Carlos Baptista wrote:Sim senhor, Pedro!
Tambem cresci num bairro.(Benfica) Nesse tempo os malandros eram de outro género.
Até os gatunos tinham classe - gamavam uma carteira e depois iam entrega-la (sem graveto, é claro)à esquadra da polícia, dizendo que a acharam.
Mas, nessas cenas de porrada no teu bairro, nunca levaste nenhuma pancada na cabeça?
na altura o benfica era o melhor clube em portugal

e como o que queriamos era jogar futebol e imitar os jogadores a "criminalidade" ficava para tras. lembro-me de ciganos impecavel. o Douradinho era um jogador do caraças. quando tinhamos 10 anos muitas vezes tinhamos de perder jogos para nao haver porrada no fim, mas anos mais tarde eles ja jogavam na equipa do bairro. porrada era so com os de fora do bairro

(eu era muito franzinho e tinha medo de andar a porrada, por isso metia-me sempre de fora).
a maioria dos problemas que tinhamos era quando chamavam a policia porque andavamos a jogar futebol ate a meia-noite contra uma parede lateral de um predio. Imagino o que passou aquela gente durante tantos anos.
faziamos cabanas e depois o objectivo era destruir a dos outros. mesmo a dos amigos. havia um grande mato onde faziamos equipas. tinhamos uma semana para contruir as cabanas e fazer as armadilhas. muitas delas eram para aleijar. numa delas caia uma maquina de escrever de uma arvore

uma vez provocamos um incendio no mato, porque uma das cabanas eram cartoes que se faziam levantar no meio das silvas e por isso com o frio decidiu-se fazer uma fogueira. comecou a ficar fumo porque o fumo nao saia e fugimos, deixando arder tudo.
quando havia problemas aseria era com os adultos. o sr domingos tinha um arsenal de armas que um dia foram la busca-lo e ele recebeu a policia ao tiro.
a ocupacao das crianças com alguma coisa é a melhor coisa para as manter afastadas dos perigos. passamos por muitos perigos mas nao por maldade de alguem. por nos proprios. eramos putos muito activos.
muitos de nos foram para o hospital com cortes, pernas partidas, cabeças rachadas, arranhoes fortes... (se a minha mae imaginasse o que passamos dava-lhe alguma coisa)
so se roubou umas pastilhas na lojita da dona isabel

e levamos uma carga de porrada a frente de toda a gente dos nossos pais.
mais tarde sai do bairro, porque eramos 6 em casa. eu mais velho com 17 e viviamos numa casa T3.
o meu pai andou sempre a juntar dinheiro para ter a casa dos senhos dele. e acabamos por ir viver para sao martinhos (coimbra) onde existem ciganos bem piores e onde a droga é mais presente que no bairro onde nasci.
a droga e os problemas estao presentes em qq lado, o problema é juntarem os bairros sociais no mesmo local. e claro que vai parecer ser muito mais problemático. coimbra é uma cidade pequena e de facil resolucao...separar em pequenos bairros. tanto dinheiro que se gasta em merdas inuteis, como falou o ricardo nos 300 mil euros.
nao é muito dinheiros, mas penso que dá para fazer muita coisa.
os escuteiros sao voluntariado. eu nao ganhei nada, so gastava.
era tempo, era faltar e exames para estar presente nas actividades, gasolina entao era o terror.
eu continuei a ser chefe dos escuteiros so mesmo pelos putos. neste momento presente os putos nao sabem nada. se nao andarem em qq coisa ficam em casa metidos no computador e playstation. depois chegam as 16 anos vao a uma discoteca e começam a experientar coisas pesadas, porque na escola ja fumavam ganza. mas eram os tabacos de mentol que eu fumava porque tinhamos medo que os professores sentissem o cheiro do tabaco

(as coisas que nos pensavamos)
tinhamos medo dos pais, dos professores, nao da rua... agora é o contrario os putos nao têm respeito pelos pais quanto mais pelos professores as ruas andam mais perigosas.
ricardo continua o bom trabalho e se tiveres de um dia de dar uma "galheta" a um puto dá...
o type 82 tem um sobrinho nos escuteiros onde eu andei. agora ja tem 17 anos, mas quando tinha 12 anos era um terror. levou uns "piqueiros no rabo" quando se portava mal. agora é mais responsavel, toma conta dos putos, organizado...o type 82 pode nao acreditar nisso porque o conhece o orlando antigo
eu ficava o dia todo a escrever, mas depois ficava uma seca..