Perigos na Estrada

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Nirvana
✘✘✘✘✘

Perigos na Estrada

Post by Nirvana »

Hoje fiz o trajecto habitual de regresso a casa, para passar este fim de semana prolongado com a família e amigos.

Por volta das 17horas, seguía tranquilamente na A24 sentido Viseu -> Vila Real.
Depois de passar ao lado de Castro Daire, que no inicio da semana estava coberto por um manto branco, desci em direcção a Lamego. Neste ponto a autoestrada fica mais sinuosa, as curvas e contra curvas sucedem-se, com os pneus a acusar algum "cansaço" no piso molhado, exigem maior contenção pois faltam 5 meses para a IPO.

Numa descida iniciei uma manobra de ultrapassagem, e estava prestes a acontecer-me uma coisa que até à data julgava ser fruto do fenómeno "televisivo"...

Ainda meio incrédulo, o que à minha frente se aproximava a olhos vistos não era um animal (como o cão serra da estrela que um dia apareceu alegremente numa curva, nessa mesma autoestrada perto da Régua), nem um pedaço de pneu recauchutado de um camião.

Não... também não era o super-homem! 8)

Era um Fiat Uno branco... mas esperem, o tunning já contempla trocar os faróis da frente para a traseira do carro? hmmm não... vem mesmo em contra-mão e na minha direcção!

Esta paródia, a jeito de riso serve para vos descrever o que se passou hoje em cerca de dois segundos. Por sorte, já estava a terminar a manobra de ultrapassagem e apesar de ser "na queima", tive espaço suficiente para me meter à frente do outro carro, e ver passar o fiat uno branco com o condutor de cabelos a condizer.

Respirei fundo ainda sem acreditar no que tinha acabado de acontecer.
A minha namorada que no momento até travou "do lado dela", disse que ele só iria parar com um acidente.

Estava inconformado, até que me lembrei de uma folha A4 com os contactos das diversas linhas de apoio das auto-estradas, perdida no porta-luvas.

Liguei e apesar de terem passado apenas 2 minutos, estava a descrever o acontecimento ao telefonista, que sem me deixar acabar disse em tom de alívio "Já o conseguimos parar! Obrigado.".

Apesar de ter pouco mais de 5 anos de carta, conto com uma média de 600Km por semana e é óbvio que não é o primeiro susto que apanho.

Este post serve de alerta a todos os amigos da garagemvw.
Não acontece só aos outros..."Neste natal, chegue vivo a casa de quem mais gosta".
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

moral da história: tens que trocar de pneus para poder travar a tempo! :lol:

(desculpa, não resisti...)

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

:D

Fiz uma breve pesquisa para ver se aparecia algum dado de hoje, mas afinal é o prato do dia para aqueles lados.

A minha sorte é que o Sr. em contra-mão não tinha um uno turbo ie, para dar 180Km/h....

Andou 32km em contramão na A24
2006-10-05

Um homem de 81 anos, residente em Bujões, freguesia de Abaças, concelho de Vila Real, percorreu ontem 32 quilómetros da A24 (auto-estrada que liga Viseu a Vila Real), em contra-mão e à velocidade de 180 quilómetros/hora, causando o pânico entre quem circulava naquela via. Segundo a Brigada de Trânsito (BT), tudo aconteceu por volta das 12.50 horas, no troço entre a Régua e o nó de acesso de Benagouro, concelho de Vila Real. De acordo com as autoridades, o octogenário não respeitou a ordem de paragem de uma patrulha da BT, a que escapou a grande velocidade. A BT teve, de resto, que afastar as duas viatauras que tinha na via para evitar que o condutor as abalroasse. O automobilista só acabaria por ser detido por uma outra patrulha, que o barrou à saída da A24, quando se preparava para sair para a Estrada Nacional 2 (EN2), que faz ligação a Chaves.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... _id=572675

11.08.2008 - 10h15 - XV, Lisboa
Como é que se entra em contra-mão numa auto-estrada? Tenho dificuldade em perceber. Um dia vi um senhor de idade na A24 a passar por mim em contra-mão na faixa da esquerda. Foi na A24 que é pouco movimentada, mas se fosse noutra nem sei o que podia ter acontecido.
in http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62

Um jovem de 26 anos andou, ao final da tarde de hoje, 4 quilómetros em contramão na A24, entre Bigorne e Lamego, colidindo depois com um camião, disse à agência Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR de Viseu.
in http://diario.iol.pt/noticia.html?id=481041&div_id=4201

ufff.. até fico mais descansado :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Um susto dos grandes...

Eu acho as auto-estradas claustrofóbicas, e entalados entre rails é dificil saber como escapar numa situação dessas.

Já encontrei na AE-1 alcatifa enrolada caída no meio da via, rolos de cordas, restos de diversos tamanhos de bocados de pneus, triângulos partidos e esquecidos, enfim, um arsenal de perigos diversos.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

E sem brincar: uma caixa forte do tipo 2,oo de alto!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

dos meus 10 anos de carta de cerca de 300 mil km, retenho duas situações que mais me chocaram, uma na A1 entre Carregado e Aveiras, numa tarde de chuva forte, sigo na via da direita afastado atrás de um pacato Renault Super 5, quando de repente entra em hidroplanagem e faz duas voltas sobre si mesmo, bate no separador central, bate no rail da direita e acaba imobilizado na via da direita virado em sentido contrário. Encosto, preparo-me para sair e tentar ajudar quando o vejo fazer meia volta e seguir viajem como se nada fosse, amachucado e sem luzes. A segunda, numa noite de diluvio biblico, na zona de Leiria, seguia com os 4 piscas ligados a 20 km/h atrás de um camião, tal era a invisibilidade provocada pela chuva, nem para ultrapassar dava, quando passa por mim um vulto branco a uma velocidade impressionante, em total transgressão, negligência, inconsciência, azelhice, etc para aquelas condições, naquele momento perguntei-me como ainda não tinha derrapado com tanta velocidade e tanta água. Alguns km mais à frente, na zona de Vila Franca e com o tempo mais aberto, vejo o tal carro branco dobrado ao meio, enfeixado noutro, BT a tomar conta do assunto e condutores ao telefone e a tratar de papelada, aparentemente saudáveis.

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

A última que apanhei na autoestrada foi um sofá! Mas dos grandes, de 3 lugares! Em direcção à Pte do Freixo, ainda do lado de Gaia...

típico: carga mal acondicionada

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A mim ainda hoje foi um cão... :lol:
À dias a base dum sinal de trânsito numa curva fechada a ultrapassar outro carro...
Motas fora de mão... :roll:
Camião com contentor carregado a ultrapassar outro igual a 10kms por hora numa subida após uma curva cega em plena via rápida... etc...

Por vezes temos de andar com fraldas descartáveis vestidas... :lol:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

f_valentim
✘✘

Post by f_valentim »

O que o rapaz precisa, são de uns 205. :twisted: