Ainda se queixam que têm poucos Cavalos...

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
Speed

Ainda se queixam que têm poucos Cavalos...

Post by Speed »

http://jn.sapo.pt/VivaMais/Interior.asp ... id=1688700
Dez anos em Caravana pela Europa

Família holandesa anda há dez anos na estrada, em caravanas puxadas a cavalos. Estão no Minho.

A ideia era viajar, durante uns meses, numa caravana puxada a cavalos, mas, o espírito foi alimentando a vontade de ver mais além. Desde há dez anos que os holandeses André e Juditk percorrem as estradas da Europa, agora com uma segunda caravana, onde seguem as filhas, Saphire e Yentl-Rose, de 12 e dez anos, respectivamente. As aventuras, a arte e a descrição da maior viagem pela Europa pode ser visionada no site da família.

Ele era fotógrafo profissional e ela tinha um percurso reconhecido no mundo do design de moda e publicidade. A filha mais nova tinha nascido há dois meses, quando decidiram que não podiam ficar presos a um lugar e uma profissão, quando a vontade em conhecer mundo é mais forte.

"Tínhamos profissões estáveis, uma boa vida e toda a comodidade. Mas o nosso espírito quer mais. Queremos conhecer, viajar e isso só é possível desta forma. Viajando com vagar, ficando nos locais o tempo suficiente para conhecer as pessoas, a cultura, o meio envolvente", explica André Hemelrijk, 44 anos e um apetite insaciável pelo conhecimento. A mesma vontade que o levou a aprofundar conhecimentos em áreas tão diversas como o "body-paiting" ou a instalação de painéis solares. "Vamos voltar para trás. Para Espanha, onde há amigos que deixamos e que querem que eu instale painéis solares nas casas de familiares. Porque os instalei nas suas casas e ficaram muito contentes", diz André, a meio caminho de Esposende e Barcelos.

A melhor prova da fiabilidade da sua perícia na instalação de painéis circula nas próprias caravanas. Dotadas de acumuladores de energia solar, permitem ao casal uma vida cómoda, onde não falta a luz a alimentar os electrodomésticos e, naturalmente, o computador, onde as filhas vão dando continuidade aos estudos (com o apoio do ministério da Educação da Holanda), no método e-learning. De resto, o casal entende que esta "viagem" acaba por redundar numa maneira de as filhas "conhecerem e saberem, não apenas pelos livros, mas essencialmente pela vivência. Acho que estamos a contribuir para a sua boa formação", diz André, destacando as possibilidades que se abrem, conhecendo a História ao vivo. "As nossas filhas visitam castelos e museus, por onde passamos e recolhem informação que vão guardando, quer nas suas cabeças, quer em material que guardam". Saphire entrega-se ao desenho e até consegue fazer dinheiro, vendendo em feiras. "Gosto muito de conhecer novos sítios e de pintar. Temos conhecido muita gente e lugares bonitos", diz, enquanto a irmã mais nova completa mais uns exercícios da escola.

Judith já está habituada a não largar âncora por muito tempo. "Quando chegamos a qualquer lugar, as pessoas ficam desconfiadas. Pensam que somos ciganos. Depois, começam a ver as miúdas a brincar, os animais com um ar saudável e aproximam-se.

Nos cinco meses que levam em Portugal, seguiram o rio Minho, até Melgaço e desceram até Esposende, sempre com a preocupação principal de assegurar o "combustível" que os faz mover: pastos verdejantes onde os cavalos possam alimentar-se.

Image
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Re: Ainda se queixam que têm poucos Cavalos...

Post by Miguel Brito »

Espectacular, mas obviamente holandês.

Pelo mesmo motivo que dizia um repórter que andava pelo mundo que: "um mês de salário europeu dava para viver 4 meses no terceiro mundo", e pela lei do menor esforço era precisamente isso que ele fazia..
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

O meu irmão passou um ano a viajar pela asia toda e a maioria dos dias gastava entre 1,5 a 2 euros, incluindo comer e estadia...

Mais vale estar lá que cá!
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

É fixe! :wink:

Mas só me incomoda quando fazem como modo de vida, e não como "intervalo". O problema é quando não pode haver alternativas, quando este tipo de viagem é "assim, ou nada". A crise, nacional e internacional está a mudar os hábitos, e sobretudo, as expectativas...

Há um livro muito interessante que li, nesta linha de viagens "lowcost": chama-se "Pedalar Devagar", e relata a viagem de 4 anos pela Ásia de um português casado com uma estrangeira, a viverem de levantamentos de 50 euros mensais pedalando pelo interior da Ásia. Até o dinheiro acabar...

http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhe ... p?id=75172

Já aqueles outros que insistiam na teoria de arrancarem de portugal para dakar em duas bicicletas comuns, para saberem "até onde vais com mil euros", achei extremamente irritante. Claro que: sem emprego, sem família,, sem casa, sem contas para pagarem, toda a aventura é válida. Mas para eles, tenho uma simples resposta: "Vou até ao mês que vem..."
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nezz
★★

Post by nezz »

há sempre uma questão que me faz espécie. se bem que as crianças têm outro tipo de educação e são acompanhadas no estudo, com apoios do estado, e até podem ver e sentir realmente a história, como se processa a socialização destas crianças. é óbvio que eles contactam com outras pessoas, mas será que é a mais adequada? (se é que tal existe)
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Não sei se será a mais adequada nezz.

Mas aquela que temos também não me parece a mais adequada (e eu contra mim falo!).

Temos uma sociedade e um sistema educativo orientadas para o resultado. O que interessa são os resultados (de preferência positivos e rápidos!) Aposta-se pouco nos processos para atingir os resultados.

Ninguém me convence que se apostássemos mais no processo,, se trabalhássemos bem os caminhos que levam ao resultado, obteriamos resultados piores. Quando o processo é bem trabalhado, quando o caminho é bem feito, dificilmente o resultado será mau.

Tenho para mim que a actual escola (leia-se sistema educativo) pouco mais é do que um depósito onde se deixam as crianças durante o dia e se levantam ao final do dia.

Veja-se o que se passa no 1.º ciclo com as actividades de enriquecimento curricular. crianças encerradas em salas desde as 9h00 até às 17h30. Parece-me ser demasiado violento. Não têm tempo para brincar, para fazerem patifarias (todos as fizemos e sobrevivemos).

Post Reply