Grupo português de restauro de aeronaves

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Britanico

Grupo português de restauro de aeronaves

Post by Britanico »

Foi criado há dois meses no Reino Unido o "Portuguese Aircraft Restoration Group" que visa ajudar na preservação de aeronaves classicas . Por todo o Reino Unido existem aeronaves desmontadas e a precisar de restauro, e muita falta de voluntários para as recuperar/montar/colocar em funcionamento.

Portugal precisa acordar para esta realidade, e não olhar para aviões descomissionados como um mero monte de alumínio para vender ao ferro-velho e fazer uns tostões. Todos nós perderemos com isso.

Se os meus amigos se interessam pelo tema, e gostariam de saber mais sobre isto, juntem-se ao grupo no Faceboook "Portuguese Aircraft Restoration Group". No próximo Domingo vamos colocar em funcionamento um Caça da marinha britanica "DeHavilland Sea Vixen", com dois motores Rolls Royce de 12000 cavalos, e para breve vamos começar o restauro de um helicóptero Westland Scout, para o colocar em funcionamento. Esta é uma tarefa que não se mede por nacionalidades, mas pelo gosto da Aviação e por aeronaves.

Vamos começar a pensar em restaurar o nosso patrimóno aeronáutico em Portugal.

Cumprimentos.

Mike Silva
Coordenador do "Portuguese Aircraft Restoration Group"
A inveja é uma homenagem que a mediocridade tributa ao mérito

Speed

Re: Grupo português de restauro de aeronaves

Post by Speed »

Portuguese .. Group, ou Portuguese... Aircraft?

Aviões Portugueses, ou grupo português?

É sobre os aviões 'capturados' durante a II GG??

Como aficionado e profissional, estas actividades estão-me muito 'próximas', gosto muito de iniciativas assim!
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

josedmsoares

Post by josedmsoares »

Bela ideia!
Obrigado pela divulgação Britanico! :D
Pena que se tenham desperdiçado (pelo menos) três belas máquinas aqui na zona de LPPT (aeroporto de Lisboa): :|
O Lockheed da Yes -> http://www.airliners.net/photo/Yes---Li ... 475fa805ac
O Convair que tinha sido inicialmente da Delta - > http://www.airliners.net/photo/Convair- ... 18c9ab0512
O terceiro não me lembro se era um Boeing 707 africano.. Sei que esteve parado na "erva" durante imenso tempo...

Abraço,
Zé Duarte
GArfield, o carro que gostava de ser um GAto...:D
viewtopic.php?t=3438

josedmsoares

Post by josedmsoares »

Era mesmo um 707... Da Republica do Zaire -> http://www.airliners.net/photo/Republiq ... 7f6a24dba9
GArfield, o carro que gostava de ser um GAto...:D
viewtopic.php?t=3438

Speed

Post by Speed »

Era o avião do Mobutu, senão me engano.
Apenas por motivos polito-diplomáticos não teve o destino merecido mais cedo.

Aviões de Linha Aérea, especialmente a jacto, dificilmente são aptos a serem restaurados; fazem parte de uma longa e pouco rara sequência de unidades, custam fortunas para manter, fortunas para voar, para se manterem aeronavegáveis... absolutamente impossível.

Apenas têm interesse para museus - e pelo menos os cockpits deviam ter ido parar aos Museus do Ar (Alverca e Sintra), mas isso também dependia do estado em que estavam (e que desconheço).
O 1011 foi canibalizado de todas as peças com valor comercial...
Image Image Image

Britanico

Post by Britanico »

"Aviões de Linha Aérea, especialmente a jacto, dificilmente são aptos a serem restaurados".

É verdade. Por isso temos a grande honra de poder trabalhar no único deHavilland Comet ( O primeiro avião a jacto de passageiros do Mundo) que ainda se encontra em condições de funcionamento em todo o Mundo. Dia 30 de Maio, irá fazer "Taxi runs" com passageiros a bordo. Aqui o vosso amigo já tem "bilhete". Não está evidentemente "airworthy", mas é a única possibilidade que um mortal tem , hoje em dia a nível mundial, de embarcar num Comet.

Eu compreendo a dúvida da designação do grupo. Estivémos a pensar nisso na altura que criámos o grupo. O problema é que a semântica da língua inglesa é um bocado restritiva nesse aspecto.

Conforme o nome do post indica, é um "grupo português", de restauro de aeronaves. Não há grande maneira de dizer isto em Ingles sem ser "Portuguese Aircraft restoration group". Podia-se utilizar "Portuguese group for Aircraft restoration" mas ficaria mais elaborado e dava a ideia de um grupo de trabalho temporário.

Não interessa. A designação em língua inglesa do grupo, prende-se essencialmente, porque o trabalho é desenvolvido prioritáriamente em Inglaterra e nos EUA. temos de falar com as pessoas e entusiastas da matéria em Inglês. A utilização da palavra "portuguese", leva por exemplo a que surjam hipóteses de localizar aeronaves portuguesas que foram exportadas para o estrangeiro. Já descobrímos um deHavilland Chipmunk da FAP, que se encontra nas mãos de um civil que o opera regularmente em Kent, no Sul de Inglaterra.

O nosso objectivo, sem dúvida alguma, é o de um dia poder adquirir um modelo de aeronave que tenha operado em Portugal, e pintá-la com as cores da FAP. E se possível colocá-la em funcionamento, para rodar em Pista, mesmo que não descole ( Taxi Runs). Uma "falha" na legislação inglesa, permite que o aparelho efectue pequenos "hop", que ao fim ao cabo é voar. Terão de ser "inadvertidos". "Inadvertidamente", o bombardeiro Victor do nosso portfolio descolou e voou durante oito segundos. "inadvertidamente"... ( Porcurem na internet "Victor take-off in Brunthingthorpe")

O mercado de aeronaves para restauro é algo surpreendente e acessível. Muitas das vezes, as organizações doam aeronaves a estes grupos como o nosso. Mesmo jardins infantis que têm aviões em exposição contactam com estes grupos para se conseguirem "libertar" do avião.

O deHavilland Sea Vixen que nos encontramos a restaurar, estava num parque infantil, apenas com a "carroçaria". Tudo o resto, a RAF ofereceu do seu " ferro-velho" e bibliotecas. Temos as " blue Prints" Top Secret na altura para reparar e manter o aparelho. Vamos experimentá-lo na pista dentro de dois meses.

PS: Se alguém estiver interessado num Lockheed Starfighter F 104 G de 1976, a trabalhar, sem inspecção ( CofA), temos um para venda. Pintado com as cores da Luftwaffe. 12000 Euros. Imaginem: Um "grelhador" com 11600 cavalos no quintal...

Britanico

Post by Britanico »

Em continuação do post anterior, eis o vídeo de um dos NOSSOS aviões a descolar " inadvertidamente".

Reparem na extrema beleza de linhas impressionates deste Handley Page Victor.

....Se isto não vos convence da importancia de manter aeronaves mesmo que "não voem"

...Se este vídeo não vos provoca calafrios na espinha

....então estão clinicamente mortos...

http://www.youtube.com/watch?v=Rh2YSzBd ... re=related

Speed

Post by Speed »

Num 'Comet'... um bilhete desses, tbm eu queria!!! pretty plzzzz?!?! :mrgreen: :lol: (até q estou a falar a sério!!)

Obviamente q aviões que sejam ou estejam em números reduzidos, valem a pena restaurar!
Gostei desse vídeo - mas porque é que não fizeram uma straight-in? Assim parece q a potência dos dois motores estava diferente e ele foi para a relva?!

De qq forma - seria espectacular encontrar uma preciosidade dessas e colocarem-na com as cores da FAP - mas de preferência ñ um chipmunk, que eles ainda aí os têm no treino da Academia... 8)
Um Moth ou algo assim seria uma loucura!
Image Image Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

eu estou clinicamente morto :!: :shock:
ou então não tenho espinha, não sou descendente de peixe.

Britanico

Post by Britanico »

Speed, não sei o que se passou na altura. Sei que o piloto é um ex-operacional da esquadra do Victor. Se calhar, mal ficou "airborne", o vento puxou-o para a esquerda. Mas repara como ele compensou imediatamente, aquela altitude e pouca velocidade. Acho que havia muita "politica" em volta de não valer a pena restaurar o aparelho porque ele nem era capaz de voar. Acho que isto foi uma "demonstração"...

Quando vi aquilo disse " Já está"...Já tá tudo f...

Mas não.

Se quiseres um "bilhete" destes, só tens de vir a Brunthingthorpe dia 30 de Maio, que eu trato do resto...

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Na Nacional 1, perto de Pombal, está um Fiat G 91 num ferro velho mesmo à beira da estrada.
Image

Speed

Post by Speed »

Vou pensar seriamente nessa possibilidade de dia 30, vou tentar organizar-me para isso.
Estive a ver no site do museu, todos os aviões em condições-de vão fazer taxi-runs em potência máxima, deve ser um espectáculo! Pena o Vulcan não estar... mas os outros valem bem a pena!!
Cerca de 2 horas de Gatwick, 1:30 de Heathrow, 200/160 kms... certo?

O Comet em questão:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... anopus.jpg

Entretanto, pensei que poderia(m) gostar deste vídeo:
http://www.asb.tv/videos/view.php?v=19672e01 :shock:
Last edited by Speed on 25 Mar 2010 12:46, edited 1 time in total.
Image Image Image

Britanico

Post by Britanico »

Bem combinado, até arranjo onde ficares se quiseres. E mandares uma MP para a gente combinar. Se quiseres ver o Vulcan, está aqui perto, podemos lá ir.

Obrigado Baptista pela dica. Mas por agora , enquanto as coisas não "arrancam" em Portugal, e arranjamos voluntários aí, nada podemos fazer. Aviões velhos, é para o sucateiro ou para o jardim infantil...

Entretanto, eis mais um avião que em Portugal não tiveram visão para recuperar, e que eu descobri em Inglaterra, graças a andar a chatear aqui a malta com o "portuguese Group". Prestes a voar num futuro próximo.

Já descobrimos QUATRO aviões portugueses ( Ou seja, que prestaram serviço em Portugal), com este.

http://www.cometracer.co.uk/

Não percam o próximo Numero da T&C.

Speed

Post by Speed »

Estupidamente lindo esse Comet, e desconhecia-o... pensar q andou por aqui, perdido... :roll:
Image Image Image

Britanico

Post by Britanico »

Começamos ontem uma parceria com o Grupo "Comet Racer Restoration Group. Estamos agora durante uns tempos com o grupo no aeródromo de Derby, a ajudar na reconstrução e a encontrar vestígios da História do aparelho em Portugal.

Se alguém por acaso alguém souber algo sobre a História deste aparelho em Portugal, por favor contacte-me. Os registos desaparecem em 1937. Vamos pesquisando entretanto. Vejam as fotos e um artigo que fiz em www.saladasmaquinas.blogspot.com. O primeiro vôo está previsto, se tudo correr bem, para o Verão de 2013.

Este é uma aeronave famosa da História da Aviação, e com passado Português!

Post Reply