1º Encontro de Máquinas Agrícolas Antigas (Torres Vedras)

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Image

Um sucesso! É como podemos definir o dia do desfile, neste passado domingo, dia 4 de Novembro de 2007, com sol, bom tempo, e boa disposição de todos os participantes.

Image

Havia de tudo um pouco, e até houve vw's clássicos em acção... Embora obviamente fora do desfile. Foi o caso do "Expresso de Lordemão", que transportou o Guru e o seu pai, e da presença da "Carlota" a carrinha splitscreen do Jorge Lourenço, de cor branca e vermelho Ruby, com esposa e filho. Também marcou presença o nosso amigo carlos Baptista e esposa, muito simpáticos e cheio de histórias para contar.

Image

Quanto às máquinas, havia de tudo, até aqueles tractores como no filme "Cars", com rodas juntas na frente.

Image

E até uma máquina a vapor, com apito e tudo, que muito sucesso fez.

Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mas comecemos pelo principio: logo na manhã de domingo, ´depois do meu pai se encontrar comigo, seguimos para Mafra no "Expresso", onde parámos para o descanso matinal da praxe.

Image

Seguimos depois para o gradil, com belas curvas da estrada, já tantas vezes percorridas a contra-relógio nos 4 rallyes de Mafra. Sucedeu uma coisa curiosa. Numa recta, vejo ao longe três GNR na berma.
Pronto, lá terá que ser...
Mais ninguém em lado algum na estrada, é caso certo que vou ter que parar...
Abrando, e claro, um deles logo se adianta para a frente, fazendo gestos de encostar. Assim que paro, uma bonita e formal continência, e o senhor agente dirige-se não para mim, mas para o vidro do carro.
Já vou procurar os documentos, mas o meu pai diz-me para esperar, pois ele não pediu nada.
Ele levanta a esciva do limpavidros e vê as datas certas e correctas dos selos, inspecção e seguro.
Junta-se na frente do carro com os outros dois, e conferenciam os três. Eu e o meu pai, esperamos, enquanto eles conferenciam.
- Tem 40 anos...
- Não, tem 45! - diz o outro.
- Então, é de 63, tem mas é 41, não 42...
- Tem mais... Não, menos, tem 43... - retoma outro.
- Tem mas é 44. É isso, 44 anos.
- Então pois é, tem 44.
Depois de determinada a data do carocha, pois três neurónios pensam melhor que um, aproximou-se da minha janela, fez de novo continência, e perguntou:
- Então, senhor condutor, está tudo bem com o carro?
- Sim, senhor guarda, está tudo em marcha!
- Então pode seguir!
E lá prosseguimos viagem, a caminho de Torrews Vedras, pela agradável ( e grátis) nacional 8.

Quase a chegar, mesmo ao lado da tecauto, o primeiro vw do dia: um 1303, de vidro curvo.
Image

Uma rápida vista de olhos, permitiu ver um razoável estado do carro, e commuito currículo em cima: autocolante do encontro Guiness do Pardal nas Docas, outro de um encontro dos fanáticos, etc. Um habitual dos encontros, mas agora em venda.
Image

Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Depois de chegarmos ao Parque regional de exposições, encontrámos de imediato imensa gente em torno das alucinantes máquinas antigas agrícolas. Havia modelos para todos os gostos.

Image

O mais curioso era este, "torto" com o motor descentrado:
Image
Há um igual no Museu Agrícola de Montemor-o-Novo, lugar que merece uma visita (até porque tem também uma colecção de carochas presentes...)

Image
Um enorme conjunto de enfardadora, e que ainda funciona, atraía as atenções, pelo tamanho imponente.
Image
Funciona por tomada de força a um tractor parado, tal com era o caso com o tractor fahr da minha família, e ainda hoje ao trabalho, no baixo Alentejo. As velhas máquinas nunca morrem.

Image

Image

Então e esta máquina a vapor?
Image
Funciona obviamente a lenha.

Um máquina Tramagal, a mesma fábrica que mais tarde veio a produzir as Chaimites.
Image
Fabrico nacional, agricultura independente, hoje tudo em esquecimento.

Image
O local tinha tractores por todo o lado, muitos estados diversos de manutenção, mas todos funcionavem.

Image
Era hora de roncar os motores. O enorme Mc Cormick impressionava pelo tamanho, e pela suavidade de funcionamento.

Aí vai a "aranha"
Image

O número 1:
Image

Muita variedade.
Image

Image

Image

Image

Image
Reparem na matrícula "LC". 1958. Coisa antiga...

Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Image
O meu pai estava fascinado. Havia muita gente fanática de tractores, alguns com mais de 40 modelos em casa (!), discutia-se pormenores de funcionamento, detalhes e particularidades de cada modelo.

Image

Image

Image
Sabem guiar isto?

E pôr isto a funcionar?
Image

Image

Um tractor de lagartas:
Image

Um semeador:
Image

Image

Este fez sucesso, com as duas rodas dianteiras juntas.
Image

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Muito giros...

Nem so os carros se devem cuidar e restaurar, os tractores, também fazem parte da nossa história.
Gosto muito de andar por nacionais, e em Tramagal, onde ha boa pinga :wink: , está uma beldade, na berma da estrada, um monumento, e homenagem ao povo de Tramagal.
Boa reportagem Miguel, em breve um Guru dos tarctores :lol: :wink:
have a nice trip with VW

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O desfile pela cidade, mostrou as velhas relíquias em estado de marcha.
Image

Image

Image

Image

Image
Muita gente a ver, muitas promessas de recuperarem velhas máquinas abandonadas, e que poderão vir a aparecer no próximo ano, em resultado do sucesso que a iniciativa atingiu.

Falei com um responsável da Câmara Municipal, que se prontificou a enviar inforamção (press release) sobre o encontro, aqui para o nosso garagemVW. Mais uma presença do nosso fórum em mais uma iniciativa de antiguidades. Nem só de CPAA's vive o país, em termos de acontecimentos de clássicos. E refira-se o recente encontro, também pioneiro no país, de veículos militares antigos, onde marquei também presença.

E depois, seguiu-se o almoço. Em vw's clássicos, pois claro.
Aqui está a sempre bonita "Carlota" do Jorge Lourenço, da Lourinhã (no site da Confraria do Carocha).

Image

Image

Ainda encontrei outro carocha, embora o dono não estivesse presente.
Image

Fomos almoçar seis pessoas, a um tipico restairante da zona. MBrito e pai, Carlos Baptista e esposa, Jorge Lourenço e família, o que permitiu ouvir inúmeras histórias da recheada vida do Carlos, um manancial de episódios interessantes do mundo automóvel, histórias de antigos rallyes, etc. Foi um almoço muito interessante. O Carlos é um mundo por descobrir.

O estacionamento no restaurante.
Image

No regresso, de novo pela nacional 8, ainda vimnos outra máquina, em exposição ao lado da estrada, ideia do presidente da Junta, e que se está a estragar, ao sol e chuva...
Image

Image

Image

Foi um dia agrícola, em pleno! :wink:

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

belas fotos, miguel e que máquinas fantásticas....
Obrigado pela partilha...
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

miguel..

obrigado pela partilha

a amplitude do movimento tractorista surpreendeu-me pela positiva

tambem gostei muito da SPLIT (excepto o logo cromado) com as pop-out e bars na janela traseira...parabens ao dono

nuno g

trukas
✘✘

Post by trukas »

mais uma grande reportagem...

o tramagal tem tradição na produção de veículos agrícolas e outros..
Image
Image
type one addicted ...

paulomartins

Post by paulomartins »

Trukas, mas que grande máquina :shock:

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Tenho um jonh deere muito parecido com o nº1 :wink:

Pois é Miguel passaste por mim a caminho de mafra mas n me reconheceste, eu estava de bike :D
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Nelson: ias acompanhado de outra bicicleta? Então cruzaste em sentido contrário, quando eu ultrapassei aqule cágado com rodas. Realmente, vi-te, mas não reconheci. Tens de meter um símbolo VW na frente da bike... :wink:

Fernando Palmela
★★★

Torres Vedras

Post by Fernando Palmela »

Caro Miguel Brito

Muito obrigado pela reportagem nunca pensei que existem-se pessoas com tanto amor por tractores, ainda bem que exitem pessoas com esta dedicação.
O seu carro está muito bom, mas desculpe que lhe diga só um reparo o seu carro merecia uma chapa traseira de matricula mais antiga de chapa com números de massa, com a matricula recente com o "P" em azul e a data em amarelo, não gosto, peço desculpa pela franqueza mas amor por carochas é amor com letra "GRANDE".
Não leve a mal o reparo.
Com a matricula em chapa à frente e trás ficava um espanto.

Saudações

VW1300 69
"CORNOWAGEN"

FP

nezz
★★

Post by nezz »

parece ter sido um dia bem passado!

Portugal tem muito potencial nesta área, pois li algures que, em números absolutos, somos o país com mais máquinas agrícolas no mundo
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Fernando, eu já estou acostumado a essa questão...

Mas repara, se fosse a chapa preta, como é que eu me tinha safado daqueles GNR? Ainda lá estava, a mostrar documentos...
Assim, a malta fica entretida a fazer contas de cabeça...

A fundamental razão daquelas chapas (e tenho as antigas em casa...) é a seguinte:
- A da frente limpa-se melhor dos mosquitos das madrugadas da Nacional 1.
- Posso endireitá-la se ficar dobrada, pois nunca parte.
- A traseira é um quadrado fosforescente que brilha de noite quando me aparece um TIR lançado na traseira.
- A data está sempre presente para tirar dúvidas aos passantes.
- Foi um dos primeiros carros com essa matrícula, colocada em Fevereiro de 2000.

:wink: MBrito

Post Reply