Mas comecemos pelo principio: logo na manhã de domingo, ´depois do meu pai se encontrar comigo, seguimos para Mafra no "Expresso", onde parámos para o descanso matinal da praxe.
Seguimos depois para o gradil, com belas curvas da estrada, já tantas vezes percorridas a contra-relógio nos 4 rallyes de Mafra. Sucedeu uma coisa curiosa. Numa recta, vejo ao longe três GNR na berma.
Pronto, lá terá que ser...
Mais ninguém em lado algum na estrada, é caso certo que vou ter que parar...
Abrando, e claro, um deles logo se adianta para a frente, fazendo gestos de encostar. Assim que paro, uma bonita e formal continência, e o senhor agente dirige-se não para mim, mas para o vidro do carro.
Já vou procurar os documentos, mas o meu pai diz-me para esperar, pois ele não pediu nada.
Ele levanta a esciva do limpavidros e vê as datas certas e correctas dos selos, inspecção e seguro.
Junta-se na frente do carro com os outros dois, e conferenciam os três. Eu e o meu pai, esperamos, enquanto eles conferenciam.
- Tem 40 anos...
- Não, tem 45! - diz o outro.
- Então, é de 63, tem mas é 41, não 42...
- Tem mais... Não, menos, tem 43... - retoma outro.
- Tem mas é 44. É isso, 44 anos.
- Então pois é, tem 44.
Depois de determinada a data do carocha, pois três neurónios pensam melhor que um, aproximou-se da minha janela, fez de novo continência, e perguntou:
- Então, senhor condutor, está tudo bem com o carro?
- Sim, senhor guarda, está tudo em marcha!
- Então pode seguir!
E lá prosseguimos viagem, a caminho de Torrews Vedras, pela agradável ( e grátis) nacional 8.
Quase a chegar, mesmo ao lado da tecauto, o primeiro vw do dia: um 1303, de vidro curvo.
Uma rápida vista de olhos, permitiu ver um razoável estado do carro, e commuito currículo em cima: autocolante do encontro Guiness do Pardal nas Docas, outro de um encontro dos fanáticos, etc. Um habitual dos encontros, mas agora em venda.