Projecto ASSOMA-TE - o meu projecto

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
ricardo neves

Projecto ASSOMA-TE - o meu projecto

Post by ricardo neves »

Apresento-vos também o novo projecto que estou a coordenar. Chama-se Assoma-Te e segue na linha do projecto Escolhas Pró-Bairro do Programa Escolhas do qual também fui coordenador.

Este projecto insere-se no concurso a um Programa do Fundo ONG – Componente de Intervenção Social, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. O Programa intitula-se “Direitos Humanos – Igualdade de Direitos: As Organizações não Governamentais pela Promoção da Cidadania e de Novas Oportunidades na Comunidade, inserindo-se no 2º sector prioritário: A Participação Cívica das Pessoas Jovens na Comunidade.

Convido-vos a fazer uma visita ao site www.assomate.org onde podem encontar mais pormenores.

Tem três grandes objectivos:

- Continuar a actuação junto das crianças e jovens de bairros sociais da cidade de Beja e agora em especial da população adulta;

- Capacitar a nossa associação juvenil;

- Desenvolver o associativismo jovem como forma de estratégia para fixar a população jovem no concelho.

Temos também um fórum neste site, pelo convido desde j+á todos os garagistas a efectuarem o seu registo. Está numa fase embrionária, pelo que toda a ajuda bem vinda.

Gostava de contar com o vosso registo e o vosso contributo. É muito importante, mesmo que pessoas de fora.

Image

Muito obrigado amigos :wink:
de novo na estrada... muito obrigado ao fórum

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Temos que ser nós, cidadãos, a desempenhar o papel que compete ao estado.

Temos imenso voluntariado e gente abnegada a fazer coisas em prol da sociedade e do ser humano mais carenciado.

Esta gente faz bem sem olhar a quem, porque servir o próximo é uma forma de estar no mundo. Mas depois, estamos todos os dias a levar com notícias de bancos e banqueiros, de obras megalómanas, de jogadas por baixo da mesa. E para isso tudo já há dinheiro.

O estado roubou-me. E roubou-me porque não tem rosto; porque se o tivesse, partia-lhe a tromba!

Andam alguns cidadãos a trabalhar de borla enquanto os vampiros chupam o sangue fresco da manada.

Bem hajam aqueles que conseguem dar apoio às pessoas vítimas de cancro no IPO e outros hospitais.

Bem hajam aqueles que levam uma sopinha quente aos sem-abrigo, todas as noites.

É duro e é preciso ter uma estrutura psico-emocional muito forte, para assistir a coisas a que a maioria dos cidadãos nunca assistiram.

Pela minha parte, não sou capaz. Sou fraco demais para isso.

Baseio-me apenas no que me foi contado e só isso já me deitou abaixo.

Faço o que posso de outra forma.
Image

ricardo neves

Post by ricardo neves »

Sei do falas Carlos e vivo isso todos os dias. Achas que alguém se importa??? Achas que alguém se imposta que uma associção juvenil que criei quando cheguei a Beja à pouco mais de 4 anos tenha um trabalho notório como temos? Reconhecido no país e no estrangeiro? e que a autarquia continua a despresar? temos neste momento a equipa de kayak polo sub 16 em primeiro lugar do campeonato nacional. achas que se preocupam com isso? Jovens dos nossos bairros! Quanto achas que é o esforço? quanto é a luta? Uma câmara comunista que em ano de eleições faz iniciativas que rondam os 300 mil euros. Quando passaram 4 anos sem fazer nada? Não faloi mais porque infelismente me sinto oprimido. Porque tenho dado muito a esta cidade. Trazido muito dinheiro para esta cidade. Achas que alguem quer saber? E os resultados alguem quer saber?
É uma vergonha e é triste, e tens toda a razão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É um aproveitamento politico constante. Qunado interessa, quanto não interessa somos uns badamecos.
Não interessa poruqe isto é um fórum reservo-me para a minha escrirura.
de novo na estrada... muito obrigado ao fórum

sergio silva
✘✘

Post by sergio silva »

Ricardo,

força com este projecto.

Foi ver o site em Beja...até uma coisa bem gira um concerto reggae...deparei com " lisabon by bus.." eheheheehe grande Bob !!!!!!

Trabalhei 3 anos na Cruz Vermelha francesas com emigrantes . Sei muito bem todas as limites de uma ONG ao serviço do cidadao com/o sin um dinheiro do Estado...

Sem entrar em polemicas o teu examplo de um tal acontecimento em Beja é pura e cruda realidade...

Nesta Crise actual, sao projectos assim que podem salvar o orientar alguns jovens nas suas vidas.

Cumps,

Sergio
Babylon by Bus

nezz
★★

Post by nezz »

imensa sorte para esse novo projecto. quanto ao estado, o reconhecimento pela nossa contribuição é quase nulo, mas as pessoas com quem trabalhamos, mostram-nos o seu apreço pelo trabalho que desenvolvemos
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

É que o trabalho dos voluntários vale dinheiro!

Se esse trabalho é necessário e imperioso, logo teria que ser feito.
E se não houvesse voluntários?

O estado teria que, através dos nossos descontos, impostos e contribuições, pagar a quem desempenhasse essas funções.

Mas como, quem desempenha essas mesmas funções, fá-lo gratuitamente, para onde é que vão as verbas que seriam canalizadas para o desempenho dessas funções?

É que isto de trabalhar de borla é muito bom para os senhores do dinheiro.

Estou neste momento a pensar nos Bombeiros!

Como é que era, se não houvesse Bombeiros Voluntários?

Ardia tudo???
Image

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

parabéns pelo projecto, Ricardo....

grande abraço,
João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Ricardo Neves, o teu mérito é intrínseco a ti e é um valor que ninguém te pode tirar, mesmo que não vejam ou queiram ver ou reconhecer. Espero que tenhas o maior sucesso na nova acção. :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

força nisso ricardo.
eu sou um pequeno exemplo de uma pessoa criada num bairro social.
nao sei se conhecem o BAIRRO DO INGOTE e o BAIRRO DA ROSA.
foi nesse ambiente que cresci ate aos meus 17 anos. os meus pais nao tinham hipotese de comprar uma casa e entao foi o melhor que encontraram quando casaram. felizmente sao muitos os que seguem o ensino superior e conseguem ser alguem na vida. claro que dos meus amigos de infancia, alguns estao presos, 3 ja morreram e outros cheios de filhos com problemas. mas tambem sao muitos os que seguiram em frente e em bons caminhos.
tinhamos um grupo no bairro chamado os "sergitos".
entravamos em campeonatos de futebol. um grupo de pais criou aulas de karate, cursos de cozinha, montes e montes de coisas. as festas eram constantes e faziam esquecer muitas vezes os problemas monetarios.
havia um tipo que era o senhor carlos, que fazia mais ou menos o mesmo trabalho que tu (ricardo) que foi assaltado e passados uns minutos nos os putos da altura andavamos a procura de quem fez para dar uma "malha" :) :) :)
havia uma ligacao forte com ele. acredito que ninguem se esquecem desse homem. mas agora os tempos mudaram... o bairro deixou de ser de jovens e passou a ter mutio mais velhos. a camara pensa que nao faz sentido "salvar" os velhos e aquilo anda num estado lastimavel.
força nesse teu trabalho pois a insercao é para todos novos e velhos.

lembro-me tambem claro de cenas de porrada de droga, mas fez parte do meu crescimentos.

podem acreditar que do meu grupo foram 6 para os escuteiros quando tinhamos 8 anos e todos se formaram no ensino superior.
considero-me uma pessoa educada, tanto eu como os meus 3 irmaos, todos criados no bairro.

(a primeira gaija que beijei era uma cigana :) ) (hei...isto do beijo é gozo, mas era o que me diziam na escola por ter la vivido)
Teoria do Caos

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Sim senhor, Pedro!

Tambem cresci num bairro.(Benfica) Nesse tempo os malandros eram de outro género.

Até os gatunos tinham classe - gamavam uma carteira e depois iam entrega-la (sem graveto, é claro)à esquadra da polícia, dizendo que a acharam.

Mas, nessas cenas de porrada no teu bairro, nunca levaste nenhuma pancada na cabeça?
Image

nezz
★★

Post by nezz »

:lol: :lol: :lol:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Nezz!

Han! han!
Image

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

Carlos Baptista wrote:Sim senhor, Pedro!

Tambem cresci num bairro.(Benfica) Nesse tempo os malandros eram de outro género.

Até os gatunos tinham classe - gamavam uma carteira e depois iam entrega-la (sem graveto, é claro)à esquadra da polícia, dizendo que a acharam.

Mas, nessas cenas de porrada no teu bairro, nunca levaste nenhuma pancada na cabeça?
na altura o benfica era o melhor clube em portugal :) e como o que queriamos era jogar futebol e imitar os jogadores a "criminalidade" ficava para tras. lembro-me de ciganos impecavel. o Douradinho era um jogador do caraças. quando tinhamos 10 anos muitas vezes tinhamos de perder jogos para nao haver porrada no fim, mas anos mais tarde eles ja jogavam na equipa do bairro. porrada era so com os de fora do bairro :)
(eu era muito franzinho e tinha medo de andar a porrada, por isso metia-me sempre de fora).
a maioria dos problemas que tinhamos era quando chamavam a policia porque andavamos a jogar futebol ate a meia-noite contra uma parede lateral de um predio. Imagino o que passou aquela gente durante tantos anos.

faziamos cabanas e depois o objectivo era destruir a dos outros. mesmo a dos amigos. havia um grande mato onde faziamos equipas. tinhamos uma semana para contruir as cabanas e fazer as armadilhas. muitas delas eram para aleijar. numa delas caia uma maquina de escrever de uma arvore :)
uma vez provocamos um incendio no mato, porque uma das cabanas eram cartoes que se faziam levantar no meio das silvas e por isso com o frio decidiu-se fazer uma fogueira. comecou a ficar fumo porque o fumo nao saia e fugimos, deixando arder tudo.

quando havia problemas aseria era com os adultos. o sr domingos tinha um arsenal de armas que um dia foram la busca-lo e ele recebeu a policia ao tiro.

a ocupacao das crianças com alguma coisa é a melhor coisa para as manter afastadas dos perigos. passamos por muitos perigos mas nao por maldade de alguem. por nos proprios. eramos putos muito activos.
muitos de nos foram para o hospital com cortes, pernas partidas, cabeças rachadas, arranhoes fortes... (se a minha mae imaginasse o que passamos dava-lhe alguma coisa)

so se roubou umas pastilhas na lojita da dona isabel :) e levamos uma carga de porrada a frente de toda a gente dos nossos pais.

mais tarde sai do bairro, porque eramos 6 em casa. eu mais velho com 17 e viviamos numa casa T3.
o meu pai andou sempre a juntar dinheiro para ter a casa dos senhos dele. e acabamos por ir viver para sao martinhos (coimbra) onde existem ciganos bem piores e onde a droga é mais presente que no bairro onde nasci.

a droga e os problemas estao presentes em qq lado, o problema é juntarem os bairros sociais no mesmo local. e claro que vai parecer ser muito mais problemático. coimbra é uma cidade pequena e de facil resolucao...separar em pequenos bairros. tanto dinheiro que se gasta em merdas inuteis, como falou o ricardo nos 300 mil euros.
nao é muito dinheiros, mas penso que dá para fazer muita coisa.
os escuteiros sao voluntariado. eu nao ganhei nada, so gastava.
era tempo, era faltar e exames para estar presente nas actividades, gasolina entao era o terror.
eu continuei a ser chefe dos escuteiros so mesmo pelos putos. neste momento presente os putos nao sabem nada. se nao andarem em qq coisa ficam em casa metidos no computador e playstation. depois chegam as 16 anos vao a uma discoteca e começam a experientar coisas pesadas, porque na escola ja fumavam ganza. mas eram os tabacos de mentol que eu fumava porque tinhamos medo que os professores sentissem o cheiro do tabaco :) (as coisas que nos pensavamos)
tinhamos medo dos pais, dos professores, nao da rua... agora é o contrario os putos nao têm respeito pelos pais quanto mais pelos professores as ruas andam mais perigosas.

ricardo continua o bom trabalho e se tiveres de um dia de dar uma "galheta" a um puto dá...
o type 82 tem um sobrinho nos escuteiros onde eu andei. agora ja tem 17 anos, mas quando tinha 12 anos era um terror. levou uns "piqueiros no rabo" quando se portava mal. agora é mais responsavel, toma conta dos putos, organizado...o type 82 pode nao acreditar nisso porque o conhece o orlando antigo :)

eu ficava o dia todo a escrever, mas depois ficava uma seca..
Teoria do Caos

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Até que enfim!

Porra! Estava a ver que não, Já estás no bom caminho, a escrever como as pessoas.

Foi por causa da minha boca? :D
Image

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

Carlos Baptista wrote:Até que enfim!

Porra! Estava a ver que não, Já estás no bom caminho, a escrever como as pessoas.

Foi por causa da minha boca? :D
:) foi muita porrada na cabeça :)

saltou muito parafuso.
tenho andado aqui nas feiras a procurar, mas já nao se fabricam. sao de uma medida rara :)

ps. se o benfica começasse a ganhar qq coisa tambem ajudava a recuperar dos traumas :)
Teoria do Caos

Post Reply