Terramoto

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
toiga
Site Admin

Terramoto

Post by toiga »

Boas,

sentiram o terror de terra hoje ás 11.00?

Aqui em Portalegre sentiram no estúdio onde trabalho mas eu não senti nada.

Segundo a Sic Notícias o sismo, de intensidade 6.0, teve epicentro a 160 quilómetros do Cabo de São Vicente.

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

Terá sido 6 na escala de mercalli ou richter ?

Magnitude de um sismo (Escala de Richter)
A magnitude é uma tentativa de comparar sismos em termos da sua energia e poder totais. A duração do sismo não entra em linha de conta no conceito de magnitude.
A magnitude avalia-se medindo a máxima deslocação ou amplitude dos traços dos sismógrafos, sendo determinada depois de feita a correcção devida à distância entre o epicentro e o sismógrafo.
Teoricamente, os cálculos de magnitude de várias estações sísmicas deveriam dar o mesmo valor para o mesmo sismo mas, por vezes, registam-se discrepâncias nas magnitudes registadas de um dado sismo, devido aos diferentes caminhos das várias ondas de um mesmo sismo captadas pelo sismógrafo.
A magnitude é um conceito inicialmente desenvolvido pelo físico e sismólogo americano Charles Francis Richter (1900-1985) e pelo seu colega Beno Gutenberg, com base no estudo dos sismos ocorridos na Califórnia.
Na escala desenvolvida em 1935 por Gutenberg e Richter - e que ficaria conhecida pelo nome de escala de Richter - um sismo de grau 2 é o mínimo que uma pessoa pode sentir (um ligeiro tremor). Os danos em prédios acontecem acima dos 6. Os maiores sismos registados até hoje tiveram uma magnitude de 9 9,2 graus na escala Richter que atingiu o Estado do Alasca em 1964.
Último terramoto mais grave deste género foi localizado na costa oeste da ilha de Sumatra, a 1.620 km da capital da Indonésia, Jacarta. no sul asiático 26Dez 2004. Segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, o terremoto foi o quinto maior já registrado desde 1900
Para cobrir o enorme leque de magnitudes dos sismos, a escala de Richter é logarítmica - cada unidade representa um aumento de dez vezes da amplitude das ondas medidas, e aproximadamente um aumento de 30 vezes da energia.

Intensidade de um sismo (Escala de Mercalli)
A escala de Mercalli (Modified Mercalli Intensity Scale) mede a intensidade dos sismos. A intensidade classifica o grau do tremor. É calculada "a posteriori", através da inspecção dos estragos e outros efeitos dum sismo, que normalmente são maiores junto do epicentro, diminuindo com a distância.
Durante muitos anos, a escala mais usada para medir a intensidade de um sismo foi uma escala de dez pontos desenvolvida por Michele Stefano de Rossi e François-Açlphonse Forel em 1878.
Apesar de tudo, a escala de Mercalli está hoje quase fora de uso, sendo usualmente substituída pela escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos.

para terem noçao a escala de mercalli já esta em desuso pois nao é certa. é á base de inqueritos. e um sismo pode ser 6 ritcher e 1 de mercalli. no caso de um descampado do alentejo :). nao tem casas para dizer no inquerito se houve rachadelas nas paredes :)

é MERCALLI claramente e 6 já é uma "bregalhada do caraças"

EM RICHTER
-5.5 As pessoas têm dificuldades de caminhar, as paredes racham, louças quebram
6.5 Difícil dirigir automóveis, forros desabam, casas de madeira são arrancadas de fundações. Algumas paredes caem
7 já é panico generalizado

EM MERCALLI
6 Todo mundo sente o terremoto. As pessoas caminham com dificuldade, os objetos e quadros caem, o revestimento dos muros pode rachar, árvores e os arbustos são sacudidos. Danos leves podem acontecer em imáveis mal construídos, mas nehum dano estrutural
7 As pessoas têm dificuldade de se manter em pé, os condutores sentem seus carros sacudirem, alguns prédios podem desmoronar. Tijolos podem se desprender dos imóveis. Os danos são moderados em prédios bem construídos, mas podem ser importantes no resto

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Eu senti, mas foi às 10H35. :roll:
(o\ | /o)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Eu senti às 10.40H.
Estava no "Atelier da Garagem", o meu escritório sobre as garagens, e os caixilhos tremeram todos.
Percebi instantaneamente o que era, e felizmente durou apenas uns 5-8 segundos.

A detecção que faço de sismos é através das caixilharias.
Quando os vidros tremem, LATERALMENTE, é porque passa um camião pesado na rua, ou rebenta um trovão, ou há uma explosão ao longe. Quando os caixilhos tremem NA VERTICAL, então é um sismo...

Já agora:
A escala de Richter mede a intensidade do sismo numa escala logaritmica, em relação a um ponto estimado a 100km do epicentro. Portanto mede a ENERGIA do sismo, gerada pelo movimento do terramoto.
A escala de Mercalli mede os EFEITOS sentidos em edificações, locais, pessoas, objectos, etc.
É uma escala qualitativa, de qualidade de efeitos provocados, e refere o nível de destruição, por isso mais útil para efeitos práticos, enquanto que a Richter interessa mais para efeitos cientificos.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

Eu ca no norte não senti nada... :roll: :lol:

BUS1971

Post by BUS1971 »

Pedro wrote:Eu ca no norte não senti nada... :roll: :lol:
eu também não
a minha ex: BAYWINDOW 1971
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Também não dei por nada.

João

Enz0

Post by Enz0 »

eu tava dentro de um carro, tinha posto o motor a trabalhar, estava a preencher o formulário de verificação e manutençao e tal, e sinto um vibrar estranho...pensei que fosse o motor a falhar um pouco, como tinha mudado o filtro de gasoleo podia nao ter ficado bem sangrado e estar a falhar um pouco...dei umas gazadas no dito cujo acelarador lol e "passou" (entretanto passaram os ditos 5,6 segundos de sismo..) achei estranho...mas logo de seguida la me informaram e ao pessoal que tinha sido um sismo...

que cena marada...como o carro nao tava apoiado sobre ele mesmo, ou seja na suspensao e afins, estava "aconchegado" pelo elevador, o elevador transmitiu as vibraçoes à carroçaria eheh
Automotive Technical Support and Training

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Cá em baixo também não sentimos nada! :lol:
Cuidem-se... se vem outro mais forte, "lá vai Lisboa..." :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

senti perfeitamente.....
estava à frente desta máquina infernal a ver se a ressuscitava do além...
Last edited by jnar on 13 Feb 2007 03:30, edited 1 time in total.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

a.s

Post by a.s »

Por aqui o que sentiram foi o roncar do meu motor MuaHahaH!! :lol:
André Silvino

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eu em coimbra nao senti nada, nem nunca senti tremores de terra na vida.
mas sei que á uns 50 anos no Caramulo. a casa so meu avo levou um safanao que rachou toda.numa das rachas cabia uma mao. e é daquelas casas de aldeia com paredes em granito de 1 metro de espessura :)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O Caramulo é um maciço de granito, e por isso a maior densidade da rocha transmite mais as vibrações. Por isso rachou. Não caiu porque as pedras da parede não fracturaram. O que partiu foram os ligantes da parede (argamassas, etc).
Uma zona geograficamente formada por camadas intercaladas de rochas calcáreas diferentes dissipa mais a energia do sismo e reduz os efeitos nocivos.
Se o terreno for demasiado argiloso pode dar-se um efeito terrível: a liquefacção. Por efeito de "chocalhar", a terra liquifica e tudo afunda no chão, com colapso total de todas as estruturas. Pensa-se que foi assim que desapareceu Sodoma e Gomorra na Antiguidade.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

boa senhor arquitecto. a sabedoria deste homem :)

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

Aqui (Tondela) foi sentido pela minha irma , mas eu nao senti nada porque tava a trabalhar ....

Post Reply