ... RxSA&gid=0
Boas
Já lá estão no registo mais 3 de Portugal , :wink:

Cumprimentos

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

@Loyo;

Já reparei.

Óptimo! :wink:

Engraçado que o teu veio de Moçambique...

Abraço

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

"Madeirense expôs “relíquia” na MotorClássico, que terminou domingo


Image

Adalberto Melim e a paixão automóvel...


Adalberto Melim é um madeirense a residir em Lisboa que, desde cedo, se tornou um amante dos automóveis. Foi para Lisboa, tirar a licenciatura em Engenharia Mecânica e por lá ficou. Com um notável currículo automóvel, conta com duas vitórias na Volta a Portugal em Históricos, foi campeão de ralis no Grupo 1, entre outros troféus conquistados ao longo dos seus 52 anos. Ao MotorClássico levou um Alfa Romeo GTV 2000 de 1973

Começou por fazer uma primeira prova «tipo gincana como antigamente havia e ganhei. A partir daí não larguei mais os automóveis». Costuma dizer que já está «reformado», pois não faz a totalidade dos campeonatos, mas apenas uma a duas provas por ano, sendo estas provas de regularidade histórica ou FIVAs como é o caso da Madeira.

No MotorClássico, que terminou domingo em Lisboa, o Alfa Romeo GTV 2000 de 1973 foi o carro exposto a que os visitantes desta feira sobre automóveis clássicos não ficaram indiferentes. Este veículo de linhas desportivas foi adquirido em Lisboa, mas vários foram já os Alfa Romeos que Adalberto Melim adquiriu, sendo de destacar o primeiro em França e um outro de matrícula regional.

Adalberto Melim faz «sempre o Rali de Portugal Histórico», prova organizada pelo ACP, mas como diz também «já por duas ou três vezes» participou na Volta à Madeira.
Ultimamente participou na nossa prova com um Datsun 1600 Tri-S que está na Região. Este ano, este madeirense, está «um bocado convencido em participar e não queria faltar à Volta à Ilha», pois o convite já foi lançado por amigos. No caso de participar, será em princípio com um Morris Cooper S, que «é o carro ideal para fazer a volta» e adianta que «gostava de na minha terra chegar a ganhar uma volta».

«A importância dos Clássicos na Madeira é muito grande. A Madeira tem um parque automóvel excepcional», e inclusive «na Madeira há muita gente que realmente gosta de Clássicos e que detém Clássicos muito bons», refere.
Ainda sobre a Madeira, este diz que o «FIVA é uma prova extremamente importante a nível mundial», pois conta com uma excelente organização, tornando-se assim a nossa prova «uma referência mundial e uma projecção em termos da nossa terra» que «deve ser carinhosamente apoiada». "

In Jornal da Madeira, secção Desporto 2008-04-15



O Encontro no Funchal com o Adalberto Melim e membros da Squadra Alfa Romeo Madeira


O Encontro com o A. Melim foi no Hotel Regency Palace, no Funchal. No Bar Classic Garage - "Exclusive Classic Car collection" , onde o diálogo era condimentado pelos clássicos expostos...

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

A primeira foto, com o pessoal e a Berlina 2000 do João Paulo, em exposição no interior
da "Classic Car Collection", e o grupo do Adalberto Melim;

Image

Cá fora, à entrada da Garagem/Bar junto do meu Scalino:

Image

Mais umas fotos... :cool: ;)

Image
Last edited by MarcoVW61 on 09 May 2009 09:19, edited 4 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Notícia ALFAnord Scuderia Madeira - Squadra Alfa Romeo

Temos pelo que sei, uma página inteira da revista TOPOS & Clássicos de Janeiro de 2009, sobre o nosso " Alfa Romeo Classic Day "!

Ainda não tenho a revista, mas para já tenho esta imagem! Que um grande amigo de Aveiro enviou-me...

O ALFAnord Scuderia Madeira - Squadra Alfa Romeo agradece à Revista Topos&Clássicos a gentileza do artigo! Obrigado em nome de todos nós!

Image
Last edited by MarcoVW61 on 09 May 2009 09:19, edited 2 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

ALFAnord Scuderia Madeira visita uma Escola Secundária

Post by MarcoVW61 »

Onde esteve presente um Carocha Oval...


Estive presente em representação do ALFAnord Scudeira Madeira - Squadra Alfa Romeo, com o meu Alfa Romeo Giulia GT 1300 Junior de 67, a convite do Professor Gregório Agrela para participar num evento de sensibilização da comunidade escolar da Escola Secundária da Ribeira Brava, no passado mes de Dezembro, integrado em programas extra-curriculares da prevenção rodoviária da RAM, sobre os vários aspectos ligados aos automóveis:

- Energias alternativas
- Evolução dos sistemas de segurança nos automóveis
- Considerações sobre automóveis clássicos
- Panorama Regional dos Clubes de Automóveis clássicos.

Estiveram presentes o Gabriel Fernandes ( VW Type 1 Oval de 1955 ) .

Esteve presente o Presidente do CACM o Escultor Ricardo Veloza em Rolls Royce 20/25 de 1925 .

O Engª Carlos Magro - Do Laboratório Regional de Energia

Esteve também presente um carro de rally ( Toyota Yaris Cup ) e o meu Alfa Romeo Giulia GT 1300 Junior de 1967 em representação do nosso Grupo.

Contando com o apoio do Clube Desportivo Nacional

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 14 Apr 2009 11:39, edited 1 time in total.

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Esse rolls-royce é excelente, pois é pequeno e prático. Um carro de luxo que pode ser conduzido pelo próprio, sem necessidade de chauffeur.

Única dificuldade, a necessidade dos inúmeros pontos de lubrificação bem mantidos.

Um carro que dura para sempre. E neste exemplar, com os farois de muito bom aspecto.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:Esse rolls-royce é excelente, pois é pequeno e prático. Um carro de luxo que pode ser conduzido pelo próprio, sem necessidade de chauffeur.

Única dificuldade, a necessidade dos inúmeros pontos de lubrificação bem mantidos.

Um carro que dura para sempre. E neste exemplar, com os farois de muito bom aspecto.

Sem dúvida!

E é da época em que o carro era comprado só no chassis, e desta forma, podendo "personalizar" e adaptar as necessidades do dono... :wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Image


Image


Toda a história neste linK:

http://forum.motorclassico.pt/showthread.php?t=8159


A aventura do " Rub " ( amigo Ruben Pedro ) pelas "Secret Garages" da Ilha da Madeira...
Desde o meio do Atlântico relato a passagem do " Rub ", acompanhado dos "malucos das máquinas voadoras", em visitas relâmpago por "secret garages" algures na Ilha da Madeira...

Muitos amigos responderam à chamada, foram Alfa Romeo; Ferrari, e MG´s...Dando as boas vindas ao " RUB "...

Sempre com o acelerador à fundo! Seguimos para outros " cenários " pouco prováveis À partida de encontrar um raro Moretti; Bristol; Jaguar type E; TR2 e TR3 a terminar um longo e minucioso restauro...

E acabamos na Old Garage a tomar um café entre clássicos e automobilia...


Pela hora combinada, o " Rub " apareceu junto do Alfa Giulia GT Júnior ( www.giuliagt.blogspot.com ), onde eu o aguardava para o nosso périplo pelas garagens particulares, e pelo tempo que tínhamos disponível para tal.

Disse-lhe logo que não colocasse as expectativas muito altas, pois o que iria encontrar seria algo "rústico e caseiro ", feito artesanalmente, manufacturado.Que não encontraria grandes fachadas iluminadas com dízeres no género " Retro ", " Auto Restoration " ou semelhantes...

E fazendo a analogia gastronómica, seria mais algo " Cozinha tradicional Portuguesa" dos restaurantes de comida caseira e confeccionada pelas receitas
familiares, guardadas a sete chaves! Comparativamente a algo que encontramos de uma forma comum e generalista de "Fast-Food"!


E com a "música " envolente do Bialbero, a conversa ia animada! e pelo sincronismo da respiração dos duplos Weber, falamos de tudo um pouco, rumando à primeira das " Secret Garages " Madeirenses:


A do amigo e grande conhecedor de clássicos - Rui Cirilo.

Estivemos em dois espaços, na sua garagem, e na "oficina-atelier-garagem".

Na primeira o "Rub " encontrou vários modelos de várias épocas, a começar desde logo pelo encontro com uma Giulietta Spider acabada de lavar, e onde encontramos o Rui Cirilo. Após as apresentações fomos de seguida à garagem improvisada, onde repousavam BMW 02; PGO 202 Cabrio e um outro Peugeot 202 de 4 sedan, entre três Chevrolet dos anos 30, o seu Sunbeam-Talbot de 1947, Willys Overland, e um Mercedes 190SL para restauro...

Seguimos para a " Oficina-Atelier-Garagem " onde encontramos o chassis já tratado de um Rolls-Royce dos anos 30, e acompanhado pelo enorme motor, entre muito material de diferentes marcas automóveis, algumas já extintas, e sob um " Céu " de faróis antigos e com um cenário coberto literalmente, com tudo o que se possa imaginar de peças de clássicos...

Eu continuo a sonhar com uns bonitos CARELLO, para o meu Giulia GT Júnior, brancos naquele fundo verde...Hummm

Fico a aguardar umas fotos colocadas pelo " Rub "..

Após a visita à " Oficina-Atelier- Garagem " do Rui Cirilo, tínhamos um " Speciale Caffé Alfanord Scuderia Madeira " com alguns amigos pelas 16h, mais no centro do Funchal.

Curiosamente, outros amigos com outros clássicos juntaram-se a nós, óptimo! Tivemos até dois Ferrari! E um MG no Parque marcado como "Ponto de Encontro Clássico" para os Alfisti&Ferraristi e restantes clássicos...

Saudações clássicas!

Marco Pestana

( Mensagem original colocada no fórum MotorClássico )
Last edited by MarcoVW61 on 09 May 2009 09:22, edited 3 times in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘
Posts: 2840
Joined: 16 Sep 2007 21:08
Location: Ilha da Madeira
Contact:

Post by MarcoVW61 »

Umas pérolas... :wink:

Alfa Romeo Giulia 2000 GTV


Image
Image
Image
Image
Last edited by MarcoVW61 on 09 May 2009 09:22, edited 2 times in total.

Post Reply