Manipulo da Reserva

Post Reply
HugoCastanheira

Manipulo da Reserva

Post by HugoCastanheira »

Boa noite,

Será que alguém me sabe indicar, para que lado e a reserva? A posição dele será para cima ou para o lado.

Obrigado. :D

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Re: Manipulo da Reserva

Post by Carlos Baptista »

Sempre na vertical.
Ao rodares a torneira para a direita, entras na reserva.
Por causa disso, fiquei algumas vezes apeado, porque, quando abastecemos, a seguir devemos voltar a meter a torneira na vertical.Se ela ficar para a direita, quando deres por ela já gastaste a reserva.
Mas, por via das dúvidas, é melhor teres sempre um pequenino jerry can com 3 litrinhos de gasolina, no porta bagagens.Não vá o diabo torcê-las.
No Jumbo há.

Boa sorte e
Fogo à peça

Tio Baptista
Image

HugoCastanheira

Post by HugoCastanheira »

Obrigado Carlos Baptista,

Ainda bem que tenho andado com a torneira na vertical :lol: :lol: . Agora e fazer um estudo se o carro gasta muito ou não para poder controlar pelos klm.

Também não puxo pelo carro ando sempre em velocidade de cruzeiro :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Mai nada!
Quando estes carros foram inventados não havia auto-estradas.
Portanto, doceman!
Eles gostam de meiguice, de carinho e assim temos carro para toda a vida! :D
Eles adoram as estradas nacionais.

Fogo à peça!
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Carlos Baptista wrote:Mai nada!
(...)
Fogo à peça!
Agora é que foi calinada :mrgreen:

ai as aulas de História da VW. O Carocha idealizado por Hitler tinha como caracteristica principal poder rolar folgadamente nas Autobahnen (plural de Autobahn, que significa auto-estrada) alemãs construídas no período entre a 1ª e 2ª guerra.

Ok ok, já sei que vou andar debaixo de olho até à próxima escorregadela :mrgreen:

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Mas uma coisa é certa... as estradas nacionais são a "praia" destes carros :D

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

É tão simples quanto isto:
Sabemos de um senhor, registado aqui no forum que tem um split.
Esse senhor, mandou reparar o motor com a intenção de fazer uma viagem à Alemanha.
Após a reparação, fez, segundo ele, cerca de seis mil quilómetros a abrasar nas auto-estradas.
Gabava-se de meter o pé na tábua e 100/110 Kms/hora era só com ele.
No dia em que arrancou para a citada viagem, fez, segundo ele, 130 Kms e pifou. Veio a cavalo no reboque! :(
Depois, houve um outro companheiro nosso que teve a gentileza de lhe emprestar um motor para que esse senhor pudesse realizar a viagem dos seus sonhos.
Por mais que uma vez lhe disse que estes carros eram refrigerados a ar
Que não podiam andar em altos regimes de rotação durante nuito tempo, sob pena de o óleo atingir uma temperatura tal que as suas propriedades se alteravam, havendo o risco de gripar.
Estou certo, ou estou errado?
Ah!
Sei de outro rapaz aqui do forum que foi comigo a Alcaniz - Espanha (1200 Kms).
No regresso, já não viemos juntos.
Eu vim com o meu ripanço, embora por alguns períodos, tivesse atingido os 120 kms/hora, mas com muitas paragens e demorei dois dias.
Ele fez uma directa, de pé na tábua, só parando para abastecer.
Há pouco tempo disse-me que a carrinha estava parada, porque só conseguia andar com ela em 1ª.
Estão a ver o que é que aconteceu!!!
Image

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

@Carlos Baptista

pode referir abertamente que se trata do split SOzinho do Joaquim Banha e quem emprestou o motor de substituição foi o Ricardo Serpa. Ninguém fica melindrado com a referência a esses nomes ou sequer são tabu neste fórum, aliás como qualquer outro nome de outra pessoa ;)

continuando, falta também referir duas coisas:

1º um split, se andou a 110 km/h já foi com alguma falta de atenção do condutor, a velocidade máxima recomendada para o carro são 100 km/h. Não quero com isto dizer que aos 101 vá avariar o motor, mas a longo prazo esta práctica continuada faz as suas mazelas. Até aqui estamos de acordo.

2º resta também referir o que sucedeu depois desse episódio, o que foi encontrado quando o motor foi reparado de novo após anterior reparação + 5000 km. Levou 1/4 dos segmentos novos (segundo o próprio Joaquim só levou segmentos novos num cilindro), nem bronzes, quanto mais motor aberto. Aqui já não posso culpar o óleo por se ter deteriorado por excesso de uso em condições duras, apesar de acreditar que qualquer óleo moderno multigraduado (mesmo os mais baratos com marca de supermercado) é de melhor qualidade do que o mais caro monograduado de há 60 anos.

Fazer trabalhar o motor nos limites ou excedê-los mesmo em grande escala, é abusar dar sorte, e isso mais cedo ou mais tarde faz-se sentir, seja em carros antigos ou mesmo nos modernos, que curiosamente nos manuais do proprietário chamam também a atenção para as consequências do uso prolongado na carga máxima do motor. No entanto isto não é justificação para avarias mecânicas graves como aconteceu no motor do SOzinho após meia dúzia de milhares de km depois de reparado. Acredito que poderia fazer outra meia dúzia nessas condições, e ainda assim ir à Alemanha e voltar. Só não podia era esperar que ao fim de 50 000 km tivesse o motor ainda em forma, se aqui já consumisse óleo e fizesse fumo branco/azulado, neste cenário: perfeitamente normal e expectável.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

SplitBusFan wrote:
Carlos Baptista wrote:Mai nada!
(...)
Fogo à peça!
Agora é que foi calinada :mrgreen:

ai as aulas de História da VW. O Carocha idealizado por Hitler tinha como caracteristica principal poder rolar folgadamente nas Autobahnen (plural de Autobahn, que significa auto-estrada) alemãs construídas no período entre a 1ª e 2ª guerra.

Ok ok, já sei que vou andar debaixo de olho até à próxima escorregadela :mrgreen:
Mais uma coisa: No motor VW a velocidae de cruzeiro pode ser igual á maixima sem problemas para o mesmo. Excluindo claro motores preparados e tambem não tentava por muito tempo num 1600 mesmo de origem.
Plastic cars sucks!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Nas minhas meninas, tem sido sempre de "pau feito"!
Ponteiro na vertical (80 kms/hora)e dura e dura e dura...
Até dá para olhar para o lado, por uns bocadinhos, para apreciar a paisagem!
Chama-se a isto, saborear o prazer da viagem a bordo de uma BAY.
É um autêntico orgasmo VW ar! :D
Image

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Não se estava a falar de manipulo de reserva:::::::::::::::>>>>>>>>>>>>>>>>ja fui
Já agora alguem sabe fazer/ou tem para vender uma manivela que se adapta a essa torneira para se controlar junto ao tablie, que se costuma ver nos carros na estranja, procuro uma para o meu rato, aguem consegue fazer, é que eu ando sempre com a torneira para o lado direito, ja fiquei na berma, nao tenho jeito para la chegar com o pe e mudar de posição vertical para a posição de deitado :mrgreen: :mrgreen: é a melhor maneira e antes de arrancar abrir o deposito e com um pau verificar o nivel de gasolina, vou fazer uma regua daquelas bonitas com escala para verificar +/- a quantidade de gasosa dentro do deposito, mas se alguem tiver ou fizer a manivela agradeço.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Isso foi feito para manobrar com o pé!
Os "alemões" são mais patudos que nós e eles manobravam-na com o pé.
Ela deve estar sempre na vertical, porque, se está 90º para a direita, corremos o risco de, quando lá formos para entrar na reserva, adeus reserva. Já foi! :(
Já atrás falei em andarmos com um pequeno jerry can. Pode ser a safa de muita gente.
Image

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

CBaptista tens toda a razão, eu ando com 1 jerry cao :mrgreen: :mrgreen: mas vazio, para quando faltar ir buscar uns litritos de gasosa, agora andar com gasosa dentro do rato, porra aquilo já tem para lá cheiros à brava, + cheiros a gasosa, ainda ficava snifado de todo. :shock: :shock: :shock: arranja lá uma vareta para controlar a manivela e deixa-te de porras.
Fogo á peça, porra fogo à peça não nunca que aquilo é só vapores inflamaveis.......................
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

3 litrinhos, bem rolhados, não fazem mal a ninguem!
Se comparar-mos com os 40 do depósito...
Image

Post Reply