Incêndio Tragico na Aboboda

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Incêndio Tragico na Aboboda

Post by Miguel Brito »

Caros amigos, o dia de hoje foi péssimo, e estive no incêndio que hoje vitimou duas pessoas na Abóboda.

Pensoque é importante colocar isto aqui, pois as rotativas dos principais jornais estão já a imprimir as notícias e não recebem já estas imagens.No entanto, e comoo próprio EL Yorn reparou, eu sai no noticiário das 20.00H da SIC, como testemunha do acontecido no local.

O noticiário da SIC abriu com uma fotogafia tirada por mim, do edificio em chamas, e sem controle algum por parte dos bombeiros.

Image

http://xl.sapo.pt/?play=/MTE3MDAxNzIxMA ... diN2Q0Njg=
Last edited by Miguel Brito on 29 Jan 2007 01:29, edited 1 time in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Por acaso não vi, estava aqui na Garagem a essa hora. É sempre mau uma notícia destas... :cry: Que aconteceu?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Re: Incêndio Tragico na Aboboda

Post by jnar »

Miguel Brito wrote:
O noticiário da SIC abriu com uma fotogafia tirada por mim, do edificio em chamas, e sem controle algum por parte dos bombeiros.
Vi...e estava a meter gasolina na Galp em São Domingos de Rana (junto à igreja) quando os bombeiros (no único carro, ao que parece) passaram por mim, cheios de pressa...pelos vistos, não com a pressa necessário nem com o material devido...

Mais uma prova de que somos um país do 3º mundo.
É no mínimo, inacreditável!!
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O assunto foi muito trágico, e de muita desorganização no local, com o desfecho trágico das mortes acontecidas.
Image
Aqui podemos ver como o fogo aumentava de intensidade, perfeitamente fora de controle e propagando-se através da fachada ao andar superior.
Image
Os bombeiros continuavam sem aparecer deste lado do edificio...
Como era possível duas pessoas lá dentro sobreviverem a este Inferno?

Vejamos como me deparei com esta terrível situação:
Depois do almoço, eu tinha ido dar uma volta com a Xana e os miúdos dentro do carro, em que aproveitamos para ir ao Lidl de S Domingos de Rana. Quando regressávamos a casa, atalhando pelo bairro de Matos Cheirinhos, pelas 16.00H, apercebi-me de uma grossa coluna de fumo vinda do interior do bairro. Ficava praticamente em caminho, e resolvi desviar para ver do que se tratava.
De imediato vi inúmeros populares em fuga, a correrem desordenados para o local. Assim que vi fumo a sair de duas janelas de um rés-do-chão resolvi estacionar, um pouco de parte, para evitar a confusão excessiva, e sai do carro. Disse para a Xana trancar as portas e esperar, que eu já voltaria. Dirigi-me para as duas janelas que deitavam fumo espesso, e descobri que eram as traseiras do prédio, e ninguém se encontrava por perto. Disparei as primeiras fotografias as 16.20H, olhando á volta espantado por não ver ninguém. Nem populares, nem polícia, nem sequer bombeiros.
Image
Resolvi dar a volta ao edifício, e aí então encontrei uma enorme confusão. Bombeiros, alguns polícias e uma multidão, todos aos gritos, a empurrarem-se e a andarem de um lado para o outro. Desesperados, diziam que havia duas pessoas lá dentro, que gritavam e que iam morrer queimadas.
Image
Image
Note-se as mangueiras estendidas, sem água...

Voltei para as traseiras do edifício, e tudo continuava abandonado. O fogo estava descontrolado, aumentava de volume, o fumo deu lugar a chamas, vermelhas e longas, que babavam a parede do prédio, ameaçando propagar-se aos andares superiores. Continuei sozinho, sem bombeiro algum, apenas apareceu um senhor que entrou para um carro que ali estava estacionado e o retirou assustado com as proporções que aquilo estava a tomar. O fogo aumentava cada vez mais de intensidade, e agora eram os estores de plástico dos andares superiores que começavam a soltar-se e a cair aos pedaços cá em baixo. As janelas do piso imediatamente acima partiram-se e o fogo não dava sinais de diminuir. Estranhei continuar a não haver bombeiros daquele lado, e tudo ardia descontroladamente.

Achei que era melhor ver o que se passava do lado da frente, pois ao menos ai estava um carro de bombeiros. Neste momento havia também lá um jipe dos bombeiros que dizia Comando, com um individuo lá dentro e uma ambulância. De lado, uma boca-de-incêndio estava obstruída por uma mota, que os bombeiros não conseguiam retirar do local.
Image
Foram depois os populares que a conseguiram desviar, tal como se verifica nas fotografias.
Image
As bocas-de-incêndio estava inoperacionais, pois as mangueiras não tinham bocais compatíveis, e os bombeiros tinham já várias espalhadas pelo chão, mas nenhuma parecia servir nos bocais.
Uma confusão tremenda, a situação completamente fora de controlo, com os populares virados contra a pouca policia e contra a ineficácia dos bombeiros. “Vêem apagar um fogo e não trazem água!? Onde é que já se viu isto?”
O carro dos bombeiros não tinha água, as bocas-de-incêndio não funcionavam, e ficaram ali todos ás voltas, sem sentido algum, aos gritos, a implicarem uns com os outros, a discutirem, e sem conseguirem fazer o que quer que fosse.
Image
Image
Finalmente, as 16.40H chega um carro de bombeiros não da Parede, mas sim de Carcavelos, que de imediato estaciona nas traseiras, onde ninguém estava, saem os bombeiros, esticam as sua mangueiras e atacam imediatamente o fogo através das duas janelas.
Image
Image
Em segundos,puxam as suas mangueiras, e começm a atacar o incêndio, pela parte posterior.
Nessa altura já o piso de cima estava com a fachada destruída.
O comandante dos bombeiros da Parede continuava dentro do jipe de comando, e enquanto os bombeiros de Carcavelos apagavam o fogo chega finalmente uma camioneta calhambeque Mercedes antiga, da Parede, para reforço, as 16.42H, mas ai já tudo não só estava completamente ardido, mas começavam os bombeiros de Carcavelos a conseguir diminuir a forca das chamas.
Image
Com grande aparato de luzes e sirenes chegam as 16.44h um carro e um jipe da GNR cheios de polícias, mas nessa altura já desnecessários, pois nada havia a fazer.
Image
O perímetro de segurança nunca foi delimitado, a população corria por todo o lado desesperada, e foram os populares que desviaram a mota de acesso a uma das bocas-de-incêndio, e foram eles que ajudaram a chamar mais bombeiros, e inclusive a SIC.
Pouco depois os repórteres da SIC recolheram imagens e depoimentos (incluindo o meu) e aceitaram as fotografias que eu era o único que tinha tirado, à excepção de algumas outras pessoas que usaram o telemóvel, e de um senhor que filmou parte do ocorrido em camera de vídeo.
Foram essas imagens de vídeo e as minhas fotografias que foram apresentadas no noticiário da SIC, as 20.00H de domingo.

Image
Quando estavam já a decorrer as acções de desenfumagem do local, caiu repentinamente junto aos bombeiros uma janela atirada do último andar do prédio contíguo.
Image
Olhamos todos para cima surpresos, e vimos ainda um indivíduo alterado que atirou a outra metade, desfazendo-se as duas partes no solo, a escassos metros dos bombeiros.
Incomodados com o facto, os bombeiros de Carcavelos, que procediam As acções, assinalaram o facto à GNR que então decidiram subir ao prédio, aparecendo pouco depois um agente acenando a dita janela, já sem vidros. Pelos vistos havia gente dentro dos prédios contíguos ao incêndio, prova de que não parecia haver controle algum sobre a situação.
Foi apenas por um acaso que não foram atingidos os bombeiros pelas duas janelas arremessadas do ultimo piso… e prova de como todos estavam revoltados pela ineficácia dos bombeiros que queriam apagar fogos sem agua, e que enquanto todos andavam as voltas sem acção definida, duas pessoas faleciam ali perante todos, num fogo urbano completamente descontrolado, frente aos bombeiros que nada conseguiam fazer, até a chegada dos outros, vindos de Carcavelos.

Image

Durante cerca de meia hora, as traseiras do edifício estiveram entregues a si mesmas, sem ninguém que fizesse o que quer que fosse. As fotografias ai estão, veja quem quiser ver, mas o desfecho foi trágico, e pelos vistos tudo pode acontecer, ate morrerem duas pessoas queimadas, sem que haja solução possível. Mangueiras inúteis, uma evidente falta de água, polícia tardia, no fim e não no princípio, desarticulação de tudo e de todos, e como resultado desta grande confusão, duas mortes a lamentar.

Nem sei o que diga...
Um fogo a arder sózinho, e os bombeiros presentes...
Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

http://xl.sapo.pt/?play=/MTE3MDAxNzczNQ ... liYjE5MzE=

Reparem como na entrevista ele refere a divisão de meios pelas duas frentes,mas as fotografias mostram nitidamente a ausência de quaisquer elementos ou outras pessoas nas traseiras, até à chegada dos bombeiros de Carcavelos, que de facto vieram apagar o fogo.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Image
Isto não é (ou não me parece) uma boca de incendio! Mas sim uma colona de proteção e alçapão de proteçõca de de uma torneira de rede publica....aonde é evidente é impossivel ligar uma boca de 1/4 de volta de lança...
que formação tens os bombeiros?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

golfspecial

Post by golfspecial »

Ainda gostava de saber o porque se a GNR levar toda a esquadra em peso para essas coisas... :roll:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem, realmente o que o Sr Comandante diz é mentira pelas provas que tu tens. Resta apurar o porque de não haver água no 1º carro e o Mercedes nota-se pela matrícula que era carro ou doado pelos bombeiros doutro país, talvez alemão (em vez de ir para um museu ou sucata vem para um país de 2º mundo) ou foi militar e foi-lhe atribuido nova matricula. Não é um veiculo de intervenção rápida. Mais depressa de prevenção de fogos florestais (117).
Isto com jeitinho, terás de prestar declarações à Judiciária... pois eles vão investigar o caso, se foi fogo posto, etc... E também a acção dos bombeiros...
Pois como ele diz, atacaram em duas frentes com racionalização dos meios: racionalização essa que se fez com todos os elementos na fachada da frente... como mostram as tuas fotos e o teu depoimento :evil:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

:shock: :shock: ... palavras para quê!!! ...portugal no seu melhor... :evil: :evil:
(o\ | /o)

Kastenwa

Post by Kastenwa »

É uma notícia muito triste e muito bem documentada com fotografias muito oportunas do Miguel Brito.

Pela análise do relato, parece-me que tudo aponta para:

1- Total ausência ou ineficácia de comando no local do sinistro
2- Chegada dos Bombeiros sem material e mínimas condições adequadas para combater de forma eficaz um incêndio.
3 - Demora exagerada na chegada de autoridades policiais para delimitarem um perímetro de segurança.

Estes acontecimentos merecem ser devidamente investigados, inclusive o importante relato do Miguel Brito, para que os responsáveis sejam afastados de funções que não são compatíveis com qualquer margem de erro.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Algumas notícias relacionadas:

Um incêndio urbano provocou, este domingo, dois mortos em Matocheirinhos, perto de Tires. Duas mulheres morreram carbonizadas pelo fogo que destruiu por completo a casa onde habitavam. Uma das vítimas estava a acamada e a outra deslocava-se de cadeira de rodas. Os populares queixam-se do tempo de resposta dos bombeiros da Parede.
Por volta das 15:30 as chamas começaram a consumir o rés-do-chão da habitação. As moradoras, duas senhoras com cerca de 30 e 50 anos, pediram ajuda. Um grupo de quatro rapazes ainda tentou retirar as mulheres do apartamento, mas não foi possível salvar as mulheres.
Os vizinhos das vítimas deram o alerta para os bombeiros de Parede. De acordo com a população, os bombeiros demoraram demasiado tempo a chegar ao local e não vieram preparados para o que iam enfrentar. O incêndio só foi dado como extinto por volta das 17:30. Os populares acusam os Soldados da Paz de «falta de coordenação» no socorro às duas vítimas.
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=767154

Lisboa, 28 Jan (Lusa) - Um incêndio que deflagrou hoje à tarde num bairro social da localidade de Abóboda, concelho de Cascais, provocou a morte a duas jovens moradoras, disse à Lusa fonte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
http://www.lusa.pt/searchResults.asp?from=simple

http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291

Queria aproveitar para salientar o facto que das várias entidades que contactei para relato do sucedido, a única que de imediato me respondeu, acusando recepção e prometendo a devida atenção ao caso, foi a Junta de Freguesia de S. Domingos de rana, o que muito me apraz, pois é para isso que existem, para serviço e apoio dos respectivos cidadãos. O meu muito obrigado.
Last edited by Miguel Brito on 29 Jan 2007 15:59, edited 1 time in total.

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

porra.
imagino a angustia de todo isto.
o nosso pais é mesmo do terceiro mundo.

imposto pagos nao sei para que.
acredito que a culpa nao seja dum normal bombeiro, mas sim de toda a administracao...da autarquia....esses é que dao as ordens e sao responsaveis

e será que as bocas de incendio (mesmo com entrada diferente das mangueiras) tinham agua? aqui em coimbra já vi muitas sem agua.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Pedro, ainda hoje estou incomodado. Parece que as imagens não me saem da cabeça.
Isto criou-me um enorme stress..
Não te esqueças daqueles treinos dos escoteiros de como agir em caso de incêndio. Pelos vistos, nunca é demais treinar tais situações. Nunca se sabe quando vai ser preciso, e uma imediata e correcta acção é essencial, em momentos críticos como estes.
Temos todos que ter imenso cuidado com tudo. Se houver um problema ninguém nos salva.
Atenção às fichas triplas, aos cortinados perto de aquecedores, a instalações eléctricas rudimentares, às torradeiras...
Ter um extintor em casa também não era má ideia, mas evidentemente pouco prático, pelo estorvo, preço, e necessidade de recarregar periodicamente.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Fui contactado por uma jornalista do PortugalDiário para cedência de fotos, ao que evidentemente aceitei.

Cuidem-se bem, e tomem cuidado convosco, e com quem vos rodeia.
Um abraço, do vosso amigo Miguel Brito.

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Porra que país de hipocritas e anormais.
Nos ultimos tempos veêm-me a memória os seguintes casos de ineficacia a que este se vem juntar.

4 homens a morrer no mar a 50 metros da praia e só 2,5 horas depois aparecem meios de salvamento.

2 mortos por enexistencia de meios de socorro na sede do maior concelho de Portugal.

Fora o que nós não sabemos....

Quantas pessoas teem que perder a vida e os haveres para se reorganizarem os sistemas de prevenção e segurança deste país.

Só me aptece emigrar.

Saudações

Ricardo Serpa

PS: Até agora a Nossa Senhora de Fatima tem dado uma ajuda mas acho que se cansou.................

Post Reply